Criação de Betta antuta "Full Mask"


José Pedro

Recommended Posts

Os meus Betta antuta Full mask, resolveram criar, faz hoje 14 dias, ou seja no dia 10 de Janeiro.

O macho há 14 dias qque traz as crias na boca. Tratando-se da minha primeira postura de antutass, parti do pressuposto (mal) que o tempo de incubação dos antuta seria semelhante aos dos outros incubadores bocais que tenho, como os patoti e os albimarginata, que normalmente ao fim de 10 a 12 dias, nascem os alevins.

Ora ao 10º dia da postura, resolvi apanhar o macho e po-lo separado numa caixa para ver se ele largava as crias, pensando eu que já estariam desenvolvidas e prontas a sair da boca do pai.

Normalmente, assim que trocamos o pai para outro recipiente, o "stress" da mudança, faz com que eles larguem os alevins, ou então no pior dos casos, que os engulam.

Ao fim de 10 minutos na caixa, nada de alevins. Resolvi pegar no peixe e fazer o que normalmente se faz nos cicilideos africanos e tirar eu os alevins.

Tarefa nada fácil e que eu não recomendo a ninguém.

Nada de alevins.

Dei conta de terem saido 4, mas ainda tinham um saco vitelino, muito grande, logo não estavam minimamente prontos para serem libertados pelo pai. 

Voltei a soltar o pai no aquário (e sim, não engoliu a restante postura e continua a cuidar deles) e resolvi eu tratar destes 4 alevins, se funciona com ciclideos africanos, porque não funcionaria com os bettas?

Ora bem, arranjei um grasco, uma bomba de ar, mangueira e uma torneira e vai de montar a coisa o mais simpes possível.

large.1270079546_IMG_20220123_1138151.jpg

Vai borbulhando, para haja algum movimento na água e não crie fungos.

Dos 4 que tirei, apenas 3 ainda continuam vivos.

Tenho acompanhado a evolução deles e deixo-vos aqui algumas fotos de como estão, hoje no 14º dia de incubação.

Creio que os que estejam na boca do pai, apresentem o mesmo desenvolvimento destes.

large.1610559876_IMG_20220123_1140241.jpg 

 

Prometo ir atualizando isto.

 

Dia 15.

O saco vitelino está menor e os alevins estão cada vez mais ativos. Mexem-se mais, mas ainda não nadam.

large.1222268558_antutas15dias.jpg

  • Gosto 1

Caudatas do it better.
banner.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

28/01 - 19º dia da incubação

fui alimentar os peixes e reparei que o macho estava bem mais ativo e na frente do aquário. Alimentei a fêmea e para meu espanto ele veio roubar a comida à fêmea, portanto das 2, uma. Ou libertou os alevins dentro do aquário e é impossível no momento encontrar os alevins lá dentro. Tendo em conta que é a primeira "boca" do macho, não me estranha que não tenha conseguido levar a postura até ao fim. Acontece.

Entretanto dos 4 alevins que tenho vindo a criar fora do pai, perdi mais um e já só tenho 2, que lá se vão aguentando.

Vamos ver.

Caudatas do it better.
banner.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais