Iniciação na Aquariofilia - Ajuda


fpasseiro

Recommended Posts

Olá a todos,

Antes de mais, queria já pedir desculpa se estas dúvidas já tiverem sido colocadas, mas há sensivelmente uma semana descobri este Fórum e tenho andado a ler os posts e houve algumas dúvidas que tenho que não foram esclarecidas (talvez por serem demasiado óbvias 😅 .

Anyway, vou-me apresentar, chamo-me Frederico e sou recém formado em Bioengenharia, portanto tenho tanto bases de química como de biologia, o que me aumenta o fascínio pela aquariofilia. Há umas semanas, comecei a fazer um projeto pessoal sobre fitoplâncton, mais concretamente sobre Chlorella, Spirulina, Scenedesmus, Nannochloropsis, etc. e grande parte do material que estou a usar é material de aquário (testes de pH e de salinidade, compressores de ar, mangueiras, etc) e isso começou-me a suscitar o bichinho. Há coisa de uma semana e meia comecei a expandir para o zooplâncton (rotíferos, artémias, dáfnias, etc.) e acho que foi aí que comecei a ficar mesmo com vontade de ter um aquário no quarto ahah. Sempre gostei de Biologia Marinha (embora não seja o foco do meu curso), mas nunca ao ponto de ter o meu próprio aquário (quer dizer, já tive aquários quando era mais novo, mas isso fica mais para a frente) e por causa deste projeto, gostava de me iniciar e queria obter ajuda de quem, com toda a certeza, saberá melhor que eu.

 

Tal como disse, eu já tive aquários quando era mais novo (10-12 anos) e na altura fazia o que o meu pai dizia (agora vejo que ele percebia tanto quanto eu). Segundo o que ele dizia, era só ir à loja comprar um aquário e um peixe, chegar a casa, encher o aquário com água e deitar para lá o peixe. Agora, após ler vários posts do Fórum, percebo que fizemos tudo mal! Nunca fizemos ciclo do Azoto, nem TPA's (colocávamos os peixes numa taça à parte, lavávamos o aquário e as pedras (rip bactérias que entretanto surgiram) e colocávamos os peixes com água nova da torneira (agora imagino o choque que os peixes devem ter levado, não só pelos parâmetros da água que se calhar até estavam estáveis, como pelos índices de cloro que devem ter levado)). Desta vez, quero fazer as coisas como deve de ser e ter um aquário lindo, do qual me orgulhe (e já agora que me ajude a colocar o meu curso em prática)! Fiquei encantado com o A. ocellaris e queria muito ter um daqueles aquários grandes, cheios de corais, anémonas, vários peixes, etc., mas antes é melhor começar por um mais pequeno e de água doce.

 

Pelo que vi aqui no Fórum, o aquário deve ser o maior que o nosso orçamento nos permitir. No entanto, o meu problema nem é bem o orçamento, é mais o espaço para o colocar. Tinha pensado em colocá-lo num móvel do meu quarto, visto que é algo meu e assim eu também teria melhor controlo. Andei à procura e encontrei um aquário no Continente com 27 cm que cabe perfeitamente no meu móvel (e ainda tem uma folga para filtros, termostatos, etc.). O aquário é este: https://www.continente.pt/produto/aquario-microkit-aquapor-27-cm-anivite-2139912.html?cgid=animais-outros-animais-peixes (Já li algures que aquele filtro não serve para nada). Pelos meus cálculos, deve ter uns 10 L (8-9 L uteis, descontando já as pedras e alguma decoração que entretanto coloque) o que, segundo os mais experientes, é pequeno, mas não tenho muito espaço. Mais tarde, espero ter condições para ter um maior. Li que existe uma regra sobre 1 L por cada cm de peixe adulto, portanto estava a pensar em arranjar uns daqueles néons que não são muito grandes e, segundo o google, eles atingem um tamanho máximo de 2 cm, o que daria 4 peixes no aquário, sensivelmente (também porque são peixes que gostam de estar em cardume, portanto queria o máximo possível, mas sem os sufocar por pouco espaço). Será que devia manter-me pelos Neons, ou arranjar apenas 1-2 bettas/guppies para terem mais espaço? Ou devia desistir da ideia porque é um aquário muito pequeno?

