Flow


JoseCarlosMarques

Recommended Posts

1 hour ago, Sofia Correia said:

Ervilha de Água é assustadora! Não queria mesmo nada isso!

Uma das lojas que vende peixes aqui na minha zona teve essa planta nos aquários onde os mantinha. Durante meses deixei de lá ir. Agora imagina o trabalho da pobre funcionária, que teve que limpar folha a folha!

1 hour ago, Sofia Correia said:

Já resolveste a questão do CO2? Não faria sentido teres 2 extintores em casa? Assim quando um acabasse repunhas e nunca tinhas de passar por isso!

Depois com o aspirador, aspirar a tinta que ficar no chão 😄

Eu acho que no meu, ou não coloco nada, ou coloco vinil "fosco"!

Já respondi a isso num outro tópico, mas volto a dizer que na zona industrial de Árvore, em Vila do Conde, a MTK enche as garrafas de CO2. Fica mais caro, mas compensa as idas ao Porto, caso alguém esteja interessado.

O meu aspirador não cabe atrás do aquário, mulher. Teria que encontrar outra solução.

Olha que começo a pensar que não ter nada é mesmo a melhor opção. Porque depois, na altura das fotografias, podes optar pelo fundo que quiseres. Até podes meter um fundo cor-de-rosa, se tiveres uma Betta no aquário 😛 . Agora fora de brincadeiras... o fundo branco é porreiro porque todos os dias olho para o aquário e posso apreciá-lo assim. Devia ter optado pelo vinil, mas pintado fica realmente mais perfeitinho. Só na altura da fotografia final é que pode ser um problema. O fosco também é porreiro. E também já tive. Mas é mais caro e mais difícil de encontrar. Ou melhor... encontras numa qualquer loja que faça publicidade em vinil, mas cobram-te os olhos da cara. Só para teres uma noção, na ProAquarium comprei vinil branco (está ali guardado) por 5€, para o meu aquário, e para um mais pequeno que tive antes cobraram-me, numa dessas empresas de publicidade, mais de 20€ pelo fosco.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Jose Carlos  :default_jcb_bang:

Há uma forma de limpares a parte de traz do aquário com segurança,tens é que teres um utensílio onde colocares para ai 90% da água do aquário,depois desviares com quidado da parede e então fazeres a raspagem da tinta,limpares tudo muito bem,colocares o aquário no mesmo sítio,e colocares novamente a água que antes tinhas tirado.

Bom vais dizer,isso dá muito trabalho,pois nada se faz sem um pouco de trabalho.  :my_wink:

  

Saudações

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

10 hours ago, Alvaro Silva said:

Boas Jose Carlos  :default_jcb_bang:

Há uma forma de limpares a parte de traz do aquário com segurança,tens é que teres um utensílio onde colocares para ai 90% da água do aquário,depois desviares com quidado da parede e então fazeres a raspagem da tinta,limpares tudo muito bem,colocares o aquário no mesmo sítio,e colocares novamente a água que antes tinhas tirado.

Bom vais dizer,isso dá muito trabalho,pois nada se faz sem um pouco de trabalho.  :my_wink:

  

Saudações

Também já pensei nisso Álvaro. Não acho que seja necessário porque, pelo que andei a ver, eu consigo por a mão por trás do aquário para raspar a tinta. Até tenho um raspador em casa e, como já disse, já o fiz mais que uma vez e correu tudo bem. O "problema" está no lixo que ia causar. O trabalho não me assusta. Eheh. Depois de tudo o que já passei com este tanque, era apenas mais um desafio. 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 03/03/2023 at 19:33, JoseCarlosMarques disse:

O meu aspirador não cabe atrás do aquário, mulher. Teria que encontrar outra solução.

Olha que começo a pensar que não ter nada é mesmo a melhor opção. Porque depois, na altura das fotografias, podes optar pelo fundo que quiseres. Até podes meter um fundo cor-de-rosa, se tiveres uma Betta no aquário 😛 . Agora fora de brincadeiras... o fundo branco é porreiro porque todos os dias olho para o aquário e posso apreciá-lo assim. Devia ter optado pelo vinil, mas pintado fica realmente mais perfeitinho. Só na altura da fotografia final é que pode ser um problema. O fosco também é porreiro. E também já tive. Mas é mais caro e mais difícil de encontrar. Ou melhor... encontras numa qualquer loja que faça publicidade em vinil, mas cobram-te os olhos da cara. Só para teres uma noção, na ProAquarium comprei vinil branco (está ali guardado) por 5€, para o meu aquário, e para um mais pequeno que tive antes cobraram-me, numa dessas empresas de publicidade, mais de 20€ pelo fosco.

Grande aspirador que tens! Não tens daquelas bocas fininhas de aspirador que cabem em todo o lado? ahaha

Eu ainda nem comecei à procura dessas coisas por acaso, como ainda não estou certa que é isso que vou fazer...prefiro não me precipitar! Mas vou anotar que não procurar esse tipo de material em lojas de publicidade 🤣

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

7 hours ago, Sofia Correia said:

Grande aspirador que tens! Não tens daquelas bocas fininhas de aspirador que cabem em todo o lado? ahaha

Aqui em casa é tudo grande!

7 hours ago, Sofia Correia said:

Eu ainda nem comecei à procura dessas coisas por acaso, como ainda não estou certa que é isso que vou fazer...prefiro não me precipitar! Mas vou anotar que não procurar esse tipo de material em lojas de publicidade 🤣

Deves encontrar numa loja de aquariofilia muito porreira... a Solaqua!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 22 horas, JoseCarlosMarques disse:

Aqui em casa é tudo grande!

Ahahaha tou a ver que sim! Só o corredor onde está o aquário é que é estreitinho 😅

há 22 horas, JoseCarlosMarques disse:

Deves encontrar numa loja de aquariofilia muito porreira... a Solaqua!

Olhaaaa, deixa lá ver se eles tem!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

56 minutes ago, Sofia Correia said:

Ahahaha tou a ver que sim! Só o corredor onde está o aquário é que é estreitinho 😅

Tem dois metros, mais ou menos. Para tirar uma fotografia decente não é muito. 

Hoje estive a experimentar outras técnicas para tirar a fotografia final e já vi que não vou conseguir muito melhor resultados do que aqueles que já tive. Se quiser uma fotografia mais impactante, vou ter mesmo que pensar em tirar a tinta. Não me apetece nada, mas se vir que o aquário começa a ficar como quero, lá terá mesmo que ser 😕.

Editado por JoseCarlosMarques
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

2 hours ago, Nuno M. said:

Ola José,

Tirando os dilemas do, raspa e não raspa, que tal vão essas plantas? Melhorias?

Algumas, sim. O tapete já está quase todo fechado. Tem um sitio ou outro onde ainda tenho substrato à vista, mas julgo que nas próximas semanas isso vai resolver-se, porque tenho percebido que as plantas estão a ocupa-los de dia para dia.

Não tenho é notado um aumento significativo na "qualidade" das plantas. Elas estão a expandir-se pelo tanque, mas com folhas muito pequenas e, sem conseguir perceber muito bem porquê, de vez em quando há uma ou outra folha que fica amarela e morre. Será normal? Poderá ser da adaptação à nova fertilização?

Outra coisa que noto é que ao final do dia, antes das luzes apagarem, todas as plantas estão cobertas por bolhas de ar. Imagino que tenha haver com a fotossíntese que vão fazendo durante o dia, e que isso seja um bom indício de crescimento.

Não te mostro já imagens porque vou esperar mais duas semanas para ver como o tapete se comporta com esta nova fertilização... mas assim que as tenha, coloco-as aqui. Obrigado por te teres lembrado de fazer a pergunta. Um grande abraço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 06/03/2023 at 20:55, JoseCarlosMarques disse:

Tem dois metros, mais ou menos. Para tirar uma fotografia decente não é muito. 

