Novo aquário


Armando M.

Recommended Posts

Bom dia,

Gostava de ter uma opinião sobre os peixes que penso colocar neste tanque de 15 litros uteis.

São peixes de grupos e não tenho espaço para muitos tenho de reduzir os grupos:

Coridora Anã 2, Guppy 2, Tetra 3

Quanto à luz está ligada das 8,00 ás 20,00 horas, será que está bom?

          Setup – Aquário

Data da montagem : 09/04/2022

Aquário : 40x20x22 Volume bruto 20 L, útil 15 L

Luz : 8w ligado das 08 H ás 20 H

Filtro : Filtro Interior - Hydor Crystal K10 II 200 l/h

Aquecedor : THPL regulável 50W

Substrato : Cascalho do rio

Decorações : Pedras e tronco artificial

Fertilização : Premium Nutrition da Tropica

Plantas : Anubia, Microsorum, Bucephalandra, Vesicularia Montagnei - Christmas

Parâmetros da água (pH = 7, NO2 = 0, NO3 = 0, temperatura = 24º)

large.IMG20220425153900.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Armando M.

O aquário é de facto muito pequeno,e os filtros internos em geral são muito deficientes,peixes para um aquário a sim tem de facto de serem muito pequenos em adultos,tens Neons,Boraras brigittae,Danios margaritatus,e há outros,o problema aqui é que são peixes de cardume,e o mínimo seria 6 para um cardume,se o filtro não fosse interno talvez pode-ses colocar dois cardumes de peixes que em adultos não passa-sem dos 2cm a 2,5cm,tens que pesquisar muito bem para veres quais os melhores para esse aquário.

Sobre as horas de luz tudo depende da potencia da mesmas,mas 8 horas de luz esta bem.

Tens ai no aquário plantas que não devem estar enterradas,como a Anubia e os Microsorum,e Bucephalandra,estas plantas tem que estar atadas a um tronco ou a uma rocha,enterradas acabam por morrer.

Estava a me esquecer,falas em Guppys,para esse aquário não te aconselho,porque eles se reproduzem com muita facilidade,e depressa ficas com o aquário super lotado,a não ser que coloques só machos,esse aquário dava também para teres só Camarões.

Faz o ciclo do azoto ate ao fim,com muita calma.

Saudações 

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nesse aquário, na minha opinião, ou camarões ou um Betta só

  • Gosto 1

Projetos antigos:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Parabéns pelo novo aquário. Mas 12 horas de luz parecem-me demasiado. Tudo depende da potência da mesma, claro, mas 8 horas parecem-me mais adequadas. Podes, no entanto, ir sempre regulando, caso notes que começam a aparecer algumas algas.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 27/04/2022 at 22:32, Alvaro Silva disse:

Boas Armando M.

O aquário é de facto muito pequeno,e os filtros internos em geral são muito deficientes,peixes para um aquário a sim tem de facto de serem muito pequenos em adultos,tens Neons,Boraras brigittae,Danios margaritatus,e há outros,o problema aqui é que são peixes de cardume,e o mínimo seria 6 para um cardume,se o filtro não fosse interno talvez pode-ses colocar dois cardumes de peixes que em adultos não passa-sem dos 2cm a 2,5cm,tens que pesquisar muito bem para veres quais os melhores para esse aquário.

Sobre as horas de luz tudo depende da potencia da mesmas,mas 8 horas de luz esta bem.

Tens ai no aquário plantas que não devem estar enterradas,como a Anubia e os Microsorum,e Bucephalandra,estas plantas tem que estar atadas a um tronco ou a uma rocha,enterradas acabam por morrer.

Estava a me esquecer,falas em Guppys,para esse aquário não te aconselho,porque eles se reproduzem com muita facilidade,e depressa ficas com o aquário super lotado,a não ser que coloques só machos,esse aquário dava também para teres só Camarões.

Faz o ciclo do azoto ate ao fim,com muita calma.

Saudações 

Obrigado pela dica vou rever o tipo de peixes a colocar, talvez coloque só um cardume, tendo 2 cm X 6 = 12 só tenho 15 litros fica praticamente lotado não podendo reduzir o tamanho do cardume será mesmo a melhor opção.

Sobre a luz é uma lâmpada (não led) de 8 W, vou reduzir para 8 horas

Quanto ás plantas tinha lido que não podiam estar enterradas por isso meti só as raízes por baixo das pedras, pensei que ficasse bem assim, vou resolver mais esta.

uma semana depois de colocar as plantas reparei que a tinham as folhas acastanhadas, pensei ser adaptação ao novo ambiente vejo errado. vou ver se ainda as salvo.

Estão neste estado:

large.493142801_Feto3.jpglarge.Bucephalandra.jpglarge.781569889_Anubia2.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado José Carlos Marques e João Cardoso pelas vossas dicas vou repensar e emendar o que esta errado. Era para colocar os peixes este fim de semana mas vão esperar mais uma ou duas semanas.

Sobre a luz é uma lâmpada (não led) de 8 W, vou reduzir para 8 horas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.