Ajuda com rotina de Fertilizacao Seachem


PMarinho

Recommended Posts

Boas companheiros de hobby! Precisava de ajuda de alguem que use fertilizacao da Seachem, a ver se me pode dar umas luzes com a rotina a seguir... Neste momento utilizo todos os produtos deles, e sigo a tabela, e funcionou bem ate agora, mas sera algo que terei de mudar!

Basicamente eu vivo fora, e estou-me a ausentar bastante, as vezes duas a tres semanas seguidas, e claro que o aquario sofre com isso. (Este ultimo verao, foram 4 semanas, ainda ando a bulha com BBA...) Nas ferias, tenho sempre quem me venha ver o aquario, repor agua e tal, mas ter alguem para me vir fertilizar isto todos os dias e impossivel. A juntar a isto, tivemos agora a nossa segunda filha, e assim que tiver de voltar ao escritorio (O Corona por aqui ja e coisa meio do passado), sei que nao vou ter tempo nenhum de manha, pois tenho de me despachar, levar miudas a creche, apanhar tram mais combois, etc.

Portanto surgiu-me a ideia de automatizar a fertilizacao com bombas doseadoras, mas ou vendo o carro e compro algo meio compativel com o sistema actual da Seachem, ou adapto a fertilizacao e uso as bombas da Jebao. (Estas funcionam em itervalos de dia fixo, ou seja, incompativeis com a tabela da Seachem.

A minha ideia seria reduzir os produtos que uso, e consguir dispensar em dias intervalados mas fixos, por exemplo x produto todos os dias, a cada 2 dias, a cada 3 dias, etc, ou entao, comprar duas bombas e continuar a usar todos os produtos deles, mas de forma a que fossem compativeis com estas bombas, logo o esquema de fertilizacao teria de ser adaptado.

Bem, espero que depois desta seca de texto, alguem me possa dar umas luzes, porque para mim este e uma tema bastante dificil. Ja agora, o aquario esta aqui no forum, tenho 160l uteis, co2 e bastantes plantas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tanta letra e não colocaste aqui info essencial:

Qual é o regime de fertilização que usas (produtos, dosagem e horas)? E link para o tópico do teu aquário?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tens toda a razao @Tozé Nunes... Entao aqui vai:

Topico do aqua: 

Regime que uso de momento e este que esta no site da Seachem, sigo a tabela com todos os produtos la mencionados: https://www.seachem.com/downloads/charts/Plant-Dose-Chart.pdf

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É um bom sistema mas demasiado complexo para quem não tem muita disponibilidade! Em vez de dosear cada macronutriente em separado podes optar por um npk, um de micros e o excel e dosear todos uma vez por dia usando uma bomba doseadora. Várias tem a possibilidade de expandir-se permitindo mais opções mas no fim, para as plantas tanto dá usar esse sistema como outro qualquer! Desde que haja doseamento regular!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...
On 2/25/2022 at 12:16 AM, Tozé Nunes said:

É um bom sistema mas demasiado complexo para quem não tem muita disponibilidade! Em vez de dosear cada macronutriente em separado podes optar por um npk, um de micros e o excel e dosear todos uma vez por dia usando uma bomba doseadora. Várias tem a possibilidade de expandir-se permitindo mais opções mas no fim, para as plantas tanto dá usar esse sistema como outro qualquer! Desde que haja doseamento regular!

Obrigado pela resposta Toze! Nates, usei o fertilizante da tropica, mas provavelmente muito por falta de conhecimento de como dosear cada um deles, acabou por nao dar resultado (plantas tinham fraco crescimento, e quando inventei, resultou em green water)... Mas talvez seja a solucao possivel, voltar a investir nesses, e tentar ir aos poucos a ver no que da, porque e facto este sistema da Seachem precisa de ser seguido muito a risca!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais