Novos Projetos


Fish3rman

Recommended Posts

Boas amigos

 

Preciso de algumas dicas para uns aquas novos, um já criado outro em projecto.

 

Criei em dezembro de 2021 um projecto nano de 5 litros, ciclou durante quase 2 meses apenas com musgos 1 anuíba e 1 planorbes, tem substrato fertil  e uma calha de 5w.

Em meados de Janeiro foram introduzidos alguns CRS e parecem estar todos felizes e contentes.

TPA semanal com osmose com minerais Gh+

Parâmetros

Ph 6.4

Gh 5

Kh 1

Temperatura na casa dos 19º 

A duvida, gostava de criar um tapete a cobrir o fundo, o que posso utilizar tendo em conta o que está feito.

 

Para o novo projecto vai ser um um Fluval Chi de 19lts

irei tentar colocar um bonsai (morto) que gostaria de saber como tratar para o colocar, quais os melhores musgos para fixar para um aspeto natural.

 

Obrigado

Cumprimentos

 

Adão Pesqueira

 

Fisherman's Palace

 

Fisherman's Reef

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 14/02/2022 at 12:04, Fish3rman disse:

A duvida, gostava de criar um tapete a cobrir o fundo, o que posso utilizar tendo em conta o que está feito.

Partindo do princípio que não vais adicionar co2 eu optava por um tapete de marsilea hirsuta. Demora um pouco a arrancar mas depois fica lindo.

On 14/02/2022 at 12:04, Fish3rman disse:

irei tentar colocar um bonsai (morto) que gostaria de saber como tratar para o colocar,

Ferve para matar alguma bicheza que possa ter. E tenta retirar o máximo de casca dos troncos. 

 

On 14/02/2022 at 12:04, Fish3rman disse:

quais os melhores musgos para fixar para um aspeto natural.

Qualquer musgo fica natural. Depende do efeito que queiras ter. Há musgos que tendem a crescer para cima tipo o flame, outros que fazem o oposto como o weeping...

Agora tapetes e musgos costuma dar dores de cabeça! Qualquer bocadinho de musgo que caia no fundo vai pegar e abafar as plantas de tapete!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado Tozé pelas dicas e pela ajuda.

 

como descasco o bonsai? raspo?

Será um tapete para os camarões, não tenho grande preferência, gosto de tudo quanto seja natural. marsilea hirsuta não cresce muito em altura? tinha ideia de ser planta para 10-15cm de altura, já lhe tinha piscado o olho, é muito boniita.

Cumprimentos

 

Adão Pesqueira

 

Fisherman's Palace

 

Fisherman's Reef

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 34 minutos, Fish3rman disse:

como descasco o bonsai? raspo?

Depois da fervidela deve ser mais fácil retirar boa parte da casca. 

há 42 minutos, Fish3rman disse:

marsilea hirsuta não cresce muito em altura?

Comigo nunca ultrapassou os 2 cms de altura, tirando um ou outro pé que dava o pulo! 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Neste momento não tenho nenhuma marsilea 🤷‍♂️ mas é relativamente fácil encontrar marsilea em potes ou in vitro nas lojas especializadas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Directamente no substrato. Corta os pés a cada 2 folhas e enterra  no solo.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...
há 6 horas, JoseCarlosMarques disse:

Conseguiste plantar a Marsilea sem substrato? Tem-se portado bem?

Ainda não consegui, mas também ainda não montei o aquário novo, para já só tenho 1 co. CRS

Cumprimentos

 

Adão Pesqueira

 

Fisherman's Palace

 

Fisherman's Reef

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Sim este tem substrato, mas não será o que terá tapete. Esse está a ser preparado com calma. Já tenho o aquário, vai ser um fluval chi de 19 litros.

Dentro em breve postarei fotos da evolução

Cumprimentos

 

Adão Pesqueira

 

Fisherman's Palace

 

Fisherman's Reef

Link to comment
Partilhar nas redes sociais