 

Assumindo que iria arranjar os Neons (ou Bettas/guppies), queria saber qual seria o melhor sítio. Pessoalmente, eu tenho ideia que os peixes das lojas são criados em ambientes desumanos só para produzir e vender e tinha ideias de comprar a um criador no Olx (assumindo que tratará os peixes com toda a dignidade que eles merecem). Sugestões? Ou então, sugestões de lojas que saibam que tratam bem os peixes (sou da zona do Parque das Nações/Moscavide. Ouvi falar bem de uma loja chamada Corais de Vidro, em Moscavide, mas queria feedback daqui).

 

Já agora, gostava também de ter 1-2 camarões para ajudar na limpeza do aquário. Estava a pensar num blue dream ou num red cherry, para condizerem com os neons. Comos os Neons são pequenos, acho que não haverá problema dos Neons comerem os camarões. Nesse caso, os camarões tirarão um lugar aos Neons (isto é, em vez de 4 neons, teria de ter 3 neons e 1 camarão, por exemplo)? Ou os camarões não entram para a conta dos L por cm?

 

Depois, eu queria também ter plantas naturais. Essas plantas irão produzir O2 que acabará por se difundir na água. Nesse caso, preciso de uma bomba de ar para oxigenar o aquário, visto que as plantas oxigenarão a água? E ja agora, pedia recomendações de plantas? Li aqui sobre o musgo java, o que até me parece ser boa ideia porque acaba por dar um ar natural e não tira muito espaço do aquário. 

 

Como eu já tinha dito, estou a fazer "cultivo" de zooplâncton que é um excelente alimento para os alevinos, mas posso usar o zooplâncton para alimentar os peixes adultos?

 

Em relação aos equipamentos, as minhas dúvidas prendem-se no filtro e no termostato. Em relação ao filtro, eu li que o externo é o melhor, mas para um aquário pequeno, seria esse o melhor? Ou haverá um melhor para isso? Tendo um filtro, preciso de fazer TPA's ou, como as TPA's serve para repor os minerais na água, só é usado para aquários marinhos? E em relação ao termostato, basta definir a temperatura e o equipamento irá manter essa temperatura (suponho que tenha um controlador on-off embutido). 

 

Sobre os testes, com que frequência preciso de os realizar? Quais os principais? Se fizer o ciclo do azoto e mantiver o filtro limpo (também já li que deve ser lavado com a água de TPA), preciso de me preocupar muito com os níveis de amoníaco?

 

Por último, isto não é uma dúvida sobre o meu aquário em si, mas sobre aquariofilia no geral: Alguém me consegue explicar a funcionalidade de um skimmer e de um sump? Já tentei procurar e não percebo bem a funcionalidade deles. Se alguém me puder explicar, eu agradeço.

 

Agradeço desde já qualquer ajuda que me possam dar e peço já desculpa se houver alguma pergunta mais "parva". 🙂

Editado por fpasseiro
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem vindo Frederico,

Ainda bem que perguntaste antes de começar.

Uma dicas... se queres começar como deve de ser esquece esse kit. É lixo!

Por forma a teres algo que possas desfrutar convém comprares material com o mínimo de qualidade tendo em atenção que quanto menor for o sistema menos são as possibilidades para teres peixes. Esse que referias não dá para ter neons.

- Eu escolheria pelo menos um aquário que tenha 45cm de comprimento

- um termostato de 50w

- um filtro tipo mochila que ficam pendurados do lado de fora do aquário.

- um saco de substrato (9l).

- uma calha de iluminação.

Obviamente existe um investimento inicial, mas se não existir essa possibilidade, de comprar novo ou pelo menos usado, mais vale não estragar dinheiro.

 

Sump - é um "aquário" que em que se realiza a filtragem. muito usado nos salgados.

Skimmer em aquários de água doce é um aparelho que no fundo faz a limpeza da superfície, do filme biológico que se cria por haver pouca movimentação da água

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Vasco,

Muito obrigado pela ajuda!

 

Tal como disse, o meu problema nem é bem o investimento inicial (também é, mas nem que vá comprando o material aos poucos), mas sim a falta de espaço. Se dizes que aquele kit não presta (nem lhe chamaria bem kit, é um aquário e traz uma bomba ahah), então nem vale a pena pensar nisso. Se calhar vou tentar arranjar outro lugar onde possa colocar o aquário. Em cima de um movel (deve ter 1,50 de altura) será que ficava bem? Ou se calhar ficaria melhor em cima de um daqueles móveis pequenos do IKEA (https://www.ikea.com/pt/pt/p/kallax-estante-branco-20275814/?gclid=CjwKCAjwvNaYBhA3EiwACgndgvvXdl9hIT8S3Is22NNXfd9ojyuFo1jRkIotJ5DoN3n2ELJbOJChcRoCyyIQAvD_BwE)?

