De volta ao mundo depois de mais de 10 anos


chefe

Recommended Posts

25 minutes ago, Sofia Correia said:

Em relação ao fertilizante disseram me que este em específico seria o ideal para aquários a ciclar porque não aumentam os nitratos e fosfatos. Já vi comparações com os da Seachem e pelo que percebi são muito semelhantes em resultados 😊

Eu ainda tenho bastante da Tropica. Vou continuar a usa-lo. Tenho andado a ler e parecem-me basicamente iguais na maneira como foram concebidos. Um para aquários recentes ou com poucas plantas... outro para aquários estabelecidos ou com muitas plantas. 

Fica a faltar saber o rendimento de cada um.

Editado por JoseCarlosMarques
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 2 minutos, JoseCarlosMarques disse:

Eu ainda tenho bastante da Tropica. Vou continuar a usa-lo. Tenho andado a ler e parecem-me basicamente iguais na maneira como foram concebidos. Um para aquários recentes ou com poucas plantas... outro para aquários estabelecidos ou com muitas plantas. 

Fica a faltar saber o rendimento de cada um.

Era o da Tropica que queria dizer 😪 mas sim, acho que se ainda tens não vale a pena o investimento de todo. Não sei como funcionam os da Tropica mas estes depois tens a perspectiva mais económica da coisa, que é compras recargas para a embalagem inicial que são mais baratas (300 mL foram 20 euros e a recarga de 500 mL são 30... Poupas cerca de 3 euros) 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

3 hours ago, Sofia Correia said:

Era o da Tropica que queria dizer 😪 mas sim, acho que se ainda tens não vale a pena o investimento de todo. Não sei como funcionam os da Tropica mas estes depois tens a perspectiva mais económica da coisa, que é compras recargas para a embalagem inicial que são mais baratas (300 mL foram 20 euros e a recarga de 500 mL são 30... Poupas cerca de 3 euros) 

OK. Tenho que fazer contas. Mas se o aquário estiver bem com o que uso, vou continuar. Depois mais para a frente das-me um feedback desses novos 😉 .

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 19 horas, KoD disse:

Pelo tlm não consigo citar, mas fiquei com a ideia de… fazia com que fosse encher o aquário… metia água no sistema até ao aquário… para tirar o ar… depois fechava a torneira, e abria a válvula de saída do aquário para o bidé… sendo que o sistema estava cheio… começava a sair… sem chupar.

Himmm. Então primeiro coloca-se agua no aquário e depois fecha-se a torneira e abre-se a válvula de escape?

Não foi assim que percebi. O autor dizia que abria as duas válvulas e a torneira e que isso fazia vácuo e depois puxava a agua. Vou tentar assim

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

3 hours ago, chefe said:

Himmm. Então primeiro coloca-se agua no aquário e depois fecha-se a torneira e abre-se a válvula de escape?

Não foi assim que percebi. O autor dizia que abria as duas válvulas e a torneira e que isso fazia vácuo e depois puxava a agua. Vou tentar assim

Podes tentar. Eu cá tentei é isso não funcionou. Imagino que funcione com ele por todas as válvulas que ele usa para regular o fluxo. Eu cá tive que tirar primeiro todo o ar da mangueira que vai para o aquário e só depois é que consegui criar o tal vácuo. Não chegas a pôr água no aquário. Não muita, pelo menos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

10 hours ago, JoseCarlosMarques said:

Podes tentar. Eu cá tentei é isso não funcionou. Imagino que funcione com ele por todas as válvulas que ele usa para regular o fluxo. Eu cá tive que tirar primeiro todo o ar da mangueira que vai para o aquário e só depois é que consegui criar o tal vácuo. Não chegas a pôr água no aquário. Não muita, pelo menos.

Eu calculo que com esta solucao que voces estao a usar do "Y" sera quase impossivel criar vacuo! Se repararem, assim que abrem a torneira e as duas valvulas estao abertas, a agua sai e vai obrigatoriamente ser separada e fluir pelos dois caminhos. O sistema da JBL nao e um "Y", mas sim um "T", sendo que a saida para o aquario esta mais acima, e quando se abre a torneira a agua nao encontra nenhuma bifurcacao, acabando por fluir para o lado mais facil que e para baixo criado assim o vacuo e puxando o ar da mangueira! Uma coisa eu podem tentar, e mesmo assim nao sei se resultaria, seria terem a torneira que vai para o ralo toda aberta, e a parte que vai para a mangueira do aquario, apenas um pouco aberta... Talvez assim a agua va apenas para um lado pois encontra menos resistencia... Duvido que resulte, mas tentar n custa!

