Problema com substancia viscosa no aquario


Recommended Posts

Olá a todos.

Espero que estejam bem. Venho de novo pedir a vossa ajuda nesta questão. Há cerca de 4 semanas que iniciámos um aquário  e colocámos as plantas que surgiram desde logo com biofilme mas que me foi explicado logo aqui pelo João e pelo Álvaro que era normal e que iria existir até se alcançar o equilíbrio. Assim foi, escovámos os troncos e as plantas com escova de dentes como aconselhado, para retirar excesso, e depois iniciámos a introdução dos peixes. Contudo, apesar de o aquário e as plantas e troncos terem ficado limpos, continuamos a ter de lavar as esponjas do filtro e limpar os vidros do aquário e os tubos todos os dias, porque surge uma espécie de gelatina viscosa !!! Hoje cheguei e vi que os peixes estavam todos á tona de agua a respirar por falta de oxigeno!!! e o filtro estava cheio nas esponjas desse tal liquido viscoso. Creio que seja isso que impeça o bom funcionamento do mesmo e que nos obriga a limpar o filtro todos os dias!!! Acham que deve ser da água? Alguma praga? Morreram-me 2 flammeus 😞 e os outros á tona de agua a tentarem respirar! Também algumas plantas já estão a apodrecer/ derreter!  😞  Álvaro, João ou mais alguém, será que me conseguem ajudar com a vossa experiência? Muito obrigado um abraço Miguel 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

@Miguel Carreira que filtro tens? Interno? Externo? Qual a dimensão do aquário? Já fizeste o descritivo do mesmo? Sabes que quanto mais informações conseguires providenciar, melhor conseguiremos ajudar, certo?

  • Obrigado(a) 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Rui. Muito obrigado pela atenção. Assim aqui vai a informação: 

Oase biomaster thermo 600, ceramicas matrix e purigen , aquario 190 L, filtro externo. 

Muito obrigado. Um abraço

Miguel 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 2 horas, Rui Assunção disse:

@Miguel Carreira que filtro tens? Interno? Externo? Qual a dimensão do aquário? Já fizeste o descritivo do mesmo? Sabes que quanto mais informações conseguires providenciar, melhor conseguiremos ajudar, certo?

Olá Rui. Muito obrigado pela atenção. Assim aqui vai a informação: 

Oase biomaster thermo 600, ceramicas matrix e purigen , aquario 190 L, filtro externo. 

Muito obrigado. Um abraço

Miguel 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

@Miguel Carreira agora é aguardar que gente mais entendida como o amigo @Alvaro Silva ou o amigo @João Cardoso (Kadoxu) possam dar a opinião deles. Eu certamente não serei a melhor pessoa para ajudar neste caso, mas muitos outros membros poderão ajudar. Espero que se resolve em breve e com bons resultados.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Miguel Carreira

Olha já li e reli o teu poste e fiquei um pouco baralhado,tu tens um BOM filtro,não compreendo que o tenhas de lavar todos os dias só por teres o biofilme,uma vez que o filtro mexa com a superfície da água esse biofilme tem tendência a desaparecer.

Agora se essa sujidade que tu falas e que te faz limpares tantas vezes o filtro for uma espécie de gosma que se encontra há volta dos trocos como já falei noutro poste teu for tirado há mão é claro que se solta sempre algum que vai para o filtro,mas isso não é motivo para que tu tenhas que limpar todos os dias o filtro,ate porque se já tens peixes no geral os peixes gostam de comer isso,tu ate tens um BOM filtro não vejo que o filtro de um dia para o outro perca potencia.

Se calhar esta-me a passar ao lado alguma coisa que eu não estou a ver,já tens o ciclo feito e se não saltastes em nada a morte de peixes que tu falas não será seguramente dessa gosma nem do biofilme haverá por ai mais qualquer coisa que não esta bem.

Saudações 

  • Obrigado(a) 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A mim cheira-me a falta de oxigénio, mas tenho poucos detalhes para ter a certeza. Fizeste testes á água? 

Lavar as esponjas do filtro todos os dias é obra... as esponjas também têm bactérias nitrificantes, podes estar a desiquilibrar o ciclo ao fazer isso. Os testes na água podiam dar mais informação quanto a isto.

Essa coisa gelatinosa, por acaso não adicionaram plantas recentemente, daquelas que vêm com as raízes numa espécie de gelatina?

Geralmente, o que resulta para mim para o biofilme desaparecer, são TPAs e uma bomba de ar. A bomba de ar ajuda na agitação da superfície, o que dificulta a formação do biofilme.

Projetos antigos:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Talvez umas fotos do panorama geral ou um pequeno vídeo a abrir o filtro e a mostrar como o mesmo está antes de o lavar possam ajudar a entender melhor o que se passa... Há possibilidade de isso acontecer?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa tarde Alvaro e João. Antes de mais agradeço a vossa resposta. De facto tenho de limpar diariamente as esponjas do fltro para garantir que não acontece como da outra vez em que os animais ficam com falta de oxigenio, e as esponjas ficam cheias de gosma sim. Já colhi uma amostra de agua e pedia uma analise microbiologica, estamos a aguardar os resultados. Entretanto decidimos comprar uma bomba de oxigenio para ligar sempre á noite, e ainda uma lampada de UV por onde a agua passa para ser esterilizada. Vou tirar fotos e enviar pode ser que seja mais util. Muito obrigado de novo a todos pela ajuda. Bom domingo. Abraço

MIguel

Link to comment
Partilhar nas redes sociais