FrontSlash Aqua P01


Diogo.Sousa

Recommended Posts

2 hours ago, Diogo.Sousa said:

Sim é verdade. Fiquei ali na duvida se devia tratar das algas hoje ou deixar mais um pouco até a alevinos estarem maiores porque assim têm ali mais uns sitios para se esconderem.

Escolheste bem. Tens é que ter paciência.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

@Diogo.Sousa Espero que o resto do ano seja bastante melhor do que o início.

Que bebés fofos 😍🥰 Eu acho que deixaria essas algas durante mais tempo até os alevinos serem maiores. De certeza que eles se sentem confortáveis estando protegidos!

Parabéns pelos bebés! hehehe

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...
  • 2 semanas depois...

Olá a tooooodos!!!

É verdade, anda aqui numa paragem forçada devido a um volume de trabalho inesperado mas...estou de volta! 🙂
Hoje finalmente tive tempo de dar uma limpeza no aquário. Ainda falta mas amanhã continuo.

Já vi que por aqui as coisas têm estado animadas e os projetos que tenho visto....tenho adorado mesmo!

@Sofia Correiao teu aquário está....LINDO!!! Acho que quero fazer um assim!!!

E ainda... @Sofia Correiacomo o prometido é devido...babies!! 😛

Eles são muito rapidos e está dificil apanhá-los bem mas diria que são....7 🙂

large.FSAP01_065.jpglarge.FSAP01_064.jpglarge.FSAP01_063.jpglarge.FSAP01_061.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O homem está vivo!!! E o aquário está com bom aspecto... sim senhor. Não sei o que fizeste neste tempo que passou, mas fizeste-o bem. As algas parecem muito mais controladas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 13 horas, Diogo.Sousa disse:

@Sofia Correiao teu aquário está....LINDO!!! Acho que quero fazer um assim!!!

E ainda... @Sofia Correiacomo o prometido é devido...babies!! 😛

Obrigada pelo elogio!!!!! Com os peixinhos fica ainda mais bonito!

Opahhh que bebés fofinhos!!! Quando tiver bebés camarões também posto aqui uma foto 😄

Sacanas dessas algas são muita chatinhas, mas já está com muito menos! Continua!!

Editado por Sofia Correia
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

🙂 Olá!

É verdade estou a conseguir controlar as algas mas isto está complicado para as que estão agarradas às rochas. Tenho de ver um metodo qualquer para as tirar de lá.

Mas de resto...é verdade, está super interessante. Dos bebés ainda não percebo quais são machos e quais são femeas. Vamos lá ver o que sai dali 🙂

E sim @Sofia Correiao teu aquários está mesmo muito muito giro.
Hei-de experimentar fazer um nesse formato. Adorei.

Editado por Diogo.Sousa
  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

1 hour ago, Diogo.Sousa said:

Os meus Amanos são preguiçosos! não limpam as algas do chão...só das rochas! lol

Otocinclus, então. Ou compras umas plantas de carpete, para consumirem os nutrientes a esse nível.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 meses depois...

Olá a todos!

Não não desapareci! 🙂 Apesar de menos participativo tenho andado a ver o que se passa por aqui e a seguir com entusiamo os projetos do @JoseCarlosMarquese da @Sofia Correia!

Entretanto, a ver se volto a participar mais novamente. 

Em relação ao meu aquário, lá andam os meus mini guppies por todo o lado e até ao momento sem baixas. Tem estado tudo bem equilibrado, tirando aqui...uma situação que sinceramente estou meio "à nora" sem saber o que posso fazer. Tenho o substrato cheio "disto" e tenho duvidas se amanos ou otocinclus conseguem fazer alguma coisa neste caso 😞

Alguém que tenha passado por isto?

large.FSAP01_066.jpglarge.FSAP01_067.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Diogo!

Ainda bem que não desapareceste! Os Guppies estão só a coisa mais fofa de sempre ahahah 😍

Em relação a essa alga que tens no substracto parece-me BBA(?!)...mas talvez alguém mais experiente consiga confirmar. Os ottos acho que não comem isso mas os Amano deveriam comê-la.

Diria que o Seachem Excel aplicado directamente em cima dela, talvez resolva. Mas espera por resposta...algas não são a minha praia.

