À espera do Nemo...


Recommended Posts

E pronto... mais um aquário cá em casa... desta vez salgado.

Equipamento (até agora):

  • Aquário de cerca de 200L (100x40x50 cm)
  • Móvel Ciano Emotions Nature Pro 100 (102x40x82 cm)
  • Luzes LED AI Prime 16HD Reef x 2
  • Bomba de circulação Maxpect Gyre GF2K
  • Sump Aquário BLAU 38L (45x28x30 cm) com 2 separadores de vidro
  • Escumador Bubble Magus G5
  • Filtro de Rolo Bubble Magus ARF-S
  • Controlador de temperatura Inkbird ITC-308
  • Aquecedor de Titânio AquaMedic 300W
  • Bomba de Retorno Sicce Syncra SDC 3.0
  • Matéria filtrante Marine Pure

A ideia base é fazer um aquário de anémonas com um harém de peixes-palhaço. Ainda não estou bem convencido que o harém seja boa ideia num aquário tão pequeno, mas tenho tempo para pensar nisso... 

O móvel, já com um tampo extra, porque o topo era cerca de 1cm mais curto que o aquário (quando comprei não reparei que as portas ficavam ao nível do tampo).

large.20220321_185324.jpg

O filtro de rolo, já o modifiquei para ter 2 entradas, em vez de só 1. E já tenho a sump com 2 separadores.

large.20220321_185357.jpg

Entretanto, já fiz um Ghost Overflow com PVC expandido e a caixa de ligação à sump em vidro e já pintei o fundo de preto.

large.20220314_224959.jpg

large.20220321_185528.jpg

large.20220321_185515.jpg

O sistema de overflow é o mais seguro e silencioso que conheço, chamado BeanAnimal, que consiste em 3 tubos, 1 de sifão, 1 complementar e 1 de emergência.

large.20220302_000856.jpg

large.20220321_185836.jpg

 

Falta-me agora convencer uma alma caridosa a ajudar-me a trazer o aquário para o 1º andar para depois montar e pintar a tubagem e pendurar as luzes ao teto.

Ainda tenho que encomendar a areia e ver se compensa comprar um filtro de osmose inversa e sal ou se me fica mais barato comprar a água já pronta.

  • Gosto 3

Projetos antigos:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu sabia que tu não conseguias estar parado. Eheh. Mal vi que as imagens eram tuas, pensei logo num novo aquário. Não estava era à espera que fosse de água salgada. Mas estou ansioso para ver o resultado final dessa montagem toda. Parece-me coisa que eu ia gostar bastante de fazer... muito DIY. 

Não percebo nada de aquários de água salgada, e neste momento nem bonito consigo dizer-te que está. Olha, gosto do móvel com o tampo por cima. Até acho que fica melhor do que com as portas fora do nível dos vidros. Boa sorte para a montagem. Cá esperarei o Nemo!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 21/03/2022 at 19:24, João Cardoso (Kadoxu) disse:

um aquário de anémonas com um harém de peixes-palhaço.

Exactamente o que eu mais gosto de ver num salgado! Fico sempre embasbacado com a interacção entre as duas espécies. 

On 21/03/2022 at 19:24, João Cardoso (Kadoxu) disse:

Falta-me agora convencer uma alma caridosa a ajudar-me a trazer o aquário para o 1º andar

Se eu estivesse por perto era já!

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 26/03/2022 at 11:57, Tozé Nunes disse:

Exactamente o que eu mais gosto de ver num salgado! Fico sempre embasbacado com a interacção entre as duas espécies. 

A ver se desta vez tenho mais sorte. Da outra vez que os tive, os peixes não quiseram nada com a anémona...

 

Entretanto o aquário lá migrou para o 1º andar. Tive o fim de semana todo de volta dos tubos e a pensar como vou arrumar os fios.

large.20220328_174314.jpg

 

large.20220328_174138.jpg

  • Gosto 1

Projetos antigos:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 14 horas, Tozé Nunes disse:

Essa tomada na parede🤦‍♂️

Ahahah... a sala foi pintada à pouco tempo. Estou só à espera das tomadas novas para trocar! 😂

Projetos antigos:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Habemus água salgada!

Problemas:

  • Tive que fazer a água de osmose diretamente no aquário. Não tinha nenhum recipiente de 200L por aqui.

