(Re)começar


Recommended Posts

Bom dia a todos

 

5 anos depois estou a pensar voltar ao hobby.

Ando a ler há alguns meses novamente sobre o tema e tenho procurado ver vídeos sobre as coisas , isto porque estava a pensar iniciar-me nos aquas plantados (anteriormente usava apenas areia e alguns musgos)

As primeiras dúvidas começam agora. 

Tenho um espaço livre na sala com possibilidade de levar um aqua no limite de 90x40 ( a altura estava a pensar em 40-45cm).

Por outro lado na bancada da cozinha tenho uma zona livre de 45x45x45 ( limites máximos mas poderia até começar por algo mais pequeno ainda) onde poderia colocar também em alternativa.

A ideia passaria por colocar um aqua com vidro extra claro tendo já andado a perspectivar orçamentos para ambas as situações.

Agora começam as dúvidas:

- sabendo que os aquas mais pequenos são normalmente mais complexos e exigentes de manter que os maiores pelo nível de equilíbrio ser afectado mais rapidamente

- sei que as diferenças de orçamentos para um e outro são enormes (quantidades de substrato, plantas, hardscape... tudo!)

Consideram melhor opção começar pelo de 45x45x45 (estou aberto a sugestões alternativas de medidas) e poder começar mais a curto prazo ou se calhar aguardar um ano ou mais para montar o de 90x40?

Isto porque estarei realmente a começar como principiante ao nível das podas das plantas etc etc e tenho receio também que um de 90x40 pelo tamanho exija maior disponibilidade e experiência a este respeito.

Optando pelo mais pequeno que ficaria em cima da bancada da cozinha, estava a pensar usar um filtro como o seachem tidal para o aqua, mas no caso de pensar usar CO2 como posso fazer? Já vi que existem uns sistemas mais pequenos mas como não têm solenóide estão continuamente ligados não sei se seria boa solução. Há alternativas?

Relativamente a coisas antigas que possa reutilizar só o móvel do meu aquário antigo, mas é de 1,20x40 não me parece que dê para grande coisa...

Obrigado desde já pela paciência!

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Esse espaço na cozinha podia ser ideal para colocar um 45x30x30 parte de uma terceira edição do desafio de aquascaping aquariofilia.net que está quase quase a ser anunciado. Curioso?

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 3 minutos, Tozé Nunes disse:

Esse espaço na cozinha podia ser ideal para colocar um 45x30x30 parte de uma terceira edição do desafio de aquascaping aquariofilia.net que está quase quase a ser anunciado. Curioso?

 

Curioso sim mas para participar duvido 😆😆 Estou claramente em fase de aprendizagem... E a criatividade é bastante importante a esse nível nem tão pouco me vejo para esses níveis...

😁😁

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Agora mesmo, André Calvário disse:

Curioso sim mas para participar duvido 😆😆 Estou claramente em fase de aprendizagem... E a criatividade é bastante importante a esse nível nem tão pouco me vejo para esses níveis...

😁😁

 

Queres melhor aprendizagem do que montar um aquário junto com outros com mais experiência? O desafio não é uma competição apenas para premiar o melhor mas sim um curso intensivo usando as ferramentas adequadas.  Isso já era razão suficiente para querer participar! E ter logo à disposição material de grande  qualidade a um preço impraticável em loja!

Pensa nisso! 😁

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 6 minutos, Tozé Nunes disse:

Queres melhor aprendizagem do que montar um aquário junto com outros com mais experiência? O desafio não é uma competição apenas para premiar o melhor mas sim um curso intensivo usando as ferramentas adequadas.  Isso já era razão suficiente para querer participar! E ter logo à disposição material de grande  qualidade a um preço impraticável em loja!

Pensa nisso! 😁

Sim pensar vou até porque não estou a pensar avançar já já para a compra. Portanto e visto que estou a acompanhar o fórum vou ver o que sai então.

Mas ainda não me decidi bem sobre o que fazer sobre a localização do aquário nem tão pouco o tamanho.

A questão da localização é que passo mais tempo na sala que na cozinha e portanto não sei se não será um desperdício estar a colocá-lo lá.

