Iniciação no aquário plantado - Questões


Dnandes

Recommended Posts

Boa tarde Aquaristas!

Peço desde já desculpa se ao criar este tópico o estou a colocar no local errado.

Como já é do vosso conhecimento estou para adquirir um aquário novo.
O que acontece é que os orçamentos que tenho tido os valores são completamente malucos...
Apenas o tanque oscila entre os 165€ aos 340€ e estamos a falar para vidro float.
Qual seria a espessura de vidro mais indicada na vossa opinião para um tanque com 120x50x50

Já agora aproveito o tópico para me darem umas dicas sobre quais os filtros que escolheriam e porquê, luminárias, substratos e afins.

A  ideia principal é para me iniciar no Aquascaping e ter um aquário plantado mas sem ficar muito "pesado". Para além disso a esposa quer ter um "solo" tipo tapete...

 

Venham daí essas opiniões!

Obrigado desde já!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Vera Santos changed the title to Iniciação no aquário plantado - Questões

Boa tarde, em primeiro lugar editei o título especificando melhor o que pretendes, não só chama mais à atenção do que pretendes como atrai melhores respostas. 😉 É uma coisa que todos os membros se deviam preocupar, se o título não puxa o interresse, passa um pouco ao lado daqueles que por exemplo têm menos tempo. 

Pelo que percebi queres iniciar-te nos plantados, na minha modesta opinião acho que para começar era com um aquário mais pequeno, por exemplo um aquário de 60cm ou de 90cm, não só são mais baratos os equipamentos, como são mais fáceis de manter. 

É para quem não percebe nada do assunto, 120cm tem tudo para não correr bem. 

Não sei que tipos de aquário viste, com móvel, sem móvel?!? Esses preços são dentro do normal, nada do outro mundo.... Só o vidro ou com móvel.... Gostava de saber onde pediste preços só para te orientar. 

Para um aquário plantado o melhor é não ter travas, por causa das manutenções que tens de fazer, podas etc, portanto a espessura de vidro deve ser maior, eu tenho um aquário de 90*45*45 e a espessura são 10mm ....para ficares com uma ideia. 

Marcas de filtros tens várias, tudo depende da bolsa, OASE, JBL, Eheim, Sicce, por ordem de preferência... A Eheim é a OASE já têm filtro com termóstato, óbvio que fica mais caro.... 

Luminárias escolheria Twinstar, preço qualidade é boa, e tem várias opções de escolha paea cada tamanho, umas mais baratas que outras, não podes é querer os mesmo resultados, já se sabe... 

Substratos, tens ADA Amazónia, da Trópica, da Neo, eu ultimamente tenho usado da "Nature Soil, Let it grow", são substratos férteis que não precisam de inertes por cima, podem estar em contacto com a coluna de água. 

Plantas gosto das da marca Aquaflora, mas tens da Trópica, Dernnele e por ai fora outras que não recomendo.... 

Pensa bem no tamanho do aquário para pudermos ajudar melhor e mais especificamente no material. 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá!

Estava a ler a tua ideia e estava a pensar no mesmo que a Vera partilhou.

Porque não começas com um mais pequeno? Se formos a ver, todos os grandes benchmarks de plantados rondam entre 60 a 90cm.

Um aquário plantado requer um grande investimento quer a nível monetário quer a nível de tempo. Mesmo em termos de haesdcape, é mais fácil produzires um mais pequeno.

Logo-Glazed-Nature.png Segue-me no Instagram: @glazed.nature

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado aos dois pelas respostas e Vera obrigado inclusive pela menção de algumas marcas. 
Os aquários que tenho pedido inicialmente era com móvel mas como aqui em cada estamos na construção de uma estrutura para (e já sei que se vão rir) uma coelheira. 
Quando começamos a falar a esposa queria um gato e eu não. Eu queria um cão e ela não 🤣😂🤣😂 Então ficamos pelo aquário de 40 lts que usamos no nosso casamento como base de bolo. 
O que acontece é que o aquário de natural só tem os peixes e como estamos a construir a estrutura com 150x50x100 reforçada com estrutura metálica com tubo quadrado 25x2

Com o progredir das coisas começamos a ver um de 80cm, depois passamos para um de 100 e a ver as diferenças de preços começamos a ver os de 150cm. 
 