Editado por PMarinho
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

1 hour ago, PMarinho said:

Eu calculo que com esta solucao que voces estao a usar do "Y" sera quase impossivel criar vacuo! Se repararem, assim que abrem a torneira e as duas valvulas estao abertas, a agua sai e vai obrigatoriamente ser separada e fluir pelos dois caminhos. O sistema da JBL nao e um "Y", mas sim um "T", sendo que a saida para o aquario esta mais acima, e quando se abre a torneira a agua nao encontra nenhuma bifurcacao, acabando por fluir para o lado mais facil que e para baixo criado assim o vacuo e puxando o ar da mangueira! Uma coisa eu podem tentar, e mesmo assim nao sei se resultaria, seria terem a torneira que vai para o ralo toda aberta, e a parte que vai para a mangueira do aquario, apenas um pouco aberta... Talvez assim a agua va apenas para um lado pois encontra menos resistencia... Duvido que resulte, mas tentar n custa!

Segundo essa teoria, outra opção seria colocar o Y na vertical, com uma das saídas para cima e outra para baixo, A água teria tendencia a sair pela de baixo (com as duas abertas) criando o vácuo na de cima, que estaria ligada ao aquário. No meu caso isso não funciona com a torneira que tenho, porque está na horizontal. Por muito que rode o Y, as duas saídas ficam sempre ao mesmo nível. Mas se fizerem como eu fiz... inundar primeiro a parte da mangueira que vai para o aquário e depois fechar a torneira, a coisa funciona. Pelo menos no meu caso funciona.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 28/04/2022 at 22:57, chefe disse:

Agora surgiu-me uma duvida. No tópico do ciclo do aquário refere que deve ser colocado um peixe para produzir amónio. É assim? É que tenho o aquário faz amanhã 1 semana sem vivos

Além dos métodos que já falaram aqui, também se pode introduzir amónia pura, que promove o ciclo, mas não traz tanta carga biológica como a comida de peixes.

 

On 30/04/2022 at 21:20, JoseCarlosMarques disse:

Exemplo rapido... ainda hoje comprei um raspador de algas quando podia muito bem usar um esfregão verde.

Cartão de crédito velho faz maravilhas também.

Projetos antigos:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

2 hours ago, João Cardoso (Kadoxu) said:

Cartão de crédito velho faz maravilhas também.

Verdade! Guardo um na minha caixa de "ferramentas" dentro do móvel do aquário. Não é de crédito... é o Worten Resolve. E resolveu muitas vezes 🙂 .

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ora bem. Primeiros testes foram realizados hoje:

pH 7,6

NH4 0,5mg/l

NH3 0,009

NO3 20mg/l

Temperatura 25ºC

 

é impressão minha ou isto está bom demais para 10 dias?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 13 minutos, JoseCarlosMarques disse:

Espera... espera... eheh

Vai piorar? 

Tenho usado o Fluvial Cycle para acelerar o processo. Não sei se tem ou não tido efeito.

Entretanto, estou a fazer uma TPA aprox 50% e estou a usar o teu metodo e funcionou que é uma maravilha

Editado por chefe
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

7 minutes ago, chefe said:

Vai piorar? 

 

Entretanto, estou a fazer uma TPA aprox 50% e estou a usar o teu metodo e funcionou que é uma maravilha

O método não é meu. Também o adoptei.

Pode ou não piorar. Por isso te disse para esperares 😛 .

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 5 minutos, JoseCarlosMarques disse:

O método não é meu. Também o adoptei.

Pode ou não piorar. Por isso te disse para esperares 😛 .

refiro-me à questão de primeiro deixar entrar agua no aquario e depois logo a seguir inverter. De facto sugou logo para fora mal inverti.

 

Tenho esperança de não precisar das 4 semanas. 😅

A partir do momento que a amonia chega aos 0 está bom e dá para colocar. foi o que percebi. Aliás este valor já daria pelo que diz a tabela.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

1 minute ago, chefe said:

refiro-me à questão de primeiro deixar entrar agua no aquario e depois logo a seguir inverter. De facto sugou logo para fora mal inverti.

Ok, Ok 🙂 .