Já agora, um aquário de 45 cm com quantos L? 20?

Em relação ao material, muito obrigado pelas sugestões. O filtro de mochila seria o externo? ou aquele tipo cascata? Tive a ler e esse cascata faz muito barulho e queria evitar.

E será que ter esse aquário de 27 cm para ter apenas camarões e algumas algas seria uma boa ideia? Assim só para ter um pseudo-aquário com um pouco de fauna marinha?

 

Obrigado pela ajuda 😉

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Frederico 

Bem vindo ao Fórum.

Bem o Vasco Ferreira já disse quase tudo,eu também acho que ate podias ir para um aquário de 50cm,uma vez que ate colocas a hipótese de comprares um móvel para o mesmo,esse móvel que tu falas ate pode dar,desde que reforces o mesmo por dentro com L,para uma melhor segurança do aquário.

Sobre o filtro de mochila que tu dizes que faz muito barulho,faz se a distância ente a saída da água,e a queda da da água do aquário,ou seja se o espelho de água estiver muito baixo vai fazer barulho da água,agora se aproximares a água há saída do filtro deixa de fazer barulho.

Sim o filtro de mochila é esterno.

Sobre peixes vê aqui para tirares ideias, https://myaquarium.com.br/artigos/aquarios-de-agua-doce/10-peixes-ideais-para-colocar-em-um-aquario-pequeno/

Seria bom para ti que antes de comprares alguma coisa,vem aqui e pergunta se val a pena,escusas de gastar dinheiro com coisas que não te vão fazer falta.

Saudações  

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Álvaro, 

Obrigado pela ajuda e pelas dicas dos peixes.

 

Andei a ver e encontrei uns guppys muito giros (guppy moscow azul). Sendo assim, acho que vou deixar a ideia do aquário em stand-by até arranjar um aquário maior e, enquanto espero, vou lendo mais um pouco e vou aprendendo sobre o assunto. 🙂

Em relação aos camarões, posso ter uns quantos (3-4), assumindo que seria o aquário de 45-50 cm?

E sobre as plantas, quais seriam as melhores para iniciantes? E seria preciso fazer oxigenação? E a comida podia alimentá-los com o zooplâncton?

Obrigado!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Num aquário 45-50cm ate podes ter muitos camarões,tens os Red cherrys que são dos mais fáceis de manter,além de que eles procriam muito, a sim como os Guppys que falas a ter filhos são como coelhos.

Sobre as plantas tens muitas por onde escolheres desde que seijam de baixa manutenção ,aqui vais ver as que tiverem a folha verde há frente é de baixa manutenção, https://tropica.com/da/planter/ .

Sobre a comida penso que sim,mas não só terias que dar comer para peixes ou camarões.

Saudações 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Comecei a ver aquários em segunda mão (porque é mais barato xD) e encontrei um de 50 L (50x25x40). Seria um bom aquário para começar? Nesse caso, quantos peixes poderia pôr? Pela regra de "1 cm de peixe por L", se eu colocasse peixes pequenos (2 cm), poderia pôr 25 peixes, o que me parece demasiado. Se calhar metia uns 10-15?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Frederico,

Bem vindo!

Já algumas pessoas te responderam por aqui e eu venho mais te dar um feedback de uma pessoa que começou à pouco tempo na aquariofilia:

- O tamanho do aquário é importante mas claro que também tem de ser definido de acordo com o espaço que tens. Se consideras comprar um móvel do IKEA como o mostraste podes perfeitamente aumentar o tamanho do aquário. Esses móveis do IKEA podem levar um aquário em cima, mas como já te disseram tem de levar ligerias "alterações", nomeadamente um "L" na estrutura para esta ficar reforçada e um tampo de madeira maciça na zona onde aquário vai ficar (os moveis do IKEA são quase cartão, e misturar água e cartão pode não dar bom resultado). Outra questão em relação ao tamanho do aquário é a facilidade de manter os parâmetros num aquário maior. Para te dar um exemplo, eu tenho um aquário com cerca de 33 L e a minha irmã tem um aquário de 80 L e agora no Verão eu tive bastantes mais dificuldades em manter a água do aquário a uma temperatura estável do que ela e isto acontece para todos os parâmetros do mesmo. 