Os valores mais caros que me deram foram os de um extra claro na Ecoarium e até mesmo em vidro float de 12mm. 
Pedi orçamentos na ProAquarium, Paulo Vieira Aquários, Casa do Nemo… 

Ao falar com a esposa, ambos concordamos em ser com tampa e de preferência com friso para não se ver o limite do aquário/topo do aquário 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 18/02/2022 at 18:15, Dnandes disse:

Boa tarde Aquaristas!
 

O que acontece é que os orçamentos que tenho tido os valores são completamente malucos...
Apenas o tanque oscila entre os 165€ aos 340€ e estamos a falar para vidro float.
Qual seria a espessura de vidro mais indicada na vossa opinião para um tanque com 120x50x50

Boas, espera que agora perdi-me....

Dizes que os orçamentos são malucos para um aquário de 120 cm... O que me levou a pensar que achas que fica caro, certo? 

E queres fazer um 150cm, com um belo tapete de monte carlo....???😳🤔 

Tens alguma noção de quantas sacas de substrato precisas de 9L, para um aquário de 150, cada um em média por 35€. Só a titulo de exemplo, para não falar em dois filtros dos mais potentes que vais precisar para dar conta do volume da água, termostatos, dois também... O dinheiro que vais gastar em fertilização, em vasos de plantas, já fizeste contas a isso tudo??? Pensa em umas boas dezenas de euros. 

Falas então, em que tipo de aquário, um plantado, ou um aquário com umas plantitas..... 

Na minha modesta opinião, tens de fazer contas a sério, e perceber quanto estás disposto a gastar. 

Eu para fazer as coisas minimamente, como deve ser, com algum material em segunda mão, para um aquário de 90cm gastei, primeiramente quase 1000€...

Vais ter que abrir cordões à bolsa... 🙃🙂

 

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 hora, Vera Santos disse:

Boas, espera que agora perdi-me....

Dizes que os orçamentos são malucos para um aquário de 120 cm... O que me levou a pensar que achas que fica caro, certo? 

E queres fazer um 150cm, com um belo tapete de monte carlo....???😳🤔 

Tens alguma noção de quantas sacas de substrato precisas de 9L, para um aquário de 150, cada um em média por 35€. Só a titulo de exemplo, para não falar em dois filtros dos mais potentes que vais precisar para dar conta do volume da água, termostatos, dois também... O dinheiro que vais gastar em fertilização, em vasos de plantas, já fizeste contas a isso tudo??? Pensa em umas boas dezenas de euros. 

Falas então, em que tipo de aquário, um plantado, ou um aquário com umas plantitas..... 

Na minha modesta opinião, tens de fazer contas a sério, e perceber quanto estás disposto a gastar. 

Eu para fazer as coisas minimamente, como deve ser, com algum material em segunda mão, para um aquário de 90cm gastei, primeiramente quase 1000€...

Vais ter que abrir cordões à bolsa... 🙃🙂

 

LOOOL
Não estou a falar nesse sentido. 
Estou a falar na discrepância de valores de loja para loja entre o mesmo tipo de vidro (referindo a float e a espessuras)
Claro que sei que cada caso é um caso e que cada loja usa a sua margem. Sei que para um aquário de 120x50x50 que vou precisar entre substrato fértil e inerte de perto de 40kg.
Em termos de plantado, pretendo fazer algo deste género

Iwagumi-Style-Aquascaped-by-Monnette-Ara8a08b4c67375b37723243c663cdd2d64.jpg

 

Algo dentro deste género muito clean

O valor inicial que me deram para aquário, termostato, filtro, substrato, testes, luminária e afins rondava os 600€... Depois claro está ainda faltava o recheio com as plantas e os fishies fishies!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 19/02/2022 at 21:44, Dnandes disse:

....  estamos a construir a estrutura com 150x50x100 reforçada com estrutura metálica com tubo quadrado 25x2

Com o progredir das coisas começamos a ver um de 80cm, depois passamos para um de 100 e a ver as diferenças de preços começamos a ver os de 150cm... 

