Falling Roots - 15L


JoãogaFernandes

Recommended Posts

Bem, como referi num tópico há algum tempo, novidades estariam para acontecer. Cá estão elas!

 

🤩Novo Aquário 🤩

 

Setup

1 - Nome do Aquário
Falling Roots

2 - Data da montagem
15/04/2022

3 - Dimensões do aquário
22,5x22,5x22,5cm (15L)

4 - Equipamentos Instalados
Filtro
Filtro de cascata 300l/h, com optimização para filtragem biológica
 
Termostato
Não irá ter
 
Iluminação/Foto-período
Chihiros A251

Sistema de CO2
Pressurizado

5 - Substratos & decorações
Substrato fértil
Dennerle Scapers Soil

Decorações (pedras, troncos, etc)
Ryohu Stone
Red Moor Wood


7 - Fauna
Irá alojar Neocaridinas Red Rili

8 - Plantas
Microsorum Pteropus Petit
Anúbias Nana Mini
Bucephalandra Lamandau Mini Red
Bucephalandra Deep Purple
Chrismass Moss
Riccia Fluitans
 
9 - Fotos
 
Hardscape
 
large.IMG_0936.JPEG
 
Plantado
 
large.IMG_0939.JPEG
 
  • Gosto 3

Logo-Glazed-Nature.png Segue-me no Instagram: @glazed.nature

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas @JoãogaFernandesum nano poderoso!

Espero que tenhas mão nele porque sei o quanto difícil é manter um aquário desse tamanho estável! 

Tens aí uma calha potente, co2 pressurizado e um substrato para plantados mas depois colocaste plantas de sombra e de crescimento lento... para mais com pouquíssima litragem, está aqui uma receita para o desastre se não tiveres paciência para levar isso com muito cuidado! Sabes quantos litros de água isso leva realmente? É que fazendo as contas às medidas que apresentaste que calculo sejam as medidas externas do aquário daria uns 11 litros... com a quantidade de hardscape que colocaste isso deve estar perto dos 7L??? 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Parabéns por mais uma montagem! Quantas são, já 🙂 ?

Duas questões...

A minha calha é igual a essa, mas maior... vai-me dizendo o que achas dela p.f. .

Riccia Fluitans, rapaz!?!?!? No que tu te foste meter!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 3 horas, Tozé Nunes disse:

Boas @JoãogaFernandesum nano poderoso!

Espero que tenhas mão nele porque sei o quanto difícil é manter um aquário desse tamanho estável! 

Tens aí uma calha potente, co2 pressurizado e um substrato para plantados mas depois colocaste plantas de sombra e de crescimento lento... para mais com pouquíssima litragem, está aqui uma receita para o desastre se não tiveres paciência para levar isso com muito cuidado! Sabes quantos litros de água isso leva realmente? É que fazendo as contas às medidas que apresentaste que calculo sejam as medidas externas do aquário daria uns 11 litros... com a quantidade de hardscape que colocaste isso deve estar perto dos 7L??? 

 

Olá Tozé!

Obrigado pelo feedback 🙂

Relativamente ao C02, ainda não o montei. Ia montar mas só para colocar 30ppm ou algo assim, só para introduzir mesmo algum c02 no aquário. Não sei se valerá a pena, diz-me o que achas. Sei que as plantas são de crescimento lento (também a ideia foi essa) e por isso ajusto a calha apenas para 40% da sua potência total.

Utilizei para encher o aquário água ciclada do outro, vamos ver como se porta. Cada vez estou a gostar menos da parte frontal sem pllantas, por isso estou a ponderar colocar um tapetezito de acicularis. Vamos ver como evolui!

 

há 3 horas, JoseCarlosMarques disse:

 

A minha calha é igual a essa, mas maior... vai-me dizendo o que achas dela p.f. .

 

A que tenho no outro aquário é uma A301. Totalmente satisfeito com ela. Os resultados é o que podes ver e está a 80% 😄 

Editado por JoãogaFernandes

Logo-Glazed-Nature.png Segue-me no Instagram: @glazed.nature

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 3 horas, JoãogaFernandes disse:

Relativamente ao C02, ainda não o montei. Ia montar mas só para colocar 30ppm ou algo assim, só para introduzir mesmo algum c02 no aquário. Não sei se valerá a pena, diz-me o que achas. Sei que as plantas são de crescimento lento (também a ideia foi essa) e por isso ajusto a calha apenas para 40% da sua potência total.

