Começar na Aquarofilia


Recommended Posts

há 13 horas, Alvaro Silva disse:

Boas Sofia Correia

Dois aquários juntos não fazem um de um metro,portanto onde esta o problema!!! são tão pequenos que as TPA,s fazes num abrir de olhos. 😲

Não estarás tu a criar um problema onde não há?

Saudações

 

Olá Álvaro,

É um bocado o que o @JoseCarlosMarques disse...eu quero ter apenas um aquário para me centrar no principal. Por pouco tempo que seja é tempo que perco em não dar atenção ao principal. E aqui em casa até há uma questão logística que tem a ver com o espaço que teria para colocar um segundo aquário ser também o sítio onde se grava música...o que é totalmente impossível.

há 11 horas, JoseCarlosMarques disse:

Estás disposta a desfazer-te do Betta? Tens a quem o oferecer?

Eu não me importaria de me desfazer dele...assumindo que o bichinho iria estar mais feliz. na verdade é também isso que quero, que o bichinho esteja feliz.

Mas pronto tenho de ver o que fazer.

Editado por Sofia Correia
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 11 horas, JoãogaFernandes disse:

Sofia, faz um shallow para o betta!
São aquários tão porreiros emoji4.png

São fixes, mas a fazer um aquário seria aproveitando o que já tenho por aqui 🙂

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

12 hours ago, JoãogaFernandes said:

Sofia, faz um shallow para o betta!
São aquários tão porreiros emoji4.png

Também gosto. Ainda na semana passada passei em casa da minha mãe, e ela tem lá aquelas plantas de bambu... chamam-lhes Bambu da Sorte... e pensei que seria muito fácil criar um aquário de muito fácil manutenção só com essa planta e um peixinho. Cheguei até a procurar informação sobre isso: https://myaquarium.com.br/artigos/aquarios-de-agua-doce/posso-colocar-um-bambu-da-sorte-dentro-do-meu-aquario/

Não estou a dizer para fazeres isso em tua casa, mas se tiveres um sobrinho ou algum familiar que não tenha animais de estimação e que gostasse de ficar com o teu Betta, é uma opção muito simples e de fácil manutenção. Só terias que montar o aquário com o filtro e uma das calhas que tens aí por casa (aquilo não precisa de muita luz), e ensinar a essa pessoa as regras básicas da TPA. Acho que nem substrato fértil poderias precisar - apenas algum areão - mas em relação a isso terias que "estudar" mais um bocadinho. Depois só tinhas que ir acompanhando de mês a mês a evolução do aquário, e ajudar numa TPA mais exigente que fosse sendo necessária. Acho que o Betta também poderia gostar... e se quiseres complementar o "quadro" podes sempre usar umas plantas menos exigentes, como a Saggitaria, para criar um tapete, ou umas Egeria.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 25/02/2023 at 12:16, JoseCarlosMarques disse:

Não estou a dizer para fazeres isso em tua casa, mas se tiveres um sobrinho ou algum familiar que não tenha animais de estimação e que gostasse de ficar com o teu Betta, é uma opção muito simples e de fácil manutenção. Só terias que montar o aquário com o filtro e uma das calhas que tens aí por casa (aquilo não precisa de muita luz), e ensinar a essa pessoa as regras básicas da TPA. Acho que nem substrato fértil poderias precisar - apenas algum areão - mas em relação a isso terias que "estudar" mais um bocadinho. Depois só tinhas que ir acompanhando de mês a mês a evolução do aquário, e ajudar numa TPA mais exigente que fosse sendo necessária. Acho que o Betta também poderia gostar... e se quiseres complementar o "quadro" podes sempre usar umas plantas menos exigentes, como a Saggitaria, para criar um tapete, ou umas Egeria.

Seria giro para os meus sobrinhos se eles já não tivessem dois aquários em casa ahahah vou vendo o que fazer e quando chegar a altura vejo qual será a melhor solução! Por agora está "bem" neste...

Entretanto no sábado comprei o sistema de CO2 compatível com extintor! 

Supostamente o aquário fica pronto esta semana! Veremos 🙂

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

1 hour ago, Sofia Correia said:

Seria giro para os meus sobrinhos se eles já não tivessem dois aquários em casa ahahah vou vendo o que fazer e quando chegar a altura vejo qual será a melhor solução! Por agora está "bem" neste...

Entretanto no sábado comprei o sistema de CO2 compatível com extintor! 

Supostamente o aquário fica pronto esta semana! Veremos 🙂

Boa! Qualquer dia os moços da Solaqua começam a ir buscar-te a casa todos os fins-de-semana. Privilegio de cliente VIP. Eheh. Depois, quando tiveres oportunidade, vai mostrando essas coisas que tens comprado.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 8 horas, JoseCarlosMarques disse:

Boa! Qualquer dia os moços da Solaqua começam a ir buscar-te a casa todos os fins-de-semana.

Aconteceu uma coisa engraçada num fim de semana destes. Por norma vou lá quase todos os fins de semana (shame!)...e quando tava a perguntar do termóstato eles não tinham a potência que eu precisava. Mas a conversa ficou por aí, não pedi para me guardarem quando chegasse porque vou sempre passando por lá e como não era urgente, quando conseguisse comprar, comprava. Fim de semana seguinte chego lá e uma das raparigas (que é normalmente a que me atende sempre): "Olha guardei-te o termóstato que entretanto chegou esta semana, se quiseres, está ali para ti" 😁

há 8 horas, JoseCarlosMarques disse:

Depois, quando tiveres oportunidade, vai mostrando essas coisas que tens comprado.

Entretanto o Redutor de CO2 que não comprei na Solaqua mas numa outra loja que é a basalto.net:

d4cQ5bjq7n.webp

JAVFGGUr5r.webp

X9IYeJD8T8.webp

9bdrtxsc6T.webp

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

16 hours ago, Sofia Correia said:

Aconteceu uma coisa engraçada num fim de semana destes. Por norma vou lá quase todos os fins de semana (shame!)...e quando tava a perguntar do termóstato eles não tinham a potência que eu precisava. Mas a conversa ficou por aí, não pedi para me guardarem quando chegasse porque vou sempre passando por lá e como não era urgente, quando conseguisse comprar, comprava. Fim de semana seguinte chego lá e uma das raparigas (que é normalmente a que me atende sempre): "Olha guardei-te o termóstato que entretanto chegou esta semana, se quiseres, está ali para ti" 😁

Eheh. Já devem ter uma fotografia tua atrás da porta e tudo 😛 . Eu disse... cliente VIP!

16 hours ago, Sofia Correia said:

Entretanto o Redutor de CO2 que não comprei na Solaqua mas numa outra loja que é a basalto.net:

Ui... não sei se isso vai tirar-te o estatuto VIP na Solaqua! Parece porreiro. E é muito semelhante ao meu. Até demais... deve ser uma marca chinesa qualquer que os monta e só mudam o autocolante da marca. Mas esse encaixe funciona em extintor, ou tens que ter algum adaptador?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 02/03/2023 at 12:41, JoseCarlosMarques disse:

Eheh. Já devem ter uma fotografia tua atrás da porta e tudo 😛 . Eu disse... cliente VIP!

Ahahaha ter cartão cliente conta?

On 02/03/2023 at 12:41, JoseCarlosMarques disse:

Mas esse encaixe funciona em extintor, ou tens que ter algum adaptador?

Funciona em extintor sem necessidade de adaptador 🙂 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

1 hour ago, Sofia Correia said:

Ahahaha ter cartão cliente conta?

Ainda existe isso? 

1 hour ago, Sofia Correia said:

Funciona em extintor sem necessidade de adaptador 🙂 

Se calhar eu é que estou a ser burro e o meu também deve encaixar. Fui gastar 50€ numa garrafa quando podia ter gasto muito menos. No seguimento da conversa, encontrei uma loja em Vila do Conde (é aqui pertinho) que me encheu a minha garrafa por 14€. É caro, eu sei. Na ProAquarium pagaria 7,5€. Mas fazendo contas à deslocação, compensa. Teria que ir duas vezes ao Porto. Aqui também fui duas vezes, porque o senhor que enche as botijas não estava a trabalhar quando lá fui. Caso contrário teriam enchido na hora. Chama-se MTK, e fica numa zona industrial que existe em Árvore, para quem estiver interessado.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 52 minutos, JoseCarlosMarques disse:

Ainda existe isso? 

