Início do 2º Aquário.


KoD

Recommended Posts

Bem... Como já tinha mencionado mais a cima... Sou um elefante numa loja de loiças...

Não reparei e ao mexer na tampa, penso que ela tenha ficado presa no skimmer e ao mexer... partiu um bocado do tubo onde entra no skimmer, consegui recuperar o vidro no meio da areia e certifiquei-me que era peça unica e era... 

Quando encaixo o skimmer ele agora baixa com a força a sucção do filtro e nao queria deixar aquilo aberto até resolver o caso.

Recordei-me que há aquelas esponjas que o pessoal mete nos filtros por causa dos camarões e alevins e fiz um com uma esponja que tinha la em casa. 

BR6yMn7.jpg

uVW6Jkh.jpg

Bonito não está... mas foi o que me lembrei... Até podia ter ir buscar o verde da Eheim que tenho... mas por agora ficou assim.

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Resulta na mesma. O filtro vai sugar água por aí e pela parte de baixo, mas aí a porcaria que apanhar vai ficar presa na esponja. Eu aconselhava-te a tapares por completo essa extremidade até conseguires substituir o inflow. 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vai ter de servir… sim, já há cenas presas na esponja. Vou fazer uma pesquisa dos lily pipes em alumínio e não sei se vou optar pelo skimmer… por causa do força do filtro.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

40 minutes ago, KoD said:

Vai ter de servir… sim, já há cenas presas na esponja. Vou fazer uma pesquisa dos lily pipes em alumínio e não sei se vou optar pelo skimmer… por causa do força do filtro.

Com as flutuantes, o skimmer acaba por não fazer grande sentido. Até pode atrapalhar. Também pensei em comprar Lily Pipes em alumínio, quando parti o meu Inflow, mas um Inflow de vidro sem skimmer é tão barato, e os de alumínio tão caros, que optei por continuar a usar os de vidro.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Boas... Está a andar... à sua velocidade.

Vou trocar a calha para uma maior, noto que só as plantas centrais estão a desenvolver melhor. Vou mudar para a twinstar 90b, assim aproveito o controlador wifi que tenho da 45b. 

Em 1 mês os peixes dão cabo daquilo tudo, vejo tudo ratado, simplesmente rataram tudo e vejo tudo preso a entrada do inflow, não há uma que se safe e todos os dias vou retirando as piores...  Até oiço eles de volta delas e fico com a parede molhada dos esticões que dão. Já ralhei com eles, mas não obedecem a ninguém. 

Aparecem algumas manchas na areia, que quando vou aspirar dou uma mexida na areia e a coisa vai andando...

Alterei algumas pedras porque estavam a alterar a direção da corrente ao pé da areia e fazia acumulação de porcaria, assim, já passa para o filtro.

De resto o normal.

Estas fotos foi depois da TPA e tinha ainda algum ar a sair pelo filtro.

Q13zPPZ.jpg

aNYK7St.jpg

81CrCbs.jpg

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Está quase em piloto automático, então. Muitos parabéns! Agora é só educar os peixes. Eheh.

Fora de brincadeiras, estás a conseguir manter isso limpinho, que é o que interessa. Quanto à calha... em vez de uma de 90, não compensa comprar outra de 45? Ou uma coisinha mais em conta, como a série A da Chihiros. Estas últimas não têm controlador wifi mas têm regulador de intensidade. E bem que precisas, porque debitam luz como o caraças! Eu tenho uma de primeira geração. Era a que usava nesse aquário. Para as tuas necessidades, chega perfeitamente. Claro que comprando uma Twinstar de 90 já te precavês com o que quiseres fazer no futuro. Tudo depende do que estás a pensar fazer. Se precisares de ajuda na escolha, apita.

Um abraço. E obrigado pelas imagens.

Ah... quase me esquecia... aquela pedra ao fundo ainda está a segurar o tronco?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Em relação a calha escolhi a 90b porque já tenho o controlador vai de 80 a 100cm apenas por isto… nem vi outra marcas e preços…

Todos os dias chego a casa e ando uns minutos de volta dele a ver se está tudo no sítio… não faço mais nada de especial… tirar as flutuantes todas ratadas e sem raiz e limpar a entrada do filtro… ver o nível e vou a minha vida.

Obrigado pelas dicas.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Boas… Ontem tive de fazer o velório de um peixe. 
Estes animais, que não tem outro nome, andam a arrancar o musgo do tronco e vai tudo tapar a entrada do inflow, fazendo com que a parte do Skimmer comece a puxar ar. A minha mulher está em tele-trabalho e liga-me a dizer que o filtro está a fazer barulhos e que está a sair sempre ar pelo outflow e foi quando me disse que a parte de baixo está cheia de “cenas” verdes. Pedi-lhe para remover o skimmer assim já não entra ar.