Bem, mas não estou a perceber, estás a fazer a estrutura com 150cm de comprimento, afinal vais por um aquário de 150 ou de 120?? Convém ser da mesma mesma medida... 

 

há 1 hora, Dnandes disse:

 

O valor inicial que me deram para aquário, termostato, filtro, substrato, testes, luminária e afins rondava os 600€... Depois claro está ainda faltava o recheio com as plantas e os fishies fishies!

600€ para um aquário de 120 com que equipamentos, não estás a explicar bem... E estou a achar um orçamento para tudo muito barato.... E por baixo. Agora depende da qualidade do material....

Descrimina os materiais, se pretendes opinião, a ver se somos assertivos.

40kg fértil e inerte, é o quê? Especifica, marcas, tipo de substrato... 

Planeia as coisas com calma, cabeça, tronco e membros, para não te arrependeres mais tarde, é o meu conselho, e não te fies incondicionalmente no que te dizem na loja. 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 8 horas, Vera Santos disse:

Bem, mas não estou a perceber, estás a fazer a estrutura com 150cm de comprimento, afinal vais por um aquário de 150 ou de 120?? Convém ser da mesma mesma medida... 

 

600€ para um aquário de 120 com que equipamentos, não estás a explicar bem... E estou a achar um orçamento para tudo muito barato.... E por baixo. Agora depende da qualidade do material....

Descrimina os materiais, se pretendes opinião, a ver se somos assertivos.

40kg fértil e inerte, é o quê? Especifica, marcas, tipo de substrato... 

Planeia as coisas com calma, cabeça, tronco e membros, para não te arrependeres mais tarde, é o meu conselho, e não te fies incondicionalmente no que te dizem na loja. 

Deixa lá ver se consigo explicar tudo direitinho. 
Inicialmente ia comprar um aquário de 80x40x40. Até aqui nada de anormal. Estava a pedir orçamentos para o aquário completo com móvel e tudo. 

Aquário em vidro float, luminária da Twinstar 90B, filtro Fluval 207 mais o termostato 150w da Sicce, 2 sacos de 8l de substrato Advanced Soil, prime, stability e os testes. Ficava tudo por cerca de 420€
(Orçamento dado na Paulo Vieira Aquários)

A estrutura que estamos a fazer…

https://drive.google.com/file/d/1gaMQsqiSXcW98R3UNIgJMDyJ79yNn1z3/view?usp=drivesdk

Para além de servir de móvel de apoio para o aquário vai servir também de “gaiola” para um coelho anão, ou seja, estamos a fazer um 2 em 1. 
Como o móvel tem 150 de comprimento x 100 de altura x 50 de fundo comecei a olhar e a achar que o aquário iria ficar muito pequeno. Daí ter começado a pensar num aquário de 1mt ou 1,2mt pela pouca diferença de preço 

Na 6a feira passada passei na Ecoarium e os valores foram:

Aquario vidro float 12x50x50 12mm - 340€

Twinstar Light III 1200C - 169,90€

Filtro OASE Biomaster Thermo 850 - 319,95€

Substrato Dennerus Scapera 8l - 110,97€ (total de 3 sacos)

Eco kit CO2 - 120€

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva!

Sem te querer desanimar, de todo, e, antes pelo contrário, contar-te a história toda, além do que a Vera diz (que concordo a 100%) vem a questão de queres começar logo por um Iwagumi. 

Um Iwagumi para mim deve ser o plantado mais complicado de manter. Isto porque apesar de ter teres o chão coberto de plantas, acabam por ser poucas plantas para a coluna de água que tens. Ou seja, manter os parâmetros equilibrados sem teres excesso de nutrientes é difícil. Os booms de algas são esperados e, para alguém sem experiência em plantado, pode ser a morte do artista.

