Shadows and light


Bruno R. Carvalho

Recommended Posts

 

Ora hoje saíram os resultados do IAPLC por isso é hora de partilhar algo que tenho andado a trabalhar.

 

c5410b4bdf2c2c2720125218ef74cdae.jpg

IAPLC 2022 ranking 265

 

Aquário : scalare 60x30x30 vidro normal

Filtro : fluval 307

Iluminação: twinstar versão III série EC

Hardscape: seiryu Stone, ent Wood

 

Substrato: Aquagrow + areia de filtro de piscina

 

Plantas:

 

Anubias petite

Bucephalandra wavy green

Bucephalandra red

Marsilea crenata

Criptocoryne parva

Rotala orange juice

Rotala yao yai

Rotala h'ra ( a adicionar)

Rotala green ( a adicionar)

Hemianthus cuba (a adicionar)

Monte Carlo (a adicionar)

Riccardia chamedryfolia (a adicionar)

 

Ora bem comecemos por explicar o óbvio, este aquário não é o mesmo do projecto do ano passado, é um 60x30x30 da scalare ( não é extraclaro com muita pena minha), inicialmente era para ser apenas algo experimental, para correr paralelo ao layout deste ano.

 

O hardscape foi montado em fevereiro no decorrer de uma tarde. Eu sempre fui um apaixonado pelas montanhas e os iwagumi,

 

698a1d9af5bef3987bcf9faa7c2eebf0.jpg

Rank 150 ISTA 2019

 

Depois desse layout senti que era altura de tentar outro tipo de projecto e aventurar-me nas florestas, eu tinha pouca ou nenhuma experiência com o uso de madeiras nos meus aquários e sentia necessidade de experimentar algo diferente.

 

e4827c18cd4c03fb105069b0c5187815.jpg

Primeira floresta que montei

 

O aquário deste ano também era uma floresta e senti que preciso de tentar algo diferente, mas não queria voltar completamente aos iwagumi's queria algo mais no estilo mais recente onde se usa madeiras de grandes dimensões e rochas.

 

Usei a mesma Ent wood que sei nessa primeira floresta da foto, a ideia era misturar as madeiras e as pedras de tal maneira que formassem uma única estrutura que tivesse um impacto significante dentro do aquário. As rochas usadas foram seiryu Stone, as mesmas que tenho usado em tantos outros projectos, isto no aquascaping para mim, no reciclar é que está o ganho, sempre que eu posso rentabilizar o que já tenho para reduzir o custo da montagem, esse é o caminho a seguir. A desvantagem é que se notam algumas marcas de colagens passadas, mas isso vai tudo desaparecer debaixo das plantas, por isso não me preocupa minimamente.

 

Falando em colagens, ora outra razão para tentar algo diferente desta vez foi também porque queria fugir um pouco a estafa de colar troncos, galhos e outros afins para dar mais detalhes, algo que tem sido comum nas minhas montagens mais recentes, aqui tive que fazer algumas colagens, mas em comparação foi algo muito superficial.

 

Ao final de uma tarde acabei com isto:

 

 

af64c818615fd6a4d7e7658662831be7.jpg

 

E logo ali decidi que tinha aqui algo com potencial, ou pelo menos algo do qual gostava bastante por isso, o layout deixou de ser algo experimental, para passar a ser algo mais sério quem sabe para concurso.

Senão para o IAPLC, pois para isso já tinha a floresta, para outros.

 

 

Dark start method

 

Fui adiando a montagem, pois o meu foco estava totalmente em preparar o Bornéo para foto final, algo que aconteceu no final de maio.

 

Para este projecto decidi experimentar o dark start, este método significa simplesmente que se enche o aquário com água com apenas o hardscape e se deixa o mesmo sem plantas e luz durante o ciclo do azoto

O objectivo disto é evitar aqueles problemas e trabalheira mais comum nas semanas iniciais do aquário, já que não havia pressa porque não, o aquário foi enchido no final de julho, e ficou em dark start até há coisa de uma semana.

 

02e2040f5b3b97d947a499ade0c4548e.jpg

 

É necessário tanto tempo?

 

Não. Mas precisei da calha Twinstar 600E deste aquário para o Bornéo, visto que uma calha não estava a chegar e depois levou algum tempo até me convencer a comprar uma nova. Escolhi uma twinstar 600EC versão 3

Até agora apesar de toda a promoção que as novas são melhores, eu gosto mais das cores da original, pode ser só nostalgia e eu mude de ideias, mas de momento não vejo razões a quem tem uma versão 1 funcional, para trocar para uma versão 3.

Se alguém tiver outra opinião gostava de saber.

 

Filtro

 

O filtro escolhido é um fluval 307 que a Maria adquiriu em segunda mão, ela ia vender de novo mas eu disse logo que ficava para mim, até agora a opinião é que comparado ao fluval 305 que cá tenho, o 307 é muito superior, talvez até demais para um aquário de 60x30x30, ao passo que o 305 tinha uma flow mais suave, este a corrente é mesmo forte.