De qualquer forma acho que conseguiriras resolver o teu problema de algas em geral com alguma planta de crescimento rápido tipo Limnophila sessiflora que te consumisse os nutrientes na coluna de água (ou umas flutuantes) 🙂

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ai jasus ... isso tá complicado de alguedo...

isso deve estar com nitrogenio e fosfatos nos pincaros .... antes de aplicar qualquer receita tenta perceber o que está mal e olha que pode ser muita coisa... luz a mais, fertilização a mais(caso faças), comida a mais, TPA's manutenção etc .... essa coisa de olhar para o aquario e dizer ah isto está com excesso ou deficiencia disto ou daquilo ... sorry ainda nao estou lá e nao sei sinceramente se hei-de lá chegar ... por isso sempre que vejo algo meio torto ....bateria de testes 😄 ... 

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ui... tens aí um problema sério, Diogo. E parece-me a mim que terá haver com a manutenção do aquário. Quase parece que deixaste de a fazer... tens vários tipos de algas e por todo o lado. Eu julgo que isso pode ser resultado de excesso de nutrientes na água, e excesso de porcaria também... com tantos peixes a nascer, é normal. De qualquer maneira, e como diz o @Carlos André, isso pode ter haver com muita coisa.

Assim de repente, o melhor conselho que te posso dar é que vás ao meu post (Há de ser um Iwagumi) e leias na página 15 e 16 os textos que escreveu o @Bruno R. Carvalho com muita atenção. Tem lá dois, principalmente, que são bastante alongados, e que te dão muitas indicações do que deves fazer. Já agora, se tiveres mais paciência, vai um bocadinho mais atrás, ao ponto onde eu comecei a pedir ajuda com o meu problema de algas, e vê tudo aquilo que eu e outros escreveram. Também tens uns vídeos muito elucidativos, deixados pelo @Alvaro Silva

Vais ter uma guerra longa pela frente, e vais ter que te dedicar a sério a esse aquário se queres resolver o problema. Eu ando há quase um mês nisto e chegou a haver alturas em que tive que fazer mudanças de água de dois em dois dias, para limpar a fundo o substrato, as rochas, os vidros, o filtro... sei lá... eu limpei tudo! Só agora é que começo a ver algumas melhoras, e mesmo assim sinto que ainda tenho um trabalho enorme pela frente.

Também vais ter, muito provavelmente, que gastar alguns trocos. O Seachem Excel é quase obrigatório. E aconselhava-te, desde já, a comprar umas plantas flutuantes. Mas lê essa última parte do meu tópico e vais perceber porquê.

Desejo-te a melhor das sortes, e acima de tudo muita força e vontade para encarares o desafio que aí vem. Um abraço.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já tinha saudades! Vocês são os maiores. Bom...eu acho que tenha a ver com a manutenção sim que me descuidem um pouco. E ao mesmo tempo pode ter a ver com alguma falta de equilibrio.

Em relação à luz eu neste momento tenho 5h de luz ligada e na zona onde está o aquário não recebe luz natural direta/indireta.
Em relação à comida, eles agora são tantos que a comida não tem tempo de chegar ao chão! 🙂 É muito giro que assim que me aproximo do aquário lá vêm eles todos ter comigo e com um meu miudo.

Em relação às plantas realmente já tinha visto um video exatamente a falar sobre as plantas flutuantes e plantas de crescimento rápido.
Para além da Limnophila sessiliflora, mais alguma recomendada?

Em relação ao Seachem Excel (que por acaso acho que tenho em casa) humm o aplicar diretamente, neste caso faz sentido? Só porque tenho quase metade do substrato cheio daquele alguedo...

