Dar novamente vida ao meu velhinho aquário


Waldju

Recommended Posts

Boa tarde pessoal. Antes de mais deixem-me apresentar: sou o Waldju, tenho 39 anos e sou de Arouca. Sou novo nestas andanças, pelo que as dúvidas e erros são imensos!

Encontrei o meu antigo aquário (de quando ainda era solteiro, há muitos kilos atrás 😅). Encontrei um spot em casa onde achei que o aquário ficasse tranquilo e aí comecei de novo a aventura da aquariofilia. O aquário é um Tetra de 80l, com filtro interno e termostato. Já fiz todo o hardscape e inseri plantas, pelo que neste momento estou á espera para colocar os peixes.

Antes de vos questionar sobre quais os peixes que deverei colocar, queria que vissem o aquário e dessem a vossa opinião (mas não sei como colocar fotos aqui no fórum 🤣)

Editado por Waldju
Erro ortográfico
  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Waldju

Bem vindo ao Fórum.

Primeiro acho que essa planta no lado esquerdo do aquário não é para aquários,qualquer das maneiras espera por outras opiniões.

Segundo,a mim me parece que essa rocha é calcaria,pois se for vai-te fazer subir o PH.

E já agora recomendar-te que vás pensando em comprares um filtro externo,porque esse para esse aquário sendo interno deve ficar fraco,e não esquecer que o filtro bom é o coração do aquário.

Dependendo do dia que o montastes o aquário,não te esqueças de fazeres o ciclo do azoto como deve ser.

Saudações 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado a todos pelos comentários.

Vamos á ficha técnica do meu aquário.

- Aquário:

Tetra 80l

Filtro Tetra EasyCrystar FilterBox 300

Termostato (não sei, vinha no kit do filtro e do aquário)

- Flora:

Alternanthera Cardinalis

Anubias Barteri

Anubias Nana Mini

Dracaena Sandriana

Christmas Moss

Grossostigma

Hygrophila Rosas Australis

Limnophila Heterophylla

Syngonium Pixie

- Fauna ainda inexistente

- Parâmetros da água ainda não medidos

- 2 troncos

- Areão preto (coloquei por baixo substrato da Tetra)

 

Espero que esteja tudo 😅

 

Aquário montado há 4 dias (nas fotos ainda se vê água turva, mas neste momento está cristalina). Meti carvão ativado no filtro

 

A pedra não me parece carcária, pois tem cristais. De qualquer forma, não a sei identificar...

Derivado a ter colocado plantas tapete, já encomendei uma botija de CO2, mas acho que não vai chegar a tempo, elas estão a morrer... 😕

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Waldju 

Para veres se a pedra é calcaria terias de a tirar do aquário deixar secar,depois raspares um pouco a rocha e colocares limão ou vinagre,e se ferver é calcaria,se não tiver qualquer reacção tudo bem.

Como te disse esse filtro é muito fraco,esse filtro é para aquários 40 a 60 litros.

A partir dos quatro dias que o montastes o aquário vais ter que esperar que ele faça o ciclo do azoto,que demora 30 dias,e durante esse tempo não deves colocar peixes,para o ciclo começar podes colocar dia sim dia não um pouco de comida de peixes,mas pouco.

Vai aqui para leres como fazer o ciclo do azoto, 

Saudações

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado! Julgo que a pedra não seja calcária, contudo posso substituí-la por ardósia (por exemplo) que existe bastante na minha zona e não destoa do aquário 😉😁 Em relação ao ciclo de azoto, já estou a tratar disso!

Vamos ao ponto "crítico" do meu aquário: FILTRO!!! Que me dizem do filtro EHEIM LIBERTY 130?

 

Afinal o meu aquário não é de 80l mas sim de 60l...

Neste caso o filtro externo pode ser o EHEIM LIBERTY 75 não?

Editado por Waldju
Palavra sensurada
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Waldju

Filtração nunca é demais,pois o que sustenta um aquário é o filtro ser bom,o filtro Eheim liberty 130 ficavas bem servido,mas se fores para um externo ainda melhor.

Se gostas dessa pedra,deves ficar com ela,podes é retirar por uns dias,deixares secar,e fazeres então o teste que eu te falei,se for calcaria,então podes optar por uma que gostes dessas ardósias.

Saudações 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 20 minutos, Alvaro Silva disse:

Boas Waldju

Filtração nunca é demais,pois o que sustenta um aquário é o filtro ser bom,o filtro Eheim liberty 130 ficavas bem servido,mas se fores para um externo ainda melhor.

Se gostas dessa pedra,deves ficar com ela,podes é retirar por uns dias,deixares secar,e fazeres então o teste que eu te falei,se for calcaria,então podes optar por uma que gostes dessas ardósias.

Saudações 

Ok, vou fazer o teste á pedra a ver o que ela diz 😉

 

Em relação ao filtro, tenho um amigo que me vai emprestar o NCF 800 "AQUA NOVA". Que me dizem?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 3 minutos, Alvaro Silva disse:

Sim,sempre é muito melhor do que o interno que tens,este filtro é um filtro externo e leva muito mais cerâmicas que levaria um de mochila.

Saudações

Mas não fará muita corrente? O meu aquário é só de 60l e tem muitas plantas altas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Waldju!

Revejo-me bastante neste teu post e das dúvidas e receios iniciais de quem conhecia uma determinada realidade quando tinha um aquário, e agora de regresso a este mundo, parece que quase tudo mudou! 🙂

Acho que o primeiro conselho que os "ansiãos" do forum te teriam dado era que seria importante colocar as questões antes de montares o aquário novamente. 🙂
No entanto, como o que está feito está feito, vou tentar ajudar-te no que puder tendo em conta a experiencia que tive nas ultimas semanas:

  1. Filtro
    NUUUUNCA filtro interior! 🙂 
    No meu caso acabei por adquirir um hang-on filter. Não fica dentro do aquario, tem uma manutenção mais facil e para quem não pode ter aqueles XPTO grandes acho que é um bom meio termo. Eu adquiri um Seachem Tidal e estou super contente. Silencioso, facil manutenção e permite muito muito facilmente configurar o fluxo que se quer.
     
  2. Os parametros da àgua vão depender da fauna que coloques, no entanto regra "básica", amónia a zero ou muito perto disso.
    Dica de quem se arrependeu. Comprar testes com fitas. A mim pelo menos não dão jeito nenhum
    Fazer uma lista, até pode ser um excel, com os parametros que deves ter em conta ou instalar uma app tipo "aquatic log" ou "aquarium note" para registo

Espero ter ajudado! 🙂

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 10/02/2022 at 13:31, Diogo.Sousa disse:

Olá Waldju!

Revejo-me bastante neste teu post e das dúvidas e receios iniciais de quem conhecia uma determinada realidade quando tinha um aquário, e agora de regresso a este mundo, parece que quase tudo mudou! 🙂

Acho que o primeiro conselho que os "ansiãos" do forum te teriam dado era que seria importante colocar as questões antes de montares o aquário novamente. 🙂
No entanto, como o que está feito está feito, vou tentar ajudar-te no que puder tendo em conta a experiencia que tive nas ultimas semanas:

  1. Filtro
    NUUUUNCA filtro interior! 🙂 
    No meu caso acabei por adquirir um hang-on filter. Não fica dentro do aquario, tem uma manutenção mais facil e para quem não pode ter aqueles XPTO grandes acho que é um bom meio termo. Eu adquiri um Seachem Tidal e estou super contente. Silencioso, facil manutenção e permite muito muito facilmente configurar o fluxo que se quer.
     
  2. Os parametros da àgua vão depender da fauna que coloques, no entanto regra "básica", amónia a zero ou muito perto disso.
    Dica de quem se arrependeu. Comprar testes com fitas. A mim pelo menos não dão jeito nenhum
    Fazer uma lista, até pode ser um excel, com os parametros que deves ter em conta ou instalar uma app tipo "aquatic log" ou "aquarium note" para registo

Espero ter ajudado! 🙂

Obrigado @Diogo.Sousa pela resposta!

Sim, as dúvidas são muitas. Algumas até são fáceis de responder.

Em relação ao filtro vou colocar um externo, não pode ser de mochila pois o espaço que tenho não o permite. Contudo está tudo já encaminhado para a semana o instalar.

Também para a semana vão chegar testes para ir controlando a água. Comprei também um aquecedor melhor, porque apesar do que eu tenho cumprir com o serviço, vou meter um novo e guardo aquele caso aconteça algo e assim terei sempre um disponível.

Em relação á luz, posso alternar entre branca e azul. Quanto tempo de luz branca aconselham? E a azul, pode ser usada em conjunto com a branca ou fica só de noite para simular a lua?

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Andei a pensar no que o amigo @Alvaro Silva tinha comentado acima e retirei a pedra para efetuar o teste. Mas nem o cheguei a fazer! Depois de retirar a pedra (que era bem maior do que parecia) fiquei com o hardscape "todo destruído". Resolvi nem sequer efetuar o teste a ver se a pedra era calcária ou não e coloquei novas rochas. Estas certamente não são calcárias e são pedras do leito de um rio. Alto filme voltar a montar tudo de novo... Eram plantas a boiar, água a ficar turva e parecia nada se encaixar... Mas (sem ter ficado bem como esperava) lá se tornou "apresentável".

Deixo fotos de como ficou após esta mudança:

large.IMG_20220214_184547.jpglarge.IMG_20220214_184711.jpg

Hoje andei a furar o móvel para passar as mangueiras do filtro externo e já alinhavei onde irão ficar as mangueiras. Retirei o filtro interno e o aquário neste momento está sem filtro. Estou á espera que cheguem as cerâmicas e lã filtrante para meter o filtro a funcionar. Deixo abaixo foto do filtro: large.IMG_20220215_172605.jpg

Obrigado a todos pelas dicas, vou atualizando o tópico quando começar a colocar peixes.

Editado por Waldju
Erro ortográfico
  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Waldju

Deves ter cuidado com os parâmetros do aquário pelo menos nas próximas duas semanas,isto porque o filtro é novo e não esta ciclado,ou seija não tem bactérias alojadas  no filtro,tu devias ter deixado ficar o outro filtro a trabalhar juntamente com o novo durante duas semanas,e então retiravas o antigo no fim.

Como não tens o ciclo do azoto ainda pronto,da mais uma semana quando o ciclo terminar antes de colocares vivos,por segurança.

Saudações

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

@Alvaro Silvapor acaso o filtro é usado. Pode é já não ser utilizado há algum tempo. Foi-me cedido por um amigo. Contudo não tenho pressa para inserir os peixes, tenho noção que é necessário esperar

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois ser usado é uma coisa,estar ciclado é outra,quando um filtro fica parado muitos dias as bactérias acabam todas por morrer,ate desligar um filtro por algumas horas pode muito bem morrerem a bactérias,porque elas não a movimento da água,não há ar,e morrem.

Sim a paciência e a calma é um bom princípio.

Saudações

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.