Começar do Zero


Recommended Posts

6 hours ago, Christophe Soares said:

Pensei que por serem apanhadas no mar poderiam ser usada, mais uma lição retida hoje.

Tens que ter muito cuidado com as rochas que apanhas no mar ou na praia. Aliás... tudo o que encontres nesses sítios deve levar um tratamento muito cuidadoso, para não te meter nada dentro do aquário que não queiras. Isso à vista até parece ser muito bonito e estar tudo limpo, mas a nível micro pode provocar um enorme desastre.

O filtro, como disse o Álvaro, quanto maior, melhor. E volto a insistir na mesma questão... esse aquário é super-antigo... de certeza que não te compensa comprar uma coisinha melhor?

As pedras de Xisto são bonitas, e há por aí aos montes no meio dos campos. Eu próprio estou a pensar se devo ou não usa-las na minha próxima montagem. Aproveita o que a natureza te dá!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas... Fui lendo o tópico e de uma forma geral tudo isso se passou comigo, Não comecei num Globo mas num pequeno de 14L que rapidamente passei para um de 40L que é igual a esse, o meu é da Aquapor e agora tenho um de 90 e poucos Litros... e passei e estou a passar por essas etapas todas e parei num aquário de 80cm porque a casa não é grande e não tenho espaço para meter um maior. Digo isto porque possivelmente vais ter passar pela mesma situação. 

Como todos já te disseram em relação ao filtro, compra o melhor que puderes em relação a filtragem por hora ser maior de no mínimo x5 os litros que tens, se for x10 melhor ainda, porque melhor vai funcionar o teu aquário, e pondera na possibilidade de depois teres um aquário maior já tens um filtro razoável para começares. Eu tive sorte de me darem o filtro Eheim professionel 2 2026, porque de certeza que não iria procurar por algo assim, por falta de conhecimento meu e hoje estou bastante satisfeito. 

Com te disse o @Alvaro Silva melhor será entregares esse peixe, porque só te vai fazer pressão em teres o aquário pronto para o pores la dentro e mesmo assim esse aquário será pequeno. Contra mim falo porque da espécie que tenho só posso ter 2 e tenho 4, futuramente terei de os dar por falta de espaço para eles.

Tudo o resto vais aos poucos fazendo com paciência e registando os passos que vais dando e que nós vejamos esse aquário ganhar forma e vida.

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Christophe Soares

Viste,de facto as pedras são bonitas,mas nem sempre o que é bonito é bom para aquilo que nós queremos,mas podes guardar essas pedras nunca se sabe se um dias queres ter um aquário dos lagos de África.

 

Saudações  

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado a todos pelos comentários.

Tenho que seguir os bons conselhos e acho a e vou mesmo investir num aquário novo, mas não quero passar dos 60 lts, o móvel onde vai ficar também só tem 77cms de largura, tem alguma recomendação para aquário ou loja?

Desculpem a minha ignorância, mas ao referirem para entregar o peixe é devido às espécie, por estar no globo, ontem outro fundamento?

Visto ter sido dado à minha filha tem um certo valor sentimental, e tudo isto começou por "causa" dele, não me sentiria bem estar agora a descarta-lo, pios o maroto tem-se safado bem.

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Christophe Soares

Ok,eu ate compreendo que esse peixe tenha um certo valor sentimental,mas esses peixes crescem muito,para tu veres o que tamanho de aquário ias precisar,vou-te deixar aqui um artigo que deves ler com atenção,e vais ver que o aquário que queres colocar o peixe é pequeno para ele,eu sei que vais dizer,há ele ainda é pequeno e coisa e tal,mas ele vai crescer e depois como é que é?

http://www.aquarismopaulista.com/aquario-kinguios/  

Saudações  

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se fizeres uma pesquisa sobre esse peixe, vais ler que são peixes que crescem muito e que para 1 só peixe dessa espécie são precisos +/- 60 litros de água…  mas, claro, por enquanto é pequeno e vai crescendo aos poucos… se forem 2 ja precisa de mais litros de água e um bom filtro para manter a água em condições.