E agora...apontar aqui para ler o post da página 15 à 16 para ver mais coisas 🙂

Como sempre...obrigado a todos! 🙂

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Calma Diogo,

aplicar assim Excel ou outra cena qualquer nao te elimina o problema apenas o mascara. Tipo tens uma tendinite de esforço tomas um antiflamatorio desinflamas passa a dor assim que fazes novamente esforço volta a tendinite ou seja nao resolveste nada apenas estás a curar o sintoma e nao a causa 😉 

vamos lá ver por partes;

5 horas de luz manifestamente pouco de facto mas as algas aquando as condições adequadas para o seu crescimento até crescem ...

ah e tal a comida nao chega ao fundo ... a olho nú até pode ser que nao mas estás a inserir materia organica no teu aquario para algum lado terá que ir caso não seja beneficamente decomposta ou reirada pelas TPA's mesmo a que reside na coluna de água 😉

algo que talvez te ajude a visualizar o micro ambiente (sim micro 😄 ) que tentamos recriar num espaço limitado como um aquario independentemente do seu look estético, nós recriamos micro ambientes naturais quantas mais partes desse micro ambiente conseguires reproduzir melhor será a "saúde" desse teu e só teu micro ambiente, pensa sempre em todos os layers desse ambiente numa cadeia de fauna circular, introduzes o topo da tua cadeia alimentar ... os peixes ... teem que comer algo e acredita que nao conseguem comer tudo o que lá metes, depois tens os que morrem e ficam por lá deitados no fundo, folhas mortas etc ... adivinha lá quem se alimenta desta parte ... hummm material em decomposição, cenas mortas ... aulas de ciencias 😄 eram os necrofagos ... podemos nós colocar necrofagos nos nossos aquarios ??? sim os camaroes 😄 depois tens outros habitantes os fitófagos ou herbivoros que como o nome indica alimenta-se de "erva" e alguns das tuas alguinhas nem todas mas sempre ajudam a manter o substrato e vidros de alguns detritos... dito isto tens que olhar para o teu aquario como um ciclo fechado e tudo o que entra tem que ser processado 😄 

olha eu no meu tenho 2 Endler  8 ottos, 10 amanos e 3 caracois e já nem sei qtos neocaridinas Blues mas já passaram a centena ... e nunca botei um nico sequer de comida lolllllllll alguma coisa estão a comer 😉 .

essa da manutenção é que não dá o meu com a quantidade de plantada que lá está e sem fertilizar aguentou 2 semanas mas ja estava a arriscar ... a TPA semanal para algo que ainda nao está em modo de cruzeiro é fundamental e sagrada 😉 

mas tu fertilizas esse teu tanque ?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 50 minutos, Diogo.Sousa disse:

Em relação ao Seachem Excel (que por acaso acho que tenho em casa) humm o aplicar diretamente, neste caso faz sentido? Só porque tenho quase metade do substrato cheio daquele alguedo...

Acho que até podes aplicar na coluna de água, mas tens de ter consciência que vais ter trabalho pela frente porque como o @Carlos André vais ter de perceber o que está de errado por aí.

Mesmo como Excel vais ter muita alga morta que tirar e muita manutenção a fazer. Acho que há efectivamente uma grande carga biológia no teu aquário, até porque tens imensos Guppies (o que lhes vais fazer quando já não couberem no teu aquário? ahahha) e também tens muito solo a descoberto.

há 24 minutos, Carlos André disse:

e nunca botei um nico sequer de comida lolllllllll alguma coisa estão a comer 😉 .

Same here ahahah e reproduzem-se como "coelhos".

 

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

2 hours ago, Carlos André said:

e nunca botei um nico sequer de comida lolllllllll alguma coisa estão a comer 😉 .

Eu faço o mesmo. Tenho camarões e Otos, agora, e nunca os alimentei. É sinal que o alguedo está lá dentro. Mesmo que os peixes comam tudo o que lhes dás... essa comida não fica dentro deles, como deves imaginar 😉 .

O @Carlos André já te deu uma boa resposta, mas tens outras no meu tópico. Lê tudo e toma decisões conscientes. Com muita paciência. Tens pelo menos 2 ou 3 meses de trabalho pela frente, caso queiras mesmo manter esse aquário em boas condições.

2 hours ago, Sofia Correia said:

e também tens muito solo a descoberto.

Eu avisei-te!!! Precisas aí de uma planta de carpete que cubra esse substrato, caso contrário ele está sempre a verter nutrientes. E se não fazes TPA's, as algas devem adorar!

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Diogo Sousa 

Essas algas são sem duvida Black brush algas (BBA) dá uma olhada aqui,tens é que traduzir para Português,

http://www.theplantedtank.co.uk/algae.htm ,vai ser uma luta que com muita doze de paciência,e espera por resultados por duas ou três semanas,não queiras tudo para ontem,calma ajuda muito,e TPA,s também.

Boa sorte nesta guerra contra as malvadas.

Saudações 

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O meu conselho é simples: precisas de plantas de crescimento fácil e rápido... e muitas! E de uns camarões (O meu conselho são sempre os Red Cherries) e caracóis.

Plantas flutuantes também podem ajudar.

Tens um substrato altamente fértil com muito poucas plantas.

  • Gosto 1

Projetos antigos:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem mais uma vez muitissimo obrigado a todos!

É realmente um prazer depois de estar menos participativo, voltar e...ter este tratamento de excelencia e sentir esta ajuda toda!

E...lá vou ter de por mais plantinhas! 🙂 Vai mesmo ter de ser porque graças a vocês e ao ler vários artigos diferentes, todos indicação a colocação de plantas de crescimento fácil e rápido.

@JoseCarlosMarquespois disseste pois disseste, mas eu acho que por erro de principiante fui lá mais pela estética do que pelo equilibrio da coisa 🙂

@Alvaro Silva eu pelas fotos dá-me ideia que não são aquelas em particular mas o artigo é espectacular pela abrangencia que trás sobre o tema.

@João Cardoso (Kadoxu) Além da sugestão da fantástica @Sofia Correia, alguma sugestão de plantas? E...outra questão. Tinha ideia que os amanos eram mais "comilões" de algas que os cherries. Enganei-me?

 

Mais uma vez, muito obrigado a todos!

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

diogo kd quiseres posse te arranjar umas rotalas H'ra só estou a esperar um motivo para podar parte delas, depois daqui a uma semanita já tenho outra colheita de Rotala green mas sinceramente eu ia para umas flutuantes, tem acesso ilimitado a Co2 (nao sei se injectas) e absorvem nutrientes com alta eficiencia da coluna de água 😄 e como teem CO2 infinito a coisa cresce e multiplica-se a olhos vistos o CO2 é parte essencial para permitir que as plantas processem os seus nutrientes, podes ter a tua coluna de agua cheia de nutrientes se tiveres um deles em defeito lá se vai o crescimento das plantas 😞 nomeadamente o CO2, daqui que alguns métodos de fertilização optam por fertilizar em excesso (sem exageros) todos os ingredientes necessarios e depois resetas o sistema na TPA's para nao permitir a acumulação exponencial de nutrientes 😉 inconvenientes andas sempre a podar .... lolll e o teu aqua fica no ponto um tempo muito limitado tipo 3 ou 4 dias depois podas tudo e lá fica horrivel outra vez loll

eu ando a estudar um método mais lean para a minha nova montagem mas ainda ando a estudar tudo o que encontro sobre .... mas sempre com base em sais NPK, Ca e Mg .... mais lean significa crescimento mais lento logo menos podas logo mais tempo a apreciar o teu landscape

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se quiseres flutuantes, posso arranjar-te Salvinia. Foi a minha escolha. Comprei um pote e aquilo já multiplicou aí umas 4 vezes. Em algumas delas noto um apodrecimento de algumas folhas, mas deve ter haver com a sobredosagem de Excel que estou a fazer ao aquário, ou a proximidade das mesmas à luz (tenho que comprar uns suportes para ver se elevo a calha). Duas questões, no entanto... sendo uma planta relativamente pequena, a Salvinia não se dá muito bem em aquários com filtros de cascata (por causa da movimentação da água), mas é uma questão de experimentares... não perdes nada. Eu também estava com medo por ter Skimmer e até mais ver não tenho tido problemas. A segunda questão é que eu estou com uma praga de caracóis no aquário (devem ter vindo com alguma planta)... e são daqueles que se multiplicam muito rapidamente caso haja muita matéria orgânica em decomposição. Mal eles não fazem... até ajudam a limpar o tanque... mas ficas já avisado que podem passar do meu para o teu.

Plantas de crescimento rápido tens a Hygrophila Polysperma (já tive, e multiplica-se que é uma coisa maluca) e a Egeria Densa (esta nem precisa de substrato, segundo estudei. até serve de flutuante. pode ser uma boa opção se depois a quiseres retirar do aquário sem causar muita mossa, mas não é muito fácil de encontrar).

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.