Cultivo de plantas para kinguios


Recommended Posts

Olá!

Estou à procura de informações sobre plantas que os kinguios gostam de comer e têm facilidade a fazê-lo. Tenho procurado e só há referências a que comem e destroem tudo o que aparece. Encontro muita informação sobre plantas resistentes ao seu apetite.

Contudo, a minha ideia é precisamente numa perspectiva contrária à da estética e mais focada na alimentação variada e natural destes peixinhos.

Pensei então em fazer cultivo de algumas plantas aquáticas para lhes ir dando. Quando tivessem sido comidas, revezam-se com outras, até à sua recuperação e são introduzidas novamente no aquário. As plantas em recuperação ficam numa caixa de plástico com água do aquário e um pequeno filtro. A sua alimentação pode ser restringida somente a esta pequena horta aquática sem precisar de pôr o fertilizante para todo o aquário.

Faz-me alguma confusão os peixes que estão em aquários sem quaisquer pedrinhas para revirar, ou meter na boca e deitar fora, andar a remexer nas raízes ou a mordiscar as folhas...🙄

As plantas são super caras e por isso pensei nesta alternativa de ter algumas de crescimento rápido e que eles gostassem. 

A lentilha da água foi um sucesso, nem durou um minuto. A Limnophila Hetertophia também lhes agrada, passaram duas semanas desde que a introduzi e já quase só tem os ramos principais. Agora, durante as próximas semanas vou experimentar a Sessiliflorum e Hygrophila Difformis. Visto que há tantas plantas queria pedir a quem tivesse experiência de ter as suas plantas devoradas que me indicassem o nome de algumas para ter alguma orientação neste projeto. 

Muitos obrigada!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

@Teresa Pereira, deixo uma sugestão alternativa de pesquisa: procure informações sobre o biotipo natural dos kinguios e a partir daí, as plantas predominantes no mesmo.

Espero ter ajudado, por muito pouco que seja

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Dica: duckweed (penso que cá lhe chamam lentilha d'água)

É uma planta flutuante de que gostam bastante e é extremamente fácil de propagar (e quase impossível de remover totalmente depois de inserida num aquário). 

Projetos antigos:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá João! Essa que referes já dei e desapareceu em segundos, nenhuma sobrou. Mas deixei algumas folhinhas na caixa onde estou a fazer a experiência. Daqui a mais uns dias espero já ter uma boa quantidade. 

Experimentei ontem um raminho de agriões (cozi um pouco) em vez do espinafre e resultou muito bem. Estiveram entretidos o dia todo. Fiquei a pensar se as plantas as aromáticas e mais algumas, que conseguem desenvolver raízes na água, se teriam também interesse 🤔 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

No que o Rui falou, infelizmente ainda não encontrei muitas informações sobre o habitat natural do kinguio. Acho que é mesmo um habitat artificial. Tem as carpas koi que têm a sua história na Ásia. E acredito que os kiguios ou fancy gold fish sejam mesmo modificações genéticas acidentais e propositadas dos humanos e que tenham sido originados dentro de aquários ou lagos das quintas de peixes de água fria algures na China. E pelo seu tamanho e facilidade de sustento tornaram-se tão populares que infelizmente são um animal bastante desconsiderado. Muitas vezes são atirados aos rios e lagos onde atingem proporções gigantescas. Devorando a flora e fauna dizimam eco sistemas inteiros!! Uma verdadeira história sobre as origens de um super-vilao!🦸🦹

Por um dos seus super poderes ser a adaptação creio que ficam bem em qualquer lugar desde que haja sempre comida para o seu apetite insaciável.

 

 

Editado por Teresa Pereira
Formulação correta de frase
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Passado um mês... Descobri que os peixinhos adoram agriões (cozidos). Ofereci um raminho e entreteram-se o dia todo a bicar as folhas até só ficarem os talinhos mais largos. Também me apercebi que o agrião começa logo a deitar raízes dos ramos. Foi então que experimentei pôr um dos talos maiores em água. Num mês, tenho o vaso cheio de raízes e, sempre dando água do aquário, já tenho folhinhas mas infelizmente não com tamanho suficiente para oferecer ao peixes. Estou a pensar em passar este pé de agriões para a tal caixa (do 1 post) para ver se a planta de desenvolve melhor. 

Nesta caixa tenho as lentilhas de água que não se replicam assim tão rapidamente como esperava, um pouco de musgo de Java e uma planta em recuperação que não me lembro do nome. 

Haverá alguma coisa que eu possa pôr na água desta horta aquática para alimentar as plantas?

Valerá a pena pôr pastilhas fertelizantes?

Obrigada

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Teresa Pereira 

Dá uma de leitura aqui,https://pt.wikihow.com/Cultivar-Agrião-em-um-Lago-Artificial e já agora aqui também,https://www.comofazertodo.com/cultivo-e-jardinagem/como-plantar-agriao-passo-a-passo/ .

A Ajuda foi pouca,mas espero que dei.

Saudações 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 5 meses depois...

Olá bom dia.

Excelente. Muitos parabéns!

Lemna minor?! É super pequenina mas propaga-se muito rápido. Depois, iria sugerir algumas invasoras (não sei se a lemna minor não terá também esse estatuto), devido também à sua facilidade de propagação: jacintos-de-água e a pinheirinha. (E i c h h o r n i a crassipes)[b][color="#FF0000"] Espécie inserida no DL 565/99.[/color] [url="http://http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showannouncement=6"]Lista de espécies cuja venda é proibida em Portugal[/url][/b] e Myriophyllum aquaticum. Se bem que com a última, da minha experiência, ela acabou por propagar muito. Não sei se eram eles que não davam vazão ou pura e simplesmente não gostam dela. Relativamente aos jacintos, não faço a mínima ideia. É só mesmo pela questão de se proliferarem rápido...

Vá dando feedback.

 

Cumprimentos, 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais