Dúvidas de principiante após 10 anos longe da aquariofilia


Diogo.Sousa

Recommended Posts

Olá a todos!

Conforme tive oportunidade de partilhar na minha apresentação, voltou o bichinho da aquariofilia passados à volta de 10 anos, graças a um Betta que me ofereceram no natal.
E passado este tempo todo muita coisa mudou e evolui. Ando à uma semana a tentar atualizar-me sobre as novidades, tecnicas produtos, etc.

Decidi que para começar não vou "inventar muito" e começar devagar com um kit. A minha primeira duvida tem a ver com o kit a escolher. Estava muito inclinado para o CIano mas depois...foi ao site da Aquaeden e fiquei com duvidas.

Estou indeciso entre:

Ciano Aqua 60 LED:
Aqua 60 - Ciano


EHEIM aquastar 54 LED:
EHEIM aquastar 54 LED


Podem dar uma ajudinha? E se calhar, "baralhar" mais as coisas com outro kit? 🙂

Desde já obrigado!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Diogo. Desde já obrigado por antes de comprar por impulso, pesquisar e questionar! Não só lhe poupa arrependimentos no caso de optar por uma solução que não lhe satisfaça,  também nos facilita depois estar a explicar onde errou!

E digo-te já que estes kits de marca não são uma escolha acertada!

Porque nenhum destes trás o essencial num aquário: uma filtragem eficiente!

Por razões de mercado ( espero que seja só por essa razão pois qualquer outra é muito grave) os fabricantes teimam em colocar filtros internos ou bioboxs desaquadas a um bom ecossistema saudável! Para baixar os preços e serem competitivos? Sabendo que mais tarde os clientes vão comprar outro tipo de filtragem e por de lado o que vem no kit? Fica a dúvida !

Para perceberes o que um aquário desse tamanho devia trazer deixo um outro tópico que há uns anos criamos onde tentamos criar soluções feitos à medida em algumas lojas. Atenção que os valores apresentados eram-nos dados por essas lojas e ao dia de hoje desactualizados!

 

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Tozé!

Desde já obrigado pela rápida resposta.

Eu tinha dado uma vista de olhos naquele tópico, confesso que o que me afastou dele foi um problema que é o espaço que tenho para colocar o aquario, o que torna a colocação de um filtro exterior, algo mais complicado para mim. Existe alguma opção que possa ter que seja um "meio termo"?

Mais uma vez obrigado e...keep up the good work!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tens espaço de lado ou trás para colocar um bom filtro de cascata?

Tipo estes da Seachem:

https://www.seachem.com/tidal-filters.php

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Yep! 🙂 De cascata parece-me que consigo colocar!

E..pronto, desculpem estar a abusar das perguntas mas estava direccionado para uma coisa e agora mudando aqui os pressupostos...vou ter de repensar o que vou comprar...
Como estava muito preocupado com o kit a comprar não me foquei o aquário propriamente dito...e já agora...que vou rever isso...
Eu estava inicialmente a pensar num aquário de 40cm exatamente por causa do espaço que tenho disponivel, mas comecei a achar muito pequeno para pôr o Betta e....possivelmente 2 ou 3 bettas femeas (sei que é controverso mas gostava de experimentar). Depois ao ver alguns videos comecei a pensar que era preferivel de 50cm ou 60cm..

E...agora...vem a duvida. Em termos de aquário, o que devo comprar? Vi várias espessuras de vidro e não percebi exatamente a influência.

(já agora, aproveito para questionar. Sei que é uma grande superfice, que não é uma casa especializada, mas à uns tempos fui à Kiwoko no Ubbo e fiquei supreendido com a quantidade e variedade de artigos que tinham. Mas como estava fora deste mundinho não prestei atenção a uma coisa. É uma loja onde posso encontrar marcas e artigos interessantes, ou é demasiado "comercial"?)
 

Editado por Diogo.Sousa
tamanho do aquário
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Entretanto...um update. 