Como te disse, não te quero desanimar, mas sim prevenir para todos os dissabores que podes ter e esses sim, fazerem-te desistir!

  • Gosto 1

Logo-Glazed-Nature.png Segue-me no Instagram: @glazed.nature

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 2 horas, Dnandes disse:

comecei a olhar e a achar que o aquário iria ficar muito pequeno.

Relativamente a este ponto, proponho-te o seguinte: Porque não começas com um mais pequeno, por exemplo 60cm para ganhares alguma experiência e depois até compras outro de 60cm?

Criavas dois biotopos diferentes, com peixes diferentes. Um high tech e um low tech por exemplo. Poderia ficar porreiro!

Logo-Glazed-Nature.png Segue-me no Instagram: @glazed.nature

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 3 horas, JoãogaFernandes disse:

Relativamente a este ponto, proponho-te o seguinte: Porque não começas com um mais pequeno, por exemplo 60cm para ganhares alguma experiência e depois até compras outro de 60cm?

Criavas dois biotopos diferentes, com peixes diferentes. Um high tech e um low tech por exemplo. Poderia ficar porreiro!

Eu tenho um de 40cm como já expliquei em cima mas que não tem nada de plantado… afinal, tem que se começar por algum lugar né!?

Sei que me vai dar trabalho e vai dar que coçar como se costuma a dizer mas também quem não arrisca não petisca. 
Foi tb por isso que criei este tópico para poder ter ideias de como começar… Que tipo de material recomendam, se devo começar primeiramente só por ter o substrato inerte até estabilizar o aquário e depois colocar o plantado… se os valores e os materiais que me deram orçamento se eram os mais indicados….

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, só a título de curiosidade podes dizer estas dimensões?? 

IMG_20220221_201528.jpg

As arestas do aquário convém que estejam alinhadas com os suportes verticais, senão corres o risco de dobrar, ou criar uma barriga na madeira do topo. Um aquário de 120 são cercas de 200kg de peso, mais coisa menos coisa contando com substrato, rochas, etc

Sobre os materiais que perguntaste na ecoarium nada a dizer, são adequados, sobre os preços estão dentro do normal, não vou estar aqui a discutir os preços dos logistas, não faz parte. 

Eu alerto para situações que acho duvidosas, mas cada um toma as suas decisões, e às vezes as pessoas gostam de ver para crer...  és tu que vais investir, e manter o aquário. Para quem não percebe nada do assunto acho que estás a começar pelo fim, mas tu é que sabes da tua vida. Para começar era por um de 90, depois se a coisa corresse bem ia para um maior, isto é a minha maneira de pensar, pelos anos que tenho de aquariofilia. 

Pesquisa sobre substratos, esse da ecoarium é fértil e é o adequado para plantados e é um dos que podes utilizar. O substrato inerte não serve para plantar, como o nome diz é inerte. O aquário tens de o estabilizar com o substrato, rochas e plantas lá dentro... E convém estar bem plantado, porque se colocares poucas plantas, é caminho andado para um mar de algas, e algas são a nossa dor de cabeça. 

Primeiro fazes o hardscape, que consiste na disposição de rochas, troncos,e ou rochas com troncos. Colocas o substrato, e plantas as plantas. 

Acho que devias aprender a fazer isso tudo, através de vídeos no Youtube, (e o canal mais adequado e mais repleto de boa informação é a Greenaqua), antes de montares o aquário, para teres uma ideia do que fazer. 

 

Para começar, são estes, se puderes vê-os todos que não se perde nada. 

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 9 horas, Vera Santos disse:

Boas, só a título de curiosidade podes dizer estas dimensões?? 

IMG_20220221_201528.jpg

As medidas exteriores tem 350mm e a do meio 800mm

No meio tem a estrutura de ferro já para dar suporte e não fazer barriga como se fosse o tampo de uma mesa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.