Pet 3.0


Vasco Ferreira

Recommended Posts

Dia 56

Apenas para deixar o registo 

A ver se para a semana podo a UG na zona posterior para destapar um pouco uma rocha que já quase não se vê.

O filtro mochila deixou de trabalhar, mas este interno do início dos anos 90 está a fazer um bom serviço.

large_123.jpg

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Dia 63

Nesta manutenção dei com escova elétrica que tinha para aqui...5 minutos e já está!

O aquário está praticamente concluído, podei no dia 20 de novembro, vou voltar a podar no próximo fds para estar pronto para a foto final lá para o meio de janeiro.

Retirei alguns guppies pq eram demais e estavam sempre a perturbar os camarões. Fiquei com 9

large_2aaa.jpglarge.IMG_20221212_214427.jpglarge.IMG_20221212_214418.jpglarge.IMG_20221212_214340.jpglarge.IMG_20221212_214325.jpglarge.IMG_20221212_214318.jpglarge.IMG_20221212_214229.jpg

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Dia 70

Nem tudo vai a 100%...

Eu já tinha começado a notar que me distraí com as podas e confirmou-se. 

Podei esta semana e numa zona a UG já estava a levantar. A parte que estava por baixo n apanhava luz suficiente com as folhas que cresciam por cima. 

Tb a montecarlo que apenas está presa às rochas levou uma poda e verificou-se o que ja desconfiava,  que já existia parte mortas por baixo de camadas em crescimento. 

Se para a foto do concurso não é muito relevante pq no conjunto do resto do tapete não se conseguirá ver, para daqui a um mês e meio, para a PET, vamos ver se a coisa se a coisa se compõe. Para já subi a intensidade luminosa para acelerar o ritmo

A poda foi geral...

large.IMG_20221219_210917.jpglarge.IMG_20221219_210925.jpglarge.IMG_20221219_210932.jpglarge.IMG_20221219_210940.jpglarge.IMG_20221219_211005.jpglarge.IMG_20221219_224218.jpg

 

  • Gosto 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A última imagem diz tudo, Vasco. O aquário está bonito, e tenho a certeza que, com as tuas capacidades, vais ter isso pronto na data em que é preciso estar. Continua o bom trabalho que fizeste até agora e terás óptimos resultados.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Boas, Vasco como podas tu a UG??? Será da mesma forma como a Cuba é monte carlo, ou tens alguma técnica. Estou a usá-la noutro aquário pela primeira vez, e li um post teu anterior, lembrei-me de perguntar.... 

Está com bom aspecto, e está a crescer bem. Belas fotos. 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Hello Verinha.

Podei como podas a montecarlo...mas honestamente acho que exagerei e o tapete ressentiu-se. 

Só agora, passado quase duas semanas, é que a UG apresenta sinais evidentes de recuperação e mm assim criei duas clareiras em que o tapete perdeu as folhas por completo. Tendo ainda diariamente folhas que se desprendem do tapete sem razões aparente. 

Por comparação existe uma parte, na zona traseira, que por dificuldade de espaço em cortar e por falta de tempo e paciência optei por não podar.  Resultado, esse local encontra-se impecável com um aspeto bonito e saudável.

A conclusão que chego, vale o que vale, é que a UG não gosta muito de podas "à grande" como fazes na montecarlo. Tens de ser mais delicada e mais suave.

 

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Faltou uma semana... 😉

Dia 84.

Durante uns valentes dias achei que ia perder o tapete. Ficou feio e já via a vida andar para trás.  

Passaram 15 dias e parece que a recuperação chegou. Como podem ver ainda ficou um buraco no tapete que apenas é visível ao vivo, ou seja tenho um mês para ver se consigo compor a coisa.

A P. Helferi tem deitado cá para fora uma folhas totalmente brancas. Pelo que li pode ser tudo e um par de botas ao nível da fertilização, se bem que com a quantidade que insiro só pode ser mm excesso de fertilizante do que que falta. Acabei por poder as outras duas folhas sem clorofila porque estavam enormes, ficou só esta para o pessoal ver. Dá um look engraçado.

As fotos estão um bocado escuras mas não tive paciência para editar. 

 

large.1672697682003.jpglarge.1672697682011.jpglarge.IMG_20230102_222132.jpg

 

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Dia 91....

Está na reta final. Provavelmente algures para a semana irá ser tirada a foto final. Com telemóvel mas é o que há.

Já não deve fugir muito disto

large_foto.jpg

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Parece-me quase pronto, sim. Mas está um bocadinho "perfeito demais", se é que me faço entender. Principalmente a Monte Carlo. Provavelmente terás tirado a fotografia depois de podares as plantas. Espera mais uns dias para ver se a coisa ganha um aspecto mais natural... mais desarrumado 🙂 . Nem que seja um bocadinho de algas aqui ou ali. Não leves a mal este meu comentário... estás a fazer um óptimo trabalho!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Honestamente a única coisa que fiz foi escovar as rochas, vidros e TPA.

Não houve lugar a tesoura.

Provavelmente já não vai haver mais podas até à PET. O objetivo é mm esse que descreves, ir já no limiar de uma poda, mais natural e mais vibrante.  

Tesoura apenas para um ou outro toque, para impedir que as coisas se sobreponham.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

6 hours ago, Vasco Ferreira said:

Provavelmente já não vai haver mais podas até à PET. O objetivo é mm esse que descreves, ir já no limiar de uma poda, mais natural e mais vibrante.  

Tesoura apenas para um ou outro toque, para impedir que as coisas se sobreponham.

Foi nesse sentido que falei. Acho que vais ficar com uma bela fotografia!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...

Boa pessoal

Já foi...já esteve exposto....e já voltou!

Foi um desafio com alguma peripécias e acabou diferente do que quando saiu de casa. Fica um post para daqui a uns dias para fazer render o peixe

O meu obrigado a todos quer pelo belo dia em outubro como pelos dias passados na PET. Mais uma vez vou particularizar, obrigado Tozé por nos proporcionares estes momentos, sem a tua perseverança nada disto seria possível

Foto final que foi a concurso! Fiquei contente com o resultado...consegui disfarçar limitações originais do layout

 

 

 large.IMG_20230119_222955-3.jpg.  

  • Gosto 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

3 hours ago, Vasco Ferreira said:

Boa pessoal

Já foi...já esteve exposto....e já voltou!

Foi um desafio com alguma peripécias e acabou diferente do que quando saiu de casa. Fica um post para daqui a uns dias para fazer render o peixe

O meu obrigado a todos quer pelo belo dia em outubro como pelos dias passados na PET. Mais uma vez vou particularizar, obrigado Tozé por nos proporcionares estes momentos, sem a tua perseverança nada disto seria possível

Foto final que foi a concurso! Fiquei contente com o resultado...consegui disfarçar limitações originais do layout

 

 

 large.IMG_20230119_222955-3.jpg

Ficou muito porreiro, Vasco. Os meus parabéns, mais uma vez. Mostraste que tens mãozinhas para o hobby! E conseguiste limpar essas pedras todas a tempo. Eheh. Agora é esperar pelos resultados. Desejo-te a melhor das sortes.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

3 minutes ago, JoãogaFernandes said:

Já agora!
Como é que limpaste as pedras?

A pergunta não foi para mim mas eu vou contar-te uma maravilha que descobri recentemente numa Loja China... escovas de dentes com dentes metálicos. Encontras na área das ferramentas a 1€. Não quero outra coisa desde que as descobri... até as escovas elétricas ficaram de lado. Pena é que ainda não tenham inventado uma escova elétrica com dentes metálicos. Isso seria o sonho de qualquer amante do hobby 😛 .

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Vasco,

Parabéns está muito fixe! Tenho mesmo de experimentar a UG. Tiveste dificuldade com ela? A que temperatura tens a água?

GARDEN of STONE - O MEU AQUÁRIO

GARDEN of STONE II - O MEU AQUÁRIO V1.0

Pearl_Jam_Stamp.png

Cumprimentos,

José Graça

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas pessoal

Respondendo,

On 2/6/2023 at 5:51 PM, JoãogaFernandes said:

Já agora!
Como é que limpaste as pedras?

Escoava de dentes elétrica. Neste tipo de rocha muito macia é muito facil limpar assim. 10 minutos e está tudo branquinho para mais 3 semanas.

On 2/6/2023 at 9:04 PM, indian_joe said:

Boas Vasco,

Parabéns está muito fixe! Tenho mesmo de experimentar a UG. Tiveste dificuldade com ela? A que temperatura tens a água?

Não e sim. Não porque pegou bem, cresceu bem e fechou rápido. SIm pq tive neritinas que se meteram debaixo dele, fraquejou o enraizamento, a poda que fiz logo a seguir não ajudou. O tapete nunca mais foi o mesmo. Temperatura 23ºC.  Também cheguei à conclusão que planta é difícil para layouts com grande avarias de desníveis. Cresce muito compacta e fica difícil saber se está tudo bem na zona radicular, se está ou não muito alta, etc, etc.

Em conclusão, correu muito bem, sem melt e em dezembro estava top. Depois foi tentar manter tudo de forma a que chegasse à PET.

e aqui continua a historia...

No dia de levar toca a tirar a água e como tinha provavelmente uma centena de Reds, deixei uma coisinha de nada de agua por forma a que os bichos aguentassem cerca de 3 horas entre retirar a água e voltar a encher na PET.

Tudo ok até chegar à PET e verificar que finalmente o tapete tinha cedido e levantado todo. Não havia nada a fazer, modo de pânico ativado!.Depois de estudar-mos hipóteses foi a conclusão que chegamos e aproveitar alguma coisa da UG. Eu acabei por gostar do aspecto mais natural...vou manter assim apenas substituir a areia por uma um pouco mais amarelada e compor mais a coisa.

Mais noticias para a semana.

A foto foi tirada na PET com material fotográfico decente, a cópia abaixo não se encontra tratada e foi tem baixa resolução, foi tirada do facebook.  A original provavelmente vai servir para  enviar a um qualquer concurso para os Tugas estarem com mais uma representação.

large.FB_IMG_1675686271695.jpg

 

 

  • Gosto 5
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 6 horas, Vasco Ferreira disse:

Boas pessoal

Respondendo,

Escoava de dentes elétrica. Neste tipo de rocha muito macia é muito facil limpar assim. 10 minutos e está tudo branquinho para mais 3 semanas.

Não e sim. Não porque pegou bem, cresceu bem e fechou rápido. SIm pq tive neritinas que se meteram debaixo dele, fraquejou o enraizamento, a poda que fiz logo a seguir não ajudou. O tapete nunca mais foi o mesmo. Temperatura 23ºC.  Também cheguei à conclusão que planta é difícil para layouts com grande avarias de desníveis. Cresce muito compacta e fica difícil saber se está tudo bem na zona radicular, se está ou não muito alta, etc, etc.

Em conclusão, correu muito bem, sem melt e em dezembro estava top. Depois foi tentar manter tudo de forma a que chegasse à PET.

e aqui continua a historia...

No dia de levar toca a tirar a água e como tinha provavelmente uma centena de Reds, deixei uma coisinha de nada de agua por forma a que os bichos aguentassem cerca de 3 horas entre retirar a água e voltar a encher na PET.

Tudo ok até chegar à PET e verificar que finalmente o tapete tinha cedido e levantado todo. Não havia nada a fazer, modo de pânico ativado!.Depois de estudar-mos hipóteses foi a conclusão que chegamos e aproveitar alguma coisa da UG. Eu acabei por gostar do aspecto mais natural...vou manter assim apenas substituir a areia por uma um pouco mais amarelada e compor mais a coisa.

Mais noticias para a semana.

A foto foi tirada na PET com material fotográfico decente, a cópia abaixo não se encontra tratada e foi tem baixa resolução, foi tirada do facebook.  A original provavelmente vai servir para  enviar a um qualquer concurso para os Tugas estarem com mais uma representação.

large.FB_IMG_1675686271695.jpg

 

 

Realmente, esse transporte para a PET foi um autêntico pesadelo! Continua porreiro.

GARDEN of STONE - O MEU AQUÁRIO

GARDEN of STONE II - O MEU AQUÁRIO V1.0

Pearl_Jam_Stamp.png

Cumprimentos,

José Graça

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

7 hours ago, Vasco Ferreira said:

Tudo ok até chegar à PET e verificar que finalmente o tapete tinha cedido e levantado todo. Não havia nada a fazer, modo de pânico ativado!.Depois de estudar-mos hipóteses foi a conclusão que chegamos e aproveitar alguma coisa da UG. Eu acabei por gostar do aspecto mais natural...vou manter assim apenas substituir a areia por uma um pouco mais amarelada e compor mais a coisa.

Não sei muito bem como funciona o concurso... como não participei, não estou a par de todas as regras... mas tinha apostado na tua fotografia anterior, em vez desta última. Nem tanto pela qualidade da imagem, mas mais por mostrar aquilo que, até ali, tinhas conseguido. O teu tapete estava impecável. Imagino que o transporte de cada aquário seja da responsabilidade de cada um, logo, o facto do tapete se ter soltado é responsabilidade tua. De qualquer das formas, mostravas a tua capacidade enquanto aquariofilista, em vez de apresentares uma coisa meio amanhada com o que encontraste à mão... nomeadamente essa areia branca que parece saída de um pacote de Skip.

Próximo concurso deve incluir fotógrafo na casa de cada concorrente, antes da PET. Eheh.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 22 horas, JoseCarlosMarques disse:

Próximo concurso deve incluir fotógrafo na casa de cada concorrente, antes da PET. Eheh.

Estás contratado! Pago uma bifana! 😉

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.