Dar novamente vida ao meu velhinho aquário


Waldju

Recommended Posts

Bem, hoje fiz mais uns ajustes no aquário. Retirei o velho aquecedor e coloquei um EHEIM thermocontrol 75Watt. Meti também mais musgo de Java, retirei a planta que estava no centro do aquário (coloquei-a mais de lado) e já comprei uma nova de cor avermelhada (não me recordo agora qual o nome) para colocar lá. Inseri um kit de CO2 Starter Set (espero que ajude as plantas tapete a se desenvolverem). O aspeto neste momento é este:

large.PSX_20220218_173136.jpg

 

Chegaram hoje os meus kits de teste de pH e de NH3 NH4. Os resultados:

large.received_941752703165020.jpeglarge.received_3073456232870842.jpeg

Vou durante a próxima semana continuar a controlar estes parâmetros a ver se se mantêm ou se há alterações.

 

Aceito críticas e dicas!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Waldju, bem vindo de volta ao mundo encantado dos aquários. 

Eu vou dizer a minha opinião,  não por querer ser mau mas para melhorares,  espero que percebas e não te sintas ofendido. 

Eu também estive uns anos parado e quando  voltei também peguei no que tinha de material encostado e criei um layout como se as coisas não tivessem evoluído no mundo da aquariofilia entretanto! O meu primeiro aquário quando recomecei também era "flat" a nível de solo e o hardscape colocado um pouco ao calhas e a tentar preencher o máximo do "horizonte "...

Só mais tarde quando descobri este fórum e as montagens top que aqui havia se deu um click na minha cabeça! 

O que acho que tens "errado" e podes melhorar,  na minha opinião,  é em relação à disposição dos troncos e pedras:

Gosto do tronco à direita mas depois não percebo o que faz a outra peça de madeira no lado oposto! No meio colocaste as pedras o que faz com que as duas madeiras se afastem ainda mais! 

Eu sugeria agora que ainda estás a ciclar o aquário e não há perigo de prejudicar vivos o seguinte:

Recua o tronco grande que tens à direita o máximo que consigas e "une" a outra madeira à base do tronco como se fosse uma unica peça. Depois as pedras dispõe junto às madeiras usando o mesmo princípio de parecer que estão naturalmente lá em vez de cada uma por si querer atrair a atenção. Elas podem e devem ser colocadas junto à madeira como se a "árvore " tivesse rompido por entre as pedras, provavelmente já viste isso na natureza.  

Depois há a questão das plantas. Tal como o Álvaro mencionou, tens aí a Dracaena que não é uma planta aquática ou que sobreviva submersa! Vai morrer lentamente e criar um foco de amónia permanente prejudicando o ecossistema adequado para os peixes! Retira-a e coloca num vaso normal! Ela é muito resistente e pasme-se nem precisa de muita água! 

Finalmente,  a questão do sistema de co2 que arranjaste: é uma porcaria, deixa que te diga. Eu também fiz o mesmo erro e coloquei um sistema  com umas pastilhas efervescentes! Eu colocava aquilo e tinha montes de bolhinhas durante uns poucos minutos! Completamente inútil para o efeito propongado que desejamos! Esse que tens é com uma lata tipo spray, certo? Mais vale usares um sistema de co2 por fermentação,  podes pesquisar aqui pelo fórum que encontras receitas caseiras. E vai pondo de parte uns euritos para mais tarde comprares um sistema de co2 de botija/extintor. 

Espero ter ajudado!

Abraço!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

@Tozé Nunesobrigado pelas dicas! A primeira coisa que irei fazer é então retirar a planta. Em relação ao layout vou ver o que posso fazer. Não vou querer alterar muito, já o fiz quando retirei a primeira pedra e jurei para nunca mais mexer com o aquário cheio de água. Se o fosse fazer de novo talvez nenhum dos elementos de hardscape estariam ali, mas agora é o que é e até não desgosto.

Agora a questão do CO2 também não estou agradado com a situação que tenho. Vou investigar e arranjar urgentemente uma solução mais fiável.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Para fazeres alterações no layout deves o fazer retirando a água. Arranja uns garrafões de 5 litros de água vazios ou uns baldes grandes (sem terem sido utilizados com detergentes!) e com uma mangueira ou até usando o filtro externo reservas o máximo de água para esses vasilhames e depois sim, com pouca agua, fazes o que queres fazer e, quando estiveres satisfeito, devolves a agua retirada e no fim acrescentas com agua nova. 

 

Em relação a esse sistema de botijas de co2 da Ista, é com certeza muito melhor do que o que tens de momento.  E é mais barato que um sistema de co2 de extintores.  Mas, e há sempre um mas 😁, convém saber quanto te cobram por reencher estas botijas e o tempo que demoram. 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...
On 2/19/2022 at 12:28 PM, Waldju said:

Que me dizem deste sistema de CO2?

Antes de mais, parabéns pelo aquário. Estás a fazer tudo direitinho, como mandam as regras. Não tarda nada terás aí um belo tanque.

Tanto quanto sei, esse sistema de CO2 não dá para recarregar as garrafas. Tens que comprar uma nova sempre que acaba a anterior. A longo prazo fica mais dispendioso... mas confirma isso que te estou a dizer... posso estar a confundir com outro que vi à venda numa das lojas que frequento.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.