Ajuda sobre calha LED para aquário plantado


rubmor

Recommended Posts

Boas!

 

Deram-me hoje este aquário para eu me aventurar de novo neste mundo da aquariofilia(já tinha saudades 😛 )

Além de estar visivelmente muito sujo 🤢 de estar guardado na garagem, a calha LED está avariada (só funcionam alguns LEDs).

Andei a pesquisar mas não encontrei nada que pudesse colocar nesta calha para substituir os LEDs que tem. Alem de que as tampas do aquário ficam suportadas na calha. 

Por um lado gostava de ter o aquário sem as tampas, só com uma calha LED apoiada nas laterais do aquário (do género das TWINSTAR). Por outro tenho receio que os peixes saltem fora e que perca demasiada agua por evaporação (Alem de que não sei se consigo colocar uma iluminação desse tipo visto que as laterais formam uma espécie de "degrau" e pode não dar para apoiar).

Se puderem dar recomendações de iluminação para um aquário plantado com plantas de baixa/media(poucas) manutenção agradeço desde já 😛 .

 

De seguida vão as fotos para mostrar a calha LED antiga e o aquário em si.

A calha LED antiga:

large.1413455742_WhatsAppImage2022-09-28at00_22.38(1).jpeg

 

O aquário sem as tampas e a calha: 

large.1644032845_WhatsAppImage2022-09-28at00_22.37(2).jpeg

large.1755781072_WhatsAppImage2022-09-28at00_22_38.jpeglarge.460753673_WhatsAppImage2022-09-28at00_22.37(1).jpeg

O Aquário completo com a calha + as tampas:

large.807307241_WhatsAppImage2022-09-28at00_22.36(1).jpeg

 

:smile2:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O melhor conselho que te posso dar, caso te queiras mesmo aventurar neste hobby, é que compres um aquário novo. Mesmo que consigas fazer uma coisa engraçada com o que tens, vais chegar a uma altura em que vais olhar para ele e só vais ver riscos e defeitos. Acredita em mim. Tentei recuperar um aquário antigo, que estava com o mesmo aspecto que o teu, e quando passou aquela excitação toda de o montar, só lhe via defeitos. Tive que investir num novo, como devia ter feito desde o início. Hoje em dia, com menos de 50€ já compras coisas com muita qualidade. Mas avalia bem, e pensa se queres mesmo avançar para uma coisa a sério ou apenas ter aí qualquer coisa com que te entreteres.

Em relação ao aquário aberto... existe sempre o risco dos peixes saltarem para fora. Duvido mesmo que exista alguém que tenha um aquário aberto e que nunca tenha tido nenhuma perda desse género. Por outro lado, abre-te um universo completamente novo em termos visuais. Não só passas a ter mais um ângulo para olhar para dentro do tanque, como fica (e isto é uma opinião pessoal, claro) muito melhor em cima de um móvel. Também não penses que os peixes vão saltar todos para fora do aquário no primeiro dia em que os metas lá dentro! Eu tenho um aquário aberto montado há 3 ou 4 meses e ainda só perdi um camarão.

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu acho que queria aproveitar este para já, nem que seja para ir ganhando experiencia 🙂  e depois mais tarde ate comprar outro.

Ate porque é um aquário grande(250 litros acho).

:smile2:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

47 minutes ago, rubmor said:

Eu acho que queria aproveitar este para já, nem que seja para ir ganhando experiencia 🙂  e depois mais tarde ate comprar outro.

Ate porque é um aquário grande(250 litros acho).

Oh pá... então faz o que eu fiz ao tal que tentei recuperar... tira-lhe os plásticos, que estão visivelmente mal-tratados. Depois enche-o com água e tem muita atenção ao facto dele ganhar ou não "barriga". Geralmente os plásticos que estão lá ajudam os vidros a permanecerem estáticos, mas pode acontecer, sem os plásticos, que eles ganhem a tal barriga. É fácil de perceber... medes no centro a distância entre os vidros opostos e depois de cheio medes outra vez e verificas se há alteração. Caso não haja, óptimo... caso haja, tens que lhe colocar umas travas. Se quiseres jogar pelo seguro, colocas as travas antes de o encher. Há muitos vídeos no YouTube que te ensinam a fazer isso, e acaba por ser muito fácil. As travas também não são caras... pedes a um vidraceiro que tas corte à medida. Fiz isso no meu e não cheguei a gastar 10€. 

Um pormenor que pode fazer muita diferença... enche o aquário no exterior, porque os vidros podem quebrar e 250 litros de água espalhados no chão da casa é coisa que não desejo a ninguém.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 12 horas, JoseCarlosMarques disse:

Oh pá... então faz o que eu fiz ao tal que tentei recuperar... tira-lhe os plásticos, que estão visivelmente mal-tratados. Depois enche-o com água e tem muita atenção ao facto dele ganhar ou não "barriga". Geralmente os plásticos que estão lá ajudam os vidros a permanecerem estáticos, mas pode acontecer, sem os plásticos, que eles ganhem a tal barriga. É fácil de perceber... medes no centro a distância entre os vidros opostos e depois de cheio medes outra vez e verificas se há alteração. Caso não haja, óptimo... caso haja, tens que lhe colocar umas travas. Se quiseres jogar pelo seguro, colocas as travas antes de o encher. Há muitos vídeos no YouTube que te ensinam a fazer isso, e acaba por ser muito fácil. As travas também não são caras... pedes a um vidraceiro que tas corte à medida. Fiz isso no meu e não cheguei a gastar 10€. 

Um pormenor que pode fazer muita diferença... enche o aquário no exterior, porque os vidros podem quebrar e 250 litros de água espalhados no chão da casa é coisa que não desejo a ninguém.

 

Este vidro na vertical não é uma trava? 

 

large.1755781072_WhatsAppImage2022-09-28at00_22_38.jpeg

:smile2:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 6 horas, JoseCarlosMarques disse:

É. O meu estava colocado dessa forma. mas esse vidro está preso ao plástico ou aos outros vidros?

Esta preso aos vidros.

Aqui vai uma foto a mostrar

 large.460753673_WhatsAppImage2022-09-28at00_22.37(1).jpeg

:smile2:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sendo assim, não deve haver problema. Eu tinha o mesmo sistema no meu. Podes tirar os plásticos com cuidado, para não estragar o silicone, e podes passar para a fase seguinte... enche o aquário e deixa-o assim uns dias, para ver se tem fugas. Tenta limpá-lo o melhor que puderes, coloca-o em cima de uma passadeira ou uma carpete (se for toda da mesma cor, melhor, porque à primeira gota de água que caia fora do aquário, notas logo) e enche-o com água.

Já pensaste no filtro que vais usar para esse tanque?

Editado por JoseCarlosMarques
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.