Se as plantas vieram de alguma loja e estão a iniciar a sua passagem do estado emerso para imerso devias usar o co2 agora para ajudar no processo. Depois com a estabilização do aquário  e a entrada dos red rili reduzir gradualmente.

Os perigos de teres aí tudo disponível para um plantado num copo de água é manter o equilíbrio! De cada vez que fizeres uma tpa grande os parâmetros oscilam vertiginosamente...

 Já pensaste na possibilidade de usar umas flutuantes para ir papando os nutrientes em excesso? Eu acho que umas Phyllantus fluitans ficavam aí muito bem!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

4 hours ago, JoãogaFernandes said:

A que tenho no outro aquário é uma A301. Totalmente satisfeito com ela. Os resultados é o que podes ver e está a 80% 😄 

Fico mais tranquilo ao ouvir o teu feedback. 

 

24 minutes ago, Tozé Nunes said:

Já pensaste na possibilidade de usar umas flutuantes para ir papando os nutrientes em excesso?

Tozé, relativamente a plantas flutuantes, qual aconselhas a alguém que queira algo para retirar os nutrientes em excesso, mas que não se propague muito rapidamente nem que entupa o filtro?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 9 horas, JoseCarlosMarques disse:

Tozé, relativamente a plantas flutuantes, qual aconselhas a alguém que queira algo para retirar os nutrientes em excesso, mas que não se propague muito rapidamente nem que entupa o filtro?

Todas as que conheço propagam-se rapidamente mas para isso há uma boa solução que é retirar as em excesso! Nunca mas mesmo nunca as libertar na natureza!!! Ou arranjam quem fique com elas ou deixar secar! Falas em entupir o filtro, isso só poderá acontecer com as lemna minor por serem tão pequenas. Evita essas!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 10 horas, Tozé Nunes disse:

 Já pensaste na possibilidade de usar umas flutuantes para ir papando os nutrientes em excesso? Eu acho que umas Phyllantus fluitans ficavam aí muito bem!

Não mencionei nem Nas fotos se vê, mas estou a usar lemna minor e alface de água. Não conhecia as que indicaste.

My the way, não tenho problemas com as lemna de me entrarem para o filtro. Mas são mais chatas de te retirar do que alfaces. Na minha opinião as alfaces só tem um defeito. As raízes crescem muito!

há 6 horas, n0ak disse:

Os ramos pequenos utilizaste Scaping Twings ? 

Também utilizei, sim!

Logo-Glazed-Nature.png Segue-me no Instagram: @glazed.nature

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 18 minutos, JoãogaFernandes disse:

Não mencionei nem Nas fotos se vê, mas estou a usar lemna minor e alface de água. Não conhecia as que indicaste.

My the way, não tenho problemas com as lemna de me entrarem para o filtro. Mas são mais chatas de te retirar do que alfaces. Na minha opinião as alfaces só tem um defeito. As raízes crescem muito!

Também utilizei, sim!

João, antes de mais gosto bastante do teu scape. 

Quando as alfaces, as raízes crescem muito mas podes ir cortando sempre que fazes a manutenção. Eu de 15 em 15 dias dou uma de barbeiro e corto aquilo tudo. As plantas parecem não se importar. Agora que se multiplicam multiplicam. Em 3 meses passei de 3 plantas para ter um aquário de 60x30 mais de metade coberto. 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

9 hours ago, Tozé Nunes said:

Todas as que conheço propagam-se rapidamente mas para isso há uma boa solução que é retirar as em excesso! Nunca mas mesmo nunca as libertar na natureza!!! Ou arranjam quem fique com elas ou deixar secar! Falas em entupir o filtro, isso só poderá acontecer com as lemna minor por serem tão pequenas. Evita essas!

OK. Agradeço a dica. Estava a pensar optar pelas alfaces de água, ou salvinia, exactamente para me ajudarem a retirar da água todo o excesso de nutrientes. Desta vez quero evitar ao máximo as algas, e toda a ajuda será pouca.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 17/04/2022 at 01:11, Texasrangel disse:

João, antes de mais gosto bastante do teu scape. 

Quando as alfaces, as raízes crescem muito mas podes ir cortando sempre que fazes a manutenção. Eu de 15 em 15 dias dou uma de barbeiro e corto aquilo tudo. As plantas parecem não se importar. Agora que se multiplicam multiplicam. Em 3 meses passei de 3 plantas para ter um aquário de 60x30 mais de metade coberto. 

Obrigado!!