Sim, e dá descontos no presencial!

há 52 minutos, JoseCarlosMarques disse:

Se calhar eu é que estou a ser burro e o meu também deve encaixar. Fui gastar 50€ numa garrafa quando podia ter gasto muito menos. No seguimento da conversa, encontrei uma loja em Vila do Conde (é aqui pertinho) que me encheu a minha garrafa por 14€. É caro, eu sei. 

É só uma questão de veres se é compatível com DIN477. 

Mesmo assim achei que fosse mais caro!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

11 hours ago, Sofia Correia said:

Sim, e dá descontos no presencial!

Sinto-me prejudicado! A mim deram-me dois autocolantes, com a última compra 😞 .

11 hours ago, Sofia Correia said:

É só uma questão de veres se é compatível com DIN477. 

Mesmo assim achei que fosse mais caro!

Vou apontar essa referência.

Mais caro comprar o extintor? Se for novo, não sei, mas na altura em que andei a equacionar a compra do sistema de CO2 encontrei muitas pessoas a vender extintores vazios no OLX por preços muito baratos. Nestas coisas devemos sempre jogar pelo seguro... ter uma garrafa de CO2 em casa não é brincadeira, e convém que não seja um recipiente com defeito. Mas alguns pareceram-me de estabelecimentos que fecharam e que ainda tinham garrafas cheias dentro do prazo.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 04/03/2023 at 07:28, JoseCarlosMarques disse:

Sinto-me prejudicado! A mim deram-me dois autocolantes, com a última compra 😞 .

Olhaaaa, eu nunca tive direito a autocolantes 😅Agora a sério, o cartão cliente só funciona na loja física: acumula 3% da compra em cartão que podes descontar nas próximas compras desde que não exceda 20% do valor da compras. Acho que é assim!

On 04/03/2023 at 07:28, JoseCarlosMarques disse:

Mais caro comprar o extintor? Se for novo, não sei, mas na altura em que andei a equacionar a compra do sistema de CO2 encontrei muitas pessoas a vender extintores vazios no OLX por preços muito baratos. Nestas coisas devemos sempre jogar pelo seguro... ter uma garrafa de CO2 em casa não é brincadeira, e convém que não seja um recipiente com defeito. Mas alguns pareceram-me de estabelecimentos que fecharam e que ainda tinham garrafas cheias dentro do prazo.

Achei que era mais caro reencher uma garrafa. Não te quero mentir, mas um extintor na Solaqua deve ser uns 20 € e depois o reenchimento não sei. Eu com gás pressurizado não brinco, estou habituada a lidar com garrafas de 37.5 Kg de CO2 e sei bem os estragos que uma garrafa de gás pode causar. É daquelas coisas que não devemos mesmo arriscar no fora de prazo.

Ontem passei na Solaqua e trouxe o substrato 🙂 Entretanto, o aquário ainda não está pronto.

Depois vem o que para mim é a parte dificil: Comprar o Hardscape...porque não sei bem como escolher pedras 😅

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

7 hours ago, Sofia Correia said:

Olhaaaa, eu nunca tive direito a autocolantes 😅Agora a sério, o cartão cliente só funciona na loja física: acumula 3% da compra em cartão que podes descontar nas próximas compras desde que não exceda 20% do valor da compras. Acho que é assim!

Forretas! Em 100€ descontam 3? Pfff...

7 hours ago, Sofia Correia said:

Achei que era mais caro reencher uma garrafa. Não te quero mentir, mas um extintor na Solaqua deve ser uns 20 € e depois o reenchimento não sei. Eu com gás pressurizado não brinco, estou habituada a lidar com garrafas de 37.5 Kg de CO2 e sei bem os estragos que uma garrafa de gás pode causar. É daquelas coisas que não devemos mesmo arriscar no fora de prazo.

