Aquário Fluval Edge 46l


Caxineiro

Recommended Posts

Bom dia a todos,

No passado dia 22 de janeiro iniciei a montagem do meu aquário, utilizei a planta "Monte Carlo" para fazer um tapete usando o método a seco, uma vez que nunca consegui em tentativas anteriores.

Este sábado dia 19 de março, já satisfeito com o tapete decidi terminar o layout e enchi o aquário. 

Liguei o Co2, com valvula solenoide (8h diárias, 1h da luz ligar e 1h antes de desligar), ainda estou a tentar perceber quantas bolhas são por segundo, estou a ver se o medidor fixa a cor verde, e coloquei o líquido das baterias da Seachem, na embalagem tem para colocar durante 7 dias seguidos e no final posso colocar peixes.

 

Tenciono fazer a ciclagem pelo menos 14 dias com o acelerador, mas estou com dúvidas neste processo de ciclagem, faço tpas diarias já ou só depois destes 7 dias iniciais?

Comprei teste de amônia e nitritos mas ainda não fiz nenhum.

 

Parece que quanto mais leio mais confuso fico, já li para colocar amônia em líquido, comida de peixe,... o líquido e as plantas que se vão deteriorando e que criam amônia não é suficiente?

 

51952285188_f8f406a9fb_b.jpg

51951232542_8ee0dfbba6_k.jpg

Obrigado!

 

Editado por Caxineiro
Coloquei imagens e organizei o texto!
  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O meu aquário favorito até hoje foi um destes... e também o mais complicado de manter, devido ao difícil acesso ao interior... e também o que entornou água mais vezes, porque cada vez que se enfia lá um pouco mais que uma mão, começa a transbordar! Um relação amor-ódio, portanto! 😂

As tuas dúvidas dependem do substrato que usaste. As indicações para adicionar amónia ou comida de peixe, geralmente são para aquários que não têm substrato fértil. Com substrato fértil, normalmente, o substrato liberta sempre alguma quantidade de Amónia (que ajuda ao ciclo, sendo por isso desnecessário adicionar comida ou mais amónia) e outros nutrientes para a água, pelo que é aconselhado a fazer TPAs logo desde o primeiro dia.

A regra que eu seguia com o substrato da ADA Amazónia era:

1ª semana - TPA 20% todos os dias

2ª semana - TPA 20% dia sim, dia não

3ª semana - TPA 20% de 3 em 3 dias

4ª semana - TPA 20% de 4 em 4 dias... e por aí fora até chegar a só 1 TPA por semana.

Quanto à Monte-Carlo, não sei se tens noção, mas é perto de impossível mantê-la a longo prazo com a luz original do Fluval Edge. Com praticamente 2 meses a seco, com a quantidade que plantaste, com uma luz capaz de a manter, a Monte-Carlo tinha preenchido o substrato praticamente na totalidade. Adicionando água, a reflexão e dispersão da luz vão ser maiores, o que quer dizer, que menos quantidade de luz lá vai chegar. Plantas de folha vermelha, também podes esquecer, especialmente se não for diretamente debaixo da luz.

Tive muito sucesso com plantas que necessitavam de pouca luz (tipo cryptos, feto java), algum sucesso com plantas de luz média, nenhum sucesso com plantas de luz forte (também tentei Monte-Carlo e relva, sem sucesso, mas também não estava a usar CO2).

O meu aquário está todo documentado, desde a montagem até à venda de tudo, num fórum Inglês. Podes dar uma vista de olhos aqui, se quiseres:
https://ukaps.org/forum/threads/in-the-edge.51066/

  • Obrigado(a) 1

Projetos antigos:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 15 horas, João Cardoso (Kadoxu) disse:

O meu aquário favorito até hoje foi um destes... e também o mais complicado de manter, devido ao difícil acesso ao interior... e também o que entornou água mais vezes, porque cada vez que se enfia lá um pouco mais que uma mão, começa a transbordar! Um relação amor-ódio, portanto! 😂

As tuas dúvidas dependem do substrato que usaste. As indicações para adicionar amónia ou comida de peixe, geralmente são para aquários que não têm substrato fértil. Com substrato fértil, normalmente, o substrato liberta sempre alguma quantidade de Amónia (que ajuda ao ciclo, sendo por isso desnecessário adicionar comida ou mais amónia) e outros nutrientes para a água, pelo que é aconselhado a fazer TPAs logo desde o primeiro dia.

A regra que eu seguia com o substrato da ADA Amazónia era:

1ª semana - TPA 20% todos os dias

2ª semana - TPA 20% dia sim, dia não

3ª semana - TPA 20% de 3 em 3 dias

4ª semana - TPA 20% de 4 em 4 dias... e por aí fora até chegar a só 1 TPA por semana.

Quanto à Monte-Carlo, não sei se tens noção, mas é perto de impossível mantê-la a longo prazo com a luz original do Fluval Edge. Com praticamente 2 meses a seco, com a quantidade que plantaste, com uma luz capaz de a manter, a Monte-Carlo tinha preenchido o substrato praticamente na totalidade. Adicionando água, a reflexão e dispersão da luz vão ser maiores, o que quer dizer, que menos quantidade de luz lá vai chegar. Plantas de folha vermelha, também podes esquecer, especialmente se não for diretamente debaixo da luz.

Tive muito sucesso com plantas que necessitavam de pouca luz (tipo cryptos, feto java), algum sucesso com plantas de luz média, nenhum sucesso com plantas de luz forte (também tentei Monte-Carlo e relva, sem sucesso, mas também não estava a usar CO2).