As 13h eram 4… as 19h eram 3…

Procurei por todo lado… no chão, atrás do móvel e por fim… dentro do filtro e la estava ele, já sem vida… 

Ainda me passou pela cabeça está situação… mas pensei… eles andam sempre no fundo a “escavar” a areia e o tubo tem 1,6cm de diâmetro… e é um canto onde eles não ficam… nem as flutuantes vão para o skimmer… mas este peixe foi.

E já estava grandito, era o 3.º na linhagem do tamanho… tinha uns 5/6cm mas foi sugado. 

RIP 3.º

 

  • Triste 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...
On 11/2/2022 at 7:28 PM, KoD said:

Boas… Ontem tive de fazer o velório de um peixe. 
Estes animais, que não tem outro nome, andam a arrancar o musgo do tronco e vai tudo tapar a entrada do inflow, fazendo com que a parte do Skimmer comece a puxar ar. A minha mulher está em tele-trabalho e liga-me a dizer que o filtro está a fazer barulhos e que está a sair sempre ar pelo outflow e foi quando me disse que a parte de baixo está cheia de “cenas” verdes. Pedi-lhe para remover o skimmer assim já não entra ar.

As 13h eram 4… as 19h eram 3…

Procurei por todo lado… no chão, atrás do móvel e por fim… dentro do filtro e la estava ele, já sem vida… 

Ainda me passou pela cabeça está situação… mas pensei… eles andam sempre no fundo a “escavar” a areia e o tubo tem 1,6cm de diâmetro… e é um canto onde eles não ficam… nem as flutuantes vão para o skimmer… mas este peixe foi.

E já estava grandito, era o 3.º na linhagem do tamanho… tinha uns 5/6cm mas foi sugado. 

RIP 3.º

Acontece. Ainda esta semana encontrei um Otocinclus no tubo do Inflow, quando acordei. Mas não é a primeira vez que encontro Otos e camarões dentro do filtro, quando faço a limpeza. Este teve azar porque ficou preso e morreu, mas os que entram para dentro do filtro, geralmente, sobrevivem. Já tive um Oto lá dentro 3 meses, acreditem ou não. No teu caso o peixe deve ter sofrido as consequências de ser muito grande para o tamanho do tubo e da mangueira. Coitado.

O que acontece geralmente, e pelo que relatas tenho quase a certeza que foi isso que aconteceu contigo, é que o inflow fica "entupido" com restos de vegetação e comida na parte de baixo... o filtro começa a puxar água pelo skimmer e o skimmer afunda. A entrada de água fica a descoberto, com todo o fluxo a passar por aí, e qualquer peixe que nade por esse fluxo é sugado. Faz como eu... todos os dias vejo se existem detritos nas ranhuras do Inflow. Quando tem, limpo-as, e o filtro passa a funcionar normalmente. Até já tenho um palito à mão para as limpar melhor.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu todos os dias antes de sair de casa limpo as ranhuras por baixo, mas, eles estão sempre a esgravatar tudo e acaba por entupir a parte de baixo. E sim, foi isso que aconteceu. Quando abri o filtro ele já estava morto. 
Da última vez que limpei o filtro num período de 2 meses e ele estava razoavelmente limpo, então queria ver como ele estaria com 6 meses, mas com isto do peixe abri com 4 meses, e, sim, já estava a precisar, talvez aguentava mais 1 mês, porque a lã de algodão não estava em mau estado.

Pequenas distrações e nem sempre conseguimos dar a volta.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Boas... Desejos de um feliz ano 2023 a todos, com muita saúde e dinheiro para gastos...

Comecei o ano com um limpeza do filtro, nunca pensei que aquilo tivesse tanta porcaria la dentro, mas limpei tudo usando a agua do aquário claro, limpei as tubagens e os Lily Pipes.

Os peixes tudo o que não sejam Anúbias arrancam tudo, por tanto, o musgo que tinha no tronco arrancaram tudo e as flutuantes acabei por tirar porque eles ratavam aquilo tudo e acaba tudo por me entupir a entrada do filtro. Meti umas Anúbias, é claro, em alguns sítios onde tinha o musgo. 

Sempre andei a luta com alguma entrada de ar no Skimmer, andei com invenções e esquemas e não consegui a 100% impedir a entrada de ar no filtro, mesmo que fosse mínima, a única que funciona era o nível de agua, mas com a evaporação passado uns dias tinha de repor o nível novamente.

Sei que no passado já se tinha falado em redução do caudal e eu já tinha andado a volta disso online. tentei ver vários vídeos sobre o filtro que tinha e nada falava sobre isso.

Sábado em conversa com um amigo que já teve em tempos o filtro que tenho, Eheim Professionel 2 2026, disse-me que reduzia o caudal na patilha onde liga a tubagem e fez-se-me logo luz, é claro que tinha de ser aí, como não me passou isso pela cabeça?? Para vocês que já tem e tiveram vários filtros talvez seja uma coisa obvia, mas o filtro foi-me dado, nunca li o manual, como um bom tuga faz e a única coisa que via era o indicador de caudal e aquela patilha que puxava para cima era para fechar a entrada de agua e desconectar para remover o filtro. 

KkBQk4t.jpg

Ganhei anos de vida, basta mexer a patilha 1mm para cima, reduz o caudal e a entrada de ar do skimmer sobe logo 1cm, deixando de aspirar as bolhas de ar.

Deixo umas fotos de como está agora.

wzPn8ay.jpg

nsL91nq.jpg

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Continua impecável, o teu aquário, mesmo com as alterações que fizeste. Claro que gostava de ver os troncos com algum musgo... dar-lhe-ia um ar mais natural. Mas a ideia de qualquer aquariofilista (a meu ver) é conseguir o equilíbrio perfeito dentro dos 5 vidros, incluindo o comportamento da fauna. Aposto que o crescimento das Anubias trará uma diferente estética, igualmente boa.

É incrível como consegues manter isso tudo tão limpo. Os meus sinceros parabéns.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pelo comentário 🙂 

Um dia mais tarde quando já não tiver estes Ciclídeos, as plantas e musgos possam crescer... mas já me habituei a eles e apesar de ver outros aquários com cardumes e peixes bonitos... num futuro.

há 13 horas, JoseCarlosMarques disse:

É incrível como consegues manter isso tudo tão limpo. Os meus sinceros parabéns.

Apenas faço a TPA de 35 litros todas as semanas, aspirando a areia, mas, todos temos as nossas dores... Já vão aparecendo numas pedras, mas deixo isso para o Ancistrus ir lá... a Areia fica com porcaria, algumas folhas vão aparecendo umas machas, algumas vão amarelando e eu vou cortando para dar mais força as outras.

Depois de ter feito a limpeza ao filtro, há qualquer coisa que nao está bem, apesar da agua estar cristalina, noto que quando entra alguma comida pelo Skimmer passado uns 3/4 segundos volta a entrar no aquário, há um espaço no filtro que esta a deixar passar água sem filtrar e eu que tenho um medo de andar abrir o filtro.

Algumas destas Anubias já estão quase a fazer 1 ano, quando as comprei vieram divididas em 3 folhas e já foram ganhando mais folhas.

rLU8BQh.jpg

Já tenho um garrafão de 7L e um dia destes vou aspirar e remover esta areia que já vai ficando com alguma cor e espero que aquelas cenas ali sejam as raízes da Anúbia.

Como tenho alguma altura de areia a frente, vou retirar alguma areia.

6sheH8g.jpg

E por falar em 1 ano... Lembrou-me o iphone que há 1 ano era isto que tinha. Olho para isto... e... pronto... temos de começar por algum lado.

O filtro não era ali, mas as ventosas já não agarravam e o filtro ia descendo 😂

BqoFbD8.jpg

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

6 hours ago, KoD said:

há um espaço no filtro que esta a deixar passar água sem filtrar e eu que tenho um medo de andar abrir o filtro.

Tens lã filtrante dentro do filtro? Por muito que as esponjas deixem passar, deve haver sempre essa última "barreira" que apanha quase tudo. Deve ser mudada em todas as manutenções. Tens que perder esse medo de mexer no equipamento. Vai ser assim que vais aprender!

 

6 hours ago, KoD said:

E por falar em 1 ano... Lembrou-me o iphone que há 1 ano era isto que tinha. Olho para isto... e... pronto... temos de começar por algum lado.

Bela evolução! Para continuar 😉 .

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 3 minutos, JoseCarlosMarques disse:

Tens lã filtrante dentro do filtro?

Não tinha, porque acabou e não controlei isso... e não havia tempo para ir buscar... Apenas tenho as 3 camadas de esponjas, que também vou trocar.

A ver se até este fim de semana chegam as esponjas novas e a lã.

