Início do 2º Aquário.


KoD

Recommended Posts

Boa noite pessoal,

Dei inicio a um aquário maior do que tenho agora, após constatar que não tinha muito espaço disponível fiquei-me pelas medidas  80x30x40cm.

Agradeço desde já ao @JoseCarlosMarques pela cedência do aquário e a um colega de trabalho para o trazer para Sintra.

aqYTibEm.jpg

A ideia principal é continuar com os meus Ciclídeos (4 Neetroplus Nematopus) e tentar arranjar um habitat mais natural para eles. Rapidamente cheguei aos Biótopos Sul Americanos e Nicarágua e tentei partir daqui.

Entretanto fiz um molde do aquário em cartão que estava mais a mão e num sábado a tarde fui com os miúdos a caça de pedras e tudo o que coubesse dentro de 4 baldes vinha, e foi engraçado.

Vou fazer uma pequena estrutura em metal, já tenho as medidas tiradas e vou ao meu sogro para cortar e soldar tudo para depois revestir como madeira e envernizar. Só não sei quando, mas será breve.

E gostava de tratar duma tampa para o aquário e não tenho ideias.

N0gqKpOh.jpg

EZKrfFCh.jpg

O Amigo que me deu os peixes também me deu o filtro um Eheim Professinel 2 e depois tive a testar e a aprender como funciona.

Dv4Vv1ph.jpg

Depois de conseguir arranjar a areia e os raízes/troncos comecei a "inventar"... tendo em conta que os peixes que tenho gostam de se esconder por causa da sua agressividade entre eles.

Fotos tiradas pelo telemóvel e a noite que é quando tenho algum tempo livre e ainda bem que começou a fazer calor.

Em relação a areia, meti pouca areias apenas para ter um ideia de como ficavam as coisas e tenho 15kgs de areia e usei talvez uns 5 kgs

tIKSd6Wh.jpg

N7Hhe0mh.jpg

7c0Vuq7h.jpg

ideP2GFh.jpg

6zaQIbnh.jpg

5f8jHJGh.jpg

Depois disto, as vezes penso que tenho poucas pedras e as vezes penso que tenho pedras a mais e aceito e agradeço opiniões vossas.

Posteriormente foi apenas usar Anúbias, grandes e pequenas e possivelmente umas folhas secas que me vão trazer de Angola, uma pequena folha de palmeira e de goiabeira.

Por enquanto está assim... vou continuar a olhar para ele a ver se me aparece alguma ideia para fazer alguma alteração

Como já disse estou aberto a vossas opiniões e ideias e agradeço, umas vez que vocês estão uns níveis mais a frente.

 

 

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não tens que agradecer pelo tanque. Fico contente por saber que ele vai continuar a ser utilizado como deve. Desde que prometas que te vais esforçar para fazeres uma coisa de que vais gostar, fico contente.

Em relação à montagem que apresentas aqui na última imagem... eh pá... onde arranjaste esses troncos? São melhores do que muitos que se encontram nas lojas de aquariofilia. Gosto mesmo muito. Por outro lado, acho que aquela pedra ao alto não fica nada bem... Não está natural. Tens todas as outras pedras ao baixo, e essa ao alto... não faz sentido... Causa-me confusão. Ao mesmo tempo acho que tens que colocar aí muito mais pedras. No fundo de um rio não encontras tanto "espaço livre"... Costuma ser uma coisa ou com muitos godos ou com nenhum. 

Só mais uma coisa... o tronco, à esquerda, vai ficar fora do aquário? Porque essa parte que parece ficar de fora é, a meu ver, a mais interessante, e se assim for vais estar a desperdiça-la. Sendo esse o caso, rodava todo o tronco no sentido oposto aos ponteiros do relógio, reposicionando aquele pedaço que está agora mais à direita, em cima. 

Espero ter-me feito entender. Eheh.

Um abraço! E vê se tiras o papel de plástico do aquário para pintar esse fundo de preto!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim, vai ficar de fora um bocado uns 2 ou 3 dedos mas não aquela parte toda em Y. A ideia era quando passar para o aquário definitivo passar ali o serrote e tirar o bocado. Estão ali 5 pedaços de troncos, 3 grandes e 2 pequenos, apenas fui encaixando uns nos outros até ficar assim. Comprei numa loja e arranjei pelo OLX.