Já agora relativamente à questão que coloquei uma opinião?

Será que faz mais sentido mesmo que pensando nesses tamanhos que referes colocar na sala (tenho sempre que arranjar um móvel pelo modo como tenho as coisas dispostas) e depois aumentar de tamanho ou esperar e comprar um maior? 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu tenho 3 aquários na sala (já tive 6 mas fui "aconselhado " 😜 a reduzir!

Também já tive 1 no meu local de trabalho!

Isto pode se tornar viciante sobretudo quando nos viramos para os camarões!

Se onde passas mais tempo é na sala, é lá que deves ter o aquário! Nunca mais precisas de ligar as luzes da sala 😁

Em relação ao tamanho, escolhe o maior que consigas manter! Mas nunca coloques um aquário num local apertado, deixa sempre espaço para poderes mexer nele confortávelmente. E não esquecer de reservar espaço para passar mangueiras, cabos, etc etc. E um aquário tem água, cuidado com os pingos, uma avaria num filtro, uma distração durante uma tpa...

Mas tu já tiveste aquário por isso não te estou a dizer nada que já não saibas!

  • Haha 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 hora, Tozé Nunes disse:

Eu tenho 3 aquários na sala (já tive 6 mas fui "aconselhado " 😜 a reduzir!

Também já tive 1 no meu local de trabalho!

Isto pode se tornar viciante sobretudo quando nos viramos para os camarões!

Se onde passas mais tempo é na sala, é lá que deves ter o aquário! Nunca mais precisas de ligar as luzes da sala 😁

Em relação ao tamanho, escolhe o maior que consigas manter! Mas nunca coloques um aquário num local apertado, deixa sempre espaço para poderes mexer nele confortávelmente. E não esquecer de reservar espaço para passar mangueiras, cabos, etc etc. E um aquário tem água, cuidado com os pingos, uma avaria num filtro, uma distração durante uma tpa...

Mas tu já tiveste aquário por isso não te estou a dizer nada que já não saibas!

Ainda falta essa o crivo do "aconselhamento" 😁😁

Tantos aquarios na sala é obra. De que tamanhos?

O espaço que tenho na sala é de 1.20m limite e estou a considerar o máximo de 90cm de aquário exactamente para esse espaço à volta e essas intercorrências 😆😆

Já tive aquário mas ainda assim plantados como o que estou a perspectivar nunca tive e daí a falta de experiência no caso e o precisar de ajuda.

O custo de início de hobby é grande e num plantado ainda mais caro se torna e daí pensar se num aquário mais pequeno para começar e ver se me adapto à coisa assim.

Todo o custo associado a substrato hardscape flora iluminação etc torna a diferença grande entre um aquário de 80 e de 90 de comprimento por exemplo.

Tenho que ir pensando mais sobre o assunto e ver o que surge. Na certeza que quanto maior for mais tempo vai demorar a iniciar se o hobby 😬😬

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas. Não tinha apanhado este post, ainda. Já é a segunda "tentativa" de voltares ao hobby, certo?

Se a tua ideia é teres um 90x40 (a longo prazo)... e falo por experiência própria... eu optava por começar a preparar-me para esse tamanho. É o dobro do outro tamanho que referiste, e implica talvez 3 ou 4 vezes mais despesa, mas vais ver que quando o tiveres pronto vais ter certeza que fizeste a opção correcta. É um tamanho que implica um custo bastante considerável... estás pronto para isso?

Vou contar-te a minha experiência... podes rever em detalhe no post que criei há cerca de um ano... comecei por construir o móvel, e à medida que ia tendo uns trocos ia comprando tudo aquilo que precisei. Demorou bastante tempo, gastei muito dinheiro, e pensei muitas vezes em desistir. Mas agora que a coisa está montada tenho muito orgulho em ter conseguido ter tanta paciência. Os custos de manutenção não são assim tão elevados, mas a compra de todo o equipamento (e quis ir para um equipamento já bastante razoável, para estar preparado para qualquer outro tipo de montagem que possa querer fazer) são! Pensa bem no que queres realmente ter para futuro.