OK. Percebi. Mas uma garrafa de 37.5 Kg de CO2... isso durava uns 10 anos! Não fica muito bem dentro de casa, mas com umas fitinhas de Carnaval e uns panos coloridos a coisa era capaz de passar 😛 .

7 hours ago, Sofia Correia said:

Ontem passei na Solaqua e trouxe o substrato 🙂 Entretanto, o aquário ainda não está pronto.

 Que marca compraste? Neo?

7 hours ago, Sofia Correia said:

Depois vem o que para mim é a parte dificil: Comprar o Hardscape...porque não sei bem como escolher pedras 😅

Faz como eu... compra a mais e vais experimentando. Ou então... faz uma visita à Póvoa de Varzim:

large_001.jpg

large_002.jpg

large_003.jpg

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 22 horas, JoseCarlosMarques disse:

Forretas! Em 100€ descontam 3? Pfff...

Ahaha melhor que nada 😅

há 22 horas, JoseCarlosMarques disse:

Mas uma garrafa de 37.5 Kg de CO2... isso durava uns 10 anos! Não fica muito bem dentro de casa, mas com umas fitinhas de Carnaval e uns panos coloridos a coisa era capaz de passar 😛 .

Não fica bem em lado nenhum 🤣Quanto tempo te dura a tua garrafa e quantos kg de gás tem?

há 22 horas, JoseCarlosMarques disse:

 Que marca compraste? Neo?

Comprei o Neo Soil sim 🙂 Entretanto recebi hoje email da Scalare que o aquário está pronto. A ver se consigo passar em Setúbal para o ir buscar durante a semana!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 22 horas, JoseCarlosMarques disse:

Faz como eu... compra a mais e vais experimentando. Ou então... faz uma visita à Póvoa de Varzim:

Literalmente compras pedras aleatórias?! Deves ter uma pedreira já aí em casa 🤣

Recordar-me-ei da Póvoa de Varzim o dia que for para esses lados!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

56 minutes ago, Sofia Correia said:

Ahaha melhor que nada 😅

É verdade. Mas para uma cliente VIP, que até já tem fotografia atrás da porta, acho pouco. Tens que começar a pedir patrocínios 😛 .

56 minutes ago, Sofia Correia said:

Não fica bem em lado nenhum 🤣Quanto tempo te dura a tua garrafa e quantos kg de gás tem?

A minha é de 2 Kgs e dura-me bastante tempo. Entre 5 a 6 meses. Mas eu andava a usar pouco CO2. Agora passei para 3 bolhas por segundo... deve durar um bocadinho menos.

56 minutes ago, Sofia Correia said:

Comprei o Neo Soil sim 🙂 Entretanto recebi hoje email da Scalare que o aquário está pronto. A ver se consigo passar em Setúbal para o ir buscar durante a semana!

Ui... isso começa a compor-se. Já falta muito pouca coisa.

55 minutes ago, Sofia Correia said:

Literalmente compras pedras aleatórias?! Deves ter uma pedreira já aí em casa 🤣

Recordar-me-ei da Póvoa de Varzim o dia que for para esses lados!

Não compro pedras aleatórias... as 2 ou 3 principais escolho a dedo, e depois as mais pequenas vou escolhendo pela forma e pela cor. Mas já me aconteceu ter que ir à loja porque precisava de uma rocha ou outra para um sitio especifico e voltar de lá com mais 3, para ter escolha. Eu não guardo as rochas em casa porque se o fizesse sei que ia estar sempre na dúvida entre trocar esta por aquela. Quando acabo as montagens livro-me das que ficam de fora. É absurdo... eu sei... arrependo-me sempre. Mas também não deito fora assim tantos quilos quanto isso, até porque algumas das que não são selecionadas eu parto em pedacinhos mais pequenos para compor o aquário. Na última montagem, por exemplo, deitei duas pedras de 0,5 Kg ao lixo e mais um potezito de pedras trituradas. A montagem estava feita e tinha que me concentrar no que tinha à frente, em vez do que poderia estar.

Quando passares por cá, apita!

Editado por JoseCarlosMarques
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 06/03/2023 at 20:52, JoseCarlosMarques disse:

Tens que começar a pedir patrocínios 😛 .

Ahahah olha que tu em publicidde à loja ganhas!

On 06/03/2023 at 20:52, JoseCarlosMarques disse:

A minha é de 2 Kgs e dura-me bastante tempo. Entre 5 a 6 meses. Mas eu andava a usar pouco CO2. Agora passei para 3 bolhas por segundo... deve durar um bocadinho menos.

Ahhh isto é fixe! No meu aquário então durará quase 1 ano! Não tinha ideia quanto é que o CO2 rendia!

On 06/03/2023 at 20:52, JoseCarlosMarques disse:

Não compro pedras aleatórias... as 2 ou 3 principais escolho a dedo, e depois as mais pequenas vou escolhendo pela forma e pela cor. Mas já me aconteceu ter que ir à loja porque precisava de uma rocha ou outra para um sitio especifico e voltar de lá com mais 3, para ter escolha. Eu não guardo as rochas em casa porque se o fizesse sei que ia estar sempre na dúvida entre trocar esta por aquela. Quando acabo as montagens livro-me das que ficam de fora. É absurdo... eu sei... arrependo-me sempre. Mas também não deito fora assim tantos quilos quanto isso, até porque algumas das que não são selecionadas eu parto em pedacinhos mais pequenos para compor o aquário. Na última montagem, por exemplo, deitei duas pedras de 0,5 Kg ao lixo e mais um potezito de pedras trituradas. A montagem estava feita e tinha que me concentrar no que tinha à frente, em vez do que poderia estar.

Quando passares por cá, apita!

Certo! Tenho de ir passear à Solaqua para ir ver as pedras e me inspirar 😅 Mas já percebi a tua estratégia, e faz me algum sentido! Eu este aquário queria que ficasse "perfeito"! No primeiro, não estava tão preocupada com as pedras e com a execução do layout. Comprei umas que achei giras e depois coloquei dentro do aquário de uma forma que me pareceu esteticamente bonita. 

Mas novidades giras...Habemus aquário:

0WAhPBxxOn.webp

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

24 minutes ago, Sofia Correia said:

Ahahah olha que tu em publicidde à loja ganhas!

Ando a ver se me dão alguma coisa. Sabes se eles vendem armadilhas para apanhar caracóis? Andei à procura no site e encontrei o Esha Gastropex, que promete matar os caracóis sem magoar os camarões, mas não tenho a certeza se quero usar isso no meu aquário. Quando lá fores, faz essa pergunta por mim 😉 .

29 minutes ago, Sofia Correia said:

Ahhh isto é fixe! No meu aquário então durará quase 1 ano! Não tinha ideia quanto é que o CO2 rendia!

Dura bastante. Também tinha noção que duraria menos, quando comecei a usar, mas é mais ou menos esses valores que tenho para te referenciar.

30 minutes ago, Sofia Correia said:

Certo! Tenho de ir passear à Solaqua para ir ver as pedras e me inspirar 😅 Mas já percebi a tua estratégia, e faz me algum sentido! Eu este aquário queria que ficasse "perfeito"! No primeiro, não estava tão preocupada com as pedras e com a execução do layout. Comprei umas que achei giras e depois coloquei dentro do aquário de uma forma que me pareceu esteticamente bonita.

Ainda hoje estive a olhar para pedras na loja onde compro as minhas. Tenho que começar a pensar na próxima montagem. Mas, na dúvida, faz aquilo que eu fiz, e vai experimentando e pedindo opinião aqui no fórum. Para mim, é a parte mais divertida de todo o processo.

31 minutes ago, Sofia Correia said:

Mas novidades giras...Habemus aquário:

0WAhPBxxOn.webp

Boa!!!!!!! Faz bem o meu estilo. Simples e bonito. Já podes começar a pensar no vinil. Eheh. 

