Apresentação de aquário no 1º ano na Aquariologia


Ricardo Italiano

Recommended Posts

Bom dia.

Após alguns anos a ser membro desta enorme comunidade, mas vergonhosamente, sem qualquer tipo de tópico ou resposta criada, quero apresentar-vos o meu aquário que completou um ano de vida, e que assinala também o meu primeiro ano a levar este hobby mais "consciente" e a tentar fazer as coisas nas mínimas condições, com a ajuda que me foi dada e também de muita leitura sobre a Aquariologia.  

A primeira foto que irei partilhar, foi a primeira fotografia que tirei após ter montado o aquário, ainda sem qualquer tipo de experiência e com muitos erros à mistura, mas que hoje em dia agradeço os erros, porque foi com eles que fui aprendendo e diariamente tentando corrigir, e com isso foi crescendo o meu interesse em fazer as coisas em condições e ganhando algum conhecimento. 

large.300263917_5570019019717725_4565957122440135100_n.jpg

Ao fim da montagem, e já com o aquário com água, e como disse com pouca ou nenhuma experiência, eis que surge o primeiro problema na montagem, as pedras que pensava eu que iria manter o tronco submerso, não tinha peso suficiente e o tronco desfez toda a montagem que eu tinha idealizado. 

Após meses a corrigir, a lutar contra algas e a aprender a cada manutenção, surge a oportunidade de poder participar no primeiro Concurso Português de Aquascaping. Foram dias de muita indecisão se realmente valeria a pena participar ou não, e depois dos incentivos que me deram para a minha participação, porque no meu pensamento, não faria sentido participar com um aquário tão principiante a competir com os "tubarões" do aquascaping nacional. Mas a realidade que após algumas conversas e nessas conversas não posso deixar de mencionar o incentivo e palavras que a Vera Basílio me transmitiu, o meu maior objectivo com a minha participação, não seria ganhar nem o lugar de classificação, mas sim ganhar experiência e acima de tudo, ouvir, reflectir e colocar em prática todas as criticas construtivas que iria ouvir à análise ao meu aquário. 

De seguida deixo a fotografia que remeti para o concurso alguns meses após a montagem:

large.272243754_101602362435875_2496713081147849056_n.jpg

Tal como tinha dito anteriormente, o maior objectivo da minha participação no concurso seria ouvir as criticas dos entendidos, e eis que chegaram os resultados do mesmo, se não me falha a memória, fiquei em 28º em 34 entradas. Mas não trocaria nenhum 1º lugar ao invés das correções e conselhos que me foram dados e que serviram para ganhar bons conhecimentos. A analise que foi dada foi em termos do tipo de plantas utilizadas bem como a localização das mesmas devido as suas características das folhas e ao seu volume, o tapete "monte carlo" que devia estar melhor cuidado bem como a sua poda e também aos musgos. 

Logo de seguida a todas as criticas, a melhor parte, tentar colocar em pratica todos os apontamentos feitos para melhorar o aquário:

large.293062456_165666616029449_8138927556045527270_n.jpg

Aqui nesta foto, e já aplicado os conselhos dados, posso dizer que se na altura dos resultados do concurso já fazia sentido para mim as correções dadas, após metidos em pratica, ainda mais sentido fazia com o aquário melhor organizado em termos de hardscape, no volume das plantas bem como as suas tonalidades, as suas formas, bem como o cuidado a ter com o tapete.

Após meses de aprendizagem, agora com o aquário maturado, apenas a dar manutenções obrigatórias de 15 em 15 dias e a podar as plantas para não perder as suas formas, deixo uma foto tirada á poucos dias atrás de como está neste momento após um ano de existência, de experiência e acima de tudo, de muito orgulho neste meu primeiro ano de Aquariologia.

large.305984904_178121981450872_4727956744383861873_n.jpg

Espero que tenham gostado do tópico, e que para mim, seja o primeiro de muitos, após vários anos como membro não participante. 

Um bem haja a todos, que a minha cabeça já está focada na minha próxima montagem.

 

Editado por Ricardo Italiano
  • Gosto 4
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Ricardo. Antes de mais, bem vindo ao hobby. Julgo que começaste com o pé direito... isso está com muito bom aspecto (mesmo que dissesses que é o teu 10º ou 20º aquário... não ficaria nada atrás do que se vê por aí). Os meus parabéns. Só tenho pena que não tenhas postado o avanço do tanque logo desde o primeiro dia, porque com os teus erros os outros também podiam aprender. Falo por mim, que estou neste momento com um sério problema de algas (felizmente, a ser resolvido), e teria tido todo o interesse em ler como te livraste das tuas.

Vai postando coisas. Precisamos de pessoas mais participativas por cá 🙂 . Já agora, deixa-me colocar-te duas questões... como sei que também gostas de musgos terrestres, alguma vez experimentaste colocar algum desses dentro do aquário? Tiveste sorte com a experiência? Eu tentei logo quando me iniciei na Aquariofilia, mas a coisa não resultou. Eheh. Podes dize-nos qual o equipamento que usas? Filtro, luz, CO2, etc.

Grande abraço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vinha ver as imagens mas não se encontram disponíveis. Quanto à vergonha, não é vergonha não ter um tanque em casa. Eu entendo que se é para ter, que seja nas melhores condições e com conhecimento, para poder proporcionar aos habitantes do mesmo todo o conforto e qualidade de vida. Pessoalmente, ainda não avancei precisamente devido a esta minha filosofia. Mas já esteve mais longe. A minha companheira já concorda comigo que um aquário com pelo menos 150 cms de comprido, entre o móvel de média e a tv iria ficar muito bem...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas e bem vindo... e ja vi que basicamente uns mais que outros... começamos todos de igual forma... e aos poucos vamos percebendo e corrigindo... 

Não consigo ver as fotos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

4 hours ago, Rui Assunção said:

Vinha ver as imagens mas não se encontram disponíveis. Quanto à vergonha, não é vergonha não ter um tanque em casa. Eu entendo que se é para ter, que seja nas melhores condições e com conhecimento, para poder proporcionar aos habitantes do mesmo todo o conforto e qualidade de vida. Pessoalmente, ainda não avancei precisamente devido a esta minha filosofia. Mas já esteve mais longe. A minha companheira já concorda comigo que um aquário com pelo menos 150 cms de comprido, entre o móvel de média e a tv iria ficar muito bem...

Olá Rui! Continuas atento ao que se vai passando por cá 🙂 ? Fico contente com isso, e podes ter certeza que sou um dos que mais aguarda pelo TEU aquário. Espero que não demore muito. Grande abraço!

Ah... as fotografias já estiveram disponíveis, mas realmente agora não se vêem. Alguma coisa aconteceu.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa tarde a todos. 

Peço desculpa a falta das fotografias, mas coloquei e passado um tempo desapareceram. Com a ajuda do José Marques no qual agradeço bastante, penso que já voltei a colocar e espero também que não desapareçam, ao desaparecerem a culpa não é do site mas sim minha. Obrigado a todos pelas respostas. 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 19 horas, KoD disse:

Impecável… ainda que as fotos voltaram. Gostei bastante. Parabéns.


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

Muito obrigado pelo feedback. Pelo que parece já ultrapassei o problema das fotos e acho que já não desaparecem mais. 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 10/09/2022 at 16:35, JoseCarlosMarques disse:

Olá Ricardo. Antes de mais, bem vindo ao hobby. Julgo que começaste com o pé direito... isso está com muito bom aspecto (mesmo que dissesses que é o teu 10º ou 20º aquário... não ficaria nada atrás do que se vê por aí). Os meus parabéns. Só tenho pena que não tenhas postado o avanço do tanque logo desde o primeiro dia, porque com os teus erros os outros também podiam aprender. Falo por mim, que estou neste momento com um sério problema de algas (felizmente, a ser resolvido), e teria tido todo o interesse em ler como te livraste das tuas.

