O meu primeiro aquário plantado


Marco Corgas

Recommended Posts

11 hours ago, Marco Corgas said:

Em relação a usar CO2 caseiro , tem de estar sempre ligado ou pode se fechar a torneira do co2 duramte a noite? Será que a garafa de 2L aguenta a pressão e não rebenta? 

Tem que estar sempre ligado. Já usei, durante mais de um ano. É porreiro para perceberes todo o funcionamento do sistema, mas não recomendo. Existem conjuntos de CO2 já com garrafas de 2 litros que te ficam por menos de 100€. A longo prazo poupas dinheiro, e tens uma coisa muito mais fiável. No CO2 caseiro às vezes aquilo acabava, não tinha tempo para estar a fazer a mistela naquele dia e lá ficava o aquário sem CO2 durante umas horas... não é uma coisa estável. Já para não falar que tens que encontrar os ingredientes e tê-los sempre em stock. É uma solução que nos é vendida no Youtube como sendo mais barata, mas não é a melhor. Acredita.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 6 horas, JoseCarlosMarques disse:

Tem que estar sempre ligado. Já usei, durante mais de um ano. É porreiro para perceberes todo o funcionamento do sistema, mas não recomendo. Existem conjuntos de CO2 já com garrafas de 2 litros que te ficam por menos de 100€. A longo prazo poupas dinheiro, e tens uma coisa muito mais fiável. No CO2 caseiro às vezes aquilo acabava, não tinha tempo para estar a fazer a mistela naquele dia e lá ficava o aquário sem CO2 durante umas horas... não é uma coisa estável. Já para não falar que tens que encontrar os ingredientes e tê-los sempre em stock. É uma solução que nos é vendida no Youtube como sendo mais barata, mas não é a melhor. Acredita.

É so para desenrrascar enquanto n chega o redutor para o extintor.

Os kits de co2 sao muito caros e depois para encher as botijas é um filme.

Editado por Marco Corgas
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

2 hours ago, Marco Corgas said:

É so para desenrrascar enquanto n chega o redutor para o extintor.

Os kits de co2 sao muito caros e depois para encher as botijas é um filme.

Estás com uma ideia errada. Encher uma botija de 2 litros fica por 7,50€ aqui no Porto. Só tens que saber em que dia a loja vai encher e levar no dia anterior... basicamente esperas um dia. Isto se não descobrires onde o gajo da loja enche as botijas 🙂 . Aí ainda fica mais rápido e mais barato. Eheh. Mas a cena do extintor é uma boa alternativa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Até agora tudo óptimo, pelo que dá para ver. Parabéns. Aquelas anubias tem o rizoma fora do substrato, certo? Se assim não for, vão acabar por morrer. Como colas-te o musgo aos troncos? E o CO2, sempre é caseiro?

Em tão pouco tempo, conseguiste montar um belo aquário!

Editado por JoseCarlosMarques
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 45 minutos, JoseCarlosMarques disse:

Até agora tudo óptimo, pelo que dá para ver. Parabéns. Aquelas anubias tem o rizoma fora do substrato, certo? Se assim não for, vão acabar por morrer. Como colas-te o musgo aos troncos? E o CO2, sempre é caseiro?

Em tão pouco tempo, conseguiste montar um belo aquário!

Muito obrigado. As anubias que estas a falar se forem as que estão agarradas as pedras não são anubias , são  Bucephalandra sp. Red. Eu colei o musgo com cola propria para plantar da seachem.

O sistema de co2 é de garrafa com redutor.

Na parte de tras do aquario onde tão os lilys parece meio vazio , mas tá la plantado rotalla sp green.

Os valores da agua tambem estão bons , o ph é que ta um pouco baixo a 6.6 mas acho que com os tpas ao longo das semanas deve estabilizar nos 7.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

4 minutes ago, Marco Corgas said:

Muito obrigado. As anubias que estas a falar se forem as que estão agarradas as pedras não são anubias , são  Bucephalandra sp. Red. Eu colei o musgo com cola propria para plantar da seachem.

O sistema de co2 é de garrafa com redutor.

Na parte de tras do aquario onde tão os lilys parece meio vazio , mas tá la plantado rotalla sp green.

Os valores da agua tambem estão bons , o ph é que ta um pouco baixo a 6.6 mas acho que com os tpas ao longo das semanas deve estabilizar nos 7.

Tudo OK para correr bem, então. Vai dando notícias e mostrando imagens da evolução 😉 .

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 2 minutos, JoseCarlosMarques disse:

Tudo OK para correr bem, então. Vai dando notícias e mostrando imagens da evolução 😉 .

Obrigado.  Se este correr muito bem já disse a mulher que o proximo é um cubo pequeno com camarões 😀

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

2 hours ago, Marco Corgas said:

Obrigado.  Se este correr muito bem já disse a mulher que o proximo é um cubo pequeno com camarões 😀

Tem calma rapaz. Correr tudo bem é quase impossível. Todos nós experiênciamos problemas mais cedo ou mais tarde. Vê primeiro se estás disposto a ter que lidar com eles, e se tens a paciência necessária no hobby. Depois pensas no resto.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 29/04/2022 at 18:19, Marco Corgas disse:

Os valores da agua tambem estão bons , o ph é que ta um pouco baixo a 6.6 mas acho que com os tpas ao longo das semanas deve estabilizar nos 7.

Atenção que a injeção de CO2 baixa o pH (o CO2 é ácido). É normal o pH baixar durante a injeção.

Projetos antigos:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 02/05/2022 at 16:41, João Cardoso (Kadoxu) disse:

Atenção que a injeção de CO2 baixa o pH (o CO2 é ácido). É normal o pH baixar durante a injeção.

