Apresentação do Aquário


GSAlmeida

Recommended Posts

Bom dia,

Faz hoje um mês dia 21/04/2022 que fiz a montagem do Aquário antracite VivalineLED Eheim 180l. Tenho 2 filtros um é filtro interno eheim biopower 200 e um filtro externo eco pro 300. E tenho EHEIM termocontrole e 200w.

O substrato usei o jbl manado dark 20l , a minha ideia foi fazer um declive para dar a ideia de profundidade, para fazer altura na parte de atrás  do aquário usei cascalho de rio, depois decidi fazer 3 ilhas com o substrato Tropica Aquarium Soil para por plantas.

Condicionador usado: Seachem Prime, recomendo.

Para acelerar o processo de ciclagem usei o SERA filtro biostart, coloquei todas as semanas 5 ml diretamente da esponja do filtro.

 Atualmente tenho 6 Coridora Sterbai e 1 ancistru.

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 hora, GSAlmeida disse:

Bom dia,

Faz hoje um mês dia 21/04/2022 que fiz a montagem do Aquário antracite VivalineLED Eheim 180l. Tenho 2 filtros um é filtro interno eheim biopower 200 e um filtro externo eco pro 300. E tenho EHEIM termocontrole e 200w.

O substrato usei o jbl manado dark 20l , a minha ideia foi fazer um declive para dar a ideia de profundidade, para fazer altura na parte de atrás  do aquário usei cascalho de rio, depois decidi fazer 3 ilhas com o substrato Tropica Aquarium Soil para por plantas.

Condicionador usado: Seachem Prime, recomendo.

Para acelerar o processo de ciclagem usei o SERA filtro biostart, coloquei todas as semanas 5 ml diretamente da esponja do filtro.

 Atualmente tenho 6 Coridora Sterbai e 1 ancistru.

 

 

Não tem fotos do aquario?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 8 minutos, Marco Corgas disse:

Não tem fotos do aquario?

X2 

Bem vindo ao fórum, não sei se és novo no hobby ou não, mas foi pena antes de montares o aquário não planeares connosco equipamentos, e intenções, terias sempre boas dicas aqui. 

Para te ajudar a colocar fotos tens aqui um link a ensinar, é é muito fácil. 

Se quiseres dar-te ao trabalho de fazer copy paste e preencherres este link, então seria ótimo. Por que nós ajuda imenso na leitura e percepção do aquário que tens. 

É este que é muito interessante e fundamental para perceber parte da química de um aquário, a informação, leitura e pesquisa nunca é demais. 

Para criar altura na trazeira do aquário podias ter usado rocha vulcânica de granulometria bem pequena, é vendida em horticulturas e até no Leroy, para além de ser porosa, e concentrar colónia de batérias o que seria excelente para a micro fauna, o preço é barato, e eventualmente distribuída em meias de senhora, ou sacos de rede para lavar cuecas e meias, era a solução ideal. 

Manado é um substrato algo ultrapassado na minha opinião, e também não gosto por ser extremamente leve, e flutuar muitas vezes, mas é sem dúvida uma opção mais económica, e percebo o seu uso por isso, e dependendo do que queiras em termos de futuro do aquário... O da Tropica já é muito bom. 

Atenção à fauna que venhas a colocar em termos de compatibilidades, e em termos de tamanho para o aquário. Certas misturas de peixes são caóticas e dão alguns desgostos. 😉

Quanto à filtragem nos tempos de hoje, acho um desperdício de dinheiro e para mim são uma péssima opção, prefiro usar em certas situações filtros hang-on, muito mais eficazes e normalmente com mais espaço para matérias filtrantes. Um interno, vem mal equipado, serve de pouco mais do que alga filtragem mecânica.... 

Não teria escolhido o ECO PRO 300, 750L/H, é o que lá diz, os testes são feitos em fábrica sem matérias filtrantes, e portanto a perca de caudal é inevitável, e "algo mentirosa" por parte dos fabricantes, por vezes desce para metade, ou 40% do que é anunciado. Filtração nunca é demais. 

Assim o dinheiro que gastaste em dois filtros, um interno e outro externo, gastava apenas num maior, e mais eficiente para 180L, tinhas boas marcas para além da Eheim, em termos de preço qualidade tão ou mais eficazes, JBL, Oase, Sicce por aí fora. 

Ficamos à espera das ditas fotos e mais novidades! 😁

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O filtro interno ja vinha com o aquário era tipo um pack. O comprei o eco por gastar menos 8watts,se eu fosse por exemplo para um eheim clássico 350 já ia ter um gasto de 15watts.

desconhecia que os testes ao filtros são feitos sem material filtrante .

eu pensei portanto o eco pro 300 tinha 750l por hora , mais o interno que tem 210l . Da 960l por hora acho que seria suficiente. Depois com Tempo ainda vou ver se compensa ter lá o interno ou nao.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Dependendo do que tem no aquário um filtro que faça 5x o volume por hora é suficiente. O maior problema é a boa circulação de água para as plantas e terá de fazer manutenção ao filtro mais vezes, se ele for mais pequeno.

há 43 minutos, GSAlmeida disse:

O filtro interno ja vinha com o aquário era tipo um pack. O comprei o eco por gastar menos 8watts,se eu fosse por exemplo para um eheim clássico 350 já ia ter um gasto de 15watts.

Se retirasse o filtro interno, ficava melhor servido com o 350 e ficava sem aquele monstro dentro do aquário. Assim não tens essa opção.