Penso que será mais ou menos estás as razões, porque ele vai crescer e precisa de espaço. 

Mas, há Pastores Alemães e Huskies que vivem em apartamentos no 6.º andar muitos anos… 
 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia, e obrigado e todos pelos comentários 

On 19/09/2022 at 07:15, JoseCarlosMarques disse:

Tens que ter muito cuidado com as rochas que apanhas no mar ou na praia. Aliás... tudo o que encontres nesses sítios deve levar um tratamento muito cuidadoso, para não te meter nada dentro do aquário que não queiras. Isso à vista até parece ser muito bonito e estar tudo limpo, mas a nível micro pode provocar um enorme desastre.

O filtro, como disse o Álvaro, quanto maior, melhor. E volto a insistir na mesma questão... esse aquário é super-antigo... de certeza que não te compensa comprar uma coisinha melhor?

As pedras de Xisto são bonitas, e há por aí aos montes no meio dos campos. Eu próprio estou a pensar se devo ou não usa-las na minha próxima montagem. Aproveita o que a natureza te dá!

José Carlos, já me convenceu, já estou à procura de algo maior, não está fácil a bons preços, vamos ver o que aparece, tudo o que encontro aqui na zona em lojas é para cima de 100€, e o inconveniente é que são kits, com luz, filtro e aquecedor, e eu queria adquirir à parte paraontar o meu próprio kit 

Fui a uma loja da especialidade aqui na zona, só se dedica mesmo à aquariofilia.

Expus o meu caso e o que aqui me recomendaram, (peixes de água quente) onde me informaram que posso colocar o peixe que já tenho de água fria com os de água quente, que não há qualquer problema, ao contrário é que não posso, confirmam?

Ainda me disseram que o peixe que já tenho ainda iria demorar algum tempo a crescer, podia juntar e quando estivesse grande aí sim, poderia doar, até a eles por exemplo que têm um lago de exposição, tem lógica?

Tenho um termostato de 50w, que era de uma tartaruga, para um aquário de 60 lts é curto correto?

Entretanto encontrei umas pedras que me parecem xisto, não tenho a certeza, podem confirmar se posso usar? Ou posso usar o mesmo teste do vinagre?

Obrigado a todos.

large.IMG_20220919_143333.jpglarge.IMG_20220919_143338.jpg

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

6 hours ago, Christophe Soares said:

José Carlos, já me convenceu, já estou à procura de algo maior, não está fácil a bons preços, vamos ver o que aparece, tudo o que encontro aqui na zona em lojas é para cima de 100€, e o inconveniente é que são kits, com luz, filtro e aquecedor, e eu queria adquirir à parte paraontar o meu próprio kit 

Há aquários de 60cm a custar 50€ ou menos. Novos. Tens que procurar um bocadinho melhor. O meu é de 90cm, com vidro extra-claro e feito por medida... ficou-me por 150€, mais ou menos.

6 hours ago, Christophe Soares said:

Fui a uma loja da especialidade aqui na zona, só se dedica mesmo à aquariofilia.

Expus o meu caso e o que aqui me recomendaram, (peixes de água quente) onde me informaram que posso colocar o peixe que já tenho de água fria com os de água quente, que não há qualquer problema, ao contrário é que não posso, confirmam?

Desde que não sejam peixes que necessitem de uma temperatura, é verdade, sim. Até porque os invernos em Portugal (dependendo da zona) podem ser muito frios e mesmo um "peixe de água fria" pode ressentir-se. Se manteres a coisa nos 23º, na minha opinião, consegues manter todos juntos. E as plantas agradecem.

6 hours ago, Christophe Soares said:

Tenho um termostato de 50w, que era de uma tartaruga, para um aquário de 60 lts é curto correto?

Pode servir... já usei um num aquário de 80cm durante uma emergência e serviu... o problema é que vai exigir que o termostato esteja quase sempre ligado... vai puxar pelo aparelho... pode avariar.

6 hours ago, Christophe Soares said:

Entretanto encontrei umas pedras que me parecem xisto, não tenho a certeza, podem confirmar se posso usar? Ou posso usar o mesmo teste do vinagre?