Estive a tentar procurar preço e eu acho que só tenho 2 hipoteses. Ou realmente um kit "menos bom" ou então vou ter de reduzir talvez para 40cm um aquario melhor porque realmente o dinheiro não vai dar para tudo 🙂

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Diogo leva o tempo que for necessário mas faz as escolhas certas.

Aquário, filtração e iluminação são o trinómio essencial para uma montagem de sucesso e satisfatória para quem quer um pequeno biótopo em casa.

Mais vale sempre esperar uns meses e ter a capacidade de gastar mais aqueles 50€ para  ficar bem servido do que um kit que daqui a um ano vais estar arrependido em ter gasto dinheiro.

Escolhe um aquário de dimensão compatível com aquilo que desejas. Um filtro de cascata (decente) para 60l é uma escolha acertada. não descures a iluminação que vais colocar, porque vai implicar com as plantas que eventualmente queres inserir.

 

 

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 45 minutos, Diogo.Sousa disse:

Alguém me pode ajudar em relação ao aquário? Algo equilibrado entre preço e qualidade até 60cm? 🙂

Eu comprei um Sado 60P e gosto bastante dele. Na minha escolha ajudou me muito ver os aquarios ao vivo. Ver a diferença entre extra claro e float etc. Aconselho uma visita a uma loja da especialidade. 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado @Texasrangel

Bem eu para ir a uma loja só para a semana que neste momento estou em isolamento. 🙂

Pois a marca Strideways foi da que me chamou primeiro à atenção. Mas é tão...cara! 🙂
Eu fico na duvida o que é que tenho de valorizar em termos de especificações do aquário em si.

Mais malta que possa ajudar? 

Editado por Diogo.Sousa
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom e pronto, primeira decisão está tomada! Vou comprar kit aquário + calha.

Aquario: Strideways Sado 45P (45x27x30 cm)

Iluminação: Twinstar Light 45B


De seguida...vai ser escolher o filtro. Vai ter de ser um HOB.
O Tozé falou-me dos Seachem. Para este aquário acho que seria suficiente o Tidal 35. Estava à procura do melhor de 20 mundos, pequeno, eficiente, silencioso e barato! 🙂
Mais opções para além do Tidal 35? 🙂

Editado por Diogo.Sousa
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não te baseies naquilo que os fabricantes dos filtros anunciam como sendo suficiente! Primeiro porque é impossível saber quantos vivos e que vivos são colocados em cada aquário! Se tiveres um aquário com 50 litros e apenas camarões qualquer filtro de esponja alimentado por uma bomba de ar é suficiente! Se por outro lado sobrecarregares com muitos peixes um filtro externo potente será necessário!

Depois os fabricantes medem os filtros na base dos litros por hora que fazem sem contar que ao longo do tempo conforme o interior vai ficando "sujo",  perdendo o débito inicial! 

Na verdade o que é mais importante é haver espaço para colocar as esponjas e matérias biológicas! E a qualidade das matérias que colocamos é importantissima!

É impressionante a pouca qualidade das matérias biológicas que os fabricantes de filtros colocam para assim baixarem os pvp! 

Por isso é que há muitos aquariofilistas que preferem modelos mais básicos e mais baratos compensando depois nos materiais que colocam no seu interior e que realmente filtram!

No teu caso,  visto não poderes ter um filtro externo eu aconselhava o filtro de cascata maior (em tamanho interno) que consigas!  E vai pesquisando o mercado em segunda mão 😉 foi assim que eu fui comprando o meu material!

 

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 3 minutos, Tozé Nunes disse:

Não te baseies naquilo que os fabricantes dos filtros anunciam como sendo suficiente! Primeiro porque é impossível saber quantos vivos e que vivos são colocados em cada aquário! Se tiveres um aquário com 50 litros e apenas camarões qualquer filtro de esponja alimentado por uma bomba de ar é suficiente! Se por outro lado sobrecarregares com muitos peixes um filtro externo potente será necessário!

Depois os fabricantes medem os filtros na base dos litros por hora que fazem sem contar que ao longo do tempo conforme o interior vai ficando "sujo",  perdendo o débito inicial! 

Na verdade o que é mais importante é haver espaço para colocar as esponjas e matérias biológicas! E a qualidade das matérias que colocamos é importantissima!

É impressionante a pouca qualidade das matérias biológicas que os fabricantes de filtros colocam para assim baixarem os pvp! 

Por isso é que há muitos aquariofilistas que preferem modelos mais básicos e mais baratos compensando depois nos materiais que colocam no seu interior e que realmente filtram!

No teu caso,  visto não poderes ter um filtro externo eu aconselhava o filtro de cascata maior (em tamanho interno) que consigas!  E vai pesquisando o mercado em segunda mão 😉 foi assim que eu fui comprando o meu material!

 

Concordo em absoluto com o Tozé!

Relativamente a filtros de cascata, já utilizei o Fluval C2 e fiquei muito contente. Retirei o carvão e coloquei mais midea. No teu caso seria preferível um C3 ou C4. Tens também os novos filtros de mochila da Oase, também me parecem ser bastante interessantes!

Também podes optar por um externo dos mais baratos, tipo sunsun ou assim. Apesar de ser marca chinesa, a verdade é que nunca vi ninguém a dizer mal 😄

  • Gosto 1

Logo-Glazed-Nature.png Segue-me no Instagram: @glazed.nature

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não sei se já vos tinha dito mas vocês são os maiores! 🙂

@Tozé Nunes obrigado pela paciência e pelas longas explicações esclarecedoras!

@Texasrangel obrigado pelo feedback à velocidade da luz e sempre straight to the point.

@JoãogaFernandes obrigado por te juntares aqui ao projeto comunitário! 🙂 lol

Então para já a shortlist é:

  • Fluval C3
  • Seachem Tidal 35
  • Eheim Liberty 130

Mais alguém que queira indicar alguns? 🙂

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

5 minutos no olx e vi isto:

https://www.olx.pt/d/anuncio/filtro-eheim-2211-IDGSBEW.html

Isto:

https://www.olx.pt/d/anuncio/filtro-mochila-tidal-35-IDGOEUj.html

Ou isto:

https://www.olx.pt/d/anuncio/filtro-mochila-IDFKCD1.html

 

Comprar em 2° mão pode ser arriscado mas procurando bem encontram-se pechinchas!

 

P.s. apenas pesquisei, não garanto que estejam em bom estado! Ideal é experimentar antes de comprar!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tenho um Liberty a funcionar ha bastante tempo e ate agora super satisfeito! Mas para ser honesto, se tivesse de comprar agora, gostava de experimentar o Seachem, pois tem um pequeno skimmer imbutido, e o cesto para midias parece facilitar no que toca a manutencao.

O Oase e Fluval nao seriam escolha minha, pelo sistema de cartuchos que trazem. Ao contrario do Eheim, parece-me que mesmo que removas os cartuchos, fica la muito "lixo" onde encaixam esses cartuchos, o que pode ser pior para acomodar midias e fazer manutencao.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

34 minutes ago, Diogo.Sousa said:

Algo em particular que tenha de ter em atenção em relação a termostatos? 🙂

Sim, eu diria que ja esta aqui no forum essa info, mas faz mais ou menos 1w por litro de agua. Se compras um aqua de 60l, entao um termostato de 60w no minimo. Depois depende muito da divisao onde esta o aquario, se e quente ou fria de invenro, etc... Mas com esta "regra" ficas descansado. Eu por exemplo no meu, tenho 200l e o termostato e de 300w.

Ja sei que vais perguntar marcas, eu tenho dois Eheim a funcionar ha imensos anos sem qualquer problema ate agora! No meu aquario actual, tenho um Oase, e tambem nao tenho nada de mal a dizer, cumpre bem a sua funcao.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

🙂 🙂

Obrigado pela rápida resposta.

Eu a "regra dos watts" sabia. Mas as coisas têm mudado tanto ao longo dos naos que fico na duvida se para alem disso existe algo em particular que deva ter em conta. Ou tipo de material, ou caracteristica em particular que deva ter em conta.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.