Dragon Valley - Already labeled :D


Carlos Carvalheira

Recommended Posts

É uma questão pertinente. Eu não percebo muito do assunto, mas acho que chamas a atenção de forma correcta. Aliás... neste caso talvez nem seja preciso prende-las a lado nenhum. Basta pousa-las em cima de alguma coisa e esperar que as raizes se apeguem a qualquer coisa antes de se encher o tanque.
Pousar não diria, as minhas flutuam um pouco! Mas com um fio, cola ou nalguma reentrância nas rochas dá. É que eu tenho ideia que a planta pode mesmo morrer ao ter as raízes enterradas, mas posso estar enganado.

Enviado do meu HD1913 através do Tapatalk

::Assinatura Editada::

::Altura superior a 100 pixels::

 

Cumprimentos,

João Dias

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

1 minute ago, joao.macarrony said:

Pousar não diria, as minhas flutuam um pouco! Mas com um fio, cola ou nalguma reentrância nas rochas dá. É que eu tenho ideia que a planta pode mesmo morrer ao ter as raízes enterradas, mas posso estar enganado.

EU julgo que tens razão, sim. Mas não é o rizoma que tem que ficar fora do substrato? As raizes também? Ela não se apega a nada, com o passar do tempo? Como isto é um dry start, daria tempo à raizes para se apegarem a qualquer coisa, antes do tanque ter água.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

EU julgo que tens razão, sim. Mas não é o rizoma que tem que ficar fora do substrato? As raizes também? Ela não se apega a nada, com o passar do tempo? Como isto é um dry start, daria tempo à raizes para se apegarem a qualquer coisa, antes do tanque ter água.
Ahh sendo dry start deve se pegar então, sim. Elas depois ficam bem presas. Em relação se é o rizoma ou as raízes que não podem ficar presas, não tenho a certeza disso, pode ser que alguém que perceba mais possa explicar.

Enviado do meu HD1913 através do Tapatalk

  • Gosto 1

::Assinatura Editada::

::Altura superior a 100 pixels::

 

Cumprimentos,

João Dias

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

4 minutes ago, joao.macarrony said:

Ahh sendo dry start deve se pegar então, sim. Elas depois ficam bem presas. Em relação se é o rizoma ou as raízes que não podem ficar presas, não tenho a certeza disso, pode ser que alguém que perceba mais possa explicar.

Enviado do meu HD1913 através do Tapatalk
 

supostamente o Rizoma nao devera ficar "enterrado" pois fica em risco de "apodrecer" na Bucephalandra 'Kedagang' tentei deixar o maximo de rizoma fora do solo.

Na Hygrophila pinnatifida essa está apenas "deixada" no solo perto do primeiro container o creme mais la para a frente e assim que vir que as plantas já "transpiram" mais e melhor criando um maior ambiente de humidade coloco-as no local final ... em alguns pontos estratégicos nas rochas.

Agora esclarecimentos 😄 ;

Caixa creme - recipiente com água e atomizador qd tiver o video veem em acção na pratica ajuda em duas coisas manter um maior nível de humidade e aquecer o ambiente a água ao fim de algum tempo fica quente

caixa da direita era uma cultura de springtails ... ajuda na decomposição caso algumas folhas apodreçam e também caso apareça algum tipo de bolor os spring tails são comuns em terrarios e afins com o fim de manter e criar um ambiente saudável.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

1 hour ago, Carlos André said:

supostamente o Rizoma nao devera ficar "enterrado" pois fica em risco de "apodrecer" na Bucephalandra 'Kedagang' tentei deixar o maximo de rizoma fora do solo.

Na Hygrophila pinnatifida essa está apenas "deixada" no solo perto do primeiro container o creme mais la para a frente e assim que vir que as plantas já "transpiram" mais e melhor criando um maior ambiente de humidade coloco-as no local final ... em alguns pontos estratégicos nas rochas.

Agora esclarecimentos 😄 ;

Caixa creme - recipiente com água e atomizador qd tiver o video veem em acção na pratica ajuda em duas coisas manter um maior nível de humidade e aquecer o ambiente a água ao fim de algum tempo fica quente

caixa da direita era uma cultura de springtails ... ajuda na decomposição caso algumas folhas apodreçam e também caso apareça algum tipo de bolor os spring tails são comuns em terrarios e afins com o fim de manter e criar um ambiente saudável.

Eu colocava já as plantas nos seus locais definitivos. Vão estar a criar raizes num sitio, depois noutro... podes não enraizar o suficiente e podes correr o risco de, ao move-las, elas sofrerem com isso. Mas tu pareces saber o que estás a fazer, portanto, é esperar para ver.

Isso da caixa creme sei o que é... os bichos da outra é que não conhecia... vê lá se não te fogem do aquário e ainda originas uma praga aí por casa. Eheh.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

28 minutes ago, JoseCarlosMarques said:

Eu colocava já as plantas nos seus locais definitivos. Vão estar a criar raizes num sitio, depois noutro... podes não enraizar o suficiente e podes correr o risco de, ao move-las, elas sofrerem com isso. Mas tu pareces saber o que estás a fazer, portanto, é esperar para ver.

Isso da caixa creme sei o que é... os bichos da outra é que não conhecia... vê lá se não te fogem do aquário e ainda originas uma praga aí por casa. Eheh.

o unico problema que prevejo na pinnatifida é o do crescimento de uma determinada forma e dps no local final ter que se adaptar novamente poderá dar mais trabalho com a tesoura.

esta fase supostamente é mais facil lol estou reticente é quando inundar a coisa lollll

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

2 hours ago, Carlos André said:

o unico problema que prevejo na pinnatifida é o do crescimento de uma determinada forma e dps no local final ter que se adaptar novamente poderá dar mais trabalho com a tesoura.

Pois... era isso que estava a dizer.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Aqui fica um first look e a minha primeira tentativa de editar qq coisa lol 

sei que falta muito até o basico .. descrição, intro etc's mas vou aprendendo e descobrindo este novo mundo de canais, edição, video, youtube etc's e vou documentado para mais tarde recordar

 

 

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Isso tudo que dizes que falta, eu não acho que falte. Pelo contrário. Eu gosto de ver este tipo de vídeo com pouca informação. Ajuda-me a relaxar! Os meus parabéns.

P.S. 1 - Se aqueles lily pipes fosses de vidro, estavam partidos antes do minuto 1. Eheh.

P.S. 2 - Queres que te empreste um martelo para partir aquele calhau ao alto?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olha...já vi o video e só tenho uma palavra....UAU! 🙂

Eu admito que não sou fã de aquarios assim compridos e um pouco mais baixos (não sei se têm um nome técnico) mas estou simplesmente a adorar aquele! Parece tudo tão mas tão clean! É para mim já uma referencia de projetos futuros.

E ainda mais alguns pontos:

  1. Quantos mais montagens vejo mais acho que tenho demasiado substrato na frente do aquário.
  2. Que material colocaste na parte de trás do aquário para dar aquele efeito?
  3. Mesmo mesmo em jeito de youtuber, já dei like no video, subscrevi o canal, e ativei as notificações! 😛
  4. Keep up the good work!
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Thks ja a seguir vem o Planting 😄

O material pode ser qq coisa que possas colocar no aquario qualquer tipo de rocha, pedra, calhau o que queiras eu pessoalmente prefiro lava chips, tens uns qts substratos "nao ferteis" com a mesma base, também já vi usarem pedra pome para a coisa ficar mais leve, tens 2 efeitos em 1 em ambas as opções o tão desejado "levantar" do background sem a estupidez de custo de um substrato fértil e também é positivo para arejar e colonizar de bacterias uma vez que diminui a compactação do substrato permitindo o fluir da agua por entre o substrato  eu optei por colocar em sacos de rede de plastico para futuras reutilizações assim evitas grandes misturas e já fica meio adubado 😉

Ahhh já me ia esquecendo ... no AKI no material de plantas e jardim tens lá uns sacos gigantes de  por salvo erro nem chega a 7 euros 10L tens é trabalho em lavar, tens que lavar mesmo muito bem vem cheio de pó vermelho mas de resto é rocha de lava na mesma se fores precioso ferve a coisa 😄

https://www.leroymerlin.pt/Produtos/Jardim/Adubos-e-tratamento/Substratos/WPR_REF_14662606

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

1 hour ago, Diogo.Sousa said:

Olha...já vi o video e só tenho uma palavra....UAU! 🙂

Eu admito que não sou fã de aquarios assim compridos e um pouco mais baixos (não sei se têm um nome técnico) mas estou simplesmente a adorar aquele! Parece tudo tão mas tão clean! É para mim já uma referencia de projetos futuros.

E ainda mais alguns pontos:

  1. Quantos mais montagens vejo mais acho que tenho demasiado substrato na frente do aquário.
  2. Que material colocaste na parte de trás do aquário para dar aquele efeito?
  3. Mesmo mesmo em jeito de youtuber, já dei like no video, subscrevi o canal, e ativei as notificações! 😛
  4. Keep up the good work!