Em termos de construção acho que é superior ao 305, não posso falar pelo 306, pois nunca tive nenhum, mas a válvula aquastop mais uma vez deixa muito a desejar, parece-me frágil demais para um componente tão crítico do filtro, especialmente para quem não gosta de inundações.

Também comparado ao 305 acho que o filtro tem tendência a ser mais difícil arrancar após TPA, fica cheio de ar e custa a arrancar.

Mas prontos este é o filtro que vou usar, ainda tem os tubo originais, mas a seu tempo coloco Lilly pipes e mangueiras novas.

 

CO2

 

O CO2 desde aquário é pressurizado, o redutor é um CO2 art já velhinho mas que ainda dá para as curvas, o difusor é de metal,já o tenho á bastantes anos, na altura foi prenda da mulher (Ex - agora, pssst, não digam a Susana, gosto do difusor e se ela sabe quem mo deu ainda acaba no lixo )

Embora fosse pechincha do Ali express o raio do difusor dá melhores resultados que muitos dos mais caros que tenho.

A garrafa é um dos muitos extintores que tenho aqui por casa, em Londres tenho um amigo com uma companhia de extintores, e ele dava-me extintores que recebia fora do prazo. Lá fora sai mais barato um novo que mandar vazar, testar e reencher.

Então ele dava-me os extintores eu vazava nos meus aquários e devolvia a ele para reciclagem vazios, assim ele não tinha o trabalho e custo de os mandar vazar.

Cada vez que ia a casa dele trazia aos 5 de cada vez.

Quando voltei a Portugal trouxe vários e desde então uso, só tenho que mandar reencher quando acaba numa loja de extintores aqui da zona e ocasionalmente eles fazem os testes de segurança.

 

(Pssst... Conto que não dizem á Susana do difusor CO2, é que vai na vai ela em vez de o mandar fora, da-me mas é com os extintores na tola)

 

Ora que mais me falta falar sobre este aquário, o substrato é Aquagrow, não foi propriamente escolha, deram-me, a embalagem veio estragada e já não podia ser vendido, então o vendedor deu-me para eu experimentar a marca, não sei se é bom, vamos ver.

 

Gosto bastante do hardscape, muito diferente do que tenho feito, de momento o aquário está semi plantado desde segunda feira passada, tem plantas que retirei do Bornéo e mais umas rotala que mandei vir da ecoarium, mas ainda falta uma série de plantas da tropica que mandei vir, a ver se chegam esta semana.

Se este vai ser o meu aquário para o IAPLC para o ano? Não sei, de momento não tenho mais nada pronto a montar, por isso é possível, no entanto vou começar a planear algo no aquário do Bornéo, que tem umas dimensões mais interessantes para concurso.

Este possivelmente será o último layout deste aquário pois já está a caminho um 90x45x45 e eu não quero ter mais que 2 aquários montados em casa.

 

Faço excepção para o aquário do desafio de aquascaping do fórum Tozé Nunes, podes estar descansado.

Mas fora disso mais que dois é muito trabalho e dividir os recursos demais para conseguir algo decente em qualquer um deles.

Por isso o aquário de 90 possivelmente será para montar no ano que vem para os projectos de 2024, não garanto, precisa de móvel, calhas, ou seja precisa de investimento que leva tempo.

Até lá tenho este projecto, que espero que gostem,não estou em casa e não tenho fotos de como está agora semi-plantado depois coloco.

 

Aceito opiniões e críticas, é para isso que aqui estamos.

E agora vamos a ver se aquele dark start realmente vale a pena e não venho para aqui dizer daqui a duas semanas que tenho algas até as orelhas em casa, caso contrário abandono o aquascaping e vou dedicar-me a montar uma empresa de sopas e saladas de algas, anda muito na moda as verduras nos dias de hoje, quem sabe pega, já há quem coma gelados pela testa, porque não algas

 

 

 

 

Enviado do meu M2006C3LG através do Tapatalk

 

 

 

  • Gosto 3

Aquadesign blog

Aquadesign by aquamaniac youtube

you can stop me...but you can't stop us all

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Fica aqui foto do aquário como está agora. A maioria das plantas ainda não chegou por isso isto é só o começo.

d02d05be38b718baf35b58a09aea4d3e.jpg

Enviado do meu M2006C3LG através do Tapatalk

Aquadesign blog

Aquadesign by aquamaniac youtube

you can stop me...but you can't stop us all

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Hardscape prometedor! Pela foto parece-me que vais precisar de uma segunda calha para o plano frontal.

há 22 horas, Bruno R. Carvalho disse:

Para este projecto decidi experimentar o dark start, este método significa simplesmente que se enche o aquário com água com apenas o hardscape e se deixa o mesmo sem plantas e luz durante o ciclo do azoto

O objectivo disto é evitar aqueles problemas e trabalheira mais comum nas semanas iniciais do aquário, já que não havia pressa porque não, o aquário foi enchido no final de julho, e ficou em dark start até há coisa de uma semana.

Sem luz significa um blackout completo, tapando o aquário com panos para impedir qualquer luz ambiente de entrar?

Quanto tempo é necessário para fazer o ciclo neste método?

há 23 horas, Bruno R. Carvalho disse:

Faço excepção para o aquário do desafio de aquascaping do fórum Tozé Nunes, podes estar descansado.

Acho muito bem! Senão eu digo à Susana que o ...😉

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Hardscape prometedor! Pela foto parece-me que vais precisar de uma segunda calha para o plano frontal.
Acho muito bem! Senão eu digo à Susana que o ...
Obrigado. Em relação ao hardscape sim, estou contente com ele, nem acredito que montei isto numa tarde, o layout que enviei este ano a concurso levou uns 2 meses para montar o hardscape.
Mas não é nada de revolucionário, só no concurso deste ano haviam lá bastantes semelhantes e quase todos mais impressionantes, não quer dizer que este não venha a ser impressionante, tudo depende das minhas capacidades e dedicação.

Em relação ao dark start, não é blackout, não é preciso cobrir o aquario, sem plantas e sem luz, tudo o que o dark start faz é evitar aquelas primeiras semanas de TPA's quase diárias e reduz a chance de algas.
Pois não tem luz, CO2 e não têm plantas a meltar devido a quantidade de amonia na água.
O tempo que dura é até o aquário estar ciclado, algo que pode ser confirmado com testes, mas eu deixei andar 2 meses, durante esse tempo, o aquário teve algumas diatomáceas que fizeram as rochas ficar castanhas e as bactérias na madeira. Mas vieram e foram embora por elas próprias sem eu me chatear e sem TPA's. Agora que tenho o aquário montado, espero não ter aquele melt das plantas e com sorte também evitar o boom de algas, essa é a teoria. Vamos ver se resulta na prática.

Em relação a calha não tinha pensado nisso, o aquário tem só 30 cm de profundidade e contei que não precisasse, mas se for o caso transfiro a 600E original do Bornéo para aqui, visto que esse agora vai ser desmanchado, e compro outra mais tarde. Ou experimento a 600S do Bornéo, meto a 600S neste visto que é uma calha com melhor spread de luz por ser mais larga, e meto as duas 600E no aquário do Bornéo.
Não há já necessidade de ir comprar outra calha, mas possivelmente tens razão.

Enviado do meu M2006C3LG através do Tapatalk

Aquadesign blog

Aquadesign by aquamaniac youtube

you can stop me...but you can't stop us all

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Que bela surpresa, Bruno. Voltaste em força. E com a lição dos concursos muito bem estudada. Vou acompanhar. Grande abraço.

Já agora... se me puderes dar umas dicas com o meu... estou a lutar contra umas algas que não me dão descanso, e disposto a tentar tudo e mais alguma coisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Que bela surpresa, Bruno. Voltaste em força. E com a lição dos concursos muito bem estudada. Vou acompanhar. Grande abraço.
Já agora... se me puderes dar umas dicas com o meu... estou a lutar contra umas algas que não me dão descanso, e disposto a tentar tudo e mais alguma coisa.
Obrigado. Eu tentei ler o post mas já é tarde, meti lá um post com a informação que consegui apanhar que não foi muita, depois eu leio melhor e se for preciso corrigir algo.
Mas não desanimes eu entre 2011 e 2017 só criava sopas de algas, foi difícil, e a ser sincero ainda hoje tenho algas, só não entro em pânico quando as vejo, calmamente faço o que tenho a fazer para resolver o problema.

Enviado do meu M2006C3LG através do Tapatalk

Aquadesign blog

Aquadesign by aquamaniac youtube

you can stop me...but you can't stop us all

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

8 hours ago, Bruno R. Carvalho said:

Obrigado. Eu tentei ler o post mas já é tarde, meti lá um post com a informação que consegui apanhar que não foi muita, depois eu leio melhor e se for preciso corrigir algo.
Mas não desanimes eu entre 2011 e 2017 só criava sopas de algas, foi difícil, e a ser sincero ainda hoje tenho algas, só não entro em pânico quando as vejo, calmamente faço o que tenho a fazer para resolver o problema.

Obrigado pela força. Bruno. Eu sei que algas vou ter sempre, mas com esta quantidade torna-se um bocadinho absurdo manter um tanque 🙂. Grande abraço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Como te compreendo, foram anos e anos de frustrações no meu caso, não desanimes, mas olha tens o caso da Vera Santos que hoje é uma aquascaper top100a nível mundial, muito melhor que eu e ela apenas começou a montar aquários plantados há coisa de uns anos, mais que isso os aquários dela estão sempre saudáveis e sem algas, claro que sei que isso se deve a muita dedicação e trabalho, porque referi a Vera, a viagem não é igual para todos, uns tem mais dificuldade que outros a apanhar o jeito a coisa.
Eu fui dos mais difíceis, não quer dizer que seja o teu caso, aproveita cada layout que montares agora inicialmente para aprenderes o máximo que puderes daqui a pouco tempo com trabalho e dedicação esses problemas deixam de ser problemas, vais ter algas claro, mas depois já sabes o que fazer para controlar a coisa.
Eu logo leio melhor o tópico e vejo que mais posso dizer que possa ajudar.

Enviado do meu M2006C3LG através do Tapatalk

Aquadesign blog

Aquadesign by aquamaniac youtube

you can stop me...but you can't stop us all

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

20 minutes ago, Bruno R. Carvalho said:

Como te compreendo, foram anos e anos de frustrações no meu caso, não desanimes, mas olha tens o caso da Vera Santos que hoje é uma aquascaper top100a nível mundial, muito melhor que eu e ela apenas começou a montar aquários plantados há coisa de uns anos, mais que isso os aquários dela estão sempre saudáveis e sem algas, claro que sei que isso se deve a muita dedicação e trabalho, porque referi a Vera, a viagem não é igual para todos, uns tem mais dificuldade que outros a apanhar o jeito a coisa.
Eu fui dos mais difíceis, não quer dizer que seja o teu caso, aproveita cada layout que montares agora inicialmente para aprenderes o máximo que puderes daqui a pouco tempo com trabalho e dedicação esses problemas deixam de ser problemas, vais ter algas claro, mas depois já sabes o que fazer para controlar a coisa.
Eu logo leio melhor o tópico e vejo que mais posso dizer que possa ajudar.

Mais uma vez agradeço, Bruno. Principalmente pela motivação. Já ajudaste muito!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

Hoje chegaram algumas das plantas, por isso Que vai uma foto do aquário já plantado. Ainda falta duas plantas, mas já dá uma ideia de como é para ficar.

Plantas adicionadas

Monte Carlo
Cuba
Rotala h'ra
Rotala green

Plantas que já lá estavam

Marsilea crenata
Criptocoryne parva
Anubias mini
Buce red
Buce wavy green
Rotala orange juice
Rotala yao yai

Plantas em falta

Riccardia
Eleocharis mini

Aqui fica a foto, tirada logo após a plantação com o telemóvel

636b18e426d7ec8a9c407a7bc81b5af0.jpg

Além disso adicionei a segunda calha que o Tozé sugeriu. De momento tenho as duas a trabalhar 6 horas.

Uma está a 50% com um pico de 2 horas a 60%, a outra a 60% com pico de 2 horas a 70%, nesta fase inicial em que as plantas se estão a adaptar fica assim.

Espero que gostem e dêem as vossas opiniões.

Enviado do meu M2006C3LG através do Tapatalk

Aquadesign blog

Aquadesign by aquamaniac youtube

you can stop me...but you can't stop us all

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O bichinho voltou mesmo para ficar. Eheh. Está excelente, e nota-se que, apesar de tudo ter sido feito em muito pouco tempo, existe aqui muito planeamento envolvido (principalmente ao nível das plantas utilizadas). A maneira como conseguiste tão "facilmente" compor o quadro inicial, também demonstra muito saber. Parabéns!

Essa Riccardia é muito difícil de arranjar cá em Portugal. Já tentei várias vezes e nunca consegui comprar. Mas é o meu musgo preferido. Tiveste que comprar uma nova calha, ou usaste a do aquário do IAPLC? Já vais aqui com um investimento bem jeitoso... mesmo para um aquário de "pequenas" dimensões. 

Em relação ao Hardscape não tenho mesmo nada a apontar. Acho que conseguiste uma montagem muito equilibrada, e cheia de pormenores que nos prendem à composição. Espero mais fotografias com o avançar da plantação. Continuação de bom trabalho!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O bichinho voltou mesmo para ficar. Eheh. Está excelente, e nota-se que, apesar de tudo ter sido feito em muito pouco tempo, existe aqui muito planeamento envolvido (principalmente ao nível das plantas utilizadas). A maneira como conseguiste tão "facilmente" compor o quadro inicial, também demonstra muito saber. Parabéns!
Essa Riccardia é muito difícil de arranjar cá em Portugal. Já tentei várias vezes e nunca consegui comprar. Mas é o meu musgo preferido. Tiveste que comprar uma nova calha, ou usaste a do aquário do IAPLC? Já vais aqui com um investimento bem jeitoso... mesmo para um aquário de "pequenas" dimensões. 
Em relação ao Hardscape não tenho mesmo nada a apontar. Acho que conseguiste uma montagem muito equilibrada, e cheia de pormenores que nos prendem à composição. Espero mais fotografias com o avançar da plantação. Continuação de bom trabalho!
Well o hardscape foi efectivamente montado em uma tarde, mas foi montado em fevereiro. Por isso tive bastante tempo para planear as plantação, mas mesmo assim acho que quase desde o início a minha ideia para ele era esta.

A calha extra veio do outro layout que está praticamente todo desmontado,vou testar a sugestão do Tozé, e sim depois vou ter que comprar uma calha para outro, espero fazer mais uma montagem nele também antes de começar a pensar no aquário de 90 cm que está a chegar.

Actualmente tenho

60x45x30 da ILA ( aquário do IAPLC) - vou começar montagem assim que possível

60x30x30 da scalare - é este aquário, esta vai ser a última montagem nele.

É o mesmo aquário desta montagem de 2019.
d2a898dc92676b0626735e084522f435.jpg

Tenho a chegar o 90x45x45 cm que a Maria comprou para mim as escondidas.
Esse vai levar pelo menos um ano até começar a pensar nele.
Vai levar bastante tempo a conseguir tudo o que vai ser preciso, não é um investimento pequeno e se não for para fazer como deve ser prefiro esperar.