Vou ver amanhã se percebi essa rotação que falas. É que o tronco que está em baixo  ao comprido tem a zona do corte e assenta direito apenas meti uma pequena pedra a dar elevação.

Amanhã estou por casa e vou tratar da limpeza do aquário mas pelo que vi, veio impecável.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se é feito de 5 pedaços de madeira, ainda mais me ajudas. Devias dar destaque a esse Y, em vez de o colocares quase de fora, ou mesmo fora do aquário. E mete pedras dentro disso, homem!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Separei as raizes e juntei mais pedras... nao meti foi mais areia para as pedras ficarem mais enterradas.

RRhwfdX.jpg

E1Syo9s.jpg

i9X7zwJ.jpg

zXQbmhK.jpg?1

Penso que esta ultima está mais soft, apesar de ter mais pedras tem menos raízes...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu gosto da colocação do tronco nesta última imagem. Mas chegava-o mais para a esquerda e punha lá mais madeira. As pedras é que ficaram esquisitas... parece que estão todas encavalitadas. Isso não acontece na natureza... nunca encontras uma pedra por baixo de outra.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pelos comentários 🙂

Devia ter arranjado um cartão preto para o fundo, ajudava a dar vida ao tronco.

Depois pensei nisso, mas tentei fazer linhas de apontamento para o tronco e sim, acabaram por ficar encavalitadas mas já fiz algumas alterações e introduzi um pequeno tronco do lado direito.

Entretanto tratei da limpeza do aquário e estou a espera da estrutura para ao poucos ir pondo no lugar. 

 

Editado por KoD
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 10 minutos, JoseCarlosMarques disse:

Pinta o fundo do aquário de preto

Sim, a ideia é essa, mas 1º vou experimentar o Vinil, o meu sogro tem la isso e disse que me ia trazer, tivemos a forrar uns vidros em casa dele e sobrou.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

1 hour ago, KoD said:

Sim, a ideia é essa, mas 1º vou experimentar o Vinil, o meu sogro tem la isso e disse que me ia trazer, tivemos a forrar uns vidros em casa dele e sobrou.

Boa!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas... mais umas alterações, cortei um bocado do outro tronco para nao estar em contato com o da esquerda, mas tenho meter um pedra pesada por cima.

4Vwsg57.jpg

9Bg5cC0.jpg

Entretanto meti uma pedra debaixo do da esquerda para o puxar para a frente e não ficar mais mesmo nivel do da direita, e removi algumas pedras da direita.

uG81gic.jpg

nQKEiHe.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Começo a gostar mais... sim senhor. Já começas a ter mais noção do espaço e como o ocupar. Tens muito espaço livre para os peixes nadarem à vontade e ao mesmo tempo parece que tens todo o espaço ocupado por alguma coisa. Gosto mesmo.

Também acho que a utilização das pedras começa a funcionar. Mas tenta utilizar as mais pequenas à frente e as maiores atrás, para veres como fica. Acho que ficarias a ganhar.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pelo comentário. Estive a ver uns vídeos e tentei por as rochas de maneira a que tivessem todas a mesma corrente… só as da direita é que não consegui muito bem por causa da base do tronco. E vou ver isso das pedras grandes atrás… agora só na sexta feira consigo mexer mais um bocado.

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Bom dia, Já desenvolvi mais uma bocado a parte logística da localização do aquário e espero não ter grande influencia estar ao lado da lareira, como o aquário só tem 30cm de largura está fora do campo de calor que a lareira, mas vou controlando a coisa quando acender a lareira la para Dezembro.

Bem, depois de andar a volta com a estrutura e estes aumentos de preços generalizados, o ferro aumentou bastante e a madeira também o que demorou um bocado o planeamentos das coisas, mas foi andando.

1mboFwN.jpgYtPaKZz.jpg

Fui aproveitando tintas e madeiras que tinha e tive de ir comprar mais madeira e fui revestindo a estrutura.

qgiVBBW.jpgygmqGiq.jpg

6tRByS7.jpgTK8ChgA.jpg

E depois as portas e 2 de mãos de verniz... Não sei se é a qualidade da madeira ou do verniz mas pensei que ia ter mais detalhe das madeiras, mas não ficou visível.

oN5itMY.jpgMpSrxnO.jpg

e depois já no sitio final. Ainda falta fazer uns furos laterais para passar os tubos do filtro, como ainda nao estava no sitio nao tinha bem a ideia de como iriam ficar os tubos.

E ontem a noite ainda consegui meter o vinyl por trás e felizmente não ficou nenhum bolha 🙂 

O1X0Phw.jpg

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ficou muito porreiro, esse móvel. Os meus parabéns! Não estava a ver como ias resolver aquelas folgas nos dois lados, mas resolveste-as muito bem. Gosto particularmente das dobradiças. Dá-lhe um ar mais rústico. E o verniz também parece ter ficado bem... notam-se os desenhos da madeira, sem exagero. Tens aí móvel para durar... fizeste bem em optar pela armação em ferro. Quanto te custou?

Agora é voltar a brincar com as pedras. Eheh. Força nisso!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 23 minutos, JoseCarlosMarques disse:

Não estava a ver como ias resolver aquelas folgas nos dois lados

Essa falha foi minha, quando tirei as medidas 76,4cm + 1,8 + 1,8 espessura da madeira das laterais, dava os 80cm. Quando fui pedir mais madeira só havia de 1,6mm de espessura, pedi 76,4 e esqueci-me das laterais mas resolvi o problema nos apoios para as dobradiças.

A estrutura ficou-me em 60€ e o meu vizinho tratou de soldar e fazer os acabamentos. É uma estrutura pequena de 76,4x62,2x28,4cm

E obrigado pelo comentário. 🙂 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

18 hours ago, KoD said:

A estrutura ficou-me em 60€

No total ainda gastaste algum dinheiro, então. O meu também iniciei a pensar que ia poupar e no final gastei duas vezes mais do que o preço de um armário já feito. Mas valeu a pena. A qualidade é outra, e fui eu que o fiz!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 34 minutos, JoseCarlosMarques disse:

No total ainda gastaste algum dinheiro, então.

Sim, ainda gastei algum, em madeira +\- 20€ e nas dobradiças e puxadores também a volta de 20/25€, verniz e parafusos já tinha. Se tivesse comprado é possível que ficasse ao mesmo preço mas sem o ferro, mas o que andei a ver ou era em Preto ou era em Branco, nada que ficasse minimamente bem na sala e assim fui eu que fiz. 💪

No Aquário, gastei na areia e nos troncos talvez uns 40€, as pedras apanhei. Deram-me as cerâmicas para o filtro, mas depois comprei mais 1kg para encher uma gaveta do filtro.

Vou tentar limpar as mangueiras por dentro, estão um bocado sujas, comprei no chines aquele arame com escovas nas pontas para andar dentro do tubo prai 2€ 

Os tubos de entrada e saída da agua ainda vou ver se fico com eles ou arranjo outros, estão gastos, são os verdes da Eheim e já tirei as ventosas porque estão ressequidas, tenho de ir ver outras.

Se estiver este fim de semana em casa, são as coisas para tratar e começar a meter pedras e areia no aquário.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

2 hours ago, KoD said:

fui eu que fiz. 💪

É isso o mais importante 🙂 .

2 hours ago, KoD said:

Os tubos de entrada e saída da agua ainda vou ver se fico com eles ou arranjo outros, estão gastos, são os verdes da Eheim e já tirei as ventosas porque estão ressequidas, tenho de ir ver outras.

Aconselhava-te a trocar. Primeiro, os verdes são os mais feios do mercado. Nem sei como ainda continuam a apostar nessa cor. E depois, o que é de borracha, com o tempo, tende a perder flexibilidade. Compras 4 metros de mangueira... não é assim tão caro... e ficas com uma coisa mais bonita. Até para um dia mais tarde pensares nuns Lily Pipes à maneira 😉 .

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O aquário e móvel ficou top!

Quando ao layout, monta-lo numa caixa é bom para dar umas ideias gerais mas dentro do vidro vai ver que vais mudar de ideias. Vai experimentando e leva as coisas com calma.

Gosto da ultima versão, mas tem atenção à circulação e não deixar espaços muito fechados e de grande acumulação de detritos.

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Deixo aqui um update... A minha mulher disse que queria tudo pronto, ja estava cansada de ver "coisas" desarrumadas no terraço... e assim foi.

Dei uma limpeza nos tubos e na entrada e saída de agua, pareciam novos e pus em uso até encontrar outros que me chamem a atenção. A ideia de deixar a parte de trás aberta era para passar os tubos e as fichas elétricas e mas tive de fazer um furo lateral para a passagem dos tubos e até ficou impecável. Num futuro vou acabar por fechar a parte de trás e tratar de ter mais espaço para a arrumação dentro no móvel.

Entretanto tinha me aparecido umas raízes que alguém se estava a desfazer delas mas tinham 1 metro e tive a serrar até conseguir fazer uma ligação entre as 2 e perece-me que ficou bem, apesar da diferença de cor mas a que eu tinha já tinha estado debaixo de agua a mais tempo e as 2 ultimas semanas esteve fora de agua e deve ter perdido volume. Uni as 2 raízes e as prendi a uma pedra com 1 dedo de grossura mas com uns 15cm de comprimento e já as consegui fazer ir ao fundo.

Com tudo montado, raízes, areia, pedras comecei a encher de agua.

a1vFuhK.jpg

 

Passado 1 semana, eu jurava que tudo estava dentro de agua, mas foi saindo aos bocados, foi ganhando altura. Agora estou lixado, nem sei como vou fazer com a tampa.

yD5vwdh.jpg

 

Sábado falei com o Sr. da loja ontem tenho ido desde o inicio, onde me disse que a ciclagem no meu caso era um bocado diferente porque não tinha um plantado, tudo era inerte, areia, pedras e troncos, tinha tirando as cerâmicas do outro filtro e tinha passado para o filtro novo e se tivesse tudo a 0, a amônia, nitrato e nitritos podia iniciar a introdução dos peixes. Levei a agua para testar e tinha tudo OK e comecei por introduzir 2 Ansistrus Sp e la andam eles tronco a cima e tronco a baixo.

Enquanto ainda não recebi os apoios para a tampa e estando sem a tampa, fiz um apoio só para testar se a calha led seria pequena no tamanho mas como o que tenho não precisa de muita luz e tenho a luz a 30% penso que fica esta mesmo.

Depois tenho de tirar umas fotos com uma maquina melhor.

a0UXJJi.jpg

 

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acabou por ficar um bom trabalho. A tua mulher fez bem em pressionar-te. Eheh. Só acho que tens demasiada areia no fundo. Isso pode vir a criar alguns problemas no futuro, se começarem a criar-se bolsas de gases. Tens que ir avaliando o estado da areia, quando fizeres mudanças de água. Tenta mexer nela um bocadinho e vê se está a criar-se alguma coisa pela falta de circulação de água. Aconteceu comigo uma vez... quando dei por ela, tinha a areia do fundo completamente "podre"... toda preta.

Quanto aos troncos... isso com jeitinho volta ao sitio. Também com a passagem do tempo devem ficar mais encharcados e devem ser mais fáceis de manusear. Aquele do lado esquerdo é que podia ter sido cortado em mais 5 ou 10 cm, para não tocar no vidro. Mas é um pormenor.

A luz, para aquilo que queres, parece-me bem. No fundo acabou tudo por resultar 🙂 . Parabéns!

Ah... muda-me esses tubos, quando puderes. Esse verde da Eheim já devia ter sido extinguido do hobby 😛 .

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Honestamente, os testes estavam melhor que o resultado final, principalmente o ultimo.

Assim com ficou ficaram pedras dispostas quase ao acaso. 

venha a fauna que isso é que dá vida ao aquário 🙂

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.