Concursos ou passatempos activos?


Recommended Posts

Quase que dá para perceber pelo nome escrito no tópico deste post o que eu pretendo saber: 
   Pergunto aos membros mais informados e esclarecidos do Fórum se há algum concurso ou passatempo activo por cá. 

No caso de não haver, e havendo interesse, tenho algumas ideias que gostaria de debater em privado com outros membros para tentar lançar uma nova iniciativa, no sentido de  dinamizar o Fórum, dar destaque na sociedade e até quem sabe, trazer novos participantes.

Fico a aguardar informações e / ou contactos.
A todos, deixo desde já os meus agradecimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 6 horas, Rui Assunção disse:

há algum concurso ou passatempo activo por cá.

Não. 

Estamos sempre abertos a sugestões. 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A minha ideia base seria análoga a uma liga de futebol, mas baseada na Honra de cada participante. O mesmo seria dizer que se alguém for apanhado a falsificar resultados, passa vexame perante toda a comunidade.

De forma simples, as regras seriam as seguintes:
 - Cada participante dispõe de um aquário de tamanho previamente definido
 - Equipamentos base serão especificados em momento oportuno
 - O "plantel" inicial é igual para todos os participantes
 - Semanalmente, cada participante tem que actualizar o registo de "jogo" com a informação pertinente que será disponibilizada a todos os participantes
 - Outras a desenvolver

Exemplos de situações de "jogo" que valem pontos contra e a favor:
 - Reprodução de especimens é considerado "golo a favor" do participante, tendo um factor multiplicativo, atendendo ao grau de dificuldade de manutenção e reprodução da espécie
 - Morte de exemplares é "golo contra", sendo igualmente aplicado o factor multiplicativo acima, que estará descrito em tabela própria
 - Cada participante pode efectuar a "renovação do plantel", com «compras» (a lojas, outros participantes, ou outras fontes) e com «vendas» (a outros participantes, por morte, ou outra situação similar). No caso de doença, considera-se «lesionado»

Para manter a coisa sob controlo ( e também para causar uma pontinha de inveja), o ideal seria criar uma área especifica no fórum onde apenas os participantes pudessem escrever e colocar as informações requeridas, assim como as imagens comprovantes do antes e depois semanal mas que esteja aberta a visualização por todos.

Naturalmente, o que aqui está, apresenta-se sujeito a criticas, melhoramentos e sugestões. E se alguém tiver ideia melhor para o nome, que se chegue à frente mas por agora, talvez possa ser conhecida por Liga Portuguesa de Aquariofilia (ou LPA)...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já fiz uma coisa mais ou menos parecida com isto (muito menos elaborada) num clube de peixes dourados que fiz parte (Goldfish Society of Great Britain).

Básicamente, o clube dava 1 ou 2 peixes (todos da mesma variedade) a cada membro que quisesse participar e quem recebia peixes tinha o dever de levar esses peixes às exposições e concursos organizados pelo clube nesse ano.

Era giro, porque o clube era muito focado na criação e podia-se aprender bastante a comparar os vários métodos de alimentação, setups, etc de cada participante.

  • Gosto 1

Projetos antigos:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva Rui,

Antes demais parabéns pela iniciativa. É sempre de louvar pessoal com vontade de coisas novas. 

A ideia em si parece-me bem estrutura, mas de difícil execução.

Não estou a tentar de forma nenhuma demover-te mas "nós" temos experiencia em realizar algo análogo e por conhecimento de causa foi algo extremamente difícil de mobilizar. 

Em concreto estou a falar dos desafios aquascaping. Podes ver aqui

Era fornecido o kit completo, organizado um espaço e todos estivemos um dia no convívio e realizar as montagens que posteriormente foram apresentadas na Pet festival. 

Os eventos foram um sucesso mas tivemos dificuldade em atrair participantes e o Tozé em consequência comeu 3 dedos da mão direita e um da mão esquerda. 🙂

E havia a possibilidade de não gastar praticamente nada. Era um desafio que podia ficar quase de borla

Não é fácil juntar um conjunto de participantes que queiram começar algo ao mesmo tempo.

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ora bem… 

Essa dos peixes dourados parece interessante. Quanto ao iniciar ao mesmo tempo, não é obrigatório, mas seria mais giro até porque todos iriam começar no mesmo dia, no mesmo patamar… Talvez algum lojista tenha interesse em patrocinar, talvez com algum desconto no kit escolhido ou algo assim…

@Tozé Nunes, a coisa foi assim tão complicada?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 18 horas, Rui Assunção disse:

@Tozé Nunes, a coisa foi assim tão complicada?

Ao contrário do que alguns cómicos inventam, ainda tenho todos os 6 dedos nas minhas mãos! 🤣

Complicado é sempre! Mas felizmente qualquer uma das duas edições foram de um sucesso tremendo e teria já havido mais edições se pelo meio não tivesse aparecido uma pandemia! 

A tua ideia é muito engraçada. Mas sinceramente não estou a ver como realizar por ser muito genérica.  Se fosse mais específica sobre criação de uma especie por exemplo seria mais "fácil" a sua execução e avaliação.  Falta depois saber se há interessados em número suficiente para tal! Queres pensar melhor nisto, desenvolver o projecto? Nós cá estaremos para apoiar qualquer iniciativa que tenha "pés para andar".

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Para mim foram os eventos mais gratificantes em que participei.

Pelo convívio, pela possibilidade de criar novos layouts, pela competição e pelo feedback que tivemos de toda a gente que foi ao pet festival e viu o que o fórum tinha para mostrar.

Só espero que este ano seja possível realizar...porque por mim...estou in!!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

@Tozé Nunes, o facto de ser genérico não me parece ser problemático. Podemos sempre começar por algo mais especifico, se for preciso. Imaginemos que começamos por tentar reproduzir de forma mais fiel possível o biótopo natural dos platties ou guppies, começando com o número mínimo de indivíduos, nas devidas proporções. Seria algo mais exequível, aplicando os pressupostos supracitados?

Se mais alguém quiser pegar no que já foi escrito e dar uma ajuda, por mim seria ótimo, até porque duas cabeças pensam melhor que uma…

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva Rui,

Que necessitavas ao certo?

Aquilo que escreveste é um bom inicio, mas necessitas de concretizar.

Exemplo

De forma simples, as regras seriam as seguintes:
 - Cada participante dispõe de um aquário de tamanho previamente definido  - qual seria a dimensão, pode ou não ser variável?
 - Equipamentos base serão especificados em momento oportuno - tem de ser definido logo, aliás quanto mais limitares menos gente participará?
 - O "plantel" inicial é igual para todos os participantes - isto quer dizer o quê, ao certo?
 - Semanalmente, cada participante tem que actualizar o registo de "jogo" com a informação pertinente que será disponibilizada a todos os participantes
 - Outras a desenvolver

 

Estamos aqui para te ajudar e colaborar, mas como te referi, por experiencia, todos os detalhes tem de estar previstos, antes de pores a coisa "a concurso".

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

@Vasco Ferreira, respondendo ao que perguntas em negrito:

  • Dimensão: o ideal seria que fosse igual para todos os participantes
  • Equipamentos: novamente, a uniformidade seria prevalente, tanto nas marcas/modelos como no tipo
  • "Plantel": também conhecido por fauna, refiro-me aos habitantes. Por exemplo: x peixes, y camarões, z caracóis

E quero pedir desculpa pelo atraso na resposta mas aconteceu a vida, com a celebração de dois anos de casado, uma viagem, um despedimento e novo contrato assinado...

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

A ideia é muito porreira, Rui... o problema, a meu ver, é pores o pessoal que queira entrar no "campeonato" a comprar novo material (de forma a que fosse igual para todos). Mas juntando essa tua ideia ao tal concurso em que o @João Cardoso (Kadoxu) participou na Inglaterra, também teria alguma piada ver como cada membro poderia levar mais longe (com a sua experiência e o equipamento de que dispõe) um desafio qualquer... por exemplo, criar peixes, mantê-los vivos e bonitos... sei lá. Não sei se me fiz entender. No fundo, cada um poderia participar independentemente de querer ou não gastar dinheiro. O importante seria cumprir os desafios.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Devo confessar que deixei este projeto de lado, principalmente devido a alterações laborais. Na altura que comecei a pensar nisto, pensava estar estabilizado num emprego onde já tinha criado algumas rotinas e onde o tempo livre era, de certa forma, previsível. Entretanto, fui colocado de férias e dias antes de iniciar o período de férias, fui informado de que as mesmas seriam permanentes. Ia e já não voltava. Passei grande parte desse período, que seria de suposto descanso, a desenvolver contactos e felizmente consegui colocação. Para surpresa minha, a nova empresa pediu-me que iniciasse o período de formação precisamente no dia a seguir ao do fim das minhas "férias permanentes". Agora, dedico-me 1000% a absorver tudo o que posso e consigo na nova empresa para que quando iniciar a trabalhar de escala, possa apresentar resultados e no fim do contrato a termo certo que assinei seja convidado a permanecer. Certamente este projeto levará algum tempo a mais até voltar a ver a luz do dia, fora da gaveta mas quando isso acontecer, seguramente estará bem mais desenvolvido e com muitas arestas limadas. Continuo a contar com todas as vossas ideias e opiniões para chegar a bom porto com o dito cujo.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

1 hour ago, Rui Assunção said:

Devo confessar que deixei este projeto de lado, principalmente devido a alterações laborais. Na altura que comecei a pensar nisto, pensava estar estabilizado num emprego onde já tinha criado algumas rotinas e onde o tempo livre era, de certa forma, previsível. Entretanto, fui colocado de férias e dias antes de iniciar o período de férias, fui informado de que as mesmas seriam permanentes. Ia e já não voltava. Passei grande parte desse período, que seria de suposto descanso, a desenvolver contactos e felizmente consegui colocação. Para surpresa minha, a nova empresa pediu-me que iniciasse o período de formação precisamente no dia a seguir ao do fim das minhas "férias permanentes". Agora, dedico-me 1000% a absorver tudo o que posso e consigo na nova empresa para que quando iniciar a trabalhar de escala, possa apresentar resultados e no fim do contrato a termo certo que assinei seja convidado a permanecer. Certamente este projeto levará algum tempo a mais até voltar a ver a luz do dia, fora da gaveta mas quando isso acontecer, seguramente estará bem mais desenvolvido e com muitas arestas limadas. Continuo a contar com todas as vossas ideias e opiniões para chegar a bom porto com o dito cujo.

Quando comecei a ler este post pensei que o mesmo ia ter um final pior, mas aparentemente (e dentro do azar) as coisas até acabaram por correr bem. Concentra-te naquilo que são os teus alicerces. Só depois podes construir em cima deles. Isto dos aquários já cá anda há muito tempo, e há de cá estar quando tiveres mais tempo livre. Eheh. Por um lado até é bom que não te tenhas "metido" em nada anteriormente... nesta altura terias que responder a responsabilidades em dobro. Um grande abraço, Rui. Vai passando por aqui. Espero tudo de bom para ti!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais