Nacional 2


Tozé Nunes

Recommended Posts

Após uma pandemia mundial que nos obrigou a suspender os eventos de aquariofilia eis que a "normalidade" voltou e com ela veio a necessidade de retomar o desafio de aquascaping aquariofilia.net, sendo esta já a terceira edição. E como não podia deixar de ser cá estou eu com mais um aquário!

Desta vez decidi usar uma rocha vulcânica que, além de ser uma estreia para mim, pensava eu que ia ser mais leve de transportar... 🤣

Com a ajuda preciosa do @ismael_figueira que já não bastava ter furado à porta da FIL ainda teve que se sujeitar a seguir as minhas indicações na elaboração do layout! As más linguas vão dizer que isto foi batota e que eu devia ser desqualificado! Pois foi feito um requerimento nesse sentido durante o dia da montagem e após cuidada análise da parte da organização 🙄 foi indeferido!

Eis portanto o N2 que atravessa Portugal de Chaves a Faro por entre montanhas e planícies simbolizado pelas paredes de pedra recortadas para passar a estrada.

Resta-me agradecer aos que acreditaram e nos apoiaram mais uma  neste evento, aos aquascapers que participaram e a todos os que foram assistir no domingo passado.

Data da montagem: 09/10/2022

Aquário: ILA Europa 45X30X30 cm extra claro

Substrato: Help Advanced Soil Plants 8L

Iluminação: Calha W/RGB Twinstar 450CC II 8h/dia

Filtragem: Filtro cascata Aquael Versamax FZN-Mini

Hardscape: Relief Stones da Strideways 

Flora da Aquaflora:

  • Anubias barteri var. nana mini mini
  • Bucephalandra Lamandau mini red 
  • Cryptocoryne 'parva'
  • Micranthemum sp. 'Montecarlo' 
  • Hemianthus callitrichoides 'cuba'
  • Gratiola viscidula
  • Proserpinaca palustris 'cuba'
  • Rotala 'Hra'
  • Rotala 'orange juice'
  • Limnophila sp vietnam

Fauna: A decidir

Fertilização: 2hr aquarist apt1 

Co2: pressurizado 1 bps 8h/dia

PSX_20221016_233023.jpg

 

  • Gosto 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Grande montagem... Este ano existe uma grande qualidade. Consigo ver 4 ou 5 candidatos à vitória final.

Tens aí um zona vermelha, são plantas com essa cor?

 

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 3 horas, Vasco Ferreira disse:

Tens aí um zona vermelha, são plantas com essa cor?

São os cortinados! Olhando à escolha das plantas de caule eu espero que na traseira fique tudo com vermelhos e laranjas, um bocadinho como a Nacional 2 fica durante o verão 😬

  • Haha 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

7 hours ago, Tozé Nunes said:

São os cortinados!

Cortinados vermelhos, Tozé? Tiraste a fotografia onde? Eheh.

Vá... estou a brincar.... mais uma montagem com muita qualidade. Começa a ficar difícil escolher a preferida. O que não é mau de todo... vai ganhar quem tiver mãozinhas para tomar conta da sua. Alguma possibilidade dos membros do fórum terem alguma palavra no voto final?

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 hora, JoseCarlosMarques disse:

Alguma possibilidade dos membros do fórum terem alguma palavra no voto final?

A classificação fica sempre a cargo de mestres do aquascaping mundial! É uma das honras de quem participa saber que os seus trabalhos são avaliados e comentados por malta do calibre de um Fukada san! 

E depois já se sabe que há malta que vota por amizade! Mas a ideia fica no ar! Talvez estabelecer um "prémio do público" não seja má ideia!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tozé, já estou curioso pra ver como ficará o reflexo lateral dessas plantas que estão por trás dessa rocha maior do lado esquerdo.

Essas rochas escuras vão enaltecer as belas plantas que escolheste.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 47 minutos, RodolfoProvenzano disse:

já estou curioso pra ver como ficará o reflexo lateral dessas plantas que estão por trás dessa rocha maior do lado esquerdo.

A foto que coloquei foi tirada de um ângulo inferior e com grande angular (do telele) para perceber como será a foto final. Mas sim, vais ver mais plantas pelos reflexos laterais que de frente 😁

A maior incógnita é se vou conseguir fazer um tapete no meio entre as pedras! Nem sei se consigo lá meter a tesoura! E sendo cuba...

Entretanto vou rezando a nossa senhora do melt que protega as didiplis que Isto não está fácil para elas! Das Cryptocoryne parva já sabia que ia dar melt, agora até as Anubias estão a passar mal! Mas faz parte do processo!

PSX_20221016_232353.jpg

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

13 hours ago, Tozé Nunes said:

Mas a ideia fica no ar! Talvez estabelecer um "prémio do público" não seja má ideia!

Era engraçado. Mas teria que ser uma coisa pensada antes do concurso, porque havendo já fotografias espalhadas por todo o lado, o voto já não seria imparcial, como referes. Talvez numa próxima oportunidade.

Entretanto... boa sorte para para ultrapassares essas dificuldades iniciais. Eheh. Hás de conseguir resolvê-las 😉 .

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não sei se foi do pneu rebentado, mas o que é certo é que o Ismael estava inspirado...

Cristo Santo!!! Troco-vos sempre os nomes... O Tozé estava inspirado...

Perdão!!!

Mas vamos lá ao que realmente interessa... Gosto da opção pela rocha vulcânica, e a disposição das pedras está batatões de bem conseguida... Seria sem dúvida um forte candidato à vitória final, se não soubéssemos todos, de antemão, a adoração que este senhor tem por algas, cianos, cochonilhas e todo o tipo de pragas aquáticas... 