Tenho quase certeza que são Xisto, sim. E parecem-me bem interessantes. Na minha opinião, podes usa-las. Convém apenas limpá-las, antes de as meteres no aquário. E já agora aproveita e trás também esses pedacinhos que estão aí perdidos, para adicionares alguns pormenores ao layout 😉 .

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Christophe Soares

Colocares o peixe de água fria em água quente claro que podes,desde que a água esteja no máximo a 23 graus,o que em dias quentes vai ser muito difícil,o que os srs da loja disseram-te que o peixe é pequeno ainda vai demorar a crescer,sim em água fria,ao paço que em água quente o peixe vai sofrer um metabolismo que vai ser prejudicado,porque vai crescer muito mais depressa,e vai encurtar o tempo de vida,se a temperatura for a cima de 24 graus,quanto mais quente for a água menos oxigênio dissolvido na água,mais acelera o metabolismo.

Sobre a pedras eu aconselho a fazeres a prova se não são alcalinas,com o vinagre ou limão,porque essas pedras não me parecem xisto,mas sim mais pedra calcaria.

Saudações

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

1 hour ago, Alvaro Silva said:

Sobre a pedras eu aconselho a fazeres a prova se não são alcalinas,com o vinagre ou limão,porque essas pedras não me parecem xisto,mas sim mais pedra calcaria.

Eu por acaso acho que são mesmo Xisto. Pelo menos aqui na minha terra há muito Xisto e elas aparentam-se com essas. Mas o Álvaro tem toda a razão... não custa nada deitar-lhes um bocadinho de vinagre para cima de forma a ter certeza.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia,

On 24/09/2022 at 23:15, JoseCarlosMarques disse:

Eu por acaso acho que são mesmo Xisto. Pelo menos aqui na minha terra há muito Xisto e elas aparentam-se com essas. Mas o Álvaro tem toda a razão... não custa nada deitar-lhes um bocadinho de vinagre para cima de forma a ter certeza.

José Marques, são mesmo xisto, com o teste do vinagre não houve qualquer efervescência, já as coloquei em água para poder fazer a limpeza.

Em relação ao aquário é que não está fácil. Vou continuar a minha pesquisa

Obrigado

Editado por Christophe Soares
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

2 hours ago, Christophe Soares said:

João Marques, são mesmo xisto, com o teste do vinagre não houve qualquer efervescência, já as coloquei em água para poder fazer a limpeza.

Em relação ao aquário é que não está fácil. Vou continuar a minha pesquisa

Obrigado

Eu tinha quase certeza, até porque esta semana também eu andei a apanhar Xisto no meio do monte para a minha próxima montagem. Até acho que exagerei. Eheh. Trouxe mais de 200kg. Um gajo começa a apanhar pedras e quando dá por ela tem muito mais do que precisa. Mas assim também dá para escolher.

Em relação ao aquário... aí na zona de Leiria não conheço nenhuma loja especializada em aquariofilia. Mas basta fazeres uma busca rápida na Internet (no site da Pro Aquarium, por exemplo - só digo esta porque é a minha loja de referência), para encontrares aquários de 60cm por menos de 50€. 

Um conselho que dou a muita gente, também, é procurar nas lojas China. Se calhares de encontrar o dono de uma dessas casas que goste de aquários (e há muitos), consegues aquários com muita qualidade a preços da chuva. O meu tanque secundário (onde ponho os peixes quando estou a remodelar o grande) tem 36cm e não chegou aos 20€. Mas aí tens mesmo que procurar bem... não vás para aqueles que tem plásticos, ou os cantos arredondados. Esses encontram-se muito, mas são feios. Existem uns que são iguais aos que se compram nas lojas especializadas que, com 50 ou 60 cm andam à volta dos 30€.

Editado por JoseCarlosMarques
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 28 minutos, JoseCarlosMarques disse:

Eu tinha quase certeza, até porque esta semana também eu andei a apanhar Xisto no meio do monte para a minha próxima montagem. Até acho que exagerei. Eheh. Trouxe mais de 200kg. Um gajo começa a apanhar pedras e quando dá por ela tem muito mais do que precisa. Mas assim também dá para escolher.

