!Preciso de ajuda! Níveis No2 e No3 bastante elevado- urgente


Recommended Posts

Boa tarde a todos!

Peço desculpa começar logo assim mas já estou mesmo desesperada. 

Comecei a aventura de ter um pequeno aquário. Sem ler muito sobre o assunto, erro meu. Há muitos anos os meus pais tinham aquário mas não tinham grandes cuidados com ele mas a coisa até corria bem.

Então decidi começar por uma coisa pequena, 15l. Fui à loja e perguntei o que era necessário para começar sendo que o aquário já tinha. Comprei o filtro, o termostato e o condicionador (acho que se chama assim). Disseram para preparar o aquário e deixar ligado durante 24h. Assim fiz até deixei quase 48h. E voltei lá para comprar os peixinhos. 

Tudo estava a correr mais ou menos até que morreu um peixinho e pensei calma. Secalhar é melhor fazer um teste e ver os níveis (coisa que só disseram para fazer se utilizasse água da torneira mas usei água de garrafão pH 7) e vi que os níveis de No2 e No3 estão elevadíssimos. Já comprei o produto que aconselharam na loja ( sera toxivec) e nada.

Depois pesquisei ( coisa que devia ter feito antes de tudo) e fiz a mudança de 30% de água e descobri o Sera nitrit-minus e já coloquei a dosagem que aconselham ( até 5x superior) mas nada. 

Não sei o que fazer mais, os valores não baixam e já vou tendo algumas baixas 😭

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu acho que a primeira medida a fazer é aprender o que é necessário para manter um ecossistema saudável!

Segundo, evitar ir a essa loja pois não lhe estão a dar as informações correctas!

Pesquise aqui pelo ciclo de azoto! Perceba que um bom ecossistema necessita de uma boa filtragem biológica.

Depois 15L não servem para "peixes"! Serve para uns camarões oununs caracóis no máximo! Vá, um betta!

Mas antes de ir comprar mais produtos para tratar de isto ou aquilo, aprenda porque é que isso está a acontecer e como evitar! 

Por agora evite comprar mais peixes! E evite alimentar em excesso os peixes!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais




Boa tarde a todos!
Peço desculpa começar logo assim mas já estou mesmo desesperada. 
Comecei a aventura de ter um pequeno aquário. Sem ler muito sobre o assunto, erro meu. Há muitos anos os meus pais tinham aquário mas não tinham grandes cuidados com ele mas a coisa até corria bem.
Então decidi começar por uma coisa pequena, 15l. Fui à loja e perguntei o que era necessário para começar sendo que o aquário já tinha. Comprei o filtro, o termostato e o condicionador (acho que se chama assim). Disseram para preparar o aquário e deixar ligado durante 24h. Assim fiz até deixei quase 48h. E voltei lá para comprar os peixinhos. 
Tudo estava a correr mais ou menos até que morreu um peixinho e pensei calma. Secalhar é melhor fazer um teste e ver os níveis (coisa que só disseram para fazer se utilizasse água da torneira mas usei água de garrafão pH 7) e vi que os níveis de No2 e No3 estão elevadíssimos. Já comprei o produto que aconselharam na loja ( sera toxivec) e nada.
Depois pesquisei ( coisa que devia ter feito antes de tudo) e fiz a mudança de 30% de água e descobri o Sera nitrit-minus e já coloquei a dosagem que aconselham ( até 5x superior) mas nada. 
Não sei o que fazer mais, os valores não baixam e já vou tendo algumas baixas


Boa noite.
Ok, não começou da melhor forma... E, praticamente tudo o que for dito, envolve troca ou aquisição de material, tendo em conta o que relatou. Vamos lá começar:
1 - Quanto mais pequeno for o aquário, mais difícil será mantê-lo, ou seja, qualquer alteração que faça dentro do mesmo, vai ser brusca (pH, temperatura, dureza da água...etc).

2 - Deveria ter lido sobre um dos aspetos mais importantes na aquariofilia que é o Ciclo do Azoto, que com as condições ideais, é completado ao fim de cerca de 30 dias, só depois disso é que pode colocar peixes dentro do aquário.

3 - A aquisição do filtro interno, normalmente não é aconselhável, porque vai necessitar de alojar uma bactérias ( nitrificantes) dentro do filtro, com umas cerâmicas próprias, mas, dada a litragem do aquário, o filtro até vai servir.

4 - Vai ter de descrever melhor o seu aquário para a podermos ajudar melhor ( se tem plantas naturais, tipo de luz, tipo de areão e que filtro tem).

Soluções:
Ir fazendo TPA's ( trocas parciais de água);
Comprar uma porção de cerâmicas para colocar dentro do filtro para as bactérias se alojarem;
Adquir plantas naturais de fácil manutenção para ajudar a absorver esse nutriente;
Mudar de loja...

Espero ter ajudado...



Enviado do meu M2012K11AG através do Tapatalk


Link to comment
Partilhar nas redes sociais



Muito obrigada pela ajuda!
As tpa's faço com que regularidade?
O filtro que tenho tem carvão. Ajuda?


O carvão serve para ajudar a retirar medicação da água... Que depois de saturado, expele a sujidade... Não é bem por estas palavras, mas é mais ou menos isto...
A frequência das TPA, 20% de 3 em 3 dias... Aqui não há uma regra certa... A única regra é tentar não matar o peixe. Já agora que peixe é?

Enviado do meu M2012K11AG através do Tapatalk

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

melhor ajuda...não podias ter tido.

Vai passando por aqui  a deixar novidades e umas fotos também são bem vindas para mais facilmente te pormos continuar a ajudar.

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.