Agora os valores de PH tão estaveis a 7, o CO2 está entre 25 e 30, o meu problema é os nitritos estão sempre a 3,5.

Ontem comprei mais midias para o filtro externo porque os que trazia eram poucos, adicionei mais ceramicas e substitui o carvão ativo por purigen, dei uma limpeza nas midias com a agua do aquario e voltei a por tudo a bombar de novo, mas o valor mantem se igual. 

Os valores estão assim:

Nitritos - 3,5

NItratos - 75

GH  - 4

KH - 10

PH - 7

Cloro - 0

CO2 - 25

Editado por Marco Corgas
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tem paciência! É a regra número um neste hobby 🙂 . Um dia é pouco tempo para as coisas mudarem, ainda por cima com nova midia. Relaxa, que isso entretanto vai ao lugar. Dá tempo ao tempo.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 3 horas, JoseCarlosMarques disse:

Tem paciência! É a regra número um neste hobby 🙂 . Um dia é pouco tempo para as coisas mudarem, ainda por cima com nova midia. Relaxa, que isso entretanto vai ao lugar. Dá tempo ao tempo.

Sim eu sei disso, mas acabei porque retirar as ceramicas tbm e adicionar Matrix e reduzi as horas de luz para 6, estão a começar aparecer umas alguinhas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

23 minutes ago, Marco Corgas said:

estão a começar aparecer umas alguinhas

É normal num aquário novo. Mais uma vez, vais ter que ter paciência. Algas vais ter sempre. O segredo está em saber controla-las. Eu ainda não sei 🙂 .

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Após 17 dias aqui está algumas fotos do desenvolvimento do aquário. Tem algumas algitas , mas acho que para principiante não está nada mauzinho de todo.

Os valores da água já estão impecáveis.

Estou muito contente de como o aquário está a ficar.

As plantas também têm bom aspecto. Algumas folhitas derreteram mas nada de especial.

Espero que gostem 😁😁 

large.20220515_141938.jpglarge.20220515_132415.jpglarge.20220515_132457.jpglarge.20220515_132619.jpg

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muito bem Marco. Está com bom aspecto, sim! Isso com o crescimento do musgo e das plantas vai ficar impecável. Como tu dizes... nada mau para primeiro aquário, mesmo! Eheh. Parabéns.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 4 minutos, JoseCarlosMarques disse:

Muito bem Marco. Está com bom aspecto, sim! Isso com o crescimento do musgo e das plantas vai ficar impecável. Como tu dizes... nada mau para primeiro aquário, mesmo! Eheh. Parabéns.

Muito Obrigado 🙂

Tenho bastante gosto pelo hobbie e ando sempre a ler coisas novas e aprender com vocês que dão bons conselhos e ajuda.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

2 hours ago, Marco Corgas said:

Tenho bastante gosto pelo hobbie e ando sempre a ler coisas novas e aprender com vocês que dão bons conselhos e ajuda.

Tudo para vires a criar grandes montagens! A minha primeira era bem pior que essa. Eheh. Mas eu sempre fui mais virado para os Iwagumis, e primeiro que entendesse como funciona a colocação das pedras... minha nossa... 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 5 meses depois...

Olá a todos, tenho estado um pouco ausente do fórum mas quero partilhar convosco o meu resultado da minha montagem após 6 meses, fiz algumas alterações a nivel do aquascape e agora para mim está espectacular,  não ao nivel profissional mas dá alegria e vida a sala onde se encontra o aquario.

As plantas não estão verdinhas e glamorosas como eu gostava que estivessem, talvez tenha que pesquisar e começar a fazer leaf dosing.

Aqui está uma bela foto do aquario e dos seus habitantes.

large.20221103_142345.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

4 hours ago, Marco Corgas said:

fiz algumas alterações a nivel do aquascape e agora para mim está espectacular

Se para ti está espectacular, então está espectacular. Tu é que tens que gostar do teu aquário 😉 .

Mas está bonito, realmente. E tens aí uma bela carpete. A quantidade de peixes é que me parece um bocadinho exagerada... mas se achas que o comportamento deles está "normal", continua o bom trabalho.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 2 horas, JoseCarlosMarques disse:

Se para ti está espectacular, então está espectacular. Tu é que tens que gostar do teu aquário 😉 .

Mas está bonito, realmente. E tens aí uma bela carpete. A quantidade de peixes é que me parece um bocadinho exagerada... mas se achas que o comportamento deles está "normal", continua o bom trabalho.

Comprei apenas 5 tetras cardinal , ottos e 4 camaroes amano e 3 guppys, desses 3 guppys fez esta ninhada toda, criam como os ratos, tenho que ver se alguma loja de peixes mos compra ou troca por outro tipo de peixes. 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

13 hours ago, Marco Corgas said:

Comprei apenas 5 tetras cardinal , ottos e 4 camaroes amano e 3 guppys, desses 3 guppys fez esta ninhada toda, criam como os ratos, tenho que ver se alguma loja de peixes mos compra ou troca por outro tipo de peixes.

Nada contra. Se eles estão bem e conseguiste aí um bom ambiente para eles se reproduzirem, até podes ter alguma fonte de rendimento. Se bem que já existe muita gente a vender Guppys pela internet. O que podes fazer é tentar que alguma loja os fique com eles... talvez em troca de algum crédito ou assim, porque se eles continuam a reproduzir-se dessa maneira, ficas com um sério problema em mãos. Também podes coloca um anúncio aqui nos classificados do Fórum, para ver se alguém os quer. Mas não sei se terás muita sorte a vendê-los...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.