Em relação ao aquário... aí na zona de Leiria não conheço nenhuma loja especializada em aquariofilia. Mas basta fazeres uma busca rápida na Internet (no site da Pro Aquarium, por exemplo - só digo esta porque é a minha loja de referência), para encontrares aquários de 60cm por menos de 50€. 

Um conselho que dou a muita gente, também, é procurar nas lojas China. Se calhares de encontrar o dono de uma dessas casas que goste de aquários (e há muitos), consegues aquários com muita qualidade a preços da chuva. O meu tanque secundário (onde ponho os peixes quando estou a remodelar o grande) tem 36cm e não chegou aos 20€. Mas aí tens mesmo que procurar bem... não vás para aqueles que tem plásticos, ou os cantos arredondados. Esses encontram-se muito, mas são feios. Existem uns que são iguais aos que se compram nas lojas especializadas que, com 50 ou 60 cm andam à volta dos 30€.

Pois, eu tive esse problema, a pedra é grande e tive que a partir, apetecendo-me trazer tudo para depois experimentar.

Realmente, acho que tem preços e uma variedade muito boa em relação ao que tenho apanhado aqui na zona, mas muito boa mesmo.

Vou seguir o conselho e durante o fim de semana dar uma volta aqui nos chinas da zona.

Obrigado

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 meses depois...

Boa tarde a todos,

E o dia 1 chegou. Este tempo todo "desaparecido" foi necessário para reter as vossas opiniões, juntar todo o material, pesquisar muito e começar a aventura. 

Montagem elaborada durante o dia de ontem e o ciclo de azoto está inicializado, aquário 60X30X36, filtro Eheim Liberty 200 com Midias biológicas e Lã filtrante, Aquecedor Eheim 150w e a calha que não sei marca e modelo, mas foi recomendada na loja.

Deixo-vos as fotos e aguardo os comentários de quem sabe (vossos)...large.1676300010079.jpglarge.1676300010092.jpglarge.1676300010066.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muito bem Christophe. Imagino que estejas super-orgulhoso. Eheh. Agora vê lá se fazes essas trocas de água como deve ser, nestas primeiras semanas, para as plantas começarem a crescer saudáveis e para começares a pensar na fauna que vais colocar aí dentro. Só acho que o termostato tem muitos Watts, para o aquário que é. Mas antes a mais que a menos. Eheh. De resto, parece-me tudo bem. Parabéns! E vai dando notícias.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 14/02/2023 at 08:43, JoseCarlosMarques disse:

Muito bem Christophe. Imagino que estejas super-orgulhoso. Eheh. Agora vê lá se fazes essas trocas de água como deve ser, nestas primeiras semanas, para as plantas começarem a crescer saudáveis e para começares a pensar na fauna que vais colocar aí dentro. Só acho que o termostato tem muitos Watts, para o aquário que é. Mas antes a mais que a menos. Eheh. De resto, parece-me tudo bem. Parabéns! E vai dando notícias.

Sim, vamos ver como corre, esperando que corra bem. O termostato foi o que apanhei a 50% de desconto e já a pensar num futuro ;-). O termostato está regulado para 23ºC e ainda assim o termómetro está a marcar 27, terei de baixar um pouco mais não? O ideal da água será 26ºC?

Relativamente à fauna preciso da vossa ajuda e opiniões, primeiramente entrará a equipa de limpeza correto? o que me aconselham? 

Obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 5 horas, Christophe Soares disse:

O ideal da água será 26ºC?

Eu tenho o meu nos 24/25ºC... Essa diferença que tens no termostato depois vais regulando isso com as TPA, quando comprei também tive assim um diferença e quando dei por ele estava quase nos 31º.