Há algum "procedimento" para a trocas das esponjas? Lavar com agua antes de meter no filtro?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

2 hours ago, KoD said:

Não tinha, porque acabou e não controlei isso... e não havia tempo para ir buscar... Apenas tenho as 3 camadas de esponjas, que também vou trocar.

A ver se até este fim de semana chegam as esponjas novas e a lã.

Há algum "procedimento" para a trocas das esponjas? Lavar com agua antes de meter no filtro?

Não. Enfia-as lá dentro e mete o filtro a funcionar 🙂 . Podes passar por água, primeiro. Eu nunca o fiz, até porque geralmente elas vêm seladas, mas não te preocupes muito com isso. Mas estás à espera de esponjas porquê? Eu geralmente compro esponjas genéricas (já me aconteceu comprar até na Loja China) e depois corto-as à medida que preciso. Fica muito mais caro (mas muito mesmo) comprar esponjas da marca. Basta veres dois ou três videos no YouTube para perceber que é absurdo aquilo que as marcas cobram.

Quanto à lã filtrante a minha opinião já é completamente diferente. É muito barata para aquilo que faz. Mesmo as de marca. 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Por acaso tenho espumas pretas no trabalho, nem me lembrei em fazer um molde e corta-las… vou ver amanhã se encontro as medidas na net para cortar, só para não ter de tirar do filtro. As minhas tem 2 ranhuras na lateral onde entra a pega do cesto e um buraco onde desce o tubo que leva a água para baixo. 
Obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

1 hour ago, KoD said:

Por acaso tenho espumas pretas no trabalho, nem me lembrei em fazer um molde e corta-las… vou ver amanhã se encontro as medidas na net para cortar, só para não ter de tirar do filtro. As minhas tem 2 ranhuras na lateral onde entra a pega do cesto e um buraco onde desce o tubo que leva a água para baixo. 
Obrigado

Sendo assim é mais complicado... quando as esponjas tem essas ranhuras e essas reentrâncias, o melhor é comprar mesmo as originais. Também não te aconselho a meter umas esponjas quaisquer no filtro. As que compro são para utilização em aquários... são é maiores que as minhas e corto-as. Usar esponjas que são feitas para outro efeito qualquer pode correr mal. Nunca se sabe o que vão libertar para o tanque.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu cheguei a fazer isso para o meu antigo filtro eheim, e faz-se bem com um pouco de paciencia, fica bem mais barato que comprar da marca... Mas como o Jose disse, compra proprias para aquario ou melhor ainda, para filtros de lago por exemplo. Sao bem mais baratas e fazem o mesmo efeito! A la, a mesma coisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

As que tenho são esterilizadas, são para tratamento de feridas e pressão negativa e não são impregnadas em qualquer substancia, mas sim, vou preferir umas própria para aquários

São deste formato, com paciência tudo se arranja e se faz, mas sim, podia as ter cortado, já as comprei, vou deixar chegar.

LTWHOME-almohadilla-de-filtro-grueso-azu

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

1 hour ago, KoD said:

São deste formato, com paciência tudo se arranja e se faz, mas sim, podia as ter cortado, já as comprei, vou deixar chegar.

Às vezes não compensa o trabalho. Tudo, neste hobby, pode ser replicado/substituido. Tudo mesmo! Podes montar aquários por preços muito abaixo do mercado, se tiveres alguma paciência e algum jeito para a bricolage. Tem a sua graça, acredita. Não sei se já te disse, mas o meu primeiro aquário foi quase todo montado com coisas feitas por mim (só comprei o filtro e o termostato), e aprendes muito com isso. Mas ao fim de algum tempo vais querendo substituir isto e aquilo e começas a não querer abdicar de algumas coisas de "marca". Transmitem outra segurança, até porque resultam de anos de pesquisa dos fabricantes. E quando já tens quase tudo, substituir uma peça ou outra por mês acaba por não ficar muito caro. É como em todos os hobbys.

Editado por JoseCarlosMarques
  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Claro que sim, eu vi no teu tópico a aventura de teres feito o móvel por exemplo... E está um espetáculo. Da mesma forma que eu fiz o meu, não tão espetacular, mas o valor que gastei ficou ao mesmo preço de um móvel de madeira, mas sem a estrutura em ferro. 80x30cm há com alguma facilidade, mas com 2 crianças em casa, ponderei se não seria melhor com uma estrutura em ferro... e foi o que fiz e ficou por volta dos 100€, já não me recordo bem e o preço do móvel rondava os 80€ mas só havia em preto ou branco... acabei por fazer eu e ficou melhor na sala.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.