O que podia correr mal? Eu explico.

Acabo de encher tudo, meto o sal, espero umas horas, meto a areia viva (com bactérias) e as rochas... e descubro que o único tubo a que não conseguia chegar está com uma pequena fuga de água! 😫

Conclusão, tive que tirar o máximo de água que consegui, para conseguir afastar o móvel da parede e colocar mais fita teflon na união (de rosca) de onde vinha a fuga. No fim, voltar a pôr o aquário no sítio (desta vez com mais espaço para chegar a todo o lado) e voltar a meter a água que tinha tirado no aquário.

 

  • O overflow estava ficou a fazer demasiado barulho. 

Cheguei á conclusão que podia ter feito a caixa exterior mais pequena. Os furos ficaram muito altos em relação á base da caixa, e a água fazia muito barulho a cair.

Tive que aumentar a altura dos tubos, para o nível da água dentro da caixa ficar mais ao nível dos furos e assim a água não fazer tanto barulho.

 

  • Utilizei tubagem demasiado grande.

32mm é demasiado para o fluxo que posso ter para esta sump. é suposto ter um tubo a fazer sifão completo (ajustado com uma torneira) e o segundo a fazer apenas um complemento para água ir de maneira silenciosa para a sump. Como utilzei tubo demasiado grande e tenho que fechar a torneira quase toda para fazer sifão sem chupar a água toda, se a bomba do filtro para, a água depois não tem força para empurrar o ar que fica dentro dos tubos para baixo e restabelecer o sifão inicial. Devia ter utilizado tubagem de 25mm, que era mais adequada, mas agora já está.

Bastou-me fazer um pequeno furinho no topo daquele "U" por onde entra a água para o ar poder sair e a coisa também ficou resolvida.

 

  • Estão a evaporar cerca de 3L de água todos os dias do aquário.

Este ainda não resolvi, e em água salgada, não é costume tapar-se o aquário, porque é suposto ele "respirar" bem. Mas penso que vou tapar o aquário e a caixa do overflow. Acho que a circulação de água na sump e com o escumador (de que estou há espera que chegue á quase 2 meses) a funcionar, haverá troca gasosa suficiente para manter os níveis de oxigénio.

 

  • O pente do overflow ficou com as ranhuras demasiado finas.

Acho que vou tentar cortar os "dentes" do pente e colar uma malha de nylon, para ver se o nível da água baixa um bocadinho.

 

E pronto... agora é deixar o ciclo correr (ainda não fiz testes á água) e ainda tenho que trocar as rochas de sítio, porque acho que ao contrário vão ficar melhores, já ando a ver se encontro malta a vender anémonas baratas no OLX e afins (que o preço das anémonas na loja que tenho aqui perto estão pelas horas da morte... 85€ por uma anémona é proibitivo. Por esse preço, espero arranjar pelo menos 3!) e já sei de onde vou encomendar os Nemos e as bichesas da equipa de limpeza!

Falta-me ainda montar o Escumador (que ao que parece está esgotado) e o Auto Top Off (que mantém o nível da água automaticamente, e que me enganei a encomendar e tenho que esperar que me façam a troca pelo correto) e estou maravilhado com o filtro de rolo!

large.20220412_130218.jpg

large.20220412_130103.jpg

  • Gosto 1

Projetos antigos:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Meu Deus... que confusão que para aí vai. N\ao era mais fácil comprar umas Java Fern e umas Anubias, do que te meteres em empreitadas deste género? 🙂 

Estou a brincar, claro. Já disse que não percebo nada disso nem quero perceber, ma pela aparência da coisa está a resultar muito bem. Só uma questão... num aquário marinho de água salgada também tens que fazer as mudanças de água semanais, como num de água doce?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 15 horas, JoseCarlosMarques disse:

Só uma questão... num aquário marinho de água salgada também tens que fazer as mudanças de água semanais, como num de água doce?

Depende do método que utilizares. No primeiro salgado que tive, utilizei um método (método Triton) em que não era preciso fazer TPAs. Num ano devo ter feito só 2 ou 3 TPAs e uma delas foi por causa de tratamentos para eliminar pestes. De tempos a tempos enviava uma amostra de água para o laboratório da marca, que me enviava os resultados da análise e dicas de como ajustar a dosagem dos químicos que fazem parte desse método.

Para este, pelo menos para já, vou optar pelas TPAs semanais. Mas com o "amadurecer" do aquário a frequência das TPAs pode-se reduzir, porque com o filtro de rolo e com o escumador, uma grande parte da "nhanha" é retirada da água antes de produzir Nitratos e Fosfatos, que é o que queremos retirar com as TPAs.

Projetos antigos:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

14 minutes ago, João Cardoso (Kadoxu) said:

Depende do método que utilizares. No primeiro salgado que tive, utilizei um método (método Triton) em que não era preciso fazer TPAs. Num ano devo ter feito só 2 ou 3 TPAs e uma delas foi por causa de tratamentos para eliminar pestes. De tempos a tempos enviava uma amostra de água para o laboratório da marca, que me enviava os resultados da análise e dicas de como ajustar a dosagem dos químicos que fazem parte desse método.

Para este, pelo menos para já, vou optar pelas TPAs semanais. Mas com o "amadurecer" do aquário a frequência das TPAs pode-se reduzir, porque com o filtro de rolo e com o escumador, uma grande parte da "nhanha" é retirada da água antes de produzir Nitratos e Fosfatos, que é o que queremos retirar com as TPAs.

Muito bem. Fiquei esclarecido!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Pronto, o(s) Nemo(s) chegou(aram)! 😂

Este aquário anda-me a testar a paciência...

Nota futura: não instalar filtros de rolo nem de meia nem do cacete até o ciclo estar feito. 

Já tive que ciclar este aquário 2 vezes! Porquê? Porque fui estúpido... O filtro de rolo é maravilhoso, mas como eu aprendi da pior forma, não deve ser usado durante a ciclagem do aquário. Isto porque as bactérias colonizam o rolo e à medida que o rolo vai sendo puxado, lá vão as bactérias com ele... Enfim, desta não me esqueço tão cedo!

Entretanto lá consegui (depois de 2 meses) que o ciclo ficasse estável e não matar as bactérias à fome (sim, também fiz isso) e já chegaram os primeiros inquilinos. Há 2 semanas adicionei um cardume de 6 Green Chromis, para manter o ciclo vivo... porque mais uma vez, encomendei peixes (os nemos) e disseram-me logo que iam demoraram 2 semanas a chegar. Provavelmente vou ter que os tirar quando os nemos crescerem, mas não me quero preocupar com isso agora.

large.20220526_184816.jpg

E passadas 2 semanas (hoje), chegaram os nemos!

large.20220531_115525.jpg

Também já arranjei um escumador (outra aventura de 2 meses ou mais), que por sorte foi o único dentro da área que tinha disponível na sump que a loja aqui da zona conseguiu arranjar e é compacto, e acho que me deixou espaço suficiente para no futuro instalar um mini-refúgio para ter macro algas a ajudar na filtração da água.

large.20220526_184619.jpg

Agora é adicionar a equipa de limpeza, esperar mais uns tempos para poder adicionar umas anémonas e controlar-me para não começar a gastar dinheiro em corais... 

  • Gosto 1

Projetos antigos:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa João. Fico à espera de ver uma fotografia de frente desse tanque. É preciso coragem para te aventurares nos salgados quando já tens aquários de água doce e o lago em casa. Irra. Eu não tinha paciência para tanto trabalho.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 31/05/2022 at 17:55, JoseCarlosMarques disse:

Boa João. Fico à espera de ver uma fotografia de frente desse tanque. É preciso coragem para te aventurares nos salgados quando já tens aquários de água doce e o lago em casa. Irra. Eu não tinha paciência para tanto trabalho.

Ainda não pus outra vez foto do aquário completo, porque além dos diatomas iniciais, não mudou quase nada.

 

Entretanto já chegaram os primeiros elementos da equipa de limpeza:

  • Cleaner Shrimp - que me vai dar dores de cabeça quando roubar comida ás anémonas, a boa notícia é que não se esconde.
  • 5 x Caranguejos Eremitas Azuis - que vieram tão pequenos que nem podem com as conchas na areia
  • "Concha" Strombus luhuanus - o "Elefante" de serviço para limpar a areia (e que está a fazer um ótimo serviço)

 

E também já tenho umas "coisinhas" a enfeitar as rochas. Este fim de semana trouxeram-me:

  • 2 x Anémonas Rainbow Bubble Tip
  • Hammer Coral  (Euphyllia)

 

Assim que os novos habitantes se habituarem ao ambiente novo envio fotos.

Projetos antigos:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Este início de semana, foi dia de ir gastar mais uns euros à loja...

Adicionado:

  • 5 x Caranguejos Eremitas Vermelhos
  • 5 x Caracóis Nassarius
  • 5 x Caracóis Trochus
  • Coral NCF Yellow Eagle Eyes Zoanthid (2 pólipos)

Agora as fotos:

  • Anémona contente

large.20220617_160635.jpg

 

  • Anémona teimosa, que não sai debaixo da rocha para apanhar mais luz

large.20220621_162006.jpg

 

  • Hammer Coral (e não, não aumentei a saturação da foto, o verde é mesmo assim)

large.20220617_160650.jpg

 

  • Camarão, caracol e eremitas

large.20220621_162126.jpg

 

  • A concha a olhar para mim e com a trombinha de fora

large.20220607_160250.jpg

 

  • Fotos "de corpo inteiro"

large.20220621_161906.jpg

large.20220621_161919.jpg

 

O objetivo aqui é ter anémonas suficientes para não se ver rocha... mas já comprei um "coralzinho" novo, não me vou aguentar sem comprar mais qqr coisa! 😅

  • Gosto 4

Projetos antigos:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...

Pequena atualização.

Adicionei umas ventoínhas na sump, ligadas ao controlador de temperatura, para refrigerar a água nestes dias de mais calor. Estar fora de casa e receber alertas de temperatura deste aquário foi suficientemente stressante para eu não querer voltar a viver a experiência! 😂

Adicionei uma pequena porção de Chaeto e uma luz à sump. Para quem não sabe, Chaeto é uma alga muito usada na filtragem de salgados, para remover nutrientes em excesso da água. Comecei por adicionar uma luz pequena e por a colocar as algas numa maternidade flutuante que tinha para aqui, enquanto não arranjava uma solução melhor.

Acabei por construir um "Chaeto tumbler" em miniatura para a sump.  Inspirei-me nestes 2 vídeos:

 

A ideia é que a "bola de alga" esteja constantemente em rotação para ter mais contacto com a àgua e receber luz constantemente em toda a sua "massa". Esqueci-me de tirar fotos, mas básicamente comprei um painel de PVC expandido preto (porque não quero muita luz espalhada pela sump a alimentar algas e outras pragas fotossintéticas) e construí uma caixa para ocupar o que me restava de espaço na sump. O desenho é assim:

large.1890761293_blackbox.jpg

E a sump está cheia... 😅

large.20220719_165458.jpg

 

Agora estamos na fase verde, não posso deixar TPAs por fazer e já estou à espera de uma encomenda de copépodes, rotíferos e artémia para acrescentar aqui um bocadinho de microfauna ao sistema e evitar assim males maiores de algas e outras coisas feias e chatas que podem aqui aparecer.

É giro ver a hierarquia dos peixes palhaço e a influência que isso tem no crescimento de cada elemento. Todos nascem machos e depois o maior da colónia muda de sexo e é a dona do pedaço. Depois há a hierarquia de machos, que quanto mais abaixo estão, menos crescem.

A boa notícia é que a anémona teimosa lá decidiu mudar-se para um sítio onde apanha um bocado mais de luz e parece estar já a recuperar a côr na sua totalidade. Esta chegou a ficar meio transparente na metade que não conseguia apanhar luz

large.20220719_165515.jpg

Ah... também já apanhei o Nemo a tentar fugir algumas vezes... 

large.20220719_141553.jpg

 

  • Gosto 3

Projetos antigos:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

O mundo maravilhoso do OLX deu-me mais 5 anémonas por 60€!!! 😁

Para terem noção do bom preço que isto foi, aqui na minha zona só há uma loja que tem os chamados salgadinhos e uma anémona lá custa 85€! Em Lojas Online, encontrei anémonas por 60€ e no OLX, são entre 35€ e 50€ cada uma e geralmente não há aqui na minha zona.

