Estimative Index ou qualquer outro Método com base em Dry Satls - How To ... fica aqui a dica após vários pedidos


Recommended Posts

Bom mais um tópico sobre fertilização e será apenas mais um, sem qualquer sentido do típico o meu é melhor que o teu ou funciona melhor ou dá menos trabalho e é genial e terás resultados excelentes num ápice, quem procura isso terá que continuar a procurar como alguns continuam a procurar o santo graal, não será também um daqueles posts, vídeos ou blogs em que se diz Low tech vs High Tech, “how to get rid of algaes”, “From boom of algaes to 0 Algaes”

Passada a apresentação comecemos pelo básico dos básicos os requisitos mínimos para começarmos a dosear qualquer tipo de fertilização sem termos grandes probabilidades de dores de cabeça …

um aquário ciclado e ciclado como deve de ser … a ciclagem apropriada de um aquário poderá levar até 6 meses e para isso recomendo que leiam um pouco sobre o ciclo do azoto/nitrogénio ( de relembrar que as algas alimentam-se essencialmente de 3 componentes … Nitrogénio  Fósforo e Luz 😄 ….), isto é importante perceber porque as nossas plantas também se alimentam destes componentes e a maior parte dos fertilizantes possuem mais ou menos quantidades destes mesmo componentes …. coisas que se podem fazer para acelerar o processo ou evitar desequilíbrios

1-      Utilização de substratos que permitam colonização bacteriológica dentro do aquário. Eu por exemplo preencho o fundo em alguns locais com sacos de rocha de lava( poupo no solo fértil e permite colonização bacteriológica de alguma forma não a ideal mas sempre ajuda)

2-      Se fizerem um Dry Start ajuda colocarem alguns bicharocos vivos tipo sring tails, ele irão comer matéria morta (essencialmente folhas mortas), impedem o aparecimento de qualquer tipo de fungo e os seu detritos ajudam a dar algo para as bactérias começarem a comer

3-      Colocar a primeira fauna depois do áquario inundado, basicamente comedores de resíduos e de algas que possam aparecer, ottos, amanos, caracóis

Bom seguindo para a parte que interessa … fertilização ….

Existem 2 grandes grupos os Macros e Micros nutrientes, no que toca a macros os mais importantes serão designados por NPK uma sigla utilizada em estudos de agricultura, que designa a relação dos três nutrientes principais para as plantas (nitrogênio, fósforo e potássio), também chamados de macronutrientes existem outros dois que são igualmente importantes para o nosso hobby o Cálcio e o Magnésio … existem mais mas não é necessário complicar as coisas o que queremos é algo simples, revendo …

Nitrogênio, fósforo, potássio, Cálcio e o Magnésio estes são os componentes macros que as nossas plantas necessitam para vingar e prosperar … faltam outros 2 sendo um deles deveras importante e que tem levado a uma grande discussão se é macro nutriente ou não os dois que faltam são o Oxigenio e o Dioxido de Carbono os vulgos O2 e CO2 …. Essa coisa do “Low tech No CO2” esqueçam …. Tentem lá correr a maratona a respirar por um palhinha e depos digam-me como se sentem …. As plantas para o seu desenvolvimento precisam de CO2 e as simples trocas gasosas atmosférica ( água em contacto com o ar atmosférico simplesmente não chega)

Micros - Ferro , Manganês, Zinco, Boro, Cobre, Molibdenio aqui não nos vamos debruçar muito até porque existem já mix’s pré feitos e as quantidades por cada ingrediente em peso são tão ínfimas que não merece o investimento numa balança de precisão

Métodos … existem muitos e não venho aqui dizer se um é melhor que o outro, eu utilizo Estimative Index Full com Dry Salts … porquê drys salts ? … porque assim sei exatamente o que estou a colocar como alimento para as minhas plantas … um paralelismo connosco é quando um/a nutricionista nos passa um regime alimentar onde temos que pesar os ingredientes que vamos ingerir durante uma semana .

Posto isto vamos lá ao processo e novamente simplificando uma vez que existem várias formas de atingir o mesmo fim … comecemos pelo Target ou Objectivo o target é a quantidade de cada macro ou micronutriente que temos que disponibilizar ás nossas plantas numa base semanal.

Elemento

Objectivo em ppm

Nitrate (NO3)

30

Phosphate (PO4)

3

Potassium (K)

30

Magnesium (Mg)

10

Calcium (Ca)

30

Carbonate hardness (dKH)

5,0 dKH

Iron (Fe)

0,5

 

Não paniquem só porque viram umas siglas e recordaram-se das horrorosas aulas de química hoje com a info que há a coisa está acessível a todos, mas agora vamos ter que nos introduzir nos compostos os tais sais que misturamos com água destilado e depois é só colocar no nosso aquario, Será que tenho que andar a contar moléculas e introduzir formulas e que tais para saber quantidades e quais os componentes ? Nops já existem excels que se podem “customizar” ao que nós queremos 😄

Agora os que uso tendo por base que foi o que consegui arranjar no OLX 😄

Recipiente de 2Lts com agua destilada, aqua com 152lts, TPA de cerca de 80% semanal, dias intercalados de fertilização, Macro 60mml dia /Micro 12mml dia no dia da TPA não se fertilza

AL9nZEWhjcCTb5xkLMnY7c1eTZcKdVpgWk5G6WoO

 

modifiquei o excel para ter os custos com o que me custou ao comprar os sais ... resultado acima ... nao fiquem muito espantados lol

 

o Excell que uso e tudo bem explicada até ao infimo pormenor em ... 

https://www.ukaps.org/forum/threads/ifc-aquarium-fertilizer-calculator.63045/

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais