FrontSlash Aqua P01


Diogo.Sousa

Recommended Posts

Olá a todos!

Hoje é finalmente o dia que quero partilhar convosco o resultado final do meu regresso a este hobby. E pensar que tudo isto se despoletou depois da minha sobrinha ter dado um Betta ao meu miudo de 2 anos!

No entanto, primeiro que tudo o que tenho mesmo de fazer, é dar um enorme agradecimento à ajuda, ao conhecimento e sobretudo à paciência de quem me foi ajudando a regressar a este mundinho fantástico.

Eu não posso deixar de referir estas pessoas que foram incansáveis e tão esclarecedoras nas minhas milhentas dúvidas:

E agora que estão feitos os agradecimentos, seguem as especificações do setup. Confesso que me deu enorme prazer montar tudo mas sei que tem falhas. Mas...é a minha primeira montagem. A próxima provavelmente será quando mudar de casa:

  • Data de Montagem: 31/01/2022
     
  • Aquário: Strideways Sado 45P (45x27x30 cm | 36L)
  • Iluminação: Twinstar Lighting 45B
  • Filtro: Seachem Tidal 35
  • Termostato: Eheim Thermocontrol E 75W
     
  • Substrato: ADA Amazonia Aqua Soil
  • Hardscape: Rochas que parecem Seiryu mas acho que não são
     
  • Flora:  Rotala rotundifolia; Staurogyne repens; Helanthium Tenellum Green (sim tenho ali um problema com as plantas mas tudo se resolve)
  • Fauna: Em principio serão 1 Betta macho e 3 Betta fêmeas

 

large.FSAP01_015.jpglarge.FSAP01_016.jpglarge.FSAP01_017.jpglarge.FSAP01_018.jpglarge.FSAP01_019.jpglarge.FSAP01_020.jpglarge.FSAP01_021.jpglarge.FSAP01_022.jpglarge.FSAP01_023.jpglarge.FSAP01_024.jpg

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ui... agora vão começar as criticas. Eheh.

Antes de mais deixa-me dar-te os parabéns. Não é fácil, nem barato, uma pessoa iniciar-se neste hobby. Tiveste muita coragem e julgo teres feito muitas decisões certas e equilibradas até chegares a este ponto. Tirando isso...

- Eu tinha posto menos substrato à frente e elevava-o um bocadinho atrás. Provavelmente a altura que está atrás até seria suficiente, mas à frente tirava-lhe um bom bocado, para ter um efeito de mais profundidade.

- Em relação às pedras... tinha "brincado" um bocadinho mais com elas para ver se conseguia um layout um bocadinho mais dinâmico. Julgo que é o George Farmer (procura no Youtube) que tem uma panca por construir iwagumis com 3 pedras... as pedras tu tens, mas julgo que te precipitaste a coloca-las no aquário. Podias ter pedido opiniões, rapaz!

- A escolha das plantas não está nada mal... qualquer uma delas é de fácil propagação e manutenção, e começas logo com três plantas com características de crescimento diferentes... bom para ganhares experiência.

- Aquele termostato parece um "monstro" dentro desse aquário. Não havia coisa mais pequena? Os chineses vendem uns de 50 watts a 5€, pequenitos... se fosse a ti pensava numa coisa dessas.

- Já agora, para disfarçar o filtro, colava um vinil preto no fundo. Mais uma compra no chinês!

Tirando isso tudo, que já não é pouco, desejo-te a melhor das sortes. Que as algas não tomem conta disso a ponto de te fazer desistir. Eheh.

Grande abraço!

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

@JoseCarlosMarques sempre sempre presente!

É verdade, eu era para ter brincado mais com as pedras mas sinceramente achei que ficavam tão bem, e pedi a opinião certificada lá em casa, da minha mulher e olhar acabou mesmo por ficar assim.

O termostato...é verdade 😞 é um monstro mesmo. Eu sem bem o que queria mas não há em Portugal, que são uns Cobalt que são suuuper interessantes:
NEW - Neo-Therm Pro Heater – Cobalt Aquatics

Em relação às plantas...não pensei que fosse tão dificil de as plantar! Até já suava!

Agora falta-me ainda comprar um power plug wifi para ligar e desligar a luz mas isso quero ver se trato durante a semana.

Agora...realmente essa do fundo preto é que fiquei...muuuito interessado porque não gosto de realmente de ver ali o filtro tão destacado! Tenho de ver se encontro exemplos disso.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

8 hours ago, Diogo.Sousa said:

pedi a opinião certificada lá em casa

Se o veredito foi esse, não se fala mais nisso. Quem manda, manda 😛 !

8 hours ago, Diogo.Sousa said:

são uns Cobalt que são suuuper interessante

E super caros também! Lembra-te que estás em Portugal... metade dos meses nem vais precisar usa-lo. Um dos chineses, como eu disse, serve perfeitamente!

8 hours ago, Diogo.Sousa said:

Em relação às plantas...não pensei que fosse tão dificil de as plantar! Até já suava!

Eheh. Não viste o último vídeo da Green Aqua? Eles ensinam uma técnica que torna a coisa mais fácil. Metes a planta com a pinça e seguras nela com o dedo da outra mão. É o que eu faço. Tinhas o solo molhado?

8 hours ago, Diogo.Sousa said:

Agora falta-me ainda comprar um power plug wifi para ligar e desligar a luz mas isso quero ver se trato durante a semana.

Wifi? Que chique. O meu é daqueles analógicos, dos chineses. Menos de 5€!

8 hours ago, Diogo.Sousa said:

Agora...realmente essa do fundo preto é que fiquei...muuuito interessado porque não gosto de realmente de ver ali o filtro tão destacado! Tenho de ver se encontro exemplos disso.

Existem montes de vídeos no Youtube que te ensinam como fazer. Eu até prefiro pintar o fundo com tinta acrílica... acho que o resultado fica mais perfeito... mas é mais permanente também, e caso queiras mudar de cor, mais tarde, a coisa torna-se complicada (tens que descascar a antiga). De qualquer maneira, o truque para colar o vinil é muito básico... molhar o fundo com água e um bocadito de sabão, colocar o vinil no sitio e depois ir tirando o excesso de água com um cartão de crédito antigo. Uma dica... eu disse-te para comprares o vinil no chinês, mas aquele vinil mais barato tem pouca cola, por vezes. Nota-se no vidro. Se puderes, compra numa loja de aquários. Não é caro isso, e tu nem de um metro precisas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

1 minute ago, Diogo.Sousa said:

Errr...realmente não tinha a terra molhada........

Pois... tens aí a tua resposta. Cada um tem as suas preferências, mas com a coisa molhada fica muito mais fácil!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Diogo, para reinicio, está muito bom!!

Só fazia uma coisa diferente de ti, mas só o fazia porque já tenho mais experiência. Cometi o mesmo erro que tu no inicio. Colocava rochas maiores e mais altas, para dar ilusão de grandeza. 

Agora é deixar crescer!!!!

 

Já sabes o que vais colocar aí dentro de fauna?

 

Logo-Glazed-Nature.png Segue-me no Instagram: @glazed.nature

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

🙂 esse erro que cometi vi logo assim que comecei a montar as rochas mas confesso que a vontade de ter o aquário pronto foi mais forte que eu.

Sim em relação à fauna vai ficar em principio super simples e ao mesmo tempo polemico.
Quero por 2x Corydora Pigmeu e agora a parte polémica...

Tenho já um Betta que me deram no Natal e está naquele "copo" horrivel. Acho que até o peixe percebe que tem uma casa nova à espera dele que está sempre a olhar para lá.
Mas voltando à parte "polémica". Quero juntar 3 fêmeas Betta. Ou seja a fauna seria 2x Corydora Pigmeu; 1x Betta Splendens Macho; 3x Betta Splendens Fêmea.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu não acho que as pedras sejam pequenas para o tamanho do aquário. Podiam ser maiores, sim... mas o problema é a orientação das mesmas. Em vez de teres pensado na vertical, pensaste na horizontal. Com as mesmas pedras julgo que poderias ter feito melhor... já te tinha dito isso. Mas se a patroa aprovou assim, é andar para a frente e não pensar mais nisso. Eheh.

Quanto à tua escolha de peixes, não vejo polémica nenhuma. Podes é ter que andar sempre a tirar e a por as fêmeas no aquário quando os alevinos nascerem. Ou arranjar maneira de as separar do macho nessa altura. Outra coisa que pode acontecer é teres a "sorte" de começar a criar Bettas... e depois o que fazes com eles?

  • Haha 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já foi tudo dito aqui! 

Nas fotos não dá para perceber o espaço em volta. Mas se for possível eu colocava o filtro de lado, assim já não o vias "dentro" do aquário e até ajudava a esconder o termóstato.

Em relação ao layout,  ainda não é tarde para fazeres alterações! Retira a agua toda,  junta mais as pedras criando uma ilha posicionando-as  ao alto mais para junto de um dos vidros laterais deixando o outro lado mais desafogado. Depois plantas as rotalas por detrás do monte, as staurogyne junto às rochas a fazer a transição para o tapete de tenellum. 

Não esquecer de empurrar o Amazónia para trás criando um desnível! À frente não precisas de mais de 2 dedos de substrato. 

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tendo em conta que tens um aquário com as mesmas dimensões dos dois desafios de aquascaping aquariofilia.net deixo aqui algumas sugestões para inspiração:

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tu és realmente...O MAIOR! 🙂

Tenho mesmo de voltar a agradecer-te por todos os conselhos sempre super mega "on point"!

Eu neste momento não vou poder mudar mais o aquário mas a verdade...é que este bichinho despertou vontade de fazer mais e melhor e, possivelmente também acontece com outras pessoas por aqui que é começarem logo a pensar no próximo projeto.

É o que estou a fazer. Este ano quero mudar de casa, e quero ver se monto um aquário com mais calma num futuro escritório e aí...aí espero que com a experiencia adquirida neste saia algo mais perfeitinho.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oh Diogo... isso de estares a pensar no próximo não quer dizer que este não possa ser bom, ou melhor. Se fosse a ti aproveitava as dicas que te foram dando durante esta semana e arranjava umas horas este fim-de-semana, enquanto as plantas ainda não estão enraizadas, para as por em prática. Mas é como se costuma dizer por aqui... o aquário é do seu dono... ele é que tem que gostar do que vê! E se a tua ideia nesta primeira montagem é ganhar experiência em ter um aquário, esse serve perfeitamente 🙂 .

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

large.FSAP01_026.jpglarge.FSAP01_027.jpgHello malta!

Precisava aqui só de uma ajuda para uma dúvida existencial....

Devo colocar mais àgua? Neste momento está ao nivel mm da saida do filtro...

 

Editado por Diogo.Sousa
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 44 minutos, Diogo.Sousa disse:

Devo colocar mais àgua? Neste momento está ao nivel mm da saida do filtro...

Um dedo do topo do vidro!!!😄

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu sei qual é o teu problema. Eu na altura não optei pelo tidal por causa disso. O dito "skimmer" está muito para baixo.

Mas está é a altura para fazer experiencias Diogo. Sobe a água. Se ficar à saida do filtro melhor, faz movimentar a agua

  • Gosto 1

Logo-Glazed-Nature.png Segue-me no Instagram: @glazed.nature

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.