Pumpkin River


João Abóbora

Recommended Posts

Mais uma edição do Desafio Aquascaping Aquariofilia.net, que depois de parado, por causa de tudo o que aconteceu nestes últimos anos, tivemos finalmente a 3a edição em 2022.

Apareceram os "suspeitos do Costume", mas havia algumas caras novas e espero que comecem a haver mais, que isto de andar com aquários às costas já começa a custar... E ainda tem de ser carregado para a PetFestival em Janeiro e depois novamente para casa.

Ia com uma ideia em mente, mas ao analisar bem a coisa, apercebi-me que ia ser pouco praticável, para o tempo que tínhamos disponível, por isso resolvi fazer uma coisa mais "comercial", mas que fosse de fácil manutenção e que me agradasse manter.

As plantas que tinha escolhido, eram para a outra ideia, mas serviram bastante bem com o layout que saiu e deu para passar a ideia do aquário que criei na cabeça ao ver o Hardscape disponível, para realidade.

Aqui fica o setup e as fotos de quando o finalizei e depois com água.

Data da montagem:09/10/2022

Aquário: ILA Europa 45X30X30 cm extra claro

Substrato: Help Advanced Soil Plants 8L

Iluminação: Calha W/RGB Twinstar 450CC II 

Filtragem: Filtro cascata Aquael Versamax FZN-Mini

Hardscape: rochas "Relief Stone" / Troncos "Red Maior"

Flora

  • Anubias "Coín"
  • Anubias "Pinto"
  • Anubias nana "petit"
  • Cryptocoryne parva
  • Bucephalandra "Deep Purple"
  • Microssorium "Petit"
  • Marsillea hirsuta
  • Vesicularia sp. "Weeping"

Fauna:

Poecillia wengei

Neocaridina daviddi

Neritina SP.

Fertilização: The 2hr AQUARIST - f e APT1

CO2: Pressurizado

 

Fotos:

 

large.IMG_20221011_160045.jpglarge.IMG_20221011_160056.jpglarge.IMG_20221011_182511.jpglarge.IMG_20221011_182823.jpg

 

Editado por João Abóbora
  • Gosto 3

"Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar..."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muito bom, João. Parabéns. Agora é esperar e ver essas plantas crescerem. Toma bem conta disso!

Já agora deixa-me fazer-te uma pergunta... que madeira é essa? É redmor? Estou a planear uma nova montagem e queria usar maioritariamente pedras , mas colar-lhes algumas madeiras assim fininhas por cima, como se já estivessem "mortas". É aconselhável, essa madeira, ou conheces alguma mais adequada?

Um abraço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quero ver se ele toma conta dele próprio lol

Sim, são redmoore. Já atualizei no hardscape.

Todos os troncos muito finos vão acabar por se desfazer, independentemente do tipo de madeira que for. Se estiver totalmente desidratada, há umas que duram um pouco mais. E o redmoore encontras facilmente à venda já tratada.

Compra é um tronco grande com muitas ramificações fininhas e cortas os que achas que vão fazer esse efeito. Podes até colar uns pedaços aos outros para fazer a ideia exactamente como queres. Os que usei no meio, são pedaços colados uns aos outros.

 

"Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar..."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

17 minutes ago, João Abóbora said:

Quero ver se ele toma conta dele próprio lol

Sim, são redmoore. Já atualizei no hardscape.

Todos os troncos muito finos vão acabar por se desfazer, independentemente do tipo de madeira que for. Se estiver totalmente desidratada, há umas que duram um pouco mais. E o redmoore encontras facilmente à venda já tratada.

Compra é um tronco grande com muitas ramificações fininhas e cortas os que achas que vão fazer esse efeito. Podes até colar uns pedaços aos outros para fazer a ideia exactamente como queres. Os que usei no meio, são pedaços colados uns aos outros.

Obrigado pela dica. Ainda estou em dúvida se vou ou não experimentar, mas gostava. Quanto mais não fosse, para aprender mais uma técnica 🙂 . Abraço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O aquário fez agora uma semana. Quando o enchi coloquei uma colher de açúcar, para acelarar as coisas e depois da explosão de bactérias acalmar, (hoje) fiz uma troca de água total e coloquei a água que tinha no aquário do outro desafio, neste. Fiquei com a água bastante turva, mas isso amanhã tá cristalino e assim consigo fazer a introdução dos peixes já.

Retirei o CO2 e ajeitei melhor algumas plantas. Até agora não há melts...