Sim, eu também as corto. Aliás, eu faço produção de alfaces de água 😄

Logo-Glazed-Nature.png Segue-me no Instagram: @glazed.nature

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

16 minutes ago, JoãogaFernandes said:

Sim, eu também as corto. Aliás, eu faço produção de alfaces de água 😄

Qual aconselhas para retirar os nutrientes em excesso da água? Salvinia ou Alfaces?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem, quase uma semana depois da montagem, pedimos os parâmetros e tudo como esperado.

Nitratos - 10
Nitritos - 0
GH - 5
kH - 3
PH - 6.4

Gostava que as plantas papassem esses 10 mg/l sem ter de fazer intervenção. Veremos como está no dia da TPA.

há 6 horas, JoseCarlosMarques disse:

Qual aconselhas para retirar os nutrientes em excesso da água? Salvinia ou Alfaces?

Só tenho experiência com a Alface e para já muito contente. A minha jarra de 3L passava 3 semanas sem TPA e tudo de boa saúde.

Logo-Glazed-Nature.png Segue-me no Instagram: @glazed.nature

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

53 minutes ago, JoãogaFernandes said:

ó tenho experiência com a Alface e para já muito contente. A minha jarra de 3L passava 3 semanas sem TPA e tudo de boa saúde.

Obrigado!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muito bom nano!

João faz uma TPA normalmente, se está tudo bem, não vale apenas preocupar com um não problema.

Deixa a coisa seguir o seu curso normalmente. Vão aparecer algas...mas isso é o comum.

 

Abraço

  • Obrigado(a) 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tás preocupado com 10ppm de Nitratos?! Quem me dera! 😂 Eu quando tenho um aquário que não passa dos 20ppm para cima com alguma regularidade até deixo de fazer TPAs...

Posso estar enganado, mas num plantado não é aconselhado manter entre os 5ppm e os 10ppm para não haver problemas de deficiências nas plantas? 

Projetos antigos:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 3 horas, João Cardoso (Kadoxu) disse:

Posso estar enganado, mas num plantado não é aconselhado manter entre os 5ppm e os 10ppm para não haver problemas de deficiências nas plantas? 

Teoricamente sim! Mas no outro aquário, tenho sempre nitratos e nitritos zerados e está tudo saudável.

Creio que os nitratos estão zerados no momento da medição. Como é um ciclo, acredito que são consumidos à medida que são produzidos.

Logo-Glazed-Nature.png Segue-me no Instagram: @glazed.nature

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

TPA Feita!

Agua ainda um pouco turva por cauda da agitação da água, mas acho que está num bom caminho. Já se nota o crescimento de algumas plantas 🙂

large.IMG_1223.jpeg

  • Gosto 1

Logo-Glazed-Nature.png Segue-me no Instagram: @glazed.nature

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Aposto que a Riccia vai crescer como uma maluca. Eheh. É das plantas mais difíceis de manter no hobby. Manter no mesmo sitio, quero eu dizer. Espalha-se por todo o lado.

 

Essas flutuantes que tens são quais?

Editado por JoseCarlosMarques
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

14 minutes ago, JoãogaFernandes said:

As que estão ali são lentilhas. Tirei as alfaces para a foto.

São granditas. Tinha noção que eram mais pequenas. Isso perturba o funcionamento do filtro? Eu gostava de ter essas, mas ouvi dizer que eram muito invasoras. Que a Salvinia me poderia servir melhor.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Temos que ter noção da escala 😂

Num aquário de 80cm ficam pequenas.

Não perturba o funcionamento, mas todos os meses tens de retirar do aquário algumas, caso contrário deixas de ver a água de cima eheh

Logo-Glazed-Nature.png Segue-me no Instagram: @glazed.nature

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

2 hours ago, JoãogaFernandes said:

Temos que ter noção da escala 😂

Num aquário de 80cm ficam pequenas.

Não perturba o funcionamento, mas todos os meses tens de retirar do aquário algumas, caso contrário deixas de ver a água de cima eheh

Mesmo num outflow com skimmer?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

E ao fim de duas semanas entraram uns meninos.

Porque ao fim de duas semanas? Ciclo já em andamento, tudo seguro. Relembro que o aquário foi cheio com água ciclada, bem como upgrade ao filtro já com cerâmicas carregadinhas de medias.

Deixo aqui o link do vídeo: https://www.instagram.com/p/Cc6DObuFb-0/

Já agora, sigam a página para acompanharem mais de perto! Obrigado 🙂

Logo-Glazed-Nature.png Segue-me no Instagram: @glazed.nature

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.