O facto de optares por fazer uma coisa semelhante à que eu fiz, não quer dizer que te inicies mais tardiamente no hobby. Há montes de coisas que podes ir fazendo enquanto te preparas para completar o projecto. Eu, por exemplo, demorei mais de um mês a escolher as pedras que queria e a completar o "hardscape" com que fiquei satisfeito. Também isso faz parte da construção. E para poupar em plantas, também decidi fazer um dry-start, o que implicou mais 2 meses de espera. Só para teres uma pequena noção... o aquário propriamente dito, só foi adquirido uns 8 ou 9 meses depois de ter começado a construir o móvel.

Uma coisa que podes fazer, como eu, é reduzir a altura do aquário. Tens que encontrar quem o construa para ti, mas para usar o meu filtro antigo, eu optei pelos 90x40x35 (de altura). O volume total de água reduz consideravelmente, poupei no filtro que precisei para o mesmo, poupei no substrato e poupei na quantidade de pedras. Parece que não, mas 5cm em altura podem significar uma diferença muito grande no custo. Ao mesmo tempo, fiquei com um tanque mais alongado que, na fotografia, parece maior que o que realmente é. Ah... a construção do mesmo, em vidro extra-claro, ficou-me por 130€. E foi feito pela ILA!

Também podes ir procurando equipamento no OLX e sítios do género. Não digo para comprares tudo em segunda mão, mas por vezes há coisas que compensam. Também podes ir procurando promoções em lojas da especialidade... nem tudo é mau quando demorares mais tempo.

  • Obrigado(a) 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 21 horas, JoseCarlosMarques disse:

Boas. Não tinha apanhado este post, ainda. Já é a segunda "tentativa" de voltares ao hobby, certo?

Se a tua ideia é teres um 90x40 (a longo prazo)... e falo por experiência própria... eu optava por começar a preparar-me para esse tamanho. É o dobro do outro tamanho que referiste, e implica talvez 3 ou 4 vezes mais despesa, mas vais ver que quando o tiveres pronto vais ter certeza que fizeste a opção correcta. É um tamanho que implica um custo bastante considerável... estás pronto para isso?

Vou contar-te a minha experiência... podes rever em detalhe no post que criei há cerca de um ano... comecei por construir o móvel, e à medida que ia tendo uns trocos ia comprando tudo aquilo que precisei. Demorou bastante tempo, gastei muito dinheiro, e pensei muitas vezes em desistir. Mas agora que a coisa está montada tenho muito orgulho em ter conseguido ter tanta paciência. Os custos de manutenção não são assim tão elevados, mas a compra de todo o equipamento (e quis ir para um equipamento já bastante razoável, para estar preparado para qualquer outro tipo de montagem que possa querer fazer) são! Pensa bem no que queres realmente ter para futuro.

O facto de optares por fazer uma coisa semelhante à que eu fiz, não quer dizer que te inicies mais tardiamente no hobby. Há montes de coisas que podes ir fazendo enquanto te preparas para completar o projecto. Eu, por exemplo, demorei mais de um mês a escolher as pedras que queria e a completar o "hardscape" com que fiquei satisfeito. Também isso faz parte da construção. E para poupar em plantas, também decidi fazer um dry-start, o que implicou mais 2 meses de espera. Só para teres uma pequena noção... o aquário propriamente dito, só foi adquirido uns 8 ou 9 meses depois de ter começado a construir o móvel.

Uma coisa que podes fazer, como eu, é reduzir a altura do aquário. Tens que encontrar quem o construa para ti, mas para usar o meu filtro antigo, eu optei pelos 90x40x35 (de altura). O volume total de água reduz consideravelmente, poupei no filtro que precisei para o mesmo, poupei no substrato e poupei na quantidade de pedras. Parece que não, mas 5cm em altura podem significar uma diferença muito grande no custo. Ao mesmo tempo, fiquei com um tanque mais alongado que, na fotografia, parece maior que o que realmente é. Ah... a construção do mesmo, em vidro extra-claro, ficou-me por 130€. E foi feito pela ILA!

Também podes ir procurando equipamento no OLX e sítios do género. Não digo para comprares tudo em segunda mão, mas por vezes há coisas que compensam. Também podes ir procurando promoções em lojas da especialidade... nem tudo é mau quando demorares mais tempo.

Concordo com muito do que dizes. Obrigado pelos conselhos também.

É apenas a primeira tentativa de regresso ao hobby. Tive durante uns anos mas depois mudei me de cidade e não tinha condições para ter aquário.

Ainda estou a considerar o que fazer mas provavelmente os custos de montar um dessas dimensões de raiz são de facto bastante significativos para aquilo que posso nesta fase e nos próximos tempos.

Uma das alternativas é usar um aquário de tamanho intermédio e usar um filtro que permita aumentar de tamanho no futuro por exemplo( visto que vou ter de comprar tudo).

Há sempre algumas coisas que depois se podem adequar de um aquário para outro. E se tiver um aquário a volta dos 100L permitir me à ganhar a experiência também nos plantados que quando aumentar de tamanho terei maior destreza e conhecimento de todos os processos.

Partir desde já para algo tão grande também pode levar a uma frustração pelos problemas que normalmente ocorrem e afastar me das coisas e não tenho essa perspectiva.

Quanto aos preços do vidro subiram imenso é impensável encontrares aquários extra claros dessas dimensões por esses preços.

Vamos vendo como vão evoluir as coisas e pensando em alternativas.

Obrigado mais uma vez pela partilha!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

56 minutes ago, André Calvário said:

Concordo com muito do que dizes. Obrigado pelos conselhos também.

É apenas a primeira tentativa de regresso ao hobby. Tive durante uns anos mas depois mudei me de cidade e não tinha condições para ter aquário.

Ainda estou a considerar o que fazer mas provavelmente os custos de montar um dessas dimensões de raiz são de facto bastante significativos para aquilo que posso nesta fase e nos próximos tempos.

Uma das alternativas é usar um aquário de tamanho intermédio e usar um filtro que permita aumentar de tamanho no futuro por exemplo( visto que vou ter de comprar tudo).

Há sempre algumas coisas que depois se podem adequar de um aquário para outro. E se tiver um aquário a volta dos 100L permitir me à ganhar a experiência também nos plantados que quando aumentar de tamanho terei maior destreza e conhecimento de todos os processos.

Partir desde já para algo tão grande também pode levar a uma frustração pelos problemas que normalmente ocorrem e afastar me das coisas e não tenho essa perspectiva.

Quanto aos preços do vidro subiram imenso é impensável encontrares aquários extra claros dessas dimensões por esses preços.

Vamos vendo como vão evoluir as coisas e pensando em alternativas.

Obrigado mais uma vez pela partilha!

Qualquer coisa, diz! Não é assim tão difícil encontrar aquários baratos. E o meu, apesar de parecer maior, acaba por ter (só) 126 litros. Não é muito diferente dos 100 que referes. Com substrato e hardscape lá dentro, aposto que nem 100 litros de água tenho no total. Um abraço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 29 minutos, JoseCarlosMarques disse:

Qualquer coisa, diz! Não é assim tão difícil encontrar aquários baratos. E o meu, apesar de parecer maior, acaba por ter (só) 126 litros. Não é muito diferente dos 100 que referes. Com substrato e hardscape lá dentro, aposto que nem 100 litros de água tenho no total. Um abraço.

Sim mas a verdade é que nem é pela questão do volume de água. 

Se partir por exemplo de um de 60x40x40 a diferença ainda é alguma em termos de substrato, plantas iluminação etc etc. 

E ao mesmo tempo já é grande o suficiente para muita coisa.

Há que pensar como é. E ir com calma.

Obrigado pelas ajudas.

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

21 hours ago, André Calvário said:

Sim mas a verdade é que nem é pela questão do volume de água. 

Se partir por exemplo de um de 60x40x40 a diferença ainda é alguma em termos de substrato, plantas iluminação etc etc. 

E ao mesmo tempo já é grande o suficiente para muita coisa.

Há que pensar como é. E ir com calma.

Obrigado pelas ajudas.

Tens razão, como também já tinha dito. Por outro lado, se o teu objectivo é o de 90, vais estar a gastar dinheiro em coisas que depois não vais usar, como a calha, por exemplo.