Hoje estive a experimentar outras técnicas para tirar a fotografia final e já vi que não vou conseguir muito melhor resultados do que aqueles que já tive. Se quiser uma fotografia mais impactante, vou ter mesmo que pensar em tirar a tinta. Não me apetece nada, mas se vir que o aquário começa a ficar como quero, lá terá mesmo que ser 😕.

Lá vais ter de arranjar um aspirador mais modesto que caiba entre a parede e o móvel do aquário hehehe

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

42 minutes ago, Sofia Correia said:

Lá vais ter de arranjar um aspirador mais modesto que caiba entre a parede e o móvel do aquário hehehe

Não vou não. Já tenho o plano perfeito... só tenho que ganhar coragem para por mãos à obra. Se colar uma cartolina a todo o comprimento do aquário em forma de "U" e a colar ao aquário e à parede, as lascas caem na cartolina e já não ficam atrás do móvel. Mais difícil será colar o vinil... mas com jeitinho acho que consigo 😛 !

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 10 horas, JoseCarlosMarques disse:

Não vou não. Já tenho o plano perfeito... só tenho que ganhar coragem para por mãos à obra. Se colar uma cartolina a todo o comprimento do aquário em forma de "U" e a colar ao aquário e à parede, as lascas caem na cartolina e já não ficam atrás do móvel. Mais difícil será colar o vinil... mas com jeitinho acho que consigo 😛 !

Já pensaste mesmo em tudo! Essa do vinil vai ser outro desafio...com 5 cm entre o aquário e a parede...UFF! É preciso mãozinhas!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

23 minutes ago, Sofia Correia said:

Já pensaste mesmo em tudo! Essa do vinil vai ser outro desafio...com 5 cm entre o aquário e a parede...UFF! É preciso mãozinhas!

Não! O vinil coloca-se facilmente molhando o vidro de trás. Não conheces essa técnica? Depois é só ajustar e cortar o excesso.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Conheço o método sim! Aliás, profissionalmente usa-se uma mistura de água e um bocadinho de detergente e depois com um cartão e um secador de cabelo vai-se tirando as bolhas de ar. Já apliquei vinil no trabalho 🙂 De qualquer forma, prefiro ter um bocadinho mais de espaço pra fazer isso ahaha

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

20 minutes ago, Sofia Correia said:

Conheço o método sim! Aliás, profissionalmente usa-se uma mistura de água e um bocadinho de detergente e depois com um cartão e um secador de cabelo vai-se tirando as bolhas de ar. Já apliquei vinil no trabalho 🙂 De qualquer forma, prefiro ter um bocadinho mais de espaço pra fazer isso ahaha

Pois. Eu também gostava!

  • Haha 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não consigo resistir à tentação de colocar aqui uma imagem daquilo que está a acontecer diariamente no meu tanque depois das alterações na fertilização/CO2/iluminação. Quando o CO2 desliga e o "nevoeiro" que ele causa desaparece, é esta a visão que tenho o prazer de apreciar... bolhinhas de fotossíntese por todo o lado. Este hobby proporciona-nos coisas fantásticas!

large_001.jpg

(a imagem está com péssima qualidade, mas acho que dá para perceber)

  • Gosto 4
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não consigo resistir à tentação de colocar aqui uma imagem daquilo que está a acontecer diariamente no meu tanque depois das alterações na fertilização/CO2/iluminação. Quando o CO2 desliga e o "nevoeiro" que ele causa desaparece, é esta a visão que tenho o prazer de apreciar... bolhinhas de fotossíntese por todo o lado. Este hobby proporciona-nos coisas fantásticas!
large_001.jpg.1992bab07067650a27ef48a4b6ea8879.jpg
(a imagem está com péssima qualidade, mas acho que dá para perceber)
Simplesmente.... Natural!

Lindo!
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

50 minutes ago, Sofia Correia said:

As folhas dessa Monte Carlo estão lindinhas!