Os aquários mais baixo chamam-se “long”. Lol. Por exemplo… 90 Long… ou 120 Long. Também lhes chamam shallow. É um formato que cada vez mais me agrada. Aliás… o que estou agora a montar é um aquário longo, mas ainda não muito exagerado.

Esse substrato em demasia pode ser a causa das tuas algas! Uns 3 cm são o ideal… 

o que ele pôs no aquário para subir o substrato foram sacos de rocha de lava. Ajudam em muitos sentidos… funcionam como superfície para desenvolver bactérias benéficas… poupas em substrato… sabes a altura na parte de trás. Também vou usar isso no meu. Ah… e ajuda a estabilizar as rochas… menos hipóteses delas ou o substrato resvalarem.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem com duas respostas ao lado do que eu perguntei já percebi que a minha pergunta é que foi mal feita! 🙂

o que pergunta era mesmo no fundo...mas no vidro! para ficar opaco! 🙂

Andava aqui com certezas no meu próximo projeto que ia por fundo preto mas agora depois de ver esse fiquei curioso de como fica o efeito final.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

29 minutes ago, Diogo.Sousa said:

o que pergunta era mesmo no fundo...mas no vidro! para ficar opaco!

 

Ah!!!! Eu estou a pintar o meu com tinta acrílica. Queria fundo branco, desta vez, mas não estava a atinar com a película de vinil. Optei por pintar. É mais difícil de remover, depois, mas a meu ver fica mais perfeitinho. Também é mais barato. Como desvantagem, não pode ser iluminado por trás. 
Já experimentei as duas opções, e gosto das duas, mas desta vez não estava mesmo a atinar com o vinil e para não andar a gastar mais dinheiro e correr mal outra vez, fui para a opção mais simples.

Se resolver voltar a película também não é o fim do mundo… já experimentei e não é muito difícil remover tinta acrílica do vidro.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

e cá vem um update ....

aquando foi plantado ... dia 15/03/2022

AM-JKLXvzQLAUY6plqQHmjR5hAE_pvMpKzQ34dMT

 

Foto dia 22/03/2022

AM-JKLWjcrZ2fqRGjNsVKh9CtGsEJMksdBOCFZg2

 

Althernanthera, Buces and pinnatifida excelente crescimento com folhas novas e raizes com bom desenvolvimento.

Preocupação apesar de pela foto se ver algum crescimento na hemianthus pode-se ver tambem algumas folhas a virar amarelo/castanho ou seja a morrerem ainda nada de preocupante apenas para ouvir se é normal nesta fase se não qual poderá ser a causa ? Tipico dry start ... 11 horas de luz a 100% twinstar 1200S III ... 2 a 3 borrifadelas de água desclorificada

A Hemianthus veio em 1-2-Grow copo cheio mas no meio qd abri o "tufo" para começar a dividir o meio já estava meio amarelado  .....

espero que nada de preocupante

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 3/24/2022 at 3:51 PM, Carlos André said:

2 a 3 borrifadelas de água desclorificada

Onde arranjas esta água? Compras em algum sítio?

O aquário parece estar com bom aspecto, mas vejo duas dificuldades… plantares aquela “gruta” à direita, pela falta de luz (também vou ter um problema semelhante no meu… ando à procura de plantas que consigam crescer nessas condições) e tirar uma fotografia de um aquário tão grande sem teres distorção 🙂 . Mas isso também é secundário. O que interessa é que desfrutes bem dele!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

agua desclorificada ...

1-uma lampada de UV trata do assunto - mas mata quase td o mau e o bom lol ... usava isto quando fazia criação de gouramis, Discos e Escalares mas o aquarios eram nús nada de nada ... so o vidro e os peixes. Deixar exposto a luz solar também funciona (não muito pratico mas ... )

2-o cloro é uma substancia que evapora e se a agua tiver movimentação ainda mais uns dias chega ... o que fiz foi uma vez que tinha para aqui um outro aquario e quis ciclar o filtro meti para lá agua da torneira á bruta tb nao tem lá nada de nada só serve de tanque mesmo e deixei a cena rodar uns 15 dias nem sequer me preocupei com mais nada ... testes e afins nada de nada .... e pimba na altura de plantar usei essa agua no borrifador  ... agora como te disse tenho usado a água que retiro em excesso deste aquario plantado que vem cheinha de nutrientes depois de ter passado  pelo solo fertil

esta semana já nao dá mas depois faço mais um video cinematografico para se ver 😄

3 - outra opção seria água de osmose ou numa cena mais pequena ou caso nao tenhas OS usaria água destilada em ambas as opções de notar que a agua vem limpinha ou seja nao tem nada de nada ou quase nada logo terias que a "mineralizar" com o que as plantas precisam .... como podes resolver sem aditivos ? 😉  Vamos lá pensar um bocadinho - agua mais solo rico em nutrientes (partindo do principoio que irás utilizar solo fertil) ... que nutrientes as plantas precisam essencialmente 4 grandes grupos O2, CO2, Macro e Micros, os primeiros dois esta resolvido com o dry start os segundos supostamente devem vir com o solo rico eu optei pelo da NEO SOIL Plant que vinha com os aditivos de tablets em duas saquetas macros e micros adicionalmente ao que já vem no solo "rico" ... logo a água ao passar e filtrar esse solo ficará cheia de ??? Nutrientes 😄 

4-outra opção metes lá para dentro quimicos aqueles que se vendem nas lojas de aquarofilia para desclorificar

 

este vai ser um dos desafios para as minhas TPA's e ainda estou á procura de algo simples e pratico para o fazer... TPA de 50% com este volume .... se tiverem ideias xutem que bem preciso

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

11 hours ago, JoseCarlosMarques said:

O aquário parece estar com bom aspecto, mas vejo duas dificuldades… plantares aquela “gruta” à direita, pela falta de luz (também vou ter um problema semelhante no meu… ando à procura de plantas que consigam crescer nessas condições) e tirar uma fotografia de um aquário tão grande sem teres distorção 🙂 . Mas isso também é secundário. O que interessa é que desfrutes bem dele!

1- Distorção --- pois só me deparei no crop da imagem lol (na percebo nada de nada de fotografia)

2 - essa gruta á direita tem as buces que supostamente até preferem mais a sombrinha do que luz á bruta e directa

 

Agora aquilo que te tinha falado ; bombinha de ar aquelas tradicionais para meter ar dentro do aqua, filtrada pela agua aqucida por um termostato que dá igualmente um quentinho agradavel ás plantas 😉 e mantem a cena minimamente humida)

AM-JKLXgos-qF1EhTZnX2IofHteHsMBniYOE4ze8

algumas fotos do andamento ;

AM-JKLUqXrQqaIhoSpVpcZr0yYrPdOJrIElb9fpc

AM-JKLW-ZZ0U2NXxTivhzbHFuFG7yruD-QqG5I-3

 

AM-JKLU5dpn1-MjCHVQ7lei8t2Ruad5syTB_r_mH

 

 

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Essa cena com a bomba de ar eu já sei como fazer. Mas vou optar por não usar o termostato. Os dias começam a ficar mais quentes, e a temperatura que tenho no tanque já é mais que suficiente.

Quanto à água desclorificada, perdi-me no meio da tua explicação. Não tenho lâmpada UV nem sistema OS. Tenho substrato fértil, sim, que já deve ser suficiente para alimentar as plantas. O que posso fazer, se bem percebi, é deixar um balde de água ao ar-livre durante uns tempos e depois utiliza-la. Também posso usar água da torneira com o Seachem Prime, certo? E não posso misturar na água que vou borrifar um pouco de fertilizante liquido?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

25 minutes ago, JoseCarlosMarques said:

Essa cena com a bomba de ar eu já sei como fazer. Mas vou optar por não usar o termostato. Os dias começam a ficar mais quentes, e a temperatura que tenho no tanque já é mais que suficiente.

Quanto à água desclorificada, perdi-me no meio da tua explicação. Não tenho lâmpada UV nem sistema OS. Tenho substrato fértil, sim, que já deve ser suficiente para alimentar as plantas. O que posso fazer, se bem percebi, é deixar um balde de água ao ar-livre durante uns tempos e depois utiliza-la. Também posso usar água da torneira com o Seachem Prime, certo? E não posso misturar na água que vou borrifar um pouco de fertilizante liquido?

sim  o prime supostamente seria para neutralizar tb o cloro ...

balde de agua ao ar livre sim ... vê lá se chove 😄 ao que pareçe a nossa atmosfera anda com umas cena meio esquisitas ...

fertilizante liquido na agua ... diria que sim o pergunta é quanto ... eu até pensei nisso uma vez que ainda tenho por cá o NPK em sais para dissolver mas depois fiquei na duvida quanto ???? lol e se a menos nao cresçem a mais pode queimar totalmente as plantas ....

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.