1º Aquário


KoD

Recommended Posts

Setup

1 - Nome do Aquário

Primeiro - 2º edição

2 - Data da montagem

21/01/2022

3 - Dimensões do aquário
52x26x32cm


4 - Equipamentos Instalados
Filtro

Eheim Liberty 75

 

Termostato

Eheim Thermopreset 50W

 

Iluminação/Foto-período

Twinstar Light 45B


Sistema de CO2

Não tem


5 - Substratos & decorações
Substrato fértil

Tropica Plant Growth Substrato

Areão

Areão Preto


Decorações (pedras, troncos, etc)

Raiz e algumas pedras



7 - Fauna
4 Neetroplus Nematopus

1 Ancistrus sp


8 - Plantas

Anúbia nana

Anúbia

Valisneria nana

 

10 - Fotos

0xP7mNp.jpg

 

Boa tarde, começo por mostrar o pequeno aquário que tenho e por falta de conhecimento fiz tudo errado e só depois de ter o aquário e os peixes é que comecei a ler e fazer perguntas. O bom Português só lê o manual depois.

Os miúdos andavam a "chatear" que queriam o aquário e comentei com uns colegas no trabalho e um disse que tinha um aquário em casa que também tinha passado pelo mesmo e acabou por guardar o aquário na arrecadação. Deu-me o aquário e com tudo o que tinha la dentro e um outro amigo deu-me os peixes. Cheguei a casa lavei tudo o melhor que consegui no terraço enchi com água da torneira e claro, meti os peixes la dentro com a agua do garrafão onde vinham e só depois é que comecei a pesquisar e ler sobre ter um aquário e comecei a ter noção dos erros que cometi e depois passei numa loja da especialidade para ter confirmação que muitos erros foram cometidos, nem sabia que peixes é que tinha muito menos as características deles, mas aos poucos fui controlando a coisa e fiz analises a água nessa loja e tudo estava minimamente ok. Temperatura da agua entre 19º e 21º nesta semana de muito frio, apenas uso a Lareira para aquecer a casa. Entretanto soube que os 4 peixes que tenho são Neetroplus Nematopus e são resistentes aos erros que cometi. Comprei um filtro novo e tem trabalhado 24h durante esta semana, coisa que também não sabia. Amanha vou fazer a 1ª TPA.

Cheguei a este fórum e dele, e não só, fui absorvendo informação e esclarecendo dúvidas e criando outras dúvidas ainda e aos poucos vou aumentando o quase nulo conhecimento que tenho sobre aquariofilia.

Ideias tenho muitas, espaço nem por isso. Sei que com os peixes que tenho e o tamanho do aquário não posso inventar muito, claro que os miúdos queriam peixes mais vistosos, mas disse que estes eram Predadores e que iriam comer os outros todos,  passaram a gostar destes e são muito energéticos dentro do aquário, sempre em movimento e não sei se são todos machos e/ou fêmeas, o que sei é que um é maior (e domina o interior do coco) que os outros 3 e que invertem a cor quando estão prontos para a maternidade.

Gostava de criar um, não como se diz, ambiente mais natural para eles, mas como já os tenho dentro do aquário vou estar a mexer novamente em algo que ainda está muito recente.

E, obrigado pelas vossas dicas e críticas.

Editado por KoD
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá KoD!

Bem vindo ao forum e a este hobbie.

Em primeiro lugar, de louvar a tua preocupação em saber mais e principalmente no facto de reconheceres que muitas coisas estão erradas. Não te sintas muito mal por isso, acho que 80% da população começa assim.

Como já reparaste, aqui no fórum tens uma imensidão de informação para explorares e aprenderes.

Relativamente à fauna em específico, não conheço.

 

Indo por partes:

Relativamente ao ambiente natural, podes retirar tudo o que é plástico e fazer a adição de alguns troncos e plantas de baixa manutenção.

Outro ponto importante que falta aí é iluminação. Deverias ter alguma, com um foto período de 6 a 8 horas.

 

Depois assimilares isto, vamos falando de mais alguns pontos que podem ser alterados 🙂

Logo-Glazed-Nature.png Segue-me no Instagram: @glazed.nature

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 44 minutos, JoãogaFernandes disse:

Outro ponto importante que falta aí é iluminação. Deverias ter alguma, com um foto período de 6 a 8 horas.

A iluminação que tenho é a do dia. Tenho a minha mulher em teletrabalho e está sempre os estores para cima.

Não tenho ideia de que tipo de luz meter. A tampa do aquário tem no meio um vidro que suponho que existiria aqui uma luz, mas que se perdeu. É um aquário da AquaPor

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 5 horas, KoD disse:

A iluminação que tenho é a do dia. Tenho a minha mulher em teletrabalho e está sempre os estores para cima.

Não tenho ideia de que tipo de luz meter. A tampa do aquário tem no meio um vidro que suponho que existiria aqui uma luz, mas que se perdeu. É um aquário da AquaPor

Qualquer calha de led serve. Se colocares plantas, já não é bem assim!
Dá luz do sol diretamente no aquario?

Logo-Glazed-Nature.png Segue-me no Instagram: @glazed.nature

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não, não dá sol direto na sala.

Em relação as plantas, tem de ser umas plantas resistentes por causa dos peixes. 

Entretanto vou fazer fazer umas alterações no aquário. Mudei os peixes para outro aquário, com a mesma agua. 
Espero não cometer mais erros a corrigir os primeiros erros, mas, não me sinto confortável deixar o tempo passar e não começar a organizar o aquário melhor. Já tirei tudo o que plástico. 

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Fiz algumas alterações como já tinha mencionado.

Retirei os peixes e usei a mesma água para outro aquário. Neste aquário adicionei o substrato fértil e depois por cima dele o areão preto, adicionei uma raiz que foi fervida, entretanto ja está dentro do aquario continua debaixo de agua a ver se se mantem no fundo ou terei de a prender a uma pedra. Noto que água está ligeiramente  mais "escura" por causa do tronco, mas fraquinho. penso que com uma TPA resolvo a coisa. Sábado levo a agua para analise.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 24/01/2022 at 11:29, KoD disse:

Fiz algumas alterações como já tinha mencionado.

Retirei os peixes e usei a mesma água para outro aquário. Neste aquário adicionei o substrato fértil e depois por cima dele o areão preto, adicionei uma raiz que foi fervida, entretanto ja está dentro do aquario continua debaixo de agua a ver se se mantem no fundo ou terei de a prender a uma pedra. Noto que água está ligeiramente  mais "escura" por causa do tronco, mas fraquinho. penso que com uma TPA resolvo a coisa. Sábado levo a agua para analise.

São taninos. Nada prejudiciais aos peixes, antes pelo contrário!

Mas com tpa acabam por desaparecer.

Relativamente a plantas, alguma duvida?

Logo-Glazed-Nature.png Segue-me no Instagram: @glazed.nature

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa tarde,

Sim, li que sim, dá um ar mais a rio, em relação as plantas ainda não sei quais pôr, nem o nome delas, mas tem de ser resistentes por causa dos peixes. Já visualizei algumas nos vários aquários que o pessoal vai pondo.

Obrigado.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia,

 

Ontem levei a agua para analise e estava tudo ok e tive "permissão" para introduzir os peixes no aquário e comprei uma luz 

Deixo aqui uma foto de quando meti o substrato fértil por baixo e por cima levou uma camada grossa de areão preto. A pedra iria servir de apoio a raiz que tinha, mas, ela não queria ficar no fundo, tive de arranjar outra maneira.

tj86RUI.jpg

Cortei a raiz de maneira a fazer uma base e com o berbequim fiz um furo para dar a voltar com uma presilha. Como por baixo tenho o substrato fértil, não afundei mais pedra, depois disfarço com umas plantas a frente.

V749NiJ.jpg

mlpe8Gv.jpg

Depois de ter estado assim vários dias, como ja disse, ontem fui levar a agua para testar e o resultado estava bom e com a luz, ja introduzi os peixes la dentro.

uCU6DJP.jpg

AdtkFQf.jpg

BLMBxQ5.jpg

ZHwvUIu.jpg

Agora falta dar cor com as plantas, fazendo a introdução aos bocados e vendo como os peixes reagem as plantas, se vão dar cabo delas ou não.

Passado um bocado já andavam a tratar das pedras

 

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...

Boa tarde. Deixo umas fotos mais atualizadas.

Adicionei algumas Anubias e umas pedras com uns buracos para eles se esconderem e tem resultado bem, enquanto o "maior" vai escavando e espalhado pedras por todo o lado.

