Rescaping Cubo 27 Litros - Desta é que vai ser!


joao.macarrony

Recommended Posts

Obrigado! Epa por agora está-se a aguentar. Eu já tinha este Tetra na outra montagem, depois das Rasboras morrerem quase todas. Gosto bastante deles, são menos tímidos que as rasboras e super tranquilos. Tendem a esconder-se muito na zona traseira do aquário, não sei porquê, enquanto que uns estão na boa cá à frente. Neste aquário eles tendem a ocupar uma zona mais inferior do aquário, o que neste caso não é muito porreiro porque se confundem com as rochas (deve ser para estar contra a corrente), mas eles é que decidem! Não os consigo a obrigar a subirem ligeiramente para me agradarem 😆

Uma outra hipótese que considerei foi os Axelrodia riesei, mas como tinha medo que não conseguisse tratar bem deles, não me apeteceu na altura pagar o extra por esses peixes, enquanto que os Ember eram 3 vezes mais baratos.

::Assinatura Editada::

::Altura superior a 100 pixels::

 

Cumprimentos,

João Dias

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Uau! Parece tudo super equilibrado e em boas condições! 🙂 Que maravilha!!!

Está realmente espectacular! Já agora aproveito para colocar aqui uma duvida. Para quem não tem um sistema de CO2, o que ajuda a manter as plantas...viçosas?! 🙂

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pela informação @joao.macarrony. Eu estava inclinado para os ember porque são os peixes mais pequenos que conheço, mas depois de montado o aquário também posso ver a escala e alterar a minha ideia. Desde sempre quis ter os nariz de bêbado. São a espécie que melhor nada em cardume, e é fantástico vê-los andar de um lado para o outro no aquário. O problema é o tamanho que por vezes atingem. A minha ideia é ter um monte de peixes, mas muito pequenos. Vamos ver...

49 minutes ago, Diogo.Sousa said:

Já agora aproveito para colocar aqui uma duvida. Para quem não tem um sistema de CO2, o que ajuda a manter as plantas...viçosas?!

Podes experimentar Seachem Flourish Excel. Eu uso uma tampa por dia em todos os meus tanques. Dizem que é "carbono liquido", mas aquilo de carbono não tem nada. Ajuda é a fazer o mesmo efeito. Ou então aprende a fazer CO2 caseiro. Julgo já te ter dito isso. Eu usava um método de apenas uma garrafa, e funcionou-me muito bem durante mais de um ano. Tens é o trabalho de fazer a mistela de 2 em 2 ou 3 em 3 semanas...

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

1 hour ago, Diogo.Sousa said:

Uau! Parece tudo super equilibrado e em boas condições! 🙂 Que maravilha!!!

Está realmente espectacular! Já agora aproveito para colocar aqui uma duvida. Para quem não tem um sistema de CO2, o que ajuda a manter as plantas...viçosas?! 🙂

Sei que não parece, mas o aquário tem CO2, está é inline com a saída do filtro. Como não tenho a certeza se a dúvida surgiu por aí, decidi esclarecer isso 🙂

A opção que inicialmente considerei para CO2, e tendo em conta que é um aquário pequeno, foi esta solução que considerei. O problema é que estava em muitos sítios esgotado, e o kit que comprei do aquário em 2ª mão vinha já com o CO2. Esta solução parece espetacular, há algumas reviews no youtube, e além de se poder desligar durante a noite, ao contrário do CO2 caseiro, é muito simples fazer a mistura, só é necessário água e um reagente qualquer que se compra em qualquer drogaria.

Agora experiência de crescimento de plantas sem CO2, não tenho conhecimento.

Obrigado Diogo, espero que se mantenha equilibrado e vá crescendo para ficar mais bonito.

Abraço

  • Gosto 1

::Assinatura Editada::

::Altura superior a 100 pixels::

 

Cumprimentos,

João Dias

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O que li é que o Seachem Excel (que eu tenho mas uso apenas como tratamento), não substitui na totalidade o CO2. Mas é melhor que nada!

  • Gosto 1

::Assinatura Editada::

::Altura superior a 100 pixels::

 

Cumprimentos,

João Dias

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Está muito bom, Parabéns pelo aquário. 
Muito obrigado! Espero que se mantenha bem, estou desejoso de ver como vai ficar a Ludwigia e a Rotala. Como tenho os nitratos em baixo e muita luz, em princípio devem ter uma coloração mais avermelhada.

Abc

Enviado do meu HD1913 através do Tapatalk

::Assinatura Editada::

::Altura superior a 100 pixels::

 

Cumprimentos,

João Dias

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

1 hour ago, joao.macarrony said:

foi esta solução que considerei.