Tenho mais aquários na garagem que tenho que ver se vendo, sei que tenho lá um TMC 60x45x45 e dois aquários do desafio do fórum 45x30x30, um deles vai voltar a ser usado no próximo desafio, mais uma razão não apressar mais montagens, pois quero dar a minha atenção a esta montagem e ao aquário do desafio que vai ser montado em outubro, mais que isso depois torna-se difícil gerir.
Temos guardado também um aquário de 150, que vamos despachar, foi a Maria que comprou para ela e depois acabou por nunca usar.

Noutros tempos eu montava aquário atrás de aquário, cheguei a ter 5 em casa, era muito, o dinheiro ficava tão esticado que as montagens nunca chegavam ao seu melhor, o tempo para os manter era quase um fim de semana inteiro.
Hoje não tou para isso, trouxe-me vários problemas a nível pessoal, por isso hoje sou mais cuidadoso e muito mais organizado em relação ao tempo que dedico ao hobby, daí está montagem só ter sido plantada agora, apesar do hardscape estar feito desde fevereiro. Com toda a minha atenção voltada para o aquário do IAPLC este teria sido prejudicado, depois veio férias e o verão, na minha profissão no verão trabalha-se muitas horas, preferi não meter o stress extra do aquário encima de mim, aliás o aquario do IAPLC teve um fim inglório, a sair de casa às 7.00. As vezes a voltar já as 23.00, esse aquário acabou por ser desmontado pois já não recebia manutenção desde junho.

Aprendi lá fora Less is more, e hoje em dia aplico isso nas minhas montagens, continuo a querer montar layouts, mas levo o meu tempo com cada um.
Montei um o ano passado, e até agora um este ano. O do desafio será a excepção.

Em relação a esta montagem o investimento não é assim tão grande.

Senão vejamos:

Aquário ( já tenho há anos)
Móvel ( já tenho a anos)
Hardscape ( rochas e madeiras que já tinha de outras montagens)
Substrato ( oferta da loja)
Filtro ( já tinha)
Twinstar 600E ( veio do outro aquário)
Sistema CO2 CO2 art ( já tinha)

Plantas que já tinha
Buce red
Buce wavy green
Marsilea crenata
Criptocoryne parva
Anubias petite

Investimento

Twinstar 600 EC serie 3

Plantas
Rotala h'ra ( 1 pote)
rotala Orange juice (1 pote)
Rotala yao yai (1 pote)
Rotala green ( 1 pote)
Eleocharis mini ( 1 pote) ainda não chegou
Riccardia ( 2 redes) ainda não chegou
Monte Carlo ( 4 potes)
Cuba ( 2 potes)

Ou seja o gasto até agora foi plantas e a calha, se tivesse que adquirir tudo, então sim era um investimento muito alto mesmo para um aquário pequeno.
Aliás eu defendo que as vezes mais vale um aquário pequeno do que maior, o valor de uma montagem deste nível, ( não me estou a gabar), mas o valor necessário para se montar algo com esta quantidade de material e detalhe num aquário maior torna-se quase proibitivo, o que significa que se começa a ter que fazer cortes aqui e ali e com isso a qualidade do trabalho sofre.

Com a chegada de um aquário de 90cm provavelmente vou reduzir mais ainda o número de layouts, pois como disse se é para montar tem que ser como deve ser, e com esta crise aquascaping começa a virar luxo.

Enviado do meu M2006C3LG através do Tapatalk

Aquadesign blog

Aquadesign by aquamaniac youtube

you can stop me...but you can't stop us all

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quando dizes que montaste em fevereiro foi num sítio que tens para teste ou montaste directamente no aquário?

Também concordo com a perspectiva que deste relativamente ao tamanho dos aquários de facto ter mais pequeno com mais qualidade de equipamento também foi o caminho que levei depois do que tinha pensado inicialmente.

Se com tempo conseguir depois aproveitar coisas para um maior excelente se não dá para mudar mais vezes o layout neste mais pequeno.

Boa continuação de trabalho. Vou seguir porque gostei mesmo bastante do modo como está desenvolvido o projecto!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quando dizes que montaste em fevereiro foi num sítio que tens para teste ou montaste directamente no aquário?
Também concordo com a perspectiva que deste relativamente ao tamanho dos aquários de facto ter mais pequeno com mais qualidade de equipamento também foi o caminho que levei depois do que tinha pensado inicialmente.
Se com tempo conseguir depois aproveitar coisas para um maior excelente se não dá para mudar mais vezes o layout neste mais pequeno.
Boa continuação de trabalho. Vou seguir porque gostei mesmo bastante do modo como está desenvolvido o projecto!
Montei no aquário. Normalmente tenho dois aquários em casa, um montado e o outro onde estou a trabalhar a próxima montagem.