Ficam mais umas fotos e em particular uma, em que está bem exemplificado, uma das ajudas, que a introdução dos peixes vai dar nesta fase da evolução do aquário.

large.IMG_20221016_184148.jpglarge.IMG_20221016_184209.jpglarge.IMG_20221016_183841.jpg

  • Gosto 1

"Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar..."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Qual é a explicação para o açúcar?

Projetos antigos:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

3 hours ago, Sofia Correia said:

Açúcar é o alimento preferido das bactérias e é o mais usado, por exemplo, para induzir fermentaçao em fruta. 

Valha-nos uma química entre nós. Tu vai dando dicas, rapariga. Ainda revolucionas o mundo da aquariofilia. Eheh.

Isto dos aquários é uma coisa muito engraçada. Ainda ontem estava a ver uma reportagem sobre a falta de água em Israel, e como eles transformam a água do mar em água potável. O moço que falava dava uma explicação muito simples... a água chega à fábrica, passa por uma série de membranas, e transforma-se em água potável. No fundo é o processo de Osmose Inversa que muitos dos maluquinhos dos aquários usam.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

E o truque da Osmose Inversa está precisamente nas membranas. Pena tenho eu de não ter verba para montar uma fábrica dessas em Portugal e começar a vender às autarquias em período de seca extrema...

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

30 minutes ago, Rui Assunção said:

E o truque da Osmose Inversa está precisamente nas membranas. Pena tenho eu de não ter verba para montar uma fábrica dessas em Portugal e começar a vender às autarquias em período de seca extrema...

Eheh. Vende a ideia. No início vais ser o tolinho ambientalista, depois passas a  visionário e depois o Governo trata de te roubar e implementar a ideia.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tal como previsto, a diferença na clareza da água é bastante notória.

Ficou uma camada de biofilme nos vidros, que não vou limpar. Vai ser a única comida disponível para os peixes, nos próximos dias.

Dá para ver o trabalhinho dos guppys a limpar os fungos dos troncos.

large.IMG_20221017_204022.jpg

large.IMG_20221017_203909.jpg

Agora é deixar andar e ir vendo como as coisas correm, em termos de equilíbrios e tentar resolver.

  • Gosto 2

"Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar..."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 27 minutos, RodolfoProvenzano disse:

Legal João. Interessante essa informação do açúcar.

Que já inseriu de fauna além dos guppys?

Essas plantas vão ficar interessantes.

 

Ainda só tem uns 20 guppys e 2 neritinas. Ainda vou introduzir camarões, mas vou esperar mais uma semana para os colocar, que ainda vai haver muitos desiquilíbrios biológicos durante esta semana.

Vamos ver para onde as plantas crescem. Espero que seja para os sítios que pensei... Lol

 

"Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar..."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Há quem meta sal nos aquários...

O Abóbora mete açúcar!

E o prémio para o aquário mais doce vai para...🥳

  • Haha 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 40 minutos, Tozé Nunes disse:

Há quem meta sal nos aquários...

O Abóbora mete açúcar!

E o prémio para o aquário mais doce vai para...🥳

O sal não é já, mas tbm vai levar... E alho... E ervilhas... Só não vai ser sopa de peixe, porque não tem termostato.

Provei a água e não estava doce... E se é um aquário de água doce, tinha de levar mais açúcar.

  • Haha 3

"Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar..."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 14 horas, JoseCarlosMarques disse:

Eheh. Vende a ideia. No início vais ser o tolinho ambientalista, depois passas a  visionário e depois o Governo trata de te roubar e implementar a ideia.

Em navios é essa o método para obter água 🙂 se não estou em erro nas nossas ilhas também! O único problema é o preço deste método.

há 14 horas, JoseCarlosMarques disse:

Valha-nos uma química entre nós. Tu vai dando dicas, rapariga. Ainda revolucionas o mundo da aquariofilia. Eheh. 

Um dos meus principais interesses sempre foi a microbiologia 😅 e também já tive ligada profissionalmente a essa área. Por isso é que sei umas coisas hehe

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

12 hours ago, João Abóbora said:

O sal não é já, mas tbm vai levar... E alho... E ervilhas... Só não vai ser sopa de peixe, porque não tem termostato.

Tu tens que explicar isso muito bem. Deve haver muita gente curiosa do porquê desses ingredientes todos.

2 hours ago, Sofia Correia said:

Em navios é essa o método para obter água 🙂 se não estou em erro nas nossas ilhas também! O único problema é o preço deste método.

Sim... era o que eles falavam no documentário que vi. Estavam agora a tentar encontrar uma maneira de diminuir os custos, mas mesmo sendo mais caro, preferiram optar por ele para terem autonomia perante os países onde supostamente poderiam comprar a água.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 17/10/2022 at 15:11, Sofia Correia disse:

Açúcar é o alimento preferido das bactérias e é o mais usado, por exemplo, para induzir fermentaçao em fruta. 