Com mais uns trocos compras um kit completo de CO2 e não tens que te preocupar em andar a misturar reagentes. Para o tamanho do teu aquário, uma garrafa de 2 litros deve durar-te bem mais de meio ano.

1 hour ago, Diogo.Sousa said:

Tks! 🙂 CO2 caseiro só na...casa nova! 🙂

É tudo para a casa nova. Eheh. Experimenta agora rapaz. Não perdes nada. Experimenta o da garrafa individual. Aconselho-te.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

1 hour ago, Diogo.Sousa said:

Isto do CO2 há-de ser mesmo para outras andanças mas também achei aquele kit interessante.

Tenho de ver mesmo aquele Seachem 🙂

A minha da TMC, nem 1L tem e já me dura desde Novembro! Mas eu considerei esta hipótese pelo preço mais acessível do que um kit com solenoide e pelo facto de se poder fazer refill em casa e provavelmente mais barato. Para aquários relativamente pequenos, acho que esta solução é porreira.

::Assinatura Editada::

::Altura superior a 100 pixels::

 

Cumprimentos,

João Dias

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

25 minutes ago, joao.macarrony said:

A minha da TMC, nem 1L tem e já me dura desde Novembro! Mas eu considerei esta hipótese pelo preço mais acessível do que um kit com solenoide e pelo facto de se poder fazer refill em casa e provavelmente mais barato. Para aquários relativamente pequenos, acho que esta solução é porreira.

Acredita que não fica mais barato. A única vantagem é não teres que ir à loja para encher a vazia, porque encher uma garrafa de 2 litros fica por 7,5€. Para um ano de utilização (ou à volta disso) é quase nada. E não tens que te preocupar em misturar reagentes, como já disse atrás. Eu já fiz CO2 em casa, e continuaria a fazê-lo se achasse que valia a pena, mas depois de feitas as contas, não compensa... nem financeiramente, nem no tempo que gastas, nem nos erros que podem surgir durante o processo (já tive ocasiões em que os reagentes simplesmente não funcionavam, por exemplo, sem sequer saber porquê - temperatura... qualidade dos ingredientes...). Tem piada no início, e ajuda-te a perceber o processo, mas depois de teres um kit não queres outra coisa. É só ligar à ficha, acertar os parâmetros e está feito.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

6 minutes ago, JoseCarlosMarques said:

Acredita que não fica mais barato. A única vantagem é não teres que ir à loja para encher a vazia, porque encher uma garrafa de 2 litros fica por 7,5€. Para um ano de utilização (ou à volta disso) é quase nada. E não tens que te preocupar em misturar reagentes, como já disse atrás. Eu já fiz CO2 em casa, e continuaria a fazê-lo se achasse que valia a pena, mas depois de feitas as contas, não compensa... nem financeiramente, nem no tempo que gastas, nem nos erros que podem surgir durante o processo (já tive ocasiões em que os reagentes simplesmente não funcionavam, por exemplo, sem sequer saber porquê - temperatura... qualidade dos ingredientes...). Tem piada no início, e ajuda-te a perceber o processo, mas depois de teres um kit não queres outra coisa. É só ligar à ficha, acertar os parâmetros e está feito.

Ok esse preço fica bastante em conta! É que encher a minha TMC fica um pouco caro, acima de 10€ 😅

::Assinatura Editada::

::Altura superior a 100 pixels::

 

Cumprimentos,

João Dias

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

16 minutes ago, joao.macarrony said:

Ok esse preço fica bastante em conta! É que encher a minha TMC fica um pouco caro, acima de 10€ 😅

🤨 Tens que procurar um sitio mais barato. Tenta no quartel dos bombeiros. Ou algum clube de paintball. Se bem que há lojas de aquariofilia que já têm preços muito mais em conta que isso. Com 10€ enches uma de 5 litros.

Editado por JoseCarlosMarques
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

7 minutes ago, JoseCarlosMarques said:

🤨 Tens que procurar um sitio mais barato. Tenta no quartel dos bombeiros. Ou algum clube de paintball. Se bem que há lojas de aquariofilia que já têm preços muito mais em conta que isso. Com 10€ enches uma de 5 litros.

Infelizmente o sistema da TMC pelo que vi, acho que não é universal, por isso não dá para encher em todos os sítios.. Daí ser mais caro.

  • Gosto 1

::Assinatura Editada::

::Altura superior a 100 pixels::

 

Cumprimentos,

João Dias

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.