30cm³


Rodrigo Isaac

Recommended Posts

Após ter estado ausente do fórum desde 2016, venho apresentar o meu último projecto. Embora não tenha estado ativo no fórum continuei o hobby. Por falta de tempo para dedicar ao hobby, acabei por desmontar o último projeto que aqui publiquei e montei um low tech 60cm.

 

067bbf60a18b9cfd199ce7d8ae8e92e4.jpg

 

Entretanto, mudei de casa e este aquário de 60cm continua montado em casa dos meus pais mas não tenho nenhumas fotos atuais.

 

Há três anos adquiri um cubo de 30cm que vai agora no terceiro setup que apresento aqui hoje.

 

1° set up

 

13bdc129c286b2c11f5d40ff8cfad4d9.jpg

 

2° set up

 

0afd6500f63e76422292031723bd6de7.jpgd3ff4aa150a4056ae43f73641e10b48d.jpg8dc67237bca851721bb18a19dbed7e92.jpg

 

3° e novo setup

 

Equipamento:

 

30x30x30cm

Chihiros a301 plus 80%

Tru aqua design mini filter M

Neo Aquario tiny co2 diffuser

Tropica aqua soil

Rocha Seiryu

Raizes de spiderwood

 

Flora:

 

Hydrocotyle verticilata

Ludwigia super red

Rotala rotundifolia

Limnophila aromatica 'Mini'

Hemianthus​ micranthemoides

Hemianthus callitrichoides

Marsilea hirsuta

Sagittaria subulata

Bucephalandra Kedang miniround

Bucephalandra (não tinha nome)

Bucephalandra (também não tinha nome )

Anubia nana petite

Anubia nana bonsai

Anubia marble panda (anugen 1)

Hygrophila pinnatifida

 

Fauna:

 

Guppies endler

Otocinculus

Camarões red cherry

Caracóis Leopard ramshorn

 

23/08/2022

 

911aa6200d10fbee286567417f672bac.jpg

 

Não estou 100% satisfeito com o layout e planeio fazer alterações. Primeiro vou esperar que as plantas peguem e a coisa estabilize. Não tinha mais rochas à disposição na altura em que refiz o 2° layout e não tinha onde meter os peixes portanto acabou por ser este o layout.

 

06/09/2022

 

7d6b8a16c2c40e249a66189d88bffe1a.jpg8852b3c23c95990ef6b654b391a64ab1.jpgdea3c388ffabae5d6340a5304809e25f.jpg2c94d619c668d7b8a7a28030a5ef08e5.jpgbaa79ccac9255c64a8e195f5622d1c61.jpg91d2ac074c7a83980082b3d34aeac0d1.jpgd32c1df992b54d4aa484812303cff8b7.jpg

 

De momento está com diatomas e staghorn a ver se estabiliza. Prometo fotos melhores no próximo Update!

 

Sent from my SM-G975F using Tapatalk

 

 

  • Gosto 5

River of the Stone Age (acabado)

____________________________________

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muito bem vindo de volta. Eheh. Na altura em que por cá andaste, eu ainda não me tinha iniciado no hobby. É sempre bom saber que uma vez aquariofilista, aquariofilista para sempre. E tens andado ocupado, pelo que vejo. Todas as tuas montagens tem uma qualidade constante. Os meus parabéns. Vou estar atento à evolução deste último trabalho. Abraço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

De momento está tudo coberto de staghorn. No meu último setup tive o mesmo problema. Ajustar a posição do outflow e do difusor acabou por resolver o problema. Mudei um pouco as coisas agora. Vamos ver como reage.
6dbfeb58fc3662a66831d72f36beff34.jpg47d8e2fc055e38d340c8291e5492f562.jpgef6a38c64afde32b0c34a367508e536e.jpg9968f1ee2e0cb1c9a9dbff1c298545f4.jpg850b5bb29210b32120603374dd4452e5.jpg81315fc28f09d360a488821ffca0599e.jpg675763627b8effa91df77e0994eb0531.jpg

Depois da manutenção, um pouco mais apresentável. A staghorn é muito difícil de remover manualmente. Especialmente das bucephalandra e das anubias. c7eead04389157ebd96cc89fc8d79913.jpg

Vou começar a dosar excel a ver se ajuda com a staghorn. Passei agua oxigenada nos troncos e na rocha também.