Ficou mesmo perfeitinho. Os meus parabéns pelas escolhas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 10 horas, JoseCarlosMarques disse:

Ando a ver se me dão alguma coisa. Sabes se eles vendem armadilhas para apanhar caracóis? Andei à procura no site e encontrei o Esha Gastropex, que promete matar os caracóis sem magoar os camarões, mas não tenho a certeza se quero usar isso no meu aquário. Quando lá fores, faz essa pergunta por mim 😉 .

Dura bastante. Também tinha noção que duraria menos, quando comecei a usar, mas é mais ou menos esses valores que tenho para te referenciar.

Ainda hoje estive a olhar para pedras na loja onde compro as minhas. Tenho que começar a pensar na próxima montagem. Mas, na dúvida, faz aquilo que eu fiz, e vai experimentando e pedindo opinião aqui no fórum. Para mim, é a parte mais divertida de todo o processo.

Boa!!!!!!! Faz bem o meu estilo. Simples e bonito. Já podes começar a pensar no vinil. Eheh. 

Ficou mesmo perfeitinho. Os meus parabéns pelas escolhas.

Eu hei-de ir certamente este fds à Solaqua e pergunto. Por acaso foi coisa em que nunca reparei 🙂

Eu confesso que gosto do produto final da montagem de um aquário. Não é que o processo até lá chegar, não seja giro..mas é onde me sinto mesmo mais perdida!

Obrigada! Ficou muito bem!!! Ainda tenho de ver se aquele peixinho no cantinho dá pra tirar 😅

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

19 minutes ago, Sofia Correia said:

Eu hei-de ir certamente este fds à Solaqua e pergunto. Por acaso foi coisa em que nunca reparei 🙂

Obrigado! Já andei a ler um bocado sobre como erradicar os caracóis, e ainda fiquei com mais receio de usar o tal químico. Acho que vou continuar a limpar o substrato regularmente, e a tirar os que posso à mão, para ver se a população diminui. O que o pessoal diz é que, caso uses químicos, corres o risco dos caracóis morrerem mas ficarem no fundo do aquário. Aquilo não afecta os camarões, mas como os camarões depois podem comer esses caracóis, podem morrer na mesma. Já para não falar que um monte de caracóis a morrer ao mesmo tempo no aquário pode causar um pico de amónia que pode matar todos os outros habitantes do aquário. Mas se o pessoal da Solaqua vender armadilhas de camarões, já era uma grande ajuda.

23 minutes ago, Sofia Correia said:

Eu confesso que gosto do produto final da montagem de um aquário. Não é que o processo até lá chegar, não seja giro..mas é onde me sinto mesmo mais perdida!

Por enquanto. Mas haverá uma altura em que vais saber exactamente o que queres e a partir daí vai tornar-se um prazer maior. Mas cada um tem o direito de gostar mais daquilo que gosta mais. Se assim não fosse é que era mau.

25 minutes ago, Sofia Correia said:

Obrigada! Ficou muito bem!!! Ainda tenho de ver se aquele peixinho no cantinho dá pra tirar 😅

Eu ia falar disso, mas calei-me. Esse não é daqueles que é gravado no vidro? Podes sempre virar o aquário ao contrário!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 14 minutos, JoseCarlosMarques disse:

Obrigado! Já andei a ler um bocado sobre como erradicar os caracóis, e ainda fiquei com mais receio de usar o tal químico. Acho que vou continuar a limpar o substrato regularmente, e a tirar os que posso à mão, para ver se a população diminui. O que o pessoal diz é que, caso uses químicos, corres o risco dos caracóis morrerem mas ficarem no fundo do aquário. Aquilo não afecta os camarões, mas como os camarões depois podem comer esses caracóis, podem morrer na mesma. Já para não falar que um monte de caracóis a morrer ao mesmo tempo no aquário pode causar um pico de amónia que pode matar todos os outros habitantes do aquário. Mas se o pessoal da Solaqua vender armadilhas de camarões, já era uma grande ajuda.

