Dúvidas de principiante após 10 anos longe da aquariofilia


Diogo.Sousa

Recommended Posts

Assim, sim...vale apena!!!!

Bom material, tem tudo para correr bem.

Vai deixando novidades

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Deixa ver se percebi bem... compraste um aquário de 35L e queres lá pôr um betta macho com 3 fêmeas?! 

O nosso caríssimo @José Pedro provávelmente é a pessoa mais indicada para te elucidar nessa "experiência", mas deixo aqui já também a minha opinião.

A minha experiência diz-me que só com fêmeas é difícil (mesmo num aquário com o dobro do tamanho desse), pôr um macho à mistura sem ter experiência é só cruel.

Para uma experiência dessas ter a mínima hipótese de resultar é preciso:

  1. um aquário bem maior
    • Para um aquário de bettas fêmea é aconselhado no mínimo dos mínimos 60L (eu ainda assim acho pouco). Com um betta macho à mistura, eu nunca iria tentar isso num aquário com menos de 80-100L
  2. um maior número de fêmeas
    • Um mínimo de 6 para dispersar a agressividade
  3. saber como organizar o interior do aquário para criar vários locais onde os peixes possam estabelecer territórios e esconderijos no caso de haver guerra...
  4. sorte... muita sorte.
  • Triste 1

Projetos antigos:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eheh. Deixa-te ficar pelo Macho, rapaz. E monta outro aquário para uma fêmea. Nos entretanto pesquisa espécies de peixes que possam ser colocados num aquário com Bettas. Podes procriar na mesma e não corres riscos. É que se a coisa corre mal, tens que arranjar um aquário à pressa e a coisa pode não correr nada bem.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 41 minutos, Diogo.Sousa disse:

Bem que eu disse que este tema dos Bettas é....problemático...

A quantidade de opiniões diversas sobre isto é impressionante.

Acho que não percebeste a mensagem... eu acho que é possível, sim, mas nas condições que estás a tentar criar para isso a probabilidade de sucesso e de manter os pexes saudáveis a longo prazo é mínima. É uma mera avaliação de risco para o bem estar dos animais. Se tivesses condições que eu achasse que ias ter um mínimo aceitável de hipóteses de isso dar certo, eu era o primeiro a dizer-te para ires com isso para a frente.

O que tu queres é possível? Claro que sim! Há vários vídeos pela internet fora que mostram que é possível até ter vários machos no mesmo aquário (desde que sejam criados em certas condições, em que os machos sejam todos da mesma ninhada e nunca tenham sido separados mais do que uns minutos, etc), mas há certas condições mínimas que têm que ser preenchidas.

u já tive 6 fêmeas no mesmo aquário (muito maior que esse) sem grandes problemas, mas antes de tentar fazer alguma coisa criei as condições para que a probabilidade de sucesso fosse boa. Eu nunca colocaria vários bettas num aquário de 35L, porque a probabilidade de dar para o torto é muito grande (sem sequer pensar em ter lá um macho). Já vimos aqui no fórum vários relatos de bettas que vivem stressados em aquários dessas dimensões e até maiores, só por haver meia dúzia de tetras ou guppies ou outra coisa qqr dentro do aquário com eles, quanto mais outros bettas.

Agora...

Sabes o que estás a fazer? 

Tens as condições certas para isso poder resultar?

Vale a pena o risco para os animais?

Tens um plano B, se der para o torto?

Projetos antigos:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vai a esta página do @José Pedro : https://www.aquariofilia.net/forum/profile/2050-josé-pedro/content/?type=forums_topic&change_section=1

Tens aí montes de posts que devias ler, caso o teu desejo seja mesmo tentar criar Bettas.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.