0xP7mNp.jpg

7YfHkDz.jpgIISHChx.jpgczRP41F.jpg

  • Gosto 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ando a amadurecer essa ideia do filtro, mas tenho tampa, apesar de ter um buraco que consigo tirar o termostato sem abrir a tampa. Também já pensei em tirar a tampa e meter uma tampa ja com os cortes feitos para várias opções.

Em relação as plantas, os peixes dão cabo delas... as vezes vou dar com uma anubia a boiar, eles arrancam tudo e algumas estão presas com linha de costura.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

h8dc6xs.jpg

Já tinha ponderado cortar um bocado do vidro e do plástico e depois fazer um reforço onde começa o vidro, para abrir e fechar a tampa sem problema e deixando aquela área amarela aberta para então meter um filtro externo.

Passando o termostato para o lado inverso.

 

Obrigado pelos coméntarios.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Ontem andei no corte e cose... Mas acho que ainda não está completamente concluído porque os filtros de mochila tem um largura superior aos 11,5cm que tenho, talvez ainda tenho de cortar mais um bocado.

Iz37qLs.jpgfamYibj.jpgqjMw7je.jpgycl2uZj.jpg

Hoje a tarde vou ver se corto o vidro para ficar com um comprimento de 40cm e introduzir novamente no lugar dele. Ficando com a abertura de 11,5x8,5cm

E pesquisar mais um bocado sobre os filtros, mas, assim rapidamente, pelas medidas encontro o EHEIM LiBERTY 75

Alguém com mais e melhor conhecimento sobre estes filtros, agradecia comentarios.

Obrigado.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia,

 

Vidro cortado e filtro já no sitio, tenho de me habituar ao zumbido do trabalhar do filtro. Ainda vou pôr um bocado de neoprene no apoio do filtro.

6LtW8BX.jpg

xHc0lAi.jpg

iTdIym4.jpg

Vou deixar uns dias os 2 filtros a trabalhar em conjunto e depois tiro o interno.

Obrigado.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muito melhor! 🙂

Eu escapou-me qual o filtro que ias comprar mas graças ao grande Tozé Nunes eu adquiri um Seachem Tidal que se fores ver reviews, alem da qualidade, deve ser o filtro hang-on que faz menos barulho no mercado.

Tenho-o na sala e ao principio até ia ao pé do aquário porque pensava que estava desligado!

Seja como for, está muito bom! 🙂

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado.

Eu também vi o Tidal 35 mas como tem uma largura de 15.25cm e eu como tinha o espaço de 11,5cm, o Liberty 75 tem 10,5cm foi o escolhido.

Obrigado pelo comentário.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...
  • 2 semanas depois...

Bom dia,

 

Tenho uma questão, sem me puderem ajudar, agradeço desde já.

Quando tinha o Sera fil 60 notava que havia áreas na superfície da água que tinha aquelas machas que pareciam gordura, mesmo tendo o tubo a fazer a movimentação da agua. Quando meti o Eheim Liberty 75, a saída da agua ficava um bocado a baixo da linha de água, havia movimentação mas notei o mesmo e ia retirando com um bocado de papel absorvente. Entretanto elevei o filtro para fazer o efeito cascata e está assim há 1 semana e desapareceu isso, tenho a superfície limpinha.

Noto agora que tenho mais bolhinhas dentro do aquário e com a luz parece que há um nevoeiro não muito visível. 

Deixo um vídeo para tentar demonstrar.

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O aquário é recente... essa falta de limpidez na água pode dever-se a isso. Há produtos que podes usar para resolver o "problema", como carvão activo dentro do filtro (temporariamente... não convém que o faças por mais que duas semanas), ou o Seachem Clarity. São químicos... logo estarão apenas a "esconder" a origem da água turva. Se fosse eu, apostava em mais mudanças de água. Se o fazes uma vez por semana, passava a duas. E se usas água da torneira, que imagino que seja o caso, usar um condicionador a cada mudança.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais


Obrigado pela ajuda.

Faço TPA 1x por semana, tiro 12 litros de água e adiciono 12 litros que tiro previamente uns 2/3 dias antes e ficam em 2 garrafões sem a tampa.

Entretanto  recebi os testes da JBL em tiras e este foi o resultado.

FztLg5m.png
 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 20 minutos, Diogo.Sousa disse:

Aii...que inveja desses nitratos! 🙂

Já agora curiosidade minha mas qual é a app?

É a JBL Proscan… comecei a usar agora.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.