O meu aquário está todo documentado, desde a montagem até à venda de tudo, num fórum Inglês. Podes dar uma vista de olhos aqui, se quiseres:
https://ukaps.org/forum/threads/in-the-edge.51066/

Bom dia João,

Já destruíste os meus sonhos para este aquário 😂😂😂

O substrato que estou a usar é o "Tropica Aquarium Soil", vou começar as TPA's hoje conforme o teu plano (Pode ser que o CO2 me ajude!).

Aconselhas a fazer os testes da amônia e nitritos já ou deixo passar um mês de ciclagem?

Vou ver o teu!

Obrigado pela ajuda!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 hora, Caxineiro disse:

Já destruíste os meus sonhos para este aquário 😂😂😂

Não desistas já... pode ser que o CO2 faça muita diferença, mas não estou com muitas esperanças 😂

Há muitos vídeos de Youtube com modificações para este aquário, já vi inclusive malta que usa strips de LEDs para ter mais luz para as plantas, ou usarem uma calha de luz (se bem que se perde um pouco aquela beleza e simplicidade do aquário de não ter nada à vista).

há 1 hora, Caxineiro disse:

Aconselhas a fazer os testes da amônia e nitritos já ou deixo passar um mês de ciclagem?

Se estás a usar o Stability da Seachem, como indicam as instruções, dentro de 1 semana ou até menos isso deve estar pronto para peixes. Portanto, podes começar já a fazer os testes.

  • Obrigado(a) 1

Projetos antigos:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 22/03/2022 at 11:00, João Cardoso (Kadoxu) disse:

Não desistas já... pode ser que o CO2 faça muita diferença, mas não estou com muitas esperanças 😂

Há muitos vídeos de Youtube com modificações para este aquário, já vi inclusive malta que usa strips de LEDs para ter mais luz para as plantas, ou usarem uma calha de luz (se bem que se perde um pouco aquela beleza e simplicidade do aquário de não ter nada à vista).

Se estás a usar o Stability da Seachem, como indicam as instruções, dentro de 1 semana ou até menos isso deve estar pronto para peixes. Portanto, podes começar já a fazer os testes.

Boas João,

 

Primeira semana passou, fiz as tpa's de 20% diarias e fiz os testes, nitritos e amônia a 0.

Ontem não fiz TPA porque estou na segunda semana - de 2 em 2 dias.

 

No sábado tirei estas fotos, não é muito mas parece estar a aparecer algas.

1ª foto (a pedra está a ganhar um pigmento diferente)

2ª foto (junto ao vidro do Co2 o vidro ficou um pouco verde)

3ª foto (difusor Co2 cor verde - bom nível de co2?)

4º foto (areão tem zonas com algas castanhas?)

51962630973_bd07576a11_k.jpg

51962630858_0187648ea6_c.jpg

51963125500_cb25b79380_c.jpg51963125520_2e6cab746d_c.jpg

 

No dia, diminiu as bolhas por segundo no Co2, a cor no interior do medidor voltou a ficar mais azulada (de insuficiente), limpei o vidro e fiz TPA e hoje parece estar estabilizado, não piorou...

8 horas de co2 e 8 h de luz. Esta tudo certo?

Coloco otos ou 4/5 camarões?

Continuo a colocar o Stability da Seachem nas TPA's.

Obrigado!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ta tudo certo.

As algas castanhas são normais no início.

Eu colocava camarões. Otos é melhor quando o aquário já tiver mais estabelecido e como deves ter pelo menos 6 otos, nesse aquário, vais ter que lhes dar comida extra, que é quase certo que não vão ter algas que chegue.

  • Obrigado(a) 1

Projetos antigos:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 28/03/2022 at 14:51, João Cardoso (Kadoxu) disse:

Ta tudo certo.

As algas castanhas são normais no início.

Eu colocava camarões. Otos é melhor quando o aquário já tiver mais estabelecido e como deves ter pelo menos 6 otos, nesse aquário, vais ter que lhes dar comida extra, que é quase certo que não vão ter algas que chegue.

 

Viva João,

Mais uma vez obrigado, as algas parece terem abrandado, ainda não consegui estabelecer o caudal para manter um nível suficiente de CO2.

Amanhã chegam os primeiros habitantes, 9 Caridina Blue Bolt da Aquaeden.

2 semanas de montagem,continuo a usar o Stability da Seachem nas tpa's, baixei temperatura para 24ºC, o PH está entre o 6.5 - 7.0, nitritos e amônia continuam a 0. Acho que tá tudo?

Ontem tirei o carvão que tinha no filtro. Vou entrar na semana de troca de água de 3 em 3 dias.

Amanhã partilho fotos!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Filtro de mochila e CO2 é das piores misturas que podes ter, porque a cascata do filtro favorece a troca gasosa (e com isso perdes sempre mais CO2), se bem que no caso deste aquário é algo compensado pelo facto de a quantidade de superfície da água em contacto com o ar ser muito reduzida.

Para teres mais caudal no filtro, podes fazer um upgrade ao rotor, foi logo das primeiras coisas que fiz no meu. O rotor do Aqua Clear 50 é igual ao original (que é um aquaclear 25, se não estou em erro), mas tem umas pás ligeiramente maiores. Ajuda a melhorar um bocadito, mas também não faz grandes milagres. Também já vi pessoal usar bombas de circulação pequenas, mas vai um pouco contra a ideia de não se ver muito equipamento dentro do aquário.

Estás no bom caminho.

Projetos antigos:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.