Enviado do meu M2006C3LG através do Tapatalk

Aquadesign blog

Aquadesign by aquamaniac youtube

you can stop me...but you can't stop us all

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

2 hours ago, Bruno R. Carvalho said:

Well o hardscape foi efectivamente montado em uma tarde, mas foi montado em fevereiro. Por isso tive bastante tempo para planear as plantação, mas mesmo assim acho que quase desde o início a minha ideia para ele era esta.

A calha extra veio do outro layout que está praticamente todo desmontado,vou testar a sugestão do Tozé, e sim depois vou ter que comprar uma calha para outro, espero fazer mais uma montagem nele também antes de começar a pensar no aquário de 90 cm que está a chegar.

Actualmente tenho

60x45x30 da ILA ( aquário do IAPLC) - vou começar montagem assim que possível

60x30x30 da scalare - é este aquário, esta vai ser a última montagem nele.

É o mesmo aquário desta montagem de 2019.
d2a898dc92676b0626735e084522f435.jpg

Tenho a chegar o 90x45x45 cm que a Maria comprou para mim as escondidas.
Esse vai levar pelo menos um ano até começar a pensar nele.
Vai levar bastante tempo a conseguir tudo o que vai ser preciso, não é um investimento pequeno e se não for para fazer como deve ser prefiro esperar.

Tenho mais aquários na garagem que tenho que ver se vendo, sei que tenho lá um TMC 60x45x45 e dois aquários do desafio do fórum 45x30x30, um deles vai voltar a ser usado no próximo desafio, mais uma razão não apressar mais montagens, pois quero dar a minha atenção a esta montagem e ao aquário do desafio que vai ser montado em outubro, mais que isso depois torna-se difícil gerir.
Temos guardado também um aquário de 150, que vamos despachar, foi a Maria que comprou para ela e depois acabou por nunca usar.

Noutros tempos eu montava aquário atrás de aquário, cheguei a ter 5 em casa, era muito, o dinheiro ficava tão esticado que as montagens nunca chegavam ao seu melhor, o tempo para os manter era quase um fim de semana inteiro.
Hoje não tou para isso, trouxe-me vários problemas a nível pessoal, por isso hoje sou mais cuidadoso e muito mais organizado em relação ao tempo que dedico ao hobby, daí está montagem só ter sido plantada agora, apesar do hardscape estar feito desde fevereiro. Com toda a minha atenção voltada para o aquário do IAPLC este teria sido prejudicado, depois veio férias e o verão, na minha profissão no verão trabalha-se muitas horas, preferi não meter o stress extra do aquário encima de mim, aliás o aquario do IAPLC teve um fim inglório, a sair de casa às 7.00. As vezes a voltar já as 23.00, esse aquário acabou por ser desmontado pois já não recebia manutenção desde junho.

Aprendi lá fora Less is more, e hoje em dia aplico isso nas minhas montagens, continuo a querer montar layouts, mas levo o meu tempo com cada um.
Montei um o ano passado, e até agora um este ano. O do desafio será a excepção.

Em relação a esta montagem o investimento não é assim tão grande.

Senão vejamos:

Aquário ( já tenho há anos)
Móvel ( já tenho a anos)
Hardscape ( rochas e madeiras que já tinha de outras montagens)
Substrato ( oferta da loja)
Filtro ( já tinha)
Twinstar 600E ( veio do outro aquário)
Sistema CO2 CO2 art ( já tinha)

Plantas que já tinha
Buce red
Buce wavy green
Marsilea crenata
Criptocoryne parva
Anubias petite

Investimento

Twinstar 600 EC serie 3

Plantas
Rotala h'ra ( 1 pote)
rotala Orange juice (1 pote)
Rotala yao yai (1 pote)
Rotala green ( 1 pote)
Eleocharis mini ( 1 pote) ainda não chegou
Riccardia ( 2 redes) ainda não chegou
Monte Carlo ( 4 potes)
Cuba ( 2 potes)

Ou seja o gasto até agora foi plantas e a calha, se tivesse que adquirir tudo, então sim era um investimento muito alto mesmo para um aquário pequeno.
Aliás eu defendo que as vezes mais vale um aquário pequeno do que maior, o valor de uma montagem deste nível, ( não me estou a gabar), mas o valor necessário para se montar algo com esta quantidade de material e detalhe num aquário maior torna-se quase proibitivo, o que significa que se começa a ter que fazer cortes aqui e ali e com isso a qualidade do trabalho sofre.

Com a chegada de um aquário de 90cm provavelmente vou reduzir mais ainda o número de layouts, pois como disse se é para montar tem que ser como deve ser, e com esta crise aquascaping começa a virar luxo.

Enviado do meu M2006C3LG através do Tapatalk

O que eu queria dizer em relação ao "investimento" foi o que tu acabaste por explicar... já tinhas quase tudo, é certo, mas não deixaste de pagar por isso. Foi um investimento, mas foi 🙂 .

Eu não consigo ser como aqueles aquariofilistas que tem 4, 5, 6 tanques montados ao mesmo tempo. Como tu, acho que me concentrando em um e ir planeando o segundo, é a decisão mais certa. Enquanto hobby, claro. Caso contrário, às tantas perdes-te nos tanques e tens que abdicar de muita coisa que, a meu ver, merece muito mais atenção. A Aquariofilia serve para nos divertirmos. Quando deixa de ser um prazer para ser uma obrigação, o melhor é avançar para outra coisa.

