Tanque de Transição


JoseCarlosMarques

Recommended Posts

  • Data de Montagem: 28/02/2022

 

  • Dimensões do Aquário: 35cm (largura) x 29cm (altura) x 25cm (profundidade) - 25 litros

 

  • Iluminação: SOBO Al-300P - 8 horas diárias
  • Filtro: JIX 628H - 600 litros/hora
  • Media: NEO Media Pure
  • Termostato: RESTAR HF-50 - 50 Watts

 

  • Substrato: Inerte - Areão
  • Decoração: Rocha de Rio

 

  • Flora:  Eleocharis Vivipara (com muitas dúvidas!) Microsorum Pteropus
  • Fauna: Tanichtys Albonubes + Otocinclus + Amano Shrimp

 

  • Fertilização: Tropica Specialized + Seachem Flourish Excel

 

  • Frequência de TPA's: 1 vez por semana

 

 

large.1_001.jpg

 

Depois de muito tempo a planear a minha próxima montagem, e de horas e horas aqui passadas a ler e a escrever sobre os vossos aquários, acordei este domingo com muita vontade de voltar a molhar as mangas e decidi aprimorar um bocadinho aquele que será o tanque de transição entre o meu aquário actual (que segue saudável, mas com um fim anunciado), e o tal que referi anteriormente.

A minha ideia inicial era usar este pequeno tanque com nada mais que o básico para alojar a fauna e a flora cá de casa, enquanto concluísse um dry start no projecto principal. Algum substrato no fundo, o filtro actual a funcionar e luz suficiente para que plantas, peixes e camarões se mantivessem saudáveis e confortáveis. Mas o tempo foi passando, o aquário que encomendei por medida teima em não ficar pronto, e o "bichinho" começou a ocupar de tal modo o meu pensamento que (juro!) já idealizava uma montagem para cada pedra ou pedaço de madeira que encontrava no meio da rua. Tinha que fazer alguma coisa, e julgo que em boa hora optei por melhorar este tanque de 25 litros... um dry start pode demorar bastante tempo, e assim sempre me vou mantendo entretido e motivado. Ao mesmo tempo deixo de ter que utilizar qualquer equipamento do aquário principal - posso fazer-lhe uma espécie de reset, e fico com dois sistemas completamente autónomos. 

Escusado será dizer que queria reduzir ao máximo os meus custos, mas (a meu ver) aquariofilista que se preze anda sempre atento a tudo que o ajude a diminuir a despesa com o hobby e assim sendo optei por adaptar uma "receita" que já tinha experimentado no passado: https://www.aquariofilia.net/forum/topic/261152-rio-alto-25-litros-24-horas-limite-de-50€/. Comprei um saco de Areão no Bricomarché de Vila do Conde; recolhi algumas pedras no Rio Alto, na Estela; passei pela Loja China onde comprei uma calha de LED's e um filtro de mochila (não são nada de especial, mas para uma montagem tão simples imagino serem suficientes); e ainda tive tempo de colher o que eu imagino que possa ser Eleocharis Vivipara, num lavadouro municipal que existe em Amorim e onde eu percebi que crescem muitas plantas de água doce em fundo de areia. Isto tudo antes da hora de almoço. O aquário já estava cá em casa e a Media que coloquei no filtro também, pelo que bastou juntar todos os "ingredientes" e ao final da tarde tinha a montagem pronta. Esperei até hoje (segunda-feira) para ver se queria mudar alguma pedra de sitio, enchi o tanque com água, juntei as plantas e pu-lo a ciclar. 

Agora é esperar que a "Vivipara" não definhe e que as algas não tomem conta do tanque. O substrato é inerte, não estou a usar CO2, mas estou a fertilizar a coluna de água com Tropica Specialized e Seachem Flourish Excel. Li algures que a planta pode crescer nestas condições, mas também posso estar a criar as condições ideais para cobrir as rochas com algas. A ver vamos.

A água ainda está um pouco turva... assim que melhorar, prometo colocar aqui mais fotografias. Entretanto tenho muito tempo e disponibilidade para ler todas as vossas opiniões e responder a todas as vossas perguntas 🙂 . 

Obrigado.

Editado por JoseCarlosMarques
  • Gosto 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muito boa arrumação das pedras! Eu não adicionava já fertilizantes porque tens muito pouca flora e ela estará a adaptar-se às novas condições.  

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

1 hour ago, Tozé Nunes said:

Muito boa arrumação das pedras! Eu não adicionava já fertilizantes porque tens muito pouca flora e ela estará a adaptar-se às novas condições.  

Obrigado pela dica, Tozé. Estava na dúvida se adicionava ou não, mas como o substrato não é fértil optei por colocar. De outra maneira, onde pode a planta ir buscar nutrientes?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Como sabes estou curioso com isto!! 🙂 Parece-me que está a ir muuuuito bem! Excelente aspeto no orçamento tão reduzido.

Keep up the good work, e que isto não te distraia do projeto principal!!! 🙂

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

14 minutes ago, Diogo.Sousa said:

Como sabes estou curioso com isto!! 🙂 Parece-me que está a ir muuuuito bem! Excelente aspeto no orçamento tão reduzido.

Keep up the good work, e que isto não te distraia do projeto principal!!! 🙂

Obrigado pelo comentário Diogo. Com um bocadinho de pesquisa e preparação não é muito difícil reduzir os custos e mesmo assim conseguir um aquário "decente" e saudável. Não será um tanque para ganhar concursos, com toda a certeza, mas é um tanque bastante agradável... quanto mais não seja pela sua simplicidade.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 01/03/2022 at 18:45, JoseCarlosMarques disse:

como o substrato não é fértil optei por colocar. De outra maneira, onde pode a planta ir buscar nutrientes?

O ideal é fertilizares pelo solo, talvez umas pastilhas? 

Fertiiizar pela coluna de água,  com tão pouca flora e ainda por cima quando está a adaptar-se pode dar azo a umas pedras verdes 😁. Ou então doseias muito muito pouco!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 3/2/2022 at 7:46 PM, Tozé Nunes said:

O ideal é fertilizares pelo solo, talvez umas pastilhas? 

Fertiiizar pela coluna de água,  com tão pouca flora e ainda por cima quando está a adaptar-se pode dar azo a umas pedras verdes 😁. Ou então doseias muito muito pouco!

Eu julgo ter ali umas pastilhas da Sera, que comprei em tempos. Mas enfia-las agora debaixo do areão ia ser complicado. Vou tentar. Ou isso ou dosear fertilizantes com uma seringa...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

large.2.jpg

 

Nenhuma novidade de maior com este tanque, mas como prometi que punha aqui uma imagem quando a água estivesse mais transparente... cá está. Dá para se perceber um bocadinho mais do detalhe das rochas. 

Entretanto, como já era de prever, as plantas que ali coloquei estão a definhar. Podem estar apenas a adaptar-se, mas duvido bastante que as consiga manter sem um substrato fértil. Contrariando o que sugeriu o Tozé, continuo a fertilizar a coluna de água com uma dose muito pequena de Specialized, na esperança de as conseguir alimentar. Talvez tente colocar umas pastilhas no areão, junto das raizes, se vir que consigo fazê-lo sem dar cabo do layout. 

Ah... estou super-contente com o filtro de mochila. Nunca tinha tido nenhum, mas a facilidade com que se prende ali ao vidro e faz o seu trabalhinho é fantástica... nada de ventosas nem sistemas complicados. Estou mesmo a gostar.

Qualquer alteração, aviso. Grande abraço.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

11 hours ago, Diogo.Sousa said:

Uma dúvida. Tiras o filtro para tirar as fotos?

Tiro, sim! Por uns minutos, apenas. Daí ter dito que gosto tanto deste filtro. Pela facilidade de tirar e por sem ter grande trabalho.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

large_001.JPG

 

Lá consegui enfiar umas pastilhas Sera Florenette, que tinha cá por casa,  junto das raizes das plantas. Sem causar estrago ao layout! Vamos ver agora o que acontece. Olhar para elas a definhar, sem fazer nada, é que não podia ser. Continuo sem saber se elas vão sobreviver... afinal de contas nem sei que espécie é aquilo. Como podem ver pela imagem (peço desculpa pela má qualidade), estão quase todas a derreter. O mais provável é que as tire para fora do aquário nos próximos dias 😞 .

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

large.2.jpg

 

Novidades cá por casa... este que ia servir apenas como de tanque transição, afinal pode vir a tornar-se num tanque definitivo. A minha mãe gostou tanto dele que (acho) finalmente ter conseguido convencê-la a ter um aquário. Agora falta saber como o vou transportar para casa dela... mas a seu tempo lá arranjarei uma maneira. Entretanto vai ter que cumprir o propósito para o qual foi montado.

Como devem ter percebido, a Eleocharis Vivipara (que nunca vou chegar a saber se era Eleocharis Vivipara ou não ) apodreceu, e depois de uma busca muito simples optei por substitui-la por Microsorum Pteropus (a vulgar Java Fern). Ainda experimentei deixar o aquário sem planta nenhuma, mas já não consigo ter um tanque que não esteja plantado. Esta Microsorum é agora uma das minhas espécies preferidas... não dá trabalho nenhum... não precisa de substrato... não precisa de muita luz... não precisa de CO2 ou fertilizantes... não precisa sequer de ficar enterrada... bastou amarra-la a uma pedra, atira-la para dentro do aquário e já está. Agora é esperar vê-la crescer. Pelo que li, demora um bocadinho, mas para gente com alguma paciência parece-me uma planta que abre um sem número de possibilidades à montagem de tanques mais simples. Perfeito! Já a estou a imaginar como foco de um tanque maior se entretanto conseguir encontrar duas ou três destas rochas de rio com 20 ou 25cm cada.

Mais novidades... a minha Maria resolveu um dia destes desligar a tomada onde tinha ligado o filtro deste aquário. Ficou a noite toda sem funcionar, pelo que (imagino) o ciclagem deve ter voltado ao início. Não me posso chatear muito com isso... muita paciência tem ela para aturar as minhas pancas 🙂 .

Ah... fui resgatar o meu KIT DIY de Eletrólise de Água. Já não o usava há muito tempo, mas este aquário tinha a água um bocadinho turva e não havia jeitos de ficar mais transparente. Lembrei-me que a última vez que usei este KIT a água ficou mais límpida. Pu-lo a funcionar meia hora e a coisa parece ter funcionado. Não me perguntem como nem porquê, mas é isso que prometo o KIT semelhante que vende a Twinstar (entre outras coisas, como o não aparecimento de algas). Recomendo a quem queira experimentar. 

Um abraço a todos.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

1 hour ago, Diogo.Sousa said:

Olha que gostei daquela Java Fern também. Interessante...muito interessante mas....e o projeto principal? 🙂

Eh pá... que queres que te diga? Estou farto de ligar para a loja onde encomendei o tanque... é sempre para a semana...

Vai ser o tanque que vai demorar mais tempo a ser montado na história da Aquariofilia.

Agora a sério... começo a não achar piada. Qualquer dia vou lá pessoalmente.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

5 minutes ago, Diogo.Sousa said:

Pois, começa a ser um abuso...
E agora ou vem ali um trabalho impressionante ou então se calhar perderam um cliente.

Perder o cliente não vão porque fica relativamente perto de minha casa e tem coisas que só conseguia encontrar mais longe, pelo mesmo preço. Espero que eles não leiam isto. Eheh.

A qualidade do trabalho é aquela que estou à espera... é um tanque da ILA em vidro extra-claro no tamanho que eu quero. Deve servir-me bem. Mas realmente é muito tempo de espera. Pode ser que o moço ganhe vergonha e mo venha trazer a casa de borla.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

13 minutes ago, Diogo.Sousa said:

Trazer a casa de borla e...com desconto em futuros produtos na loja! 😛

Isso já não sei. O gajo também não tem culpa. Também o encomendou. lol. Mas para a próxima tem que ter mais atenção a essas coisas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas José Carlos

Eu sempre ouvi dizer (não telefone,vai lá) acho que é muito tempo há espera de um aquário,se já pagastes já agora deixa-me que te diga mais um ditado do povo,"não pagues adiantado,que és mal servido"

Abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

2 hours ago, Alvaro Silva said:

Boas José Carlos

Eu sempre ouvi dizer (não telefone,vai lá) acho que é muito tempo há espera de um aquário,se já pagastes já agora deixa-me que te diga mais um ditado do povo,"não pagues adiantado,que és mal servido"

Abraços

Agradeço a dica, Álvaro. Neste caso acho que não fui levado… se assim fosse, julgo que o gajo da loja já não me atendia o telefone. Mas tenho que lá passar, sim. Esta semana faz dois meses…

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.