Projetos antigos:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 8 horas, GSAlmeida disse:

TzYyq9HfeFCKIQ3pku-81FxZ2hjl6hhQ3TdTikFh2Io_s-bIRRc5V6j7j8mZ9INEjk0U7b-0RgNWZccodp2nqq3ns72-SqS9AfMQhRuBTGLzEEUqZbAi1Bv-hlxGXhjoy5gZJFljqab0j1OBEgsqVu-LovLpV9ST

Wj0PoJEzTwMvtJkXODNVKQKZY2eA_LKThRTzaU5lpU1er0FaF9HGSI2tCU-8mz08zBtc57p6Lcae9Ph5

Reparaste no link que te coloquei acima a ensinar a inserir fotos??, parece-me que não, eu não estou a vê-las, serei só eu??? 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 7 horas, João Cardoso (Kadoxu) disse:

Dependendo do que tem no aquário um filtro que faça 5x o volume por hora é suficiente. O maior problema é a boa circulação de água para as plantas e terá de fazer manutenção ao filtro mais vezes, se ele for mais pequeno.

Se retirasse o filtro interno, ficava melhor servido com o 350 e ficava sem aquele monstro dentro do aquário. Assim não tens essa opção.

Para mim a filtragem não é suficiente, é como dizes tem de fazer mais manutenções ao filtro, tpas, etc. Ele tem um aquário em volume igual ao meu, também depende do que lá vai fazer, 5x não é uma ciência matemática, casos há que requerem 7x e no fundo é só para manter peixes... 

Eu tinha no meu, um Eheim profissional +600, no entanto, sempre estive insatisfeita com  a filtragem por achar insuficiente, agora tenho um Oase thermo 600 e estou super satisfeita. 

O que é certo é que o interno só faz filtragem mecânica, quase que não serve para nada, serve para acumular as partículas maiores a "pairrar" no aquário.... Para mim nem conta muito, mas se vinha com o aquário, é melhor manter, melhor que nada... 

Vendo fotos e o que pretende do aquário, é mais fácil ajudar. 

GSA o que tens dentro do filtro externo??? Para saber se podes aproveitá-lo mais em benefício do aquário, já que o outro é só mecânica, é apostar nesse na biológica e química.... Estás a perceber? 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 10 horas, Vera Santos disse:

Para mim a filtragem não é suficiente, é como dizes tem de fazer mais manutenções ao filtro, tpas, etc. Ele tem um aquário em volume igual ao meu, também depende do que lá vai fazer, 5x não é uma ciência matemática, casos há que requerem 7x e no fundo é só para manter peixes... 

Eu tinha no meu, um Eheim profissional +600, no entanto, sempre estive insatisfeita com  a filtragem por achar insuficiente, agora tenho um Oase thermo 600 e estou super satisfeita. 

O que é certo é que o interno só faz filtragem mecânica, quase que não serve para nada, serve para acumular as partículas maiores a "pairrar" no aquário.... Para mim nem conta muito, mas se vinha com o aquário, é melhor manter, melhor que nada... 

Vendo fotos e o que pretende do aquário, é mais fácil ajudar. 

GSA o que tens dentro do filtro externo??? Para saber se podes aproveitá-lo mais em benefício do aquário, já que o outro é só mecânica, é apostar nesse na biológica e química.... Estás a perceber? 

Nos 2 filtros tenho o material de origem . No externo vem com uma bolinhas brancas que é a filtragem biológica , mais uns quadrados chamados beomech é a filtração bio mecânica é mais um material preto que o karbon filtragem química.

no interno tem só as bolinhas brancas da filtragem bio lógica.

eu pus as fotos não se consegue ver ?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 10 horas, Vera Santos disse:

Reparaste no link que te coloquei acima a ensinar a inserir fotos??, parece-me que não, eu não estou a vê-las, serei só eu??? 

A mim as fotos aparecem, mais alguém as consegue ver ?

Em último caso posso por aqui o link do Google fotos

https://photos.app.goo.gl/MD4GKswZTzExKTEF6

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 10 minutos, GSAlmeida disse:

A mim as fotos aparecem, mais alguém as consegue ver ?

Ontem apareciam, hoje já não.

Podes inserir fotos diretamente no fórum:

 

Projetos antigos:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...
On 24/04/2022 at 19:43, JoseCarlosMarques disse:

Eh pá... parece um aquário de brincar, com bonecos e tudo. Eheh.

Já não via um assim há muito tempo.

Eu sei, o barco será para tirar mais tarde, são gostos 😃

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa tarde,

A título de curiosidade,

o Dark Manado é esse substrato cinzento, e o substrato preto é o Tropica Aquarium Soil, certo?

Estou interessado em comprar o Dark Manado, mas pensei que fosse muito mais escuro...

Cumprimentos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

1 hour ago, GSAlmeida said:

Eu sei, o barco será para tirar mais tarde, são gostos 😃

Exactamente... desde que te sirva a ti, tudo bem! Mas achei engraçado ver um aquário assim. No meu tempo de adolescente via muitos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 17 horas, ricardobranco disse:

Boa tarde,

A título de curiosidade,

o Dark Manado é esse substrato cinzento, e o substrato preto é o Tropica Aquarium Soil, certo?

Estou interessado em comprar o Dark Manado, mas pensei que fosse muito mais escuro...

Cumprimentos.

Sim é. O Dark manado fica cinzento, não é preto.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Está porreiro. Os peixes parecem bem. O teu vídeo só peca por uma coisa... não mostra o aquário de frente, com vista geral do mesmo. De resto, tudo parece bem 🙂 . Parabéns!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.