Não fazia ideia que isso se aplicava às bactérias nitrificantes... Sempre a aprender! 

Projetos antigos:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ora aqui está um nome bem escolhido... Vi-o, e já nem precisei de olhar para o autor do tópico... Tem identidade, sim senhor!

Identidade essa que esteve bem vincada logo desde início. Pois assim que comecei a ver o aquário às riboletas em cima da mesa, pensei logo que estava em marcha mais um grande plano de criatividade extrema... Afinal, se há alguém que não tem medo de ser arrojado, é o Mestre Pumpkin!! 

Mas Nossa Senhora do Menos É Mais acalmou o participante, e ele lá optou por algo bastante mais civilizado, dentro dos cânones do aquascaping contemporâneo... Não deixando, no entanto, de manter a sua identidade, que o diferencia facilmente de todos os outros aquários a concurso.

Quanto ao açúcar... Experimentem a pôr uma bola de gelado de caramelo com sal rosa dos Himalaias, da Don Pavili, e vejam as bactérias a nitrificarem-se todas como umas desgraçadas... Até estalam!!!

  • Haha 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mister Pumpkin, Halloween is coming! 

Interessante o jogo de rocha com essas anúbias, ainda assim eu teria apostado numas plantas de caule lá mais para trás a puxar umas cores para dar continuidade de cor da redmoor (com o tempo vai escurecer, mas...). 

Aquilo são umas cryptos parva na traseira esquerda? 

Quanto ao açúcar, pegas na pumpkin botas num tacho em lume brando depois botas açúcar e puff, doce de pumpkin para todos na pet. Se quiseres uma cena mais gourmet, bota amêndoa torrada palitada nisso, et voilá!!! O mestre doceiro, pasteleiro, gelateiro e tudo o que meta açúcar por certo não se importará de te dar umas dicas, não é @Pedro Mendanha Dias?  

 

💪

Cumprimentos, Ismael Figueira

Projectos correntes - FenrirSkogen / Laurento

Projectos terminados - Ephemeris / Wind Of Change / Woods Stream / Little Nature / Rainforest Reborn - video / Primeiro plantado 300L 'rainforest' - video

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 19 horas, ismael_figueira disse:


Interessante o jogo de rocha com essas anúbias, ainda assim eu teria apostado numas plantas de caule lá mais para trás a puxar umas cores para dar continuidade de cor da redmoor (com o tempo vai escurecer, mas...). 

Aquilo são umas cryptos parva na traseira esquerda? 

 

 

💪

Não escolhi plantas de caule, porque depois tenho de as podar e isso já é muito tempo perdido, que não estou a olhar para o aquário... Lol

Sim são as Crypto Parva. Estão dos dois lados atrás. Para tentar dar a profundidade que quero ao aquário, gosto de usar plantas mais pequenas atrás.

 

On 18/10/2022 at 11:57, JoseCarlosMarques disse:

Tu tens que explicar isso muito bem. Deve haver muita gente curiosa do porquê desses ingredientes todos.

Todos têm uma função de prevenção. O sal mata/debilita todos os organismos de água doce, (dependendo da sua concentração na água) por isso uso exporadicamente quando noto alguma coisa que não esteja bem com os peixes 

Como são peixes maioritáriamente vegetarianos, o alho e a ervilha, é para variar a alimentação. Tendo o alho um efeito desparasitante no sistema digestivo e a ervilha ajudar a "limpar". Também dou banana, maçã, etc basicamente coloco nos meus aquários um pedacinho de qualquer fruta que esteja a comer.

 

Agora vamos à actualização.

Esta semana não fiz nada, sem ser dar um pouco de comida dia sim, dia não. Não fiz tpas nem fertilizei. O substrato já está a fazer o efeito fertilizante como deve ser e nota-se um pequeno crescimento de algas no vidro. O que me diz que os desiquilíbrios se estão a corrigir, mas também que alguma coisa está em excesso... 

Esta semana vou fazer tpa de 5l, todos os dias e ver o resultado.

Aqui está o estado actual, antes de lhe fazer a manutenção e com a fertilização automática a funcionar. Lol

 

 

 

  • Gosto 1

"Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar..."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Está tudo na mesma. Tpas diárias de 5l e a coisa vai andando...

Só deixar umas fotos com uma luz diferente e um ângulo diferente e uma da Anubias Pinto.

large.IMG_20221028_215707.jpglarge.IMG_20221028_215721.jpglarge.IMG_20221028_220004.jpg

  • Gosto 3

"Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar..."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.