Para te ser muito sincero, eu não consigo ter sequer muitos tanques e muito material guardado. Faz-me confusão. Comecei com um de 80 que reciclei e deitei-o fora quando comprei um novo. Mas deitei-o fora porque o vidro estava completamente riscado. Esse segundo também já o despachei para um membro do fórum que estava a iniciar-se no hobby. Foi quando comprei o que tenho agora. Tão cedo não mudo... gosto do formato... e a única coisa que guardo para além dele é um pequenito de 30cm que serve para colocar os peixes em períodos de transição.

Como tu afirmas, e bem, aos preços que as coisas estão neste momento, é quase proibitivo ter um bom aquário. Enfim.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Ora boas

Já vai algum tempo desde o último update deste layout. Por onde começar:

Darkstart - acho que teve um grande impacto no desenvolvimento do aquário, para começar não tive as crises de algas comuns nos outros projectos, diatomáceas por exemplo poucas ou nenhumas, se comprarmos com o meu layout do desafio que neste momento está a atravessar uma crise de diatomáceas a diferença é brutal.

Melt - eu tinha referido algum melt nas Monte Carlo e cuba, mas foi coisa muito pouca, aliás a cuba praticamente não sofreu nada e espalhou-se de uma maneira espectacular, a Monte Carlo mais que o melt foi as molhos que se descolaram e se desfizeram em pés individuais e acabaram engolidas pelo filtro. Mas também recuperou bem.
Mas comparado com aqueles crises de melt que estou habituado, com o darkstart não tive nada disso.

Demorou um pouco a acertar com a luz, pois são duas calhas num aquário de apenas 30cm de altura e profundidade, tive algumas bba's e filamentosas até acertar com isso, mas nada que o Excel não resolvesse, também levou um pouco a acertar a fertilização e nesse caso ainda não estou no ponto, pois ando a ter que limpar rochas verdes, coisa que já não me acontecia há anos, no entanto as plantas estão a crescer bastante bem.

Hoje durante a manutenção finalmente substitui os tubos horríveis da fluval por umas Lilly pipes e da logo um look diferente, também adicionei um skimmer.

Aqui fica uma foto tirada hoje após manutenção.

55e2f032ca94a7ddb24c599d4c1217b9.jpg

Sei que a qualidade da foto não é das melhores mas este tele não dá para mais.
Espero que gostem do layout, aceitam-se críticas.

Enviado do meu M2006C3LG através do Tapatalk

  • Gosto 2

Aquadesign blog

Aquadesign by aquamaniac youtube

you can stop me...but you can't stop us all

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Está uma maravilha, como sempre. Podias explicar um bocadinho melhor essa "luta" que tiveste contra as algas... as minhas filamentosas voltaram a aparecer, e como a Monte Carlo teima em não crescer (pelo contrário... parece continuar a definhar por causa do tratamento com Excel), julgo que o aquário não aguenta muito mais tempo sem que avance para uma desmontagem forçada. O crescimento da Monte Carlo é mesmo o meu problema maior. Vejo-a por aí a prosperar em todos os aquários, mas no meu parece não pegar... mesmo com o substrato da ADA, a fertilização diária, a nova calha e o CO2. Estou a fazer tudo segundo mandam as "regras", e parece que nada avança...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não foi grande luta, apareceram algumas filamentosas e BBA, fiz uns spot trataments com Excel e depois durante uns dias dei na coluna de água. E prontos resolveu o problema.
Na altura reduzi a luz, não me lembro a quanto está a agora nas vou ver e depois coloco aqui.
Mas duas calhas 600E num aquário de 60x30x30 é luz demais, mas devido ao hardscape criar sombras tem que ser senão as plantas nos níveis mais baixos junto ao substrato não apanham luz que chegue.

Tirando isso as rochas verdes é sinal que ando a fertilizar demais, quando se faz fertilização mais reduzida, não se tem esse tipo de problemas, basta usar o substrato fértil ou cápsulas no mesmo e já se pode fertilizar menos, mas neste aquário muitas das plantas estão no hardscape, não no substrato, cuba, Monte Carlo, para as manter saudáveis não posso reduzir tanto a fertilização, daí as rochas verdes, algo que resolvo com uma escova de metal, limpo as rochas com ela de vez em quando, e ficam como novas.



Enviado do meu M2006C3LG através do Tapatalk

Aquadesign blog

Aquadesign by aquamaniac youtube

you can stop me...but you can't stop us all

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

1 hour ago, Bruno R. Carvalho said:

Não foi grande luta, apareceram algumas filamentosas e BBA, fiz uns spot trataments com Excel e depois durante uns dias dei na coluna de água. E prontos resolveu o problema.
Na altura reduzi a luz, não me lembro a quanto está a agora nas vou ver e depois coloco aqui.
Mas duas calhas 600E num aquário de 60x30x30 é luz demais, mas devido ao hardscape criar sombras tem que ser senão as plantas nos níveis mais baixos junto ao substrato não apanham luz que chegue.