Vai postando coisas. Precisamos de pessoas mais participativas por cá 🙂 . Já agora, deixa-me colocar-te duas questões... como sei que também gostas de musgos terrestres, alguma vez experimentaste colocar algum desses dentro do aquário? Tiveste sorte com a experiência? Eu tentei logo quando me iniciei na Aquariofilia, mas a coisa não resultou. Eheh. Podes dize-nos qual o equipamento que usas? Filtro, luz, CO2, etc.

Grande abraço.

Bom dia José. 

Antes de mais, e mais uma vez, muito obrigado pela ajuda dada sobre como colocar as fotos no fórum. 

Prometo que irei ter o cuidado de ir partilhando no fórum a evolução de outros aquários que irão surgir concerteza e partilharei toda a minha experiência com os mesmos. 

Este como não foge à regra, também tive alguns problemas com algas, que foram resolvidos com muitas trocas de água,  acertar na fertilização e também usei durante algum tempo o "Algexit" durante algumas manutenções que me ajudaram bastantes e que hoje em dia já não estou a usar. Não foi fácil corrigir, redefinir e acertar em todos os pontos necessários para atingir a maturação do aquário. 

 

Em relação aos musgos terrestres, nunca os usei submersos, ao contrário já o fiz de supostos musgos aquáticos e meter nos terrários e nunca tive problemas e sempre desenvolveram bem. 

Sobre o equipamento utilizado, uso filtro Oase biomaster thermo 350, iluminação Chihiros WRGB II SLIM, CO2 é de botija com aquele kit muito utilizado do aliexpress que não me recordo o nome, substrato tropica.

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

7 hours ago, Ricardo Italiano said:

Este como não foge à regra, também tive alguns problemas com algas, que foram resolvidos com muitas trocas de água,  acertar na fertilização e também usei durante algum tempo o "Algexit" durante algumas manutenções que me ajudaram bastantes e que hoje em dia já não estou a usar. Não foi fácil corrigir, redefinir e acertar em todos os pontos necessários para atingir a maturação do aquário. 

Como te compreendo... eu ainda ando a tentar acertar esses parâmetros no meu.

7 hours ago, Ricardo Italiano said:

Em relação aos musgos terrestres, nunca os usei submersos, ao contrário já o fiz de supostos musgos aquáticos e meter nos terrários e nunca tive problemas e sempre desenvolveram bem. 

Isso sei que funciona. Nos Dry-Start é isso que acontece, para ajudar o musgo a pegar-se às rochas sem o uso de cola ou de fios. Gostava era de saber se alguns musgos terrestres também se adaptam debaixo de água, até porque já me deparei com musgos muito bonitos aqui na minha zona, mas, como te disse, já experimentei e não funcionou. 

7 hours ago, Ricardo Italiano said:

Sobre o equipamento utilizado, uso filtro Oase biomaster thermo 350, iluminação Chihiros WRGB II SLIM, CO2 é de botija com aquele kit muito utilizado do aliexpress que não me recordo o nome, substrato tropica.

Para primeiro aquário, estudaste muito bem a lição. Também gostava de ter esse filtro, mas na altura fui para a Fluval, por conselho do dono da loja, e agora é o que uso. Também tive para comprar essa Chihiros, mas entretanto também optei por ir para a Week Aqua. É uma calha superior, mas foi ela que também originou as minhas algas 😕 . Por vezes queremos que as coisas cresçam de um dia para o outro, com luzes mais fortes e fertilizantes aos litros, e só causamos estragos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Belos aquários ricardo.

Obrigado pela partilha.

Vai deixando por aqui os teus contributos e as tuas novas montagens.

Parabéns

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.