Eu tive a sorte de por acaso não ter apanhado essa praga e as únicas plantas in vitro que comprei foram a Monte Carlo e a Eleocharis. Mas sim, uma coisa mais física e menos química é capaz de ser menos arriscado...

 

há 15 minutos, JoseCarlosMarques disse:

Eu ia falar disso, mas calei-me. Esse não é daqueles que é gravado no vidro? Podes sempre virar o aquário ao contrário!

Ahahah eu sabia que tinhas reparado!!! Não sei, ainda não tirei o plástico à volta para ver. Ontem já cheguei bastante tarde a casa e só tive tempo de o colocar em cima do móvel (por falar nisso tenho de comprar o tapete para colocar entre o aquário e o móvel). Hoje ao final do dia já vou ver se é "autocolante" ou outra coisa qualquer!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

8 minutes ago, Sofia Correia said:

Eu tive a sorte de por acaso não ter apanhado essa praga e as únicas plantas in vitro que comprei foram a Monte Carlo e a Eleocharis. Mas sim, uma coisa mais física e menos química é capaz de ser menos arriscado...

Eu sei qual é o meu problema. Tenho muita carga biológica no meu substrato, e agora com os peixes e a sua alimentação, a coisa complicou. Por vezes até podes ter caracóis no tanque e não te aperceber disso. Só começam a multiplicar-se quando têm o que comer. E se eles lá estão a comer essa "porcaria", talvez não seja mau de todo deixa-los comê-la. O problema é quando começam a ser muitos e a carga biológica que eles produzem é maior que a que limpam. Limpando bem o substrato e continuando a retirar aqueles que consegues dos vidros, ajuda a controlar o problema. Dar menos comida aos peixes também. Em último recurso tenho sempre esse produto.

13 minutes ago, Sofia Correia said:

Ahahah eu sabia que tinhas reparado!!! Não sei, ainda não tirei o plástico à volta para ver. Ontem já cheguei bastante tarde a casa e só tive tempo de o colocar em cima do móvel (por falar nisso tenho de comprar o tapete para colocar entre o aquário e o móvel). Hoje ao final do dia já vou ver se é "autocolante" ou outra coisa qualquer!

Também reparei na falta de tapete 😛 . Próximas compras... tapete e fundo! E compra vinil a dobrar, para o fundo. Caso fique mal colocado, podes tentar outra vez 🙂 .

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 2 horas, JoseCarlosMarques disse:

Eu sei qual é o meu problema. Tenho muita carga biológica no meu substrato, e agora com os peixes e a sua alimentação, a coisa complicou. Por vezes até podes ter caracóis no tanque e não te aperceber disso. Só começam a multiplicar-se quando têm o que comer. E se eles lá estão a comer essa "porcaria", talvez não seja mau de todo deixa-los comê-la. O problema é quando começam a ser muitos e a carga biológica que eles produzem é maior que a que limpam. Limpando bem o substrato e continuando a retirar aqueles que consegues dos vidros, ajuda a controlar o problema. Dar menos comida aos peixes também. Em último recurso tenho sempre esse produto.

Sim, estou a ver! Eu vejo-te o que eles tem na Solaqua esse sentido 🙂

há 2 horas, JoseCarlosMarques disse:

Também reparei na falta de tapete 😛 . Próximas compras... tapete e fundo! E compra vinil a dobrar, para o fundo. Caso fique mal colocado, podes tentar outra vez 🙂 .

Estou com vontade ir à Solaqua só para isso ahahah! O aquário já não tem peixinho 😄 Era só autocolante vinil cortado em forma de peixe! I'm happy!! 😄 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

Tenho umas Coryodoras albinas e eu esmago uns dois ou três caracois e elas adoram comer os mesmos   :default_jcb_food:    a mim não me faz confusão ter caracois nos meus aquários,os caracois são uma ajuda preciosa no meio ambiente do aquário,eles comem detritos alimentares e pequenas algas,é claro que em excesso em determinados aquários mais trabalhados pode ficar um pouco inestético.

 

Saudações:my_wink:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.