Eu tenho o meu regulado nos 22º e depois ele anda nos 24/25º e vou controlando isso com as TPAs, tiro agua já aquecida pelo esquentador e encho o aquário. Já sei como tirar a agua a 25º, mesmo que ponha a agua no aquário e fique a 27º, espero que baixe e depois ligo o termostato, Na próxima TPA, vou deixar baixar até aos 22º e ligo o termostato e depois defino para os 25º.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

10 hours ago, Christophe Soares said:

Sim, vamos ver como corre, esperando que corra bem. O termostato foi o que apanhei a 50% de desconto e já a pensar num futuro ;-). O termostato está regulado para 23ºC e ainda assim o termómetro está a marcar 27, terei de baixar um pouco mais não? O ideal da água será 26ºC?

Os termostatos e os termómetros nem sempre são fiáveis. Até porque muitas vezes temos um termostato XPTO e compramos um termómetro dos Chineses, ou vice-versa. O ideal mesmo, é perderes um bocadinho de tempo (que foi o que eu fiz) para acertar os dois. Felizmente tenho um termómetro eletrónico que mede a temperatura corporal, e é esse que uso para regular tudo o resto. O meu termostato, por exemplo, está apontado para os 28 e o termómetro mede 26. Na realidade, e com esse mais fiável, fica tudo a 24. Não dia que os termostatos sejam maus... muitas vezes a água passa por filtros que estão fora do aquário e nem nos lembramos disso. Dizer que determinado aquário está a determinada temperatura é uma afirmação muito volátil.

 

10 hours ago, Christophe Soares said:

Relativamente à fauna preciso da vossa ajuda e opiniões, primeiramente entrará a equipa de limpeza correto? o que me aconselham? 

Amanos e Otos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia a todos.

E as duvidas começam....

Tenho as plantinhas das fotos abaixo que me parecem estar a ficar murchas, enrugadas e a perder a cor, mas todas as outras me parecem bem. No dia da montagem e como recomendado na loja, coloquei 6 ml de fertilizante liquido da Tropica, o Premium Nutrition, e recomendaram-me ainda voltar a colocar esta quantidade uma vez por semana. Coloquei também o Sera Aquatan e o Sera bio nitrivec.

Relativamente à luz, que é daquelas que dá para definir a quantidade RGB e trocar de cor, tem estado ligada 8h por dia, no brilho máximo e no "branco", é o ideal?

Obrigado

 

large.1676622816897.jpglarge.1676622816928.jpglarge.1676622816942.jpglarge.1676622816955.jpg

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

As plantas podem estar ainda a adaptar-se, mas julgo que o problema poderá ser outro... são plantas de raiz e se bem me recordo tu não tens substrato fértil por onde elas se possam alimentar. Devias ter optado por plantas mais fáceis, como fetos de java ou anubias. Umas Egeria, talvez. A solução nesta altura poderia passar também pela utilização de Tabs no substrato.

Em relação à suplementação, o Premium deve ser mais que suficiente mas, sem ter completa certeza naquilo que vou dizer - falo só por experiência, devias dividir esses 6ml pelos dias da semana. 1ml por dia, por exemplo. Ou 2 de três em três dias. É o que eu faço com os fertilizantes da Tropica, e tenho tido bons resultados.

Editado por JoseCarlosMarques
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 45 minutos, JoseCarlosMarques disse:

As plantas podem estar ainda a adaptar-se, mas julgo que o problema poderá ser outro... são plantas de raiz e se bem me recordo tu não tens substrato fértil por onde elas se possam alimentar. Devias ter optado por plantas mais fáceis, como fetos de java ou anubias. Umas Egeria, talvez. A solução nesta altura poderia passar também pela utilização de Tabs no substrato.

Em relação à suplementação, o Premium deve ser mais que suficiente mas, sem ter completa certeza naquilo que vou dizer - falo só por experiência, devias dividir esses 6ml pelos dias da semana. 1ml por dia, por exemplo. Ou 2 de três em três dias. É o que eu faço com os fertilizantes da Tropica, e tenho tido bons resultados.

Obrigado José Carlos,

A orientação que levava quando adquiri foi mesmo essa, fetos e anubias, mas na loja indicaram-me que poderia utilizar estas, mesmo sem substrato fértil que as raizes conseguem dispersar e alimentarem-se dos nutrientes da agua, e eu com a minha inexperiência cedi. 