Algumas sugestões para limpar o inflow? Tem 10mm e é de acrílico. Lixívia no acrílico tem mal?

Sent from my SM-G975F using Tapatalk



  • Gosto 1

River of the Stone Age (acabado)

____________________________________

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muito bem vindo de volta. Eheh. Na altura em que por cá andaste, eu ainda não me tinha iniciado no hobby. É sempre bom saber que uma vez aquariofilista, aquariofilista para sempre. E tens andado ocupado, pelo que vejo. Todas as tuas montagens tem uma qualidade constante. Os meus parabéns. Vou estar atento à evolução deste último trabalho. Abraço.
Difícil não voltar passado o investimento inicial. Quando este estiver estável a ver se começo a pensar num maior ahah!

Sent from my SM-G975F using Tapatalk

River of the Stone Age (acabado)

____________________________________

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

11 hours ago, Rodrigo Isaac said:

De momento está tudo coberto de staghorn.

Se calhar é essa que eu tenho no meu. Se não é, é muito parecida. Dizes que já conseguiste ultrapassar o problema uma vez... como fizeste depois das algas estarem mortas? Cortaste as plantas afectadas ou esperaste que as algas desaparecessem por si? Eu estou na fase em que estou a vencer a guerra. Fiz mais alterações que tu... luz, CO2, fertilização, limpeza a fundo de todo o equipamento e do substrato e, claro, Excel (que continuo a dosear diariamente). Neste momento as algas, que eram verdes, estão a passar a branco, e estava a pensar cortar as plantas onde elas estão agarradas. Mas como a mim me afectou mais o tapete, tenho medo que, cortando as plantas, elas não recuperem. Qual seria a tua sugestão?

12 hours ago, Rodrigo Isaac said:

Algumas sugestões para limpar o inflow? Tem 10mm e é de acrílico. Lixívia no acrílico tem mal?

Não faço ideia... os meus são de vidro e uso lixívia. Mas há um produto próprio para limpar o acrílico. Penso que vi num vídeo da Green Aqua. A loja que te vendeu os Lily Pipes deve ter isso.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

" userid="77338"] escovilhão ...
Usei um daqueles para palhinhas reutilizáveis mas não chega ao fundo. O escovilhão é longo o suficiente mas a curva do pipe é demasiado estreita. A ver se encontro outro mais flexível.

Sent from my SM-G975F using Tapatalk

River of the Stone Age (acabado)

____________________________________

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não faço ideia... os meus são de vidro e uso lixívia. Mas há um produto próprio para limpar o acrílico. Penso que vi num vídeo da Green Aqua. A loja que te vendeu os Lily Pipes deve ter isso.
Eu usei excel e água oxigenada. Para mim o que resolveu o problema foi mudar a posição do outflow e do difusor de forma a que as bolhas fossem para baixo e se dissolvessem melhor. Podei as folhas que estavam piores e tentei limpar as de crescimento lento o melhor possível sem podar. A carpete acabei por tirar com uma pinça a maior parte das algas, o aquário é pequeno ahah.


Sent from my SM-G975F using Tapatalk

River of the Stone Age (acabado)

____________________________________

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

2 hours ago, Rodrigo Isaac said:

Usei um daqueles para palhinhas reutilizáveis mas não chega ao fundo. O escovilhão é longo o suficiente mas a curva do pipe é demasiado estreita. A ver se encontro outro mais flexível.

Não forces! Já me aconteceu partir um vidro assim.

