Aquário 180L - Ajuda com fauna


Ana Bernardo

Recommended Posts

 Boas,

Montei recentemente um aquário com as seguintes características:

Dimensão: 100cx40Lx45A

Filtro: Eheim experience 350

Termóstato: Eheim 150w

Substracto fertil: JBL flora Aqua basis plus

Substrato inerte: JBL Volcano mineral e Tropica aquasoil 

Decoração: vários troncos e dragon stone 

Parâmetros:

o aquário ainda se encontra a cíclar, sendo os parâmetros mais pertinentes para a minha dúvida da fauna:

ph: 6.8

KH: 4

GH: 3

Quanto á fauna é que tenho algumas dúvidas. Pensei em escalares mas pelo que tenho lido parece-me que os 45 altura podem ser curtos. Confirma-se?

Quanto a ramirezi será que terei algum problema em “escavarem” no substracto ? Como tenho o fértil tenho algum receio. 
 

Ainda pensei em sonhar mais alto mas pareceu-me que tendo em conta a altura e profundidade do aquário também não daria para Discus. 
Se me puderem dar uns conselhos agradecia muito.

Obrigada

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Ana Bernardo 

Pois é,para peixes Escalares não dá,e muito menos para Discos,mas sempre podes ir para peixes de cardume,com 180 litros podes sempre escolher peixes de porte pequeno em adultos,peixes de cardume que fica muito bonito,cardumes de 6 a 8 ou mais dependendo to tamanho que eles atingem em adultos,faz uma pesquisa sobre peixes de cardume,tens em tetras muitos por onde optares.

Saudações 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

5 minutes ago, Alvaro Silva said:

Boas Ana Bernardo 

Pois é,para peixes Escalares não dá,e muito menos para Discos,mas sempre podes ir para peixes de cardume,com 180 litros podes sempre escolher peixes de porte pequeno em adultos,peixes de cardume que fica muito bonito,cardumes de 6 a 8 ou mais dependendo to tamanho que eles atingem em adultos,faz uma pesquisa sobre peixes de cardume,tens em tetras muitos por onde optares.

Saudações 

Obrigada Álvaro pela ajuda. Pois, realmente parece-me curto. No entanto, quanto aos rams, sabe dizer-me se teria algum problema referente a ter substrato fértil?

Mais uma vez obrigada. 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Ana

Não te posso dizer nada sobre os rams,isto porque nunca os tive,não sei como eles reagem.

Agora se eles tem por habito cavar o solo pois é um problema porque vai fazer com que o substrato fértil suba para a superfície.

Espera que alguém com experiência em rams te diga alguma coisa.

Saudações 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Ana. Concordo com o que o Álvaro disse. Quanto a Ramirezis apenas poderá haver problemas na altura da postura, isto é, da experiência que tenho a fêmea costuma “cavar um ninho” no substrato onde irá colocar os ovos, eventualmente na tua situação poderá ser um obstáculo uma vez que tens substrato fértil na tua montagem.

Editado por Guilhas_86
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Ana, tenho um par de Escalares em um 90x45x45 sem problemas.

Também tenho um par de GBR com substrato trópica e eles deixam os ovos em uma pedra lisa que tenho no aquário, não escavam o substrato.

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

2 minutes ago, Alex Ppasdasd said:

Olá Ana, tenho um par de Escalares em um 90x45x45 sem problemas.

Também tenho um par de GBR com substrato trópica e eles deixam os ovos em uma pedra lisa que tenho no aquário, não escavam o substrato.

Cumprimentos

Muito obrigada pelo teu feedback. Pedras é realmente o que não falta no meu aquário, talvez me aventure num par de GBR esperando que se portem bem 😄

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O aquário está neste momento a ciclar mas a ideia quando acabar é primeiro começar a colocar outras espécies, ver como corre e como se desenrolam os parâmetros e só depois, já bem maturado, colocar os GBR. 
 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

 

On 17/01/2022 at 14:50, Alex Ppasdasd disse:

tenho um par de Escalares em um 90x45x45 sem problemas.

Em juvenis não há efetivamente qualquer problema, no entanto com o desenvolvimento até à idade adulta irão tornar-se mais agressivos, isto por se tratar de uma espécie bastante territorial. Num aquário supostamente pequeno e mais vocacionado a ser um comunitário com espécies mais pequenas, é completamente desaconselhado a manter peixes como os escalares. 

Ana, os ramirezis, são ciclideos de pequeno porte, irão escavar sim mas desde que tenha uma camada de inerte alta o suficiente não haverá problema. Se houver um ponto de areia semi-escondida então será melhor ainda. Caso tenha plantas de tapete, deixe enraizar bem as plantas e só depois coloque os ramirezis no aquário. 

Mais uma vez reforço a ideia de que um aquário dessas dimensões não é todo aconselhado para espécies como escalares ou discus. 

 

Cumprimentos, Ismael Figueira

Projectos correntes - FenrirSkogen / Laurento

Projectos terminados - Ephemeris / Wind Of Change / Woods Stream / Little Nature / Rainforest Reborn - video / Primeiro plantado 300L 'rainforest' - video

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 9 horas, ismael_figueira disse:

 

 

Em juvenis não há efetivamente qualquer problema, no entanto com o desenvolvimento até à idade adulta irão tornar-se mais agressivos, isto por se tratar de uma espécie bastante territorial. Num aquário supostamente pequeno e mais vocacionado a ser um comunitário com espécies mais pequenas, é completamente desaconselhado a manter peixes como os escalares. 

Ana, os ramirezis, são ciclideos de pequeno porte, irão escavar sim mas desde que tenha uma camada de inerte alta o suficiente não haverá problema. Se houver um ponto de areia semi-escondida então será melhor ainda. Caso tenha plantas de tapete, deixe enraizar bem as plantas e só depois coloque os ramirezis no aquário. 

Mais uma vez reforço a ideia de que um aquário dessas dimensões não é todo aconselhado para espécies como escalares ou discus. 

 

Quando disse que tinha um par, queria dizer que são efectivamente macho e fêmea, já adultos e com desovas.

Discordo com o que dizes mas afinal cada um tem a sua opinião.

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Ana. Eu não colocava o JBL aqua basis plus, o da Tropica serve perfeitamente para as plantas! 

Em relação à escolha da fauna, como já foi dito pelo Álvaro e pelo Ismael, não aconselho escalares! São lindíssimos mas quando metem uma postura tornam-se extremamente agressivos contra os restantes companheiros! Como suspeito que vais para um plantado, vais precisar de ajuda de camarões e esses vão ser comida gourmet para os escalares e para os ramirezis num aquário novo! Opta antes por um cardume de tetras em complemento de uma boa equipa de "limpeza" vais ver que não te arrependes! 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 1/19/2022 at 10:20 PM, Tozé Nunes said:

Olá Ana. Eu não colocava o JBL aqua basis plus, o da Tropica serve perfeitamente para as plantas! 

Em relação à escolha da fauna, como já foi dito pelo Álvaro e pelo Ismael, não aconselho escalares! São lindíssimos mas quando metem uma postura tornam-se extremamente agressivos contra os restantes companheiros! Como suspeito que vais para um plantado, vais precisar de ajuda de camarões e esses vão ser comida gourmet para os escalares e para os ramirezis num aquário novo! Opta antes por um cardume de tetras em complemento de uma boa equipa de "limpeza" vais ver que não te arrependes! 

Infelizmente quando coloquei este post já tinha o aquário montado, logo usei mesmo o fértil. 
Vou mesmo colocar de parte a ideia dos escalares. Quando aos ramizeris será mesmo apenas para pensar no futuro. 
Andei a ver camarões ( além do Amano claro) e estou a pensar em comprar uns crystal red e seria uma pena vê-los virar item no menu de outro peixe. 
Quanto aos tetra não poderia concordar mais contigo, aliás está na lista de futuras compras uns tetra amber 😁

Obrigada pelas dicas

Editado por Ana Bernardo
  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 2 horas, Ana Bernardo disse:

Infelizmente quando coloquei este post já tinha o aquário montado, logo usei mesmo o fértil. 

Mal não faz! Só tem cuidado para se precisares de  mexer no hardscape ou na plantação em não remexer na camada do aquabasis e entrar em contacto directo com a coluna de agua pois pode provocar um boom de algas. Essa é a única desvantagem!

Há fotos do aquário?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

1 hour ago, Tozé Nunes said:

Mal não faz! Só tem cuidado para se precisares de  mexer no hardscape ou na plantação em não remexer na camada do aquabasis e entrar em contacto directo com a coluna de agua pois pode provocar um boom de algas. Essa é a única desvantagem!

Há fotos do aquário?

Aqui está 🙂 Sei bem que o outflow deveria estar de lado mas com as tampas ainda não consegui arranjar forma de conseguir fazer isso (principalmente porque terei de serrar a flauta)

Opiniões são sempre bem vindas

large.2064725692_ImagefromiOS(1).jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 43 minutos, Ana Bernardo disse:

Sei bem que o outflow deveria estar de lado mas com as tampas ainda não consegui arranjar forma de conseguir fazer isso (principalmente porque terei de serrar a flauta)

A ver se resolves isso. De momento o canto direito tem menos circulação de agua que o canto oposto. O termostato não pode ficar na vertical e num dos cantos traseiros?

Pela foto fico com a ideia que tens pouca altura de substrato atrás. Quantos litros de

On 16/01/2022 at 20:22, Ana Bernardo disse:

Substracto fertil: JBL flora Aqua basis plus

Substrato inerte: JBL Volcano mineral e Tropica aquasoil 

usaste na montagem?

Eu aconselhava colocares mais um saco de 9L de Tropica Aquasoil para isolar melhor do JBL aquabasis e para criar um desnível maior entre a parte de trás e a frente do aquário. E adicionava mais uns troncos red moor e umas dragon stone para preencher mais o espaço. As anúbias colocava mais em baixo na transposição das pedras para a base dos troncos para disfarçar mais a ligação entre eles. As echinodorus? que estão no meio deviam estar num canto por detrás dos troncos, onde estão devido à sua folha grande chamam demasiado a atenção. As plantas vermelhas que estão no canto esquerdo eu colocava aos 2/3 como ponto focal, mais ao menos onde o termostato está.

Ainda está a ciclar o aquário, certo? É a altura certa para fazeres as mudanças enquanto não tens fauna! Mas se fores fazer alguma das sugestões que fiz, faz o seguinte primeiro. Desliga filtro e termostato.  Retira um bom bocado de agua para um balde novo (sem ter sido usado com detergentes!) e coloca lá os vivos (neritina pulligera?). Depois reserva o máximo de agua que consigas para uns garrafões de agua vazios e deita fora a restante agua antes de acrescentar mais substrato ou mudar as plantas. Depois voltas a repor a agua que reservaste antes e adiciona agua nova até preencher. Liga novamente os equipamentos e quando a temperatura estiver acima dos 22 graus colocas novamente os vivos.

Isto é muito trabalho, eu sei 🙂 mas seria a minha sugestão.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.