2 minutes ago, chefe said:

A partir do momento que a amonia chega aos 0 está bom e dá para colocar

Começa pela "equipa de limpeza"... para ver como se comportam... devagarinho se vai ao longe.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 47 minutos, chefe disse:

A partir do momento que a amonia chega aos 0 está bom e dá para colocar. foi o que percebi. Aliás este valor já daria pelo que diz a tabela.

Quando a amónia chega a 0, em teoria significa que a primeira parte do ciclo está completa.

Química e biologicamente o que tem de acontecer primeiro é teres amónia no teu aquário. (para o ciclo se iniciar) Com essa amónia, bactérias existentes no meio ambiente e que são capazes de degradar amónia vão se inserir no teu aquário. Essa amónia é degradada em Nitritos e surge um pico de Nitritos. Os Nitritos vão permitir que bactérias que degradam nitritos começem também a viver no teu aquário. Estas bactérias transformam Nitritos em Nitratos que por sua vez são controlados com TPA's.

O ciclo está completo quando Amónia e Nitritos estão a 0. 

Se não estou em erro...é assim que funciona..mas a química ficou na Universidade há uns anos 😅

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

1 hour ago, Sofia Correia said:

Quando a amónia chega a 0, em teoria significa que a primeira parte do ciclo está completa.

Química e biologicamente o que tem de acontecer primeiro é teres amónia no teu aquário. (para o ciclo se iniciar) Com essa amónia, bactérias existentes no meio ambiente e que são capazes de degradar amónia vão se inserir no teu aquário. Essa amónia é degradada em Nitritos e surge um pico de Nitritos. Os Nitritos vão permitir que bactérias que degradam nitritos começem também a viver no teu aquário. Estas bactérias transformam Nitritos em Nitratos que por sua vez são controlados com TPA's.

O ciclo está completo quando Amónia e Nitritos estão a 0. 

Se não estou em erro...é assim que funciona..mas a química ficou na Universidade há uns anos 😅

Tudo isso é verdade. Mas num novo aquário as coisas podem alterar muito rapidamente. Convém esperar para ver o que acontece... pelo menos uma semana. E não nos podemos esquecer que com a introdução de peixes no aquário, a amónia vai subir de certeza. É preciso é que o filtro esteja bem ciciado para dar conta dessa subida.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

Depois de o ciclo estar Amónia 0 Nítritos 0 e nitratos que estejam nos 20ppm ou 25,o ciclo esta pronto,mas eu tenho na minha opinião que se deve aguardar mais uma semana antes de colocar um ou dois peixes,e restantes peixes devem ser colocados com intervalos de uma semana para dar tempo ao filtro se adaptar e acompanhar a subida da Amónia que os peixes provocam,e a sim criar mais bactérias.

Saudações

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Entretanto reparei que comprei o teste pH errado. Este vai de 7.4 a 9.0.

 

Aquele valor de pH está muito elevado para o que queria

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 38 minutos, JoseCarlosMarques disse:

Mas num novo aquário as coisas podem alterar muito rapidamente.

E quanto mais pequeno for aquário, pior serão as alterações.

 

há 16 minutos, Alvaro Silva disse:

Boas

Depois de o ciclo estar Amónia 0 Nítritos 0 e nitratos que estejam nos 20ppm ou 25,o ciclo esta pronto,mas eu tenho na minha opinião que se deve aguardar mais uma semana antes de colocar um ou dois peixes,e restantes peixes devem ser colocados com intervalos de uma semana para dar tempo ao filtro se adaptar e acompanhar a subida da Amónia que os peixes provocam,e a sim criar mais bactérias.

Saudações

Se tiveres paciência, isto acho que é mesmo o ideal e o mais ponderado de sempre!!! 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...
há 13 minutos, chefe disse:

pH 7,4

NH4 0,5mg/l

NH3 0,009 mg/l

NO3 3 mg/l

Temperatura 26ºC

 

A amónia não desce.

Tens valores de Nitritos? Se tivesses conseguias perceber se a amónia estava a ser degrada/transformada em Nitritos.

Usaste algum acelerador de ciclagem? E qual a rotina de TPAs que estás a fazer?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

13 hours ago, Sofia Correia said:

Tens valores de Nitritos? Se tivesses conseguias perceber se a amónia estava a ser degrada/transformada em Nitritos.

Usaste algum acelerador de ciclagem? E qual a rotina de TPAs que estás a fazer?

Estou a gostar de ver, Sofia!!!

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.