- Depois a nível de Kit eu quando comprei o meu aquário, comprei um kit...se fosse hoje, acho que não o fazia porque acabei logo por substituir o filtro do Kit e muito pouco tempo depois a Luz do Kit. E por isso eu compraria tudo à parte, sendo que se for um aquário mais pequeno podes perfeitamente usar um filtro de cascata (também chamado filtro de mochila) se for um aquário maior terás sempre de usar um filtro externo (o filtro é o componente mais importante do aquário, na minha opinião). Atenção que a capacidade de filtragem do filtro que escolheres deve ser 7x a 10x maior que a capacidade do aquário e foge sempre de filtros internos.

- O termoestato consegues facilmente arranjar em lojas tipo Mega China ou assim a um preço bastante mais em conta. E sim, tem um sistema on-off embutido mas não funciona tão bem quanto eu julgava. Isto para dizer que tens de ir ajustando até estar estável à temperatura que queres a água.

- Em relação a plantas: eu tenho um aquário "low tech" (ou seja, que não tem adição de CO2 e também não faço fertilização) e consigo ter facilmente plantas como anúbias, bucephalandra (plantas de rizoma que crescem agarradas a troncos e rochas), Limnophila sessiflora e Eleocharis (planta que já cresce em substrato fértil). Mas vê o link que o @Alvaro Silva te deu e vais ficar mais esclarecido. O musgo é uma boa opção mas lembra-te que uma vez musgo no aquário, para sempre musgo no aquário.

- TPAs vais sempre ter de fazer, independentemente de teres ou não filtro. No meu aquário costumo fazer semanalmente mas nas minhas férias aguentou-se bem 15 dias sem TPA. Normalmente a manutenção do aquário incluí: Podar plantas, limpar algas, sifonar o fundo do aquário, TPA, limpar o filtro, etc etc.

- Em relação ao Zooplacton poderás alimentar os teus peixes com isso, mas acho que tens também de suplementar com razão...mas eu percebo pouco disso.

- A nível de testes, eu só usei no início quando estava a fazer o ciclo de azoto. Hoje em dia sou mais apologista do estado geral do aquário quando olho para ele...mas sempre que acontece algumas coisa, tipo 1 peixe doente ou assim, faço testes à água. Se tiveres capacidade económica para adquirires um bom kit de testes ótimo, senão o que fiz foi comprar o teste de amónia em conta gotas e todos os outros são de tiras. Os níveis de amónia, assumindo que o teu aquário está bem ciclado não serão uma preocupação se não tiveres mais peixes do que devias e se não alimentares demais os peixes.

- Podes ter camarões à vontade (comecei com 5 neocaridinas vermelhas e neste momento tenho incontáveis). Em relação aos peixes ir adicionado aos poucos e ir tentanto perceber como se comporta o aquário...Tem atenção que Guppies se tiveres machos e fémeas eles procriam que é uma coisa doida e vais ter sempre de arranjar uma solução para os alevinos que vão nascendo.

Acho que no geral já tens praticamente todas as tuas dúvidas respondidas 🙂

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Sofia,

Muito obrigado pelas dicas! Se calhar vou deixar o projeto do aquário em stand-by enquanto não compro o novo móvel. Entretanto, ja estive a ver aquário e encontrei uns de 50 L com 60 cm, o que me parece ser bastante bom e a um preço bastante razoável.

Já agora, queria uma sugestão para os peixes: Tinha pensado no tetra neon ou talvez guppys (por serem comuns e dos mais fáceis para começar). No entanto, vi que eles não são compatíveis por causa da temperatura e pH e pensei então no tetra cardinal e guppys (acho que esses já são compatíveis), ou será melhor manter-me apenas pelos guppys e escolho guppys de várias cores?

 

Obrigado mais uma vez

Editado por fpasseiro
  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem vindo ao fórum. Já te responderam a quase tudo o que perguntaste, mas gostava de te deixar uma dica... não subestimes o material que podes encontrar a muito bom preço nas Lojas Chinesas. Tenho um aquário lá comprado, de muita qualidade, que me ficou por menos de 20€. Tem uns 25 litros... aconselhava-te uma coisinha maior (o meu serve só como aquário de transição)... mas dá lá um salto e avalia bem antes de comprar. Este que eu tenho tem mesmo muita qualidade... não é daqueles mais comuns que se costumam encontrar com os cantos arredondados. Mas também frequentei muitas Lojas Chinesas antes de o encontrar. Eheh. Quanto ao resto do equipamento, também o encontras por lá, mas é equipamento simples, que não serve para ter um aquário muito avançado. Mas se a ideia é começar pelo mais básico... eu tive esse tal aquário montado durante 4 ou 5 meses com peixes e camarões lá dentro e não gastei mais de 50€ em tudo o que comprei.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.