Relativamente à luz, qual a sua opinião? 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

1 hour ago, Christophe Soares said:

Obrigado José Carlos,

A orientação que levava quando adquiri foi mesmo essa, fetos e anubias, mas na loja indicaram-me que poderia utilizar estas, mesmo sem substrato fértil que as raizes conseguem dispersar e alimentarem-se dos nutrientes da agua, e eu com a minha inexperiência cedi. 

Relativamente à luz, qual a sua opinião? 

Podem ser plantas de rizoma que eu não conheça - tens o nome delas? E se estão a definhar, podem ter falta de nutrientes ou falta de luz. Estando a fertilizar correctamente, sobra a opção da calha, mas como não a conheço não posso falar muito sobre ela. Consegues controlar a intensidade de verdes, vermelhos e azuis em separado, ou apenas te permite ligar e desligar essas cores? Quando ligas a luz branca, como dizes, as outras cores também ficam acesas? Eu tinha uma calha que comprei numa Loja China que não tinha potência ou espectro suficiente para manter sequer um Feto de Java. Tive que comprar uma segunda (porque eram muito baratas e optei por duplicar) e mesmo assim não consegui manter a planta. O problema era do espectro. Não consegues ver a marca e o modelo?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 hora, JoseCarlosMarques disse:

Podem ser plantas de rizoma que eu não conheça - tens o nome delas? E se estão a definhar, podem ter falta de nutrientes ou falta de luz. Estando a fertilizar correctamente, sobra a opção da calha, mas como não a conheço não posso falar muito sobre ela. Consegues controlar a intensidade de verdes, vermelhos e azuis em separado, ou apenas te permite ligar e desligar essas cores? Quando ligas a luz branca, como dizes, as outras cores também ficam acesas? Eu tinha uma calha que comprei numa Loja China que não tinha potência ou espectro suficiente para manter sequer um Feto de Java. Tive que comprar uma segunda (porque eram muito baratas e optei por duplicar) e mesmo assim não consegui manter a planta. O problema era do espectro. Não consegues ver a marca e o modelo?

Apesar de me ter sido recomendada na loja e ter-me sido dito que daria perfeitamente acho que é marca china, mas deixo as especificações abaixo. Sim, consigo controlar as intensidades dos RGB, e agora reparei que nas especificações indica ter 48 brancos + os 24 RGB, será que ao ter só o branco ligado os RGB ficam desligados e é isso que me está a dar problemas? 

 

large.620325144_Capturadeecr2023-02-17145223.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 3 horas, Christophe Soares disse:

Apesar de me ter sido recomendada na loja e ter-me sido dito que daria perfeitamente acho que é marca china, mas deixo as especificações abaixo. Sim, consigo controlar as intensidades dos RGB, e agora reparei que nas especificações indica ter 48 brancos + os 24 RGB, será que ao ter só o branco ligado os RGB ficam desligados e é isso que me está a dar problemas? 

 

large.620325144_Capturadeecr2023-02-17145223.png

Retificação, cheguei agora a casa e já vi. No máximo da iluminação, que é o que tenho tido, ficam os 48 Leds brancos + os 24 RGB ligados.

Consigo ter apenas os 24 RGB ligados e fica como está a foto, com um aspeto mais ameno, menos agressivolarge.IMG_20230217_184958.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

2 hours ago, Christophe Soares said:

Retificação, cheguei agora a casa e já vi. No máximo da iluminação, que é o que tenho tido, ficam os 48 Leds brancos + os 24 RGB ligados.

Consigo ter apenas os 24 RGB ligados e fica como está a foto, com um aspeto mais ameno, menos agressivo

Mas tu precisas é de mais luz, e não de menos. E precisas de mais espectro. O melhor mesmo é ligar todos os LED's (brancos + de cor) e ver como as plantas se comportam. Se quiseres uma luz mais amena, diminuis a intensidade. Tenta procurar mais informação sobre a calha, ou pergunta mesmo na loja os parâmetros que deves usar para as plantas que tens. Opinar sobre essas calhas sem saber como elas se comportam ou deviam comportar é erro. Tens que procurar quem a conheça.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.