Mas pronto... Os milagres acontecem... Vamos ter fé... Força na oração... Boa sorte... E talvez seja ainda um pouco prematuro dizer, mas parabéns!!!

Quanto ao nome... Porquê homenagear clubes de escalões inferiores, quando tens um colosso glorioso que vai ali mesmo ao tom da rocha, a pedir para ser homenageado??? São opções que me ultrapassam... Pede mas é ajuda ao consultor da Vera, e tira apontamentos!!! 🙏

 

  • Haha 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 5 horas, Pedro Mendanha Dias disse:

Porquê homenagear clubes de escalões inferiores, quando tens um colosso glorioso que vai ali mesmo ao tom da rocha, a pedir para ser homenageado???

Nacional 2 é uma estrada, pá! Devias percorre-la pelo menos uma vez na vida para ficar a conhecer o interior!

E depois de o consultor da top100 ter espantado o mundo com o Et Pluribus Unum, tudo o que vier depois perde na comparação!

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 9 horas, Tozé Nunes disse:

Nacional 2 é uma estrada, pá! Devias percorre-la pelo menos uma vez na vida para ficar a conhecer o interior!

E eu não sei? Essa estrada já eu a percorri de carro, mota, a cavalo, ao pé coxinho e a dançar o malhão...

Diz aí um km que te digo logo o nome do restaurante com sanitários mais higienizados num raio de 5 km...

Acredito que tenhas vergonha de o assumir, mas nos corredores já se fala que este nome é derivado dos dois pratões de esparguete que ingeriste no pós montagem... Olhaste para o pacote... e foi o que viste... foi uma sorte não se chamar Milaneza 2... vá lá, calhou ser a que estava em promoção, naquela semana, no Pingo Doce...

há 9 horas, Tozé Nunes disse:

E depois de o consultor da top100 ter espantado o mundo com o Et Pluribus Unum, tudo o que vier depois perde na comparação!

Sou muito fã dele... É uma pessoa que sabe das coisas... Não sou de elogio fácil... Mas àquele rapaz não consigo fazer uma crítica menos positiva... Parece que nas veias só lhe corre talento e capacidade... Fã, fã, fã!!!!

  • Haha 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nop, nada disso Sr. Tozé, se bem me lembro na 1a edição do desafio, o nome que tinhas escolhido para a tua obra de arte foi Penedo Furado. Como tal para este acho que seria adequado Pneu Furado, Flat Tire ou então bom japonês "Taiya ga Panku Shita"

À parte disso, creio não me poder alongar muito acerca desta montagem, ainda assim ouvi lá umas coisas de moço sabido nestas lides, que te disse para pores umas couves de Monte Carlo a cair de certas e determinadas zonas nas rochas, creio que daria um efeito espetacular, caso não venhas a gostar do efeito pegas nas ditas couves e botas na panela para a ceia de Natal! 

Para uma rocha que normalmente é o pão sem sal ou o gelado sem doce até que estas apresentam umas texturas bastante interessantes, boa aposta! 

Forca nisso, e por favor nada de BBA's!! 

 

Cumprimentos, Ismael Figueira

Projectos correntes - FenrirSkogen / Laurento

Projectos terminados - Ephemeris / Wind Of Change / Woods Stream / Little Nature / Rainforest Reborn - video / Primeiro plantado 300L 'rainforest' - video

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...
On 23/10/2022 at 23:56, ismael_figueira disse:

ouvi lá umas coisas de moço sabido nestas lides, que te disse para pores umas couves de Monte Carlo a cair de certas e determinadas zonas nas rochas, creio que daria um efeito espetacular

Montecarlo é para meninos! Fazer isso com Cuba é que é de valor! E foi assim que fiz!

 

PSX_20221215_234950.jpg

É profundamente envergonhado que reparo que não actualizava o tópico há quase 2 meses! As minhas sinceras desculpas! O mês de Novembro foi muito complicado para mim devido a problemas de saúde familiares que me retiraram o tempo necessário quer para a manutenção deste (e dos outros) aquário quer para ir partilhando o que se ia passando.  Estando os fins de semana fora, a coisa esteve para descambar, fui obrigado a reduzir a potência da calha para metade pois as moitas cresciam demasiado rápido e as pedras também eram motivo para esfregadelas monumentais para retirar aquela verdura toda! 

Agora que a minha vida estabilizou um pouco a ver se aumento a potência da calha para puxar pela cor das rotalas.

Para já estão assim:

 

PSX_20221215_232749.jpg

  • Gosto 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...

O tempo não pára! Estamos a uma semana de ter que apresentar as fotos para serem avaliadas! E a 2 semanas de levar os aquários para os pavilhões da Fil onde podem ser vistos ao vivo e a cores durante a Petfestival!

Bem, isto está assim neste momento:

PSX_20230112_222447.jpg

O lado direito está "desarrumado", vou ter que usar as tecnicas milenares do corta e cola 😁

Deixei passar o prazo ideal para cortar as moitas a tempo de estarem no tamanho certo na altura da foto!

Isto após a Petfestival vai entrar em modo alentejano (perdoem-me os verdadeiros) com a redução drástica da iluminação que eu não tenho vida para andar de tesoura todas as semanas!!!

Há plantas que mostram muito mais a sua graça vistas de cima( eu arriscava dizer todas) como aqui:

PSX_20230112_222755.jpg

E aqui:

PSX_20230112_223054.jpg

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.