1 hour ago, Rodrigo Isaac said:

Eu usei excel e água oxigenada. Para mim o que resolveu o problema foi mudar a posição do outflow e do difusor de forma a que as bolhas fossem para baixo e se dissolvessem melhor. Podei as folhas que estavam piores e tentei limpar as de crescimento lento o melhor possível sem podar. A carpete acabei por tirar com uma pinça a maior parte das algas, o aquário é pequeno ahah.

Pois... eu acho que vou deixar crescer o tapete e depois quando ele estiver em condições para ser aparado, vou cortando. Neste momento, e por causa do Excel, o tapete está a ressentir-se muito... talvez seja melhor não lhe mexer. Obrigado pela dica. 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois... eu acho que vou deixar crescer o tapete e depois quando ele estiver em condições para ser aparado, vou cortando. Neste momento, e por causa do Excel, o tapete está a ressentir-se muito... talvez seja melhor não lhe mexer. Obrigado pela dica. 
Podes tentar um blackout também. Já que as algas já estão a desaparecer não devem voltar depois

Sent from my SM-G975F using Tapatalk

River of the Stone Age (acabado)

____________________________________

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

3 hours ago, Rodrigo Isaac said:

Podes tentar um blackout também. Já que as algas já estão a desaparecer não devem voltar depois emoji106.png

Queria evitar isso ao máximo, para não perturbar as outras plantas. É tudo planta de carpete. Elas não estão propriamente a desaparecer, mas estão todas brancas, como se estivessem mortas. Vou esperar para ver o que acontece. Obrigado, mais uma vez.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Está com muito bom aspecto até! Parece bem maior do que é na realidade.
Para limpar os lilys, eu uso um escovilhão, numa das pontas é mais pequeno, mas tem de ser mesmo com algum cuidado para não partir (sim, já parti um e até dropchecker's já parti...) .

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

17 hours ago, Emejet said:

Está com muito bom aspecto até! Parece bem maior do que é na realidade.
Para limpar os lilys, eu uso um escovilhão, numa das pontas é mais pequeno, mas tem de ser mesmo com algum cuidado para não partir (sim, já parti um e até dropchecker's já parti...) .

A melhor maneira de limpar os Lilys é deixa-los de molho com água e lixívia normal. Meia hora e nem sequer tens que esfregar nada. Só passar por água e limpar com um pano seco, para tirar a lixívia.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 11 horas, JoseCarlosMarques disse:

A melhor maneira de limpar os Lilys é deixa-los de molho com água e lixívia normal. Meia hora e nem sequer tens que esfregar nada. Só passar por água e limpar com um pano seco, para tirar a lixívia.

Por acaso nunca fiz isso nos Lilys, mas faço nos difusores de CO2. Mas é bem pensado também.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

12 hours ago, Emejet said:

Por acaso nunca fiz isso nos Lilys, mas faço nos difusores de CO2. Mas é bem pensado também.

Acredita que resulta e melhor até do que eu pensava. E quanto mais lixívia, melhor o resultado. Só não caias no erro de misturar lá material de plástico, porque a lixívia pode corroer. Borrachas e assim, mais vale limpar à mão.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...
A melhor maneira de limpar os Lilys é deixa-los de molho com água e lixívia normal. Meia hora e nem sequer tens que esfregar nada. Só passar por água e limpar com um pano seco, para tirar a lixívia.
O problema é que os meus são de acrílico. Tenho que encontrar um escovilhão fino e comprido.

Um pequeno update, a precisar de uma poda.
22/11/2022f3b5c1527456086c21c5ed13833c0e10.jpg
17/12/202203cb69aa1fd34bb8e58f2efc4e5999b8.jpg

Sent from my SM-G975F using Tapatalk

  • Gosto 1

River of the Stone Age (acabado)

____________________________________

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

8 minutes ago, Rodrigo Isaac said:

a precisar de uma poda.

Mas a evoluir muito bem. As plantas estão com muito bom aspecto, e as cores estão fantásticas. Continua o bom trabalho. Só não esperes muito para aparar a carpete. Corres o risco das plantas terem pouca luz perto do substrato e começarem a enfraquecer.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.