As meninas novas:

large.20220728_162410.jpg

large.20220728_162417.jpg

large.20220728_162354.jpg

 

Também adicionei mais uma rocha para poder colocar uns coraiszitos... Já está lá um, mas ainda é muito pequenito para se ver nas fotos.

Não sei se já disse aqui, para tirar fotos ao salgado, é preciso uma lente/filtro para a câmera que anule os azuis da luz do aquário. Eu uso uma lente com um clip para o telemóvel:

lentes-d-d-para-telemoveis-fotografia-co

Foto sem a lente:

large.20220728_162445.jpg

Foto com lente:

large.20220728_162612.jpg

 

A má notícia, o filme do Nemo aqui não é animação, e como tal, acabou em drama... agora com o calor tenho o aquário sem a tampa e encontrei um Nemo já "liofilizado" no chão. 😭

  • Triste 3

Projetos antigos:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu punha umas anubias, nas rochas, para preencher mais o aquário. E tentava plantar Monte Carlo. Eheh.

Está a ficar muito bonito, João. Mas esses preços são realmente proibitivos. Imagino que os peixes também não sejam baratos. Ver um no meio do chão não deve ser fácil de digerir. Ainda por cima o Nemo!!! Coitadinho. Como explicaste isso aos cachopos?

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eh pah... posts assim...

Dão-me vontade de adicionar um salgadinho lá em casa... 20 anos depois do ultimo salgado :my_rolleyes:
Muita coisa terá mudado desde então, mas em principio terá sido no sentido de simplificar a manutenção!

Está a ficar com muito bom aspeto!

Editado por cesar_dias
  • Gosto 1

Cumprimentos,

Cesar Dias

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Está a ficar impecável, cada dia melhor... e pronto... há coisas que nao estamos a contar e acontecem... é pena

 

Há uns anos atrás ofereceram um globo ao meu filho com um peixe dourado la dentro. Ok, vamos la tratar disto, o peixe ainda durou uns meses, mesmo sem filtros, eu mudava a agua e foi-se aguentando. Um dia chegamos a casa e nada de peixe dentro do aquário... nada no chão... puxei maquinas de lavar, frigorifico e nada de peixe... mas... tinha uma cadela que estava cega e de certeza que ela "viu" o peixe... e disse ao miúdo que o Dourado tinha arranjando um aquário maior e se tinha ido embora.

Esta foi o 1º contacto que tive com aquário e peixe... se é que se pode dizer assim... Hoje em dia chega-se a conclusão que é um crime.

Editado por KoD
  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 6 horas, JoseCarlosMarques disse:

Eu punha umas anubias, nas rochas, para preencher mais o aquário. E tentava plantar Monte Carlo. Eheh.

Está a ficar muito bonito, João. Mas esses preços são realmente proibitivos. Imagino que os peixes também não sejam baratos. Ver um no meio do chão não deve ser fácil de digerir. Ainda por cima o Nemo!!! Coitadinho. Como explicaste isso aos cachopos?

Eheheh, estou farto de plantas! 😂

Há coisas mais baratas, depende sempre daquilo que agente gosta. Os peixes são por norma mais caros? Claro, mas é uma escolha, com água doce também podes escolher comprar guppies ou uma arowana. 🙄

Se eu tivesse paciência, comprava só 1 anémona, esperava uns 2 ou 3 anitos e ficava com o aquário cheio delas sem gastar tanto dinheiro... mas tou com pressa! Com um bocadinho de sorte, daqui a uns tempos estou eu a vender anémonas no OLX! 😁

Os nemos, como os comprei pequeninos e em promoção, acho que foram "só" 9€ cada um! O cachopo (é só 1, que eu não sou maluco! 😅 ) não viu, e como ainda tenho 9, nem deu por isso.

 

há 5 horas, cesar_dias disse:

Eh pah... posts assim...

Dão-me vontade de adicionar um salgadinho lá em casa... 20 anos depois do ultimo salgado :my_rolleyes:
Muita coisa terá mudado desde então, mas em principio terá sido no sentido de simplificar a manutenção!

Está a ficar com muito bom aspeto!

Obrigado! Isto já mudou tanto nos últimos 4 anos, nem quero pensar nos últimos 20! 😅
Hoje em dia já há tanta informação que não havia há 20 anos, que deve ser muito mais fácil ter sucesso.

Projetos antigos:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.