Tirando isso as rochas verdes é sinal que ando a fertilizar demais, quando se faz fertilização mais reduzida, não se tem esse tipo de problemas, basta usar o substrato fértil ou cápsulas no mesmo e já se pode fertilizar menos, mas neste aquário muitas das plantas estão no hardscape, não no substrato, cuba, Monte Carlo, para as manter saudáveis não posso reduzir tanto a fertilização, daí as rochas verdes, algo que resolvo com uma escova de metal, limpo as rochas com ela de vez em quando, e ficam como novas.

Agradeço as dicas, Bruno. Um abraço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 7 horas, Bruno R. Carvalho disse:

...algo que resolvo com uma escova de metal, limpo as rochas com ela de vez em quando, e ficam como novas.
 

Boas! Só uma questão quanto a isto, como é mesmo essa escova ou onde posso encontrar disso? As minhas pedras já estão é um verde bem escuro mas com as escovas normais não consigo limpar como deve ser. 
De resto o aquário está muito bom mesmo e os lily's dão logo outro aspecto.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais



Boas! Só uma questão quanto a isto, como é mesmo essa escova ou onde posso encontrar disso? As minhas pedras já estão é um verde bem escuro mas com as escovas normais não consigo limpar como deve ser. 
De resto o aquário está muito bom mesmo e os lily's dão logo outro aspecto.


d54885a94f23a58d56f111cecf563edc.jpg

Isto é fácil de arranjar, basta ir ao chinês.
Em relação as Lilly pipes, sim faz uma diferença enorme, além de que as da fluval ocupavam aquele lado esquerdo e as plantas ali estavam sempre a soltar-se, também fica mais agradável, pena que não tenho maneira de colocar o skimmer num local mais discreto.



Enviado do meu M2006C3LG através do Tapatalk

  • Obrigado(a) 1

Aquadesign blog

Aquadesign by aquamaniac youtube

you can stop me...but you can't stop us all

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

16 hours ago, Emejet said:

Boas! Só uma questão quanto a isto, como é mesmo essa escova ou onde posso encontrar disso? As minhas pedras já estão é um verde bem escuro mas com as escovas normais não consigo limpar como deve ser. 
De resto o aquário está muito bom mesmo e os lily's dão logo outro aspecto.

Uma boa alternativa, que eu uso, são as escovas elétricas da Colgate. Dão menos trabalho. Eheh. Mas nos sítios onde as algas estão muito entranhadas, tens mesmo que passar a escova de metal. Se fizeres manutenções regulares com as da Colgate, acabas por quase não ter que usar a outra. A não ser que te acabe a bateria a meio do serviço... já me aconteceu 😛 .

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 11 horas, JoseCarlosMarques disse:

Uma boa alternativa, que eu uso, são as escovas elétricas da Colgate. Dão menos trabalho. Eheh. Mas nos sítios onde as algas estão muito entranhadas, tens mesmo que passar a escova de metal. Se fizeres manutenções regulares com as da Colgate, acabas por quase não ter que usar a outra. A não ser que te acabe a bateria a meio do serviço... já me aconteceu 😛 .

Já usei uma mas não era da Colgate. No meu caso não resultou, está tudo demasiado entranhado. 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

12 hours ago, Emejet said:

Já usei uma mas não era da Colgate. No meu caso não resultou, está tudo demasiado entranhado. 

Olha, ainda ontem, e por causa desta conversa, fui à Loja China comprar dessas escovas. Um Pack de 3 (que variam na dureza do metal) ficou-me por 1,75€. Uma coisa que não referi é que deves ter algum cuidado a usar estas escovas. Fazem muito mais pressão que as normais, e podes correr o risco de movimentar alguma pedra que esteja mais solta. As elétricas servem, como te disse, para limpar as algas mais recentes... aquelas que ainda não estão tão entranhadas. Depois de uma boa limpeza com a escova de metal, volta a experimentar a elétrica... mesmo que não vejas muitas algas e aches que não é preciso limpar. Se fizeres isso todas as semanas, elas não têm grande possibilidade de se pegarem tanto às rochas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...
On 04/11/2022 at 12:11, JoseCarlosMarques disse:

Olha, ainda ontem, e por causa desta conversa, fui à Loja China comprar dessas escovas. Um Pack de 3 (que variam na dureza do metal) ficou-me por 1,75€. Uma coisa que não referi é que deves ter algum cuidado a usar estas escovas. Fazem muito mais pressão que as normais, e podes correr o risco de movimentar alguma pedra que esteja mais solta. As elétricas servem, como te disse, para limpar as algas mais recentes... aquelas que ainda não estão tão entranhadas. Depois de uma boa limpeza com a escova de metal, volta a experimentar a elétrica... mesmo que não vejas muitas algas e aches que não é preciso limpar. Se fizeres isso todas as semanas, elas não têm grande possibilidade de se pegarem tanto às rochas.

Acabei por ir comprar também umas dessas escovas e o resultado foi muito bom mesmo! E andava eu a esfregar com escovas normais...não tem mesmo nada a ver agora.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.