CICLAGEM


Recommended Posts

Bom dia, acabei de colocar meu betta em um aquário hospital que antigamente era o principal, porém ainda não consegui adquirir outro aquário principal pois só vai chegar daqui a 5 dias. Vou começar a ciclagem no aquário novo com inserção de bactérias vivas, porém enquanto isso, como posso deixar meu peixe no aquário hospital sem uma ciclagem até o outro estar pronto? 😭

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pode fazer trocas de água todos os dias, para manter os níveis de amónia e nitritos um pouco controlados.

Projetos antigos:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa tarde! Fiz um tratamento com meu betta macho no aquário principal após torná-lo em um aquário hospital. O aquário tem 10L, e a minha dúvida é que: não tive tempo de fazer a ciclagem por este fator. Mas tenho este acelerador biológico e redutor de nitratos da Prodac + um condicionador de água da Tetra. Como é somente um betta macho jovem, gostaria de saber com qual tipo de TPA consigo reduzir os níveis de Amônia e nitrito até o ciclo estar completo, tendo em vista que o aquário não é relativamente grande. 

 

Descrição do produto: 

 

Nitradac é uma cultura bacteriana não tóxica com alta concentração líquida (40 milhões de bactérias por ml). Foram selecionadas por sua capacidade de digerir matéria orgânica e transformar a amônia presente nos aquários. É usado em aquários com água • frescos e marinhos frescos ou já utilizados para transformar o amoníaco, altamente tóxico, em nitritos e estes em nitratos. Praticamente o Nitridac degrada rapidamente os compostos orgânicos , reduz a acumulação de sedimentos ou lamas, cura as paredes e o fundo, previne a formação de algas e previne o aumento de nitritos. Uso e dosagem: agite bem antes de usar. Os frascos de 500 ml, 250 ml, 100 ml contêm o medidor: dose inicial, 5 ml a cada 50 litros de água uma vez ao dia durante 7 dias; para manutenção, use a mesma dose uma vez por mês. A embalagem de 30 ml contém um tubo de ensaio: dose inicial, 1 ml (1ª medida) a cada 10 litros de água, ou 2,5 ml (2ª medida) a cada 25 litros, ou 4 ml (3ª medida) a cada 40 litros uma vez ao dia por 7 dias; para manutenção use a mesma dose uma vez por mês. As condições adequadas para o desenvolvimento ideal de bactérias são as seguintes: temperatura da água min. 5°C máx. 45°C, valor de pH 6 a 8,5. Após o uso, feche bem o frasco, mantenha-o em local fresco, não o exponha à luz e mantenha-o fora do alcance das crianças.Nitridac..jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Então, eu não tenho como ter outro aquário no momento e a ciclagem esta ocorrendo no aquário hospital que voltou a ser o principal e já está desinfectado. 

 

Agora retirei o betta e coloquei em outro recipiente com o termostato e estou deixando a ciclagem ocorrer normalmente no aquário principal. Estou adicionando o acelerador biológico Prodac - nitridac que precisa ser colocado durante 7 dias e o anulador de substâncias tóxicas Sera toxivec. Em quanto tempo acha que a ciclagem estará completa? Faço a TPA só no final do mês do processo?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Evellyn Cristie

Andas a abrir vários postes e as tuas perguntas ficam muito dispersas,faz todas as perguntas num só poste,pois torna-se muito mais fácil ajudar-te,não é por teres muitos postes que a ajuda chega mais depressa .

Penso que já te respondi há tua questão noutro lado.

Saudações

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Evellyn tens de testar a água, ou aguardar o tempo normal para que a ciclagem se dê. Os aceleradores ajudam, mas sem testar ficas sem saber se o processo está ou não concluído.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Evellyn

Já devias ter colocado o substrato logo no inicio,mas agora ainda vais a tempo,porque as bactérias também se alojam no solo,não é só no filtro.

Saudações

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Evellyn Cristie

Porque é que sempre que queres fazer uma pergunta abres outro poste?

Podias usar só um poste para tudo,e todas as duvidas e ajudas,a sim tens tudo espalhado.

Sobre a tua pergunta,cuidas como se tive-se no aquário dele,dás comida e fazes TPA;s,tudo normal.

Saudações

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Juntei os tópicos todos, para manter a informação junta. Por favor, não crie um novo tópico, se o assunto ainda é o mesmo, responda apenas ao tópico inicial.

  • Votar + 2

Projetos antigos:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Desculpe, não estava sabendo direito como manusear os posts, irei responder sobre o mesmo assunto apenas neste tópico agora que juntou tudo no mesmo.

 

Como faço a tpa na bacia que está meu betta durante a ciclagem do aqua principal? tiro somente água da superfície?

Editado por evellyn cristie
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Evellyn

Depende da quantidade que tem de água,retiras uns 10% e colocas novamente a mesma quantidade.

Se o recipiente onde esta o Betta tiver pouca água,e não tiver filtro,faz uma tpa de dois em dois dias,coloca acondicionador antes de colocares no recipiente.

Saudações 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 Utilizei acelerador biológico e em 2 semanas o aquario estava ciclado, agora que coloquei o meu peixe, um dia depois ocorreu pico de amônia pra 1mg!!! Rapidamente tirei os dejetos e coloquei toxivec da Sera que reduz nitratos. Agora devo fazer uma TPA? A água já parece bem turva :0. O aquário é muito pequeno por enquanto, tem 7L e so irei aumentà-lo no mês seguinte ...

Posso limpar o substrato com a água do aquário? Os restos de comida que coloquei durante a ciclagem não querem sair sifonando!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

É preciso cuidado com a quantidade de comida. Para um betta, e para dar uma noção de escala, a quantidade de comida suficiente será talvez do tamanho do olho dele por dia, para ter uma noção da pouca quantidade de comida que é preciso.

Depois de completar o ciclo, se as bactérias não tiverem alimento (amónia), elas morrem. Também é normal haver uma fase de adaptação do ciclo depois de adicionar peixes, mas 1mg é já um pouco grave.

TPAs de 30% a 50% do volume da água, para baixar os níveis de amónia, são essenciais para salvar o peixe nos próximos dias.

Se o substrato prende restos de comida, o melhor é mesmo tirar ou trocar, no entanto, deve fazê-lo em fases, porque as bactérias do ciclo também colonizam o substrato.

Projetos antigos:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.