  • Obrigado(a) 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Um update do tópico apenas para agradecer ao @JoseCarlosMarques a ajuda que tem dado e paciência para esclarecer todas as dúvidas que se me têm colocado e referir que talvez até possa conseguir regressar mais rapidamente ao hobby do que estava a considerar devido a uma oportunidade de negócio.

Assim sendo e voltando com mais dúvidas:

- qual a experiência de utilização do substrato amazonia normal e diferenças para o versão 2? Que vantagens e desvantagens em usar um e outro?

- testei a água da torneira e PH de 7. Isto é um valor que se calhar me impossibilita de usar rochas como a seiryu?

Obrigado desde já.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não tens que agradecer. É para isso que cá estamos todos!

Eu uso o Amazonia v2, mas ainda o tenho há muito pouco tempo. Podes sempre "recarrega-lo" com tabs, mas se vais começar uma nova montagem, aconselho-te a comprar um solo novo. Só por ser mais seguro. Também depende das plantas que queres usar, claro.

Também tenho rochas seiryo no meu aquário, e nunca me alteraram o PH da água. Nem sabia que podia alterar! Deixo essa questão para alguém que tenha mais experiência com elas.

Boa sorte!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim estou a pensar comprar novo.

Mas vejo por exemplo em lojas um ada Amazonia normal e um ada Amazonia ver. 2 e daí a questão. Li que a ver.2 liberta mais amónia mas queria saber se alguém teve chatices ou não...

Em termos de plantas e visto ser primeiro plantado queria começar com plantas relativamente mais simples em termos de manutenção. Mas ainda vai depender de como sair o layout e isso é um mistério até para mim próprio 😆

Nunca tive seiryo mas já li isso... Só não quero estar a criar de base condições logo para ter problemas por causa dessas escolhas. Até estava a pensar mais nas dragon Stone para usar mas as seiryo são muito fixes também gosto do efeito...

Obrigado pelos votos vamos ver o que sai daqui.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

E já agora uma outra dúvida que me esqueci...

 

Posso por o substrato no aquário e ir tentando fazer o layout com hardscape? Vai perdendo as suas capacidades por estar exposto ao ar ou não há problema nenhum com isso?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

6 hours ago, André Calvário said:

Mas vejo por exemplo em lojas um ada Amazonia normal e um ada Amazonia ver. 2 e daí a questão.

Tanto quanto percebi quando comprei o meu, a primeira versão é para mãozinhas mais experientes. Tem muitos nutrientes, e muito mais depressa pode causar um surto de algas. Todos eles, desta ou de outra marca, libertam nutrientes para a água nas primeiras semanas do aquário... daí as mudanças de água diárias que deves fazer... depois de dois em dois dias... e por aí em diante. Com certeza já deves ter lido sobre isso.

 

6 hours ago, André Calvário said:

Posso por o substrato no aquário e ir tentando fazer o layout com hardscape?

Podes. Mas convém tapar o aquário quando não estás a trabalhar... com aquela película de plástico. E ir molhando o substrato de vez em quando. Isto porque o substrato tem alguma humidade, e secando completamente pode perder nutrientes. O ideal, no entanto, e o que te aconselho, é criares uma caixa em cartão ou madeira, com as dimensões do aquário, e ires experimentando. Isto porque imagina que demoras 1 mês a decidir o hardscape... não há substrato que não seque em um mês, e assim trabalhas com calma até teres certeza do que queres.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 minuto, JoseCarlosMarques disse:

Tanto quanto percebi quando comprei o meu, a primeira versão é para mãozinhas mais experientes. Tem muitos nutrientes, e muito mais depressa pode causar um surto de algas. Todos eles, desta ou de outra marca, libertam nutrientes para a água nas primeiras semanas do aquário... daí as mudanças de água diárias que deves fazer... depois de dois em dois dias... e por aí em diante. Com certeza já deves ter lido sobre isso.

 

Podes. Mas convém tapar o aquário quando não estás a trabalhar... com aquela película de plástico. E ir molhando o substrato de vez em quando. Isto porque o substrato tem alguma humidade, e secando completamente pode perder nutrientes. O ideal, no entanto, e o que te aconselho, é criares uma caixa em cartão ou madeira, com as dimensões do aquário, e ires experimentando. Isto porque imagina que demoras 1 mês a decidir o hardscape... não há substrato que não seque em um mês, e assim trabalhas com calma até teres certeza do que queres.

Ok era exactamente essa diferença entre substratos que procurava entender. 

Quanto às necessidade das tpas sim já li sobre isso e compreendo perfeitamente a necessidade delas.

Uma boa solução a da caixa de cartão obrigado! Ver se arranjo isso...

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem um update a este tópico que é significativo!

Apanhei um bom setup usado e concretizei o negócio ainda nem estou bem a acreditar 😁😁 boa ajuda do @JoseCarlosMarquese desde já obrigado pela paciência!

- Aquário Ila europa 60x40x45 e respectivo móvel

- Kit CO2 strideways com extintor e difusor inline, drop checker

- twinstar 600SA ao qual já adicionei um programador WiFi para regular horário e intensidade

- Termostato JBL inline

- Lily pipes em metal 

- filtro fluval 407 com respectivas cerâmicas colocadas

Agora venha a limpeza do material e e a preparação para daqui por umas semanas começar a montar o setup.

Ideias para o que falta:

- Amazonia aquasoil 12L

- layout com lava Stone negra (mandei analisar a água e como é bastante dura prefiro usar uma rocha que não altere a dureza da mesma).

Quando puder posto umas fotos das coisas.

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

E aí está o vidro.

ainda vai precisar de mais duas ou três de mãos 😆😆😆

uma ajuda alguém sabe como tirar os spots de algas que estão junto aos cantos com ele vazio? 

obrigado desde ja.large.IMG-20220820-WA0008.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏

 

Eh pá... tu começa é por tirar esses autocolantes da marca. Para que raio queres isso colado no tanque 🙂 ?

Parabéns, e bem-vindo de volta ao hobby. Como já tive oportunidade de te dizer, acho que fizeste uma óptima compra. Quem me dera a mim ter apanhado um kit desses para começar. É material de primeira qualidade!

Estás a pintar a traseira do aquário com que tinta?

Para limpar essas algas que se entranham nos cantos do aquário, há quem use sumo de um limão, ou bicarbonato de sódio. Até podes juntar os dois. Embebes um guardanapo ou papel de cozinha nessa mistela e colocas em cima dos sítios onde estão as algas. Deixas ficar duas ou três horas, e depois esfregas com uma escova de dentes. Se não resultar à primeira, repetes. Também serve para limpar manchas de calcário, caso as tenhas.

Não mostraste foi as pedras que compraste. Agora com o vidro à disposição, até já podes começar a experimentar a posição das mesmas dentro do aquário. Tem muito cuidado para não riscares o vidro. No meu, por exemplo, eu optei por colocar um tapete daqueles que se coloca entre o aquário e o móvel dentro do aquário também, para que as pedras não estejam em contacto direto com o vidro.

Aproveita esta fase da montagem. A meu ver, é a que tem mais piada. Criar do nada. Eheh. Bom trabalho, e não te esqueças de ir postando os resultados, para o pessoal te poder dar umas dicas.

Grande abraço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 28 minutos, JoseCarlosMarques disse:

👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏

 

Eh pá... tu começa é por tirar esses autocolantes da marca. Para que raio queres isso colado no tanque 🙂 ?

Parabéns, e bem-vindo de volta ao hobby. Como já tive oportunidade de te dizer, acho que fizeste uma óptima compra. Quem me dera a mim ter apanhado um kit desses para começar. É material de primeira qualidade!

Estás a pintar a traseira do aquário com que tinta?

Para limpar essas algas que se entranham nos cantos do aquário, há quem use sumo de um limão, ou bicarbonato de sódio. Até podes juntar os dois. Embebes um guardanapo ou papel de cozinha nessa mistela e colocas em cima dos sítios onde estão as algas. Deixas ficar duas ou três horas, e depois esfregas com uma escova de dentes. Se não resultar à primeira, repetes. Também serve para limpar manchas de calcário, caso as tenhas.

Não mostraste foi as pedras que compraste. Agora com o vidro à disposição, até já podes começar a experimentar a posição das mesmas dentro do aquário. Tem muito cuidado para não riscares o vidro. No meu, por exemplo, eu optei por colocar um tapete daqueles que se coloca entre o aquário e o móvel dentro do aquário também, para que as pedras não estejam em contacto direto com o vidro.

Aproveita esta fase da montagem. A meu ver, é a que tem mais piada. Criar do nada. Eheh. Bom trabalho, e não te esqueças de ir postando os resultados, para o pessoal te poder dar umas dicas.

Grande abraço.

Boas

Os autocolantes já vinham ainda nem tinha pensado nisso já os tiro 😆

O aquário não está pintado. Tem vinil branco atrás. Vou manter até porque está bom 😁

Estou contente com o setup. A primeira compra fora disto acabou por ser o programador da calha que funciona impecavelmente bem. Com relógio, nascer e por do sol e regulação de intensidade. Muito fixe mesmo.

As pedras que comprei foi lava Stone negra. A água aqui é muito dura e portanto acabo por não subir muito a dureza da mesma com a rocha. Assim que possa já as mostro.

Obrigado pelas dicas de limpeza. Vou usar para ver se melhora e consigo limpar como deve ser.

Quanto a esses tapetes. Não tenho nenhum mas não encontro com as medidas do meu. Esse material por ser cortado? Onde compraste o teu?

Sim por agora vai ser só testar layout.

Vou de ferias daqui por uns dias e portanto não vou estar a ciclar agora.

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

1 minute ago, André Calvário said:

O aquário não está pintado. Tem vinil branco atrás. Vou manter até porque está bom 😁

Ah. Muito bem! Como falaste em demãos, levei para a pintura!

2 minutes ago, André Calvário said:

As pedras que comprei foi lava Stone negra. A água aqui é muito dura e portanto acabo por não subir muito a dureza da mesma com a rocha. Assim que possa já as mostro.

Fico à espera de as ver.

2 minutes ago, André Calvário said:

Quanto a esses tapetes. Não tenho nenhum mas não encontro com as medidas do meu. Esse material por ser cortado? Onde compraste o teu?

Terias muita sorte se encontrasses para o tamanho do teu aquário. Eheh. Comprei o meu na ProAquarium, mas de certeza que encontras isso em qualquer loja de aquários. É indispensável coloca-lo entre o vidro e o móvel. Ajuda a corrigi qualquer imperfeição, e protege bastante qualquer ponto de pressão que possa existir no tanque. O que eu coloquei dentro do aquário é ligeiramente menor para não aparecer nos vidros.

4 minutes ago, André Calvário said:

Vou de ferias daqui por uns dias e portanto não vou estar a ciclar agora.

Aproveita e vai vendo aquários na Internet, para decidires o que queres fazer 😉 . Boas férias.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 43 minutos, JoseCarlosMarques disse:

Ah. Muito bem! Como falaste em demãos, levei para a pintura!

Foi

Fico à espera de as ver.

Terias muita sorte se encontrasses o tamanho do teu aquário. Eheh. Comprei o meu na ProAquarium, mas de certeza que encontras isso em qualquer loja de aquários. É indispensável coloca-lo entre o vidro e o móvel. Ajuda a corrigi qualquer imperfeição, e protege bastante qualquer ponto de pressão que possa existir no tanque. O que eu coloquei dentro do aquário é ligeiramente menor para não aparecer nos vidros.

Aproveita e vai vendo aquários na Internet, para decidires o que queres fazer 😉

As demaos é mesmo de limpeza do lixo que tem 😆😆

Agora baralhaste me... Referiste entre o vidro e o aquário e depois dentro do aquário? Tens dois?

Vou procurar então para ver como é para tratar disso e começar a experimentar o layout.

Sim. Tenho estado a ver bastantes opções e a acompanhar videos no YouTube para fazer o melhor que consiga.

Por agora é encomendar substrato e mais umas coisas para ter tudo a jeito para quando regressar começar a pensar nisto mais definitivamente.

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.