Estão sim senhora! Pela primeira vez em muito tempo, posso dizer que estou contente com as minhas plantas e com a maneira como se estão a desenvolver.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Estão sim senhora! Pela primeira vez em muito tempo, posso dizer que estou contente com as minhas plantas e com a maneira como se estão a desenvolver.
E a Masterline teve papel importante nisso. Concordas?
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

7 hours ago, Loukitos said:

E a Masterline teve papel importante nisso. Concordas?

Eu quero acreditar que sim, até porque gastei uma pipa de massa em produtos deles 🙂 ! Mas não sou ingénuo ao ponto de pensar que teve só haver com isso. As transformações começaram antes, com alterações na luz e no CO2. A minha calha é um bocadinho complicada... tem muitos parâmetros que podem ser alterados e não há ainda muita informação sobre ela que te permita tomar decisões conscientes quando chega a altura de personalizar. Foi em conversa com o pessoal da Solaqua que eles me aconselharam os níveis de RGB que uso agora - R60%, G60% e B40%, com os LED's UV desligados. Também foram eles que me aconselharam a subir a cadência de bolhas de CO2, de 2 para 3 por segundo. Depois disso segui as recomendações do Nuno M., que me sugeriu tentar tirar melhor partido do meu substrato (usando fertilizantes com menos N e menos P - neste momento uso um fertilizante que tem 0 Nitratos, até, e só uma vez por semana um outro que tem um bocadinho de N), para tentar que as minhas plantas se alimentem mais pela raiz.

Mas houveram outras alterações que fui fazendo e que resultaram de coisas que fui lendo e de recomendações de outros utilizadores do Fórum. Adicionei uma bomba de circulação ao meu aquário, aumentei o tempo de iluminação para as 8 horas diárias e, quando as luzes estão desligadas, faço arejamento do tanque com uma simples bomba de ar. Também aumentei a temperatura da água dos 22 para os 24º. De cada vez que fiz uma dessas alterações notei melhoria no crescimento das plantas, e agora que vou na segunda semana desta nova fertilização começo finalmente a notar melhoria em termos da qualidade (folhas maiores e com mais cor). Não foi uma coisa que aconteceu de repente, mas nos últimos 2 ou 3 dias notei realmente uma diferença muito grande - aliás, como podem ver num post em que respondi ao Nuno, na última terça-feira, continuava reticente em relação a esta nova fertilização.

Ao certo, não sei responder-te se os produtos da Masterline são melhores que outros de outras marcas. Eu podia ter continuado a usar o Tropica Premium (que também não tem N nem K) em conjunto com o Seachem Excel. Provavelmente teria os mesmos resultados. Mas a verdade é que muita gente está a mudar para esta marca e para a APT, e quis também experimentar. Parece estar a funcionar... acho que ainda não passou tempo suficiente para afirmar isso, portanto vou continuar com eles e entretanto dou mais feedback. Uma coisa que tenho notado é que a presença das CianoBactérias quase desapareceu (muito de vez em quando lá aparece um ponto ou outro no aquário que resolvo rapidamente com o Masterline Carbo), e uma presença quase mínima de algas verdes nas rochas que vou tentando controlar com a escova de dentes durante as TPA's. No meio disto tudo também tirei as flutuantes do meu aquário (que pareciam estar ali a controlar os níveis de elementos que andava a introduzir a mais no tanque, e que agora parecem já não ser necessárias).

Em suma... acho que a minha paciência começa a ter bons resultados e, apesar de não saber exactamente dizer qual foi o elemento que alterei para que isso acontecesse, julgo ter chegado a um ponto em que as coisas parecem estar balanceadas. A partir de agora posso, se assim entender, ir alterando um ou outro parâmetro para tentar perceber se as coisas pioram, e assim preparar-me para futuras montagens - tirar a bomba de circulação, por exemplo... ou até aumentar o tempo de luz e de CO2. Uma coisa te posso dizer... nestes últimos tempos e com este tanque aprendi a não desistir, e com isso veio muito conhecimento. Sinto-me preparado, por exemplo, para iniciar um novo aquário sem ter tanