Esterilizador UV Vs Twinstar Nano [ajuda com problema de algas]


Recommended Posts

Boas a todos, a cerca de 1 mes e meio montei o meu primeiro aquario plantado já tem alguns vivos e até mesmo esses ja criaram 🙂.

Mas estou com um pequeno problema que é um bocadinho chato e incomada me bastante, as algas..

Eu tenho o aquario com injecao de co2 e 60% de iluminação da calha durante 5 horas já a umas 2 semanas e reduzi o caudal da bomba para metade para não fazer tanta corrente dentro do aquário,  a coisa melhorou mas não desaparece. Eu tenho algas tipo cabelo , principalmente no musgo . Todas as semanas aspiro com um tubinho as malditas mas voltam sempre aparecer. Tambem tenho umas algas azuis tipo raizes em algumas das folhas e troncos.

Eu estive a pesquisar na net e vi que o esterilizador UV ajuda na causa das algas assim como aquele aparelho da twinstar nano. Mas ambos são caros , só queria colocar apenas 1 desses 2 para ajudar no meu problema. A questão  é qual? E se são mesmo eficazes?

Eu não sou apologista de uso de quimicos e queria uma solução o mais natural possivel.

Quem me puder esclarecer e ajudar sobre o assunto fico grato.

Aqui fica umas fotos das ditas algas que falo.large.20220524_150636.jpglarge.20220524_150644.jpg

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Marco Corgas

Olha sobre o UV não te posso ajudar uma vez que não tenho qualquer experiência,portanto vou-te deixar aqui um texto muito elucidativo para leres.

http://www.theplantedtank.co.uk/algae.htm    espero que pelo menos te ajude.

Saudações

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Não precisas de UV, precisas de uma equipa de limpeza. Uns camarões dão cabo disso num instante.

Projetos antigos:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...
On 21/06/2022 at 16:06, João Cardoso (Kadoxu) disse:

Não precisas de UV, precisas de uma equipa de limpeza. Uns camarões dão cabo disso num instante.

Eu tenho 4 camarões amano e 6 ottos e não comiam nada das algas. Agua estava constantemente esverdiada e comecou a ganhar estas algas nunca mais parou.

Então decidi desmontar tudo , aproveitei podas que não estavam infetadas com as malditas , remontei o layout de outra forma e plantei tudo de novo. 

Acabei por comprar 1 esterilizador UV da Eheim de 11w apliquei , ja tenho a montagem nova a 3 semanas, simplesmente fantástico,  agua super cristalina sem problemas. Apenas tenho umas algas pretas mas muito pouco mas acho que isso é alimentação a mais nos peixes. Ou a fertilização não ser adequada. Essa parte para mim ainda é uma dor de cabeça porque não sei o que usar . Neste momento uso tropica especialized. 1 dose por dia durante 6 dias. 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 9 horas, Marco Corgas disse:

algas pretas

Também me apareceu no outro aquário que tinha e estava relacionado com a corrente, ou seja, aparecia onde estava a corrente a sair do filtro. Há um produto que se põe, não me recordo do nome, com o filtro desligado, sem corrente nenhuma, e aplicas nas folhas ou zonas onde essas algas estão. 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 15/07/2022 at 00:28, Marco Corgas disse:

Eu tenho 4 camarões amano e 6 ottos e não comiam nada das algas. Agua estava constantemente esverdiada e comecou a ganhar estas algas nunca mais parou.

Então decidi desmontar tudo , aproveitei podas que não estavam infetadas com as malditas , remontei o layout de outra forma e plantei tudo de novo. 

Acabei por comprar 1 esterilizador UV da Eheim de 11w apliquei , ja tenho a montagem nova a 3 semanas, simplesmente fantástico,  agua super cristalina sem problemas. Apenas tenho umas algas pretas mas muito pouco mas acho que isso é alimentação a mais nos peixes. Ou a fertilização não ser adequada. Essa parte para mim ainda é uma dor de cabeça porque não sei o que usar . Neste momento uso tropica especialized. 1 dose por dia durante 6 dias. 

Qual é o tamanho do aquário? Parece-me que 4 camarões num aquário desse tamanho não vão conseguir fazer grande coisa. E os ottos não comem aquilo de que te queixavas.

Não perceber e resolver a origem do problema e recomeçar do zero, atirando mais dinheiro para tentar resolver as coisas é uma das maiores causas de desistência deste hobby. O UV não te vai resolver a origem do que causou o problema, vai eliminar um sintoma. Sem resolveres o problema principal vais continuar a ter problemas a médio/longo prazo.

Água esverdiada é muito provavelmente excesso de luz e nutrientes.

Projetos antigos:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais