O meu aquário


Dnandes

Recommended Posts

Boas tardes

Deixo aqui uma foto do meu aquário actual. Entretanto estou a namorar para passar para um de 200lt plantado

40534913_10217398255447540_4605690652104

 

1 - Nome do Aquário: BB (Base Bolo - LOOOOL)

2 - Data da montagem: Março 2018

3 - Dimensões do aquário: 40x40x30
3.1 - Volumes bruto e útil: Bruto: 48lt, Util aproximadamente 44

4 - Equipamentos Instalados
4.1 - Filtro: básico da trixie de 40lt/h
4.2 - Termostato: trixie de 25w
4.3 - Iluminação/Foto-período: T4 branca dos chineses
 
É um aquário bastante BASICO!
Cheguei a ter 10 Guppy, 6 Corydora Albinas, 2 Ancistros, Beta, 12 Neons cardinal.
Neste momento tem 1 Molly balão, 1 Senegalis, 1 corydora, 2 neons e 1 espada Laranja...
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem, 

há 10 horas, Dnandes disse:

Cheguei a ter 10 Guppy, 6 Corydora Albinas, 2 Ancistros, Beta, 12 Neons cardinal.
Neste momento tem 1 Molly balão, 1 Senegalis, 1 corydora, 2 neons e 1 espada Laranja...

44 litros para essa gente toda é pouco. Presumo tens perdido os peixes ao longo do tempo.

 

O conselho que te dou, e que a generalidade das pessoas neste grupo te vão dar, é que optes por utilizar os materiais mais naturais possíveis, ou seja, areia, pedras, troncos, plantas. Coisas em plástico e/ou pintadas são nocivas para os peixes ao longo do tempo.

 

há 10 horas, Dnandes disse:

4.1 - Filtro: básico da trixie de 40lt/h

O filtro é outro ponto que me parece que pode ser ajustado.

É aconselhável que um filtro debite pelo menos 5x mais a capacidade do aquário. Devias ter pelo menos um filtro que fizesse 200 l/h

 

O deve estar a acontecer é que não tens circulação suficiente nem espaço no filtro suficiente para alojar bactérias que te permitem converter rapidamente amonia. Acabas por ter picos de amonia e morte de peixes

Logo-Glazed-Nature.png Segue-me no Instagram: @glazed.nature

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tudo isso é verdade. 
agora estou a namorar um de 100x40x50 para ser plantado e que vai levar um Fluval 207 como filtro

esse aquário foi mesmo para quem estava a começar. No máximo tive uns 20/25 peixes em simultâneo no aquário 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 7 horas, Dnandes disse:

namorar um de 100x40x50 para ser plantado e que vai levar um Fluval 207 como filtro

O 207 parece-me ser curto para 200L! Eu apostava no 307 se quiseres manter na mesma marca e gama de filtros. Ao contrário do que alguns defendem,  que nos plantados não é necessário tanta filtragem porque as plantas ajudam consumindo os nitratos, a verdade é que por via do hardscape, muitas vezes cria obstáculos para a livre circulação em todo o aquário criando cantos com menos filtração que depois acabam por acumular detritos...

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já sei o porquê de me terem recomendado o 207 e não o 307. 
Inicialmente estava a ver aquário para 80x40x40 o que fazia com que fosse de 160lts. Segundo o rapaz da loja para um de 160lts o 207 que tem uma filtragem de 780lt/hr o que faz com que ande a rondar as 5x a capacidade do aquário 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 2 horas, Dnandes disse:

aquário para 80x40x40 o que fazia com que fosse de 160lts

Essas medidas dão 128L brutos!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 6 horas, Dnandes disse:

podes explicar os cálculos sff??

Multiplicas altura, comprimento e largura (em  cms). O resultado em litros obtens após dividir por mil.

há 13 horas, Dnandes disse:

Inicialmente estava a ver aquário para 80x40x40 o que fazia com que fosse de 160lts

80x40x40=128L 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 27/01/2022 at 18:15, Dnandes disse:

Tudo isso é verdade. 
agora estou a namorar um de 100x40x50 para ser plantado e que vai levar um Fluval 207 como filtro

esse aquário foi mesmo para quem estava a começar. No máximo tive uns 20/25 peixes em simultâneo no aquário 

Como foi referido, um Fluval 307 será o mais adequado para um aquário com 100x40x50. Mas, pesquisa e pensa bem na fauna que desejas manter, pensa na compatibilidade de espécies para o tipo de aquário que pretendes, em relação aos parâmetros químicos da água e também na compatibilidade entre espécies, não te precipites. Se é para evoluir, que evoluas com conhecimento de causa e muita ponderação. Obviamente, opta por decorações naturais. 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 hora, Tozé Nunes disse:

Multiplicas altura, comprimento e largura (em  cms). O resultado em litros obtens após dividir por mil.

80x40x40=128L 

LOL
Não me perguntes como fiz as contas para dar 160lts... calculadora marada! 😄 😄 😄 😄 😄 😄    

  • Haha 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 31 minutos, Alex Calvin disse:

Como foi referido, um Fluval 307 será o mais adequado para um aquário com 100x40x50. Mas, pesquisa e pensa bem na fauna que desejas manter, pensa na compatibilidade de espécies para o tipo de aquário que pretendes, em relação aos parâmetros químicos da água e também na compatibilidade entre espécies, não te precipites. Se é para evoluir, que evoluas com conhecimento de causa e muita ponderação. Obviamente, opta por decorações naturais. 

Segundo o que tenho pesquisado online e aqui o forum já tem dado uma ajuda BRUTAL e agradeço a todos pelos posts que foram sendo feitos.

Quanto a equipamentos o que tenho visto e recebi umas dicas de uma loja foram
Filtro Fluval 207/307
Termostato 150w Sicce
Substrato Advanced Soil
Prime
Stability
Twuinstar 90B

O que acham deste set?!

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 13 horas, Dnandes disse:

Segundo o que tenho pesquisado online e aqui o forum já tem dado uma ajuda BRUTAL e agradeço a todos pelos posts que foram sendo feitos.

Quanto a equipamentos o que tenho visto e recebi umas dicas de uma loja foram
Filtro Fluval 207/307
Termostato 150w Sicce
Substrato Advanced Soil
Prime
Stability
Twuinstar 90B

O que acham deste set?!

Boas Dnandes.

É assim, se optares pelo aquário 80x40x40, O Fluval 207 e o termostacto 150 watt servem. Mas, se optares pelo aquário 100X40X50, já te recomendo mesmo o Fluval 307 e um termostacto de 200 watt ou mais em particular se moras numa região fria ou se a sala onde está o aquário, não for climatizada. O Prime recomendo sempre a cada TPA, excelente producto, mas, o Stability não é propriamente necessário. Poderá ter utilidade no início da montagem do aquário para acelerar um pouco mais o ciclo do azoto, mas, terás que meter um pouco de comida dos peixes para gerar amónia e usar o producto durante 7 dias, conforme as instruções do producto (Podes ler sobre os productos no site da Seachem). A vantagem é que sempre podes inserir alguns peixes (poucos) antes do ciclo estar completo, visto que o Stability vai ligar amónia, nitritos e nitratos, mediante esse uso diário, de forma a que se torne seguro para os peixes, mas, terás que deixar completar o ciclo de qualquer forma. É um bom producto, mas, se tiveres mais paciência, poupas o dinheiro nesse producto e compras testes, por exemplo. Testes de gotas são bastante mais fiáveis que os de fitas, por isso não recomendo os de fitas. Com testes de Nh3/Nh4 , No2 e No3, podes ir acompanhando as fases do ciclo até teres a certeza que amónia e nitritos estão a 0 e podes controlar nitratos, que não convém que passem dos 10 ppm. São testes que podem dar sempre jeito caso venhas a ter algum problema com a fauna mais tarde, uma das primeiras coisas a analisar, é o estado da água. Mas, também podes retirar uma amostra da água do teu aquário e levar a uma loja de aquariofilia para que te analisem. São opções que te podem fazer poupar algum dinheiro. Se pensas num aquário plantado, tens que pensar no grau de exigência das plantas que pretendes. Se forem plantas bastante exigentes em termos de fertilização, Co2 e iluminação, já convém que tenhas um bom substracto fértil e Co2 pressurizado, mas, visto que plantados não é a minha especialidade, prefiro deixar essa parte para os mais entendidos. No entanto, posso já adiantar que em relação à série B da Twinstar, para plantados exigentes não é a melhor opção, a série B foi projectada para realçar as cores da fauna e flora, serve para plantas pouco exigentes, mas, para as mais exigentes, recomendo outra luminária, que, mais uma vez, prefiro deixar essa dica para os mais entendidos. De resto, vai com calma e sempre podes contar com a nossa ajuda. Felicidades no projecto.

  • Gosto 1
  • Obrigado(a) 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A ideia será evoluir gradualmente para um plantado e enqt não tenho conhecimento na área, usar plantas de baixa manutenção. 
Agora a minha esposa veio falar de que 100cm é muito grande. Renegociar para 80x50x50…

assim não chego a consenso 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 4 horas, Dnandes disse:

A ideia será evoluir gradualmente para um plantado e enqt não tenho conhecimento na área, usar plantas de baixa manutenção. 
Agora a minha esposa veio falar de que 100cm é muito grande. Renegociar para 80x50x50…

assim não chego a consenso 

Bom...

 Um aquário plantado, com plantas mais exigentes, vai-te custar mais caro o investimento. Podes ter um belo aquário plantado com plantas menos exigentes, como Anúbias, Microsoruns, Limnophilas sessiliflora, apenas alguns exemplos. Em relação ao tamanho do aquário, mais 20 cm de comprimento, não é nada assim de tão extraordinário, mas, enfim... Cabe-te a ti a capacidade de argumentação e negociação com a tua esposa acerca desse assunto, eu sei como é.  😄 Mas, quando chegarem a um consenso, podemos rever as opções, se for o caso.

 Entretanto, lavar a loiça, levá-la a jantar fora, oferecer-lhe uma prenda, etc, são alguns métodos que eventualmente podem levar as esposas a mudar de ideias. 😄 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 35 minutos, Alex Calvin disse:

Bom...

 Um aquário plantado, com plantas mais exigentes, vai-te custar mais caro o investimento. Podes ter um belo aquário plantado com plantas menos exigentes, como Anúbias, Microsoruns, Limnophilas sessiliflora, apenas alguns exemplos. Em relação ao tamanho do aquário, mais 20 cm de comprimento, não é nada assim de tão extraordinário, mas, enfim... Cabe-te a ti a capacidade de argumentação e negociação com a tua esposa acerca desse assunto, eu sei como é.  😄 Mas, quando chegarem a um consenso, podemos rever as opções, se for o caso.

 Entretanto, lavar a loiça, levá-la a jantar fora, oferecer-lhe uma prenda, etc, são alguns métodos que eventualmente podem levar as esposas a mudar de ideias. 😄 

🤣😂🤣😂🤣😂

Aqui acredita que isso não funciona!

Tanto não funciona que até mesmo quando foi para comprar a Mota foram 4 meses de argumentação e a levá-la a ver as motas e a sentar-se nelas para depois escolher uma que não tinha nada a ver com o estilo chopper que procurava… mas como tb era para ela andar… la fomos para a escolha intermédia

  • Haha 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 3 horas, JoseCarlosMarques disse:

Vila do Conde, Dnandes? Sou teu vizinho. Eheh. Pareces andar um bocado perdido com o que queres fazer... 

Vila do Conde nascido e criado.
Neste momento moro é em Vilar, perto da Shamir.

Quanto a estar perdido... tenho umas ideias do que pretendo fazer, mas preciso de ajuda para saber por onde começar...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Filtro a mais nunca poderás ter, portanto o 307 será a melhor escolha para qualquer das dimensões que mencionaste em cima. Se a tua ideia é criares um aquário mais modesto e ir transformando com o tempo num aquário plantado mais sofisticado, a minha opinião para ti seria ires comprando cada um dos componentes em separado, à medida que vás conseguindo, e quando tivesses tudo montavas um aquário mais sofisticado. Já sei que isso não vai acontecer, como é óbvio... quando o pessoal pensa comprar um aquário quer o aquário pronto para ontem, e depois acham que com o tempo vão comprando isto e mais isto e quando mais damos por isso temos um aquário de competição que se farta de ganhar prémios. Não vai acontecer! No máximo, fartas-te de gastar dinheiro no tanque e ele fica lá parado até os peixes todos morrerem e tu perceberes que aquilo só te está a ocupar lugar na sala.

Depois de lido isto, se queres mesmo avançar para ter um aquário, e já que moras em Vilar, seguro-te levares a tua esposa a uma loja que se chama Mundo Animal e que abriu há pouco tempo em Vilar do Pinheiro. Não é nada de especial, comparada com outras que já vi, mas já dá para ela se começar a apaixonar por uns peixitos. Algumas coisas eles até vendem a bons preços... principalmente os aquários. E se tiveres orçamento para isso, deixo-te a dica... compra vidro extra-claro. Demora mais tempo a chegar, e é mais caro, mas a longo prazo vais perceber a diferença.

Vou tentar ir passando por aqui para responder a algumas questões que vás colocando. Desejo-te a melhor das sortes.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 25 minutos, JoseCarlosMarques disse:

Filtro a mais nunca poderás ter, portanto o 307 será a melhor escolha para qualquer das dimensões que mencionaste em cima. Se a tua ideia é criares um aquário mais modesto e ir transformando com o tempo num aquário plantado mais sofisticado, a minha opinião para ti seria ires comprando cada um dos componentes em separado, à medida que vás conseguindo, e quando tivesses tudo montavas um aquário mais sofisticado. Já sei que isso não vai acontecer, como é óbvio... quando o pessoal pensa comprar um aquário quer o aquário pronto para ontem, e depois acham que com o tempo vão comprando isto e mais isto e quando mais damos por isso temos um aquário de competição que se farta de ganhar prémios. Não vai acontecer! No máximo, fartas-te de gastar dinheiro no tanque e ele fica lá parado até os peixes todos morrerem e tu perceberes que aquilo só te está a ocupar lugar na sala.

Depois de lido isto, se queres mesmo avançar para ter um aquário, e já que moras em Vilar, seguro-te levares a tua esposa a uma loja que se chama Mundo Animal e que abriu há pouco tempo em Vilar do Pinheiro. Não é nada de especial, comparada com outras que já vi, mas já dá para ela se começar a apaixonar por uns peixitos. Algumas coisas eles até vendem a bons preços... principalmente os aquários. E se tiveres orçamento para isso, deixo-te a dica... compra vidro extra-claro. Demora mais tempo a chegar, e é mais caro, mas a longo prazo vais perceber a diferença.

Vou tentar ir passando por aqui para responder a algumas questões que vás colocando. Desejo-te a melhor das sortes.

Eu já la passei e até gostei do que lá  vi. Contudo em termos de preços ainda não vi preços mais baixos com a qualidade do Paulo Vieira Aquários na Maia perto do fórum da Maia. 
Os aquários com móvel que vi lá  comparados com os da ProAquarium, deixam os últimos embora mais baratos um pouco a desejar. 
Cheguei inclusive a entrar em contacto com a Casa do Nemo em Mondego que faz os aquários por medida que no fim das contas o aquário fica mais caro uns 15/20€ (estou a falar apenas dos vidros e respectivas tampas)

O Pedro da Mundo Animal deu uma ajuda e umas dicas. Recomendou inclusive um filtro externo de 900l/h já com termostato incluído que no final fica mais caro do que o Fluval 307 + termostato 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

11 minutes ago, Dnandes said:

Eu já la passei e até gostei do que lá  vi. Contudo em termos de preços ainda não vi preços mais baixos com a qualidade do Paulo Vieira Aquários na Maia perto do fórum da Maia. 
Os aquários com móvel que vi lá  comparados com os da ProAquarium, deixam os últimos embora mais baratos um pouco a desejar. 
Cheguei inclusive a entrar em contacto com a Casa do Nemo em Mondego que faz os aquários por medida que no fim das contas o aquário fica mais caro uns 15/20€ (estou a falar apenas dos vidros e respectivas tampas)

O Pedro da Mundo Animal deu uma ajuda e umas dicas. Recomendou inclusive um filtro externo de 900l/h já com termostato incluído que no final fica mais caro do que o Fluval 307 + termostato 

Eu conheço essas lojas todas. Mas o atendimento paga-se, e não tens atendimento como o da Pro Aquarium. Também compro no Paulo Vieira... atenção... mas não é a mesma coisa. É uma loja mais "super-mercado", enquanto as outras são tipo loja de rua.

Esse filtro que falas com termostato era o que eu devia ter comprado logo no inicio, mas também fui para a Fluval. Agora arrependo-me. São os da Oase, e são um bocadinho caros, sim. Mas não há mais prático, no mercado. E o facto de não teres o termostato dentro do tanque é uma mais valia do caraças...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 19 minutos, JoseCarlosMarques disse:

Eu conheço essas lojas todas. Mas o atendimento paga-se, e não tens atendimento como o da Pro Aquarium. Também compro no Paulo Vieira... atenção... mas não é a mesma coisa. É uma loja mais "super-mercado", enquanto as outras são tipo loja de rua.

Esse filtro que falas com termostato era o que eu devia ter comprado logo no inicio, mas também fui para a Fluval. Agora arrependo-me. São os da Oase, e são um bocadinho caros, sim. Mas não há mais prático, no mercado. E o facto de não teres o termostato dentro do tanque é uma mais valia do caraças...

Ficas com mais espaço livre no aquário. Acaba por ser menos um cabo lá para dentro

o Pedro falou-me de um e na ProAquarium falaram-me dos OASE. Até pode saber muito quem me atendeu mas não sei… achei que ao se guiava pelo site e pouco mais. Para me guiar pelo site posso fazer em casa e não tinha lá ido. 
Na ProAquarium só não gostei foi das portas dos móveis. Achei os móveis mais fraquitos do que os do Vieira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

9 hours ago, Dnandes said:

Ficas com mais espaço livre no aquário. Acaba por ser menos um cabo lá para dentro

Isso para mim é uma grande vantagem!

 

9 hours ago, Dnandes said:

Na ProAquarium só não gostei foi das portas dos móveis.

Como cá em casa sou eu que os faço... essa questão não se coloca. Eheh.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 14 minutos, JoseCarlosMarques disse:

Isso para mim é uma grande vantagem!

 

Como cá em casa sou eu que os faço... essa questão não se coloca. Eheh.

Es tu que fazes os móveis!?

Vi uns porreiros em alumínio na AquaOrinoco em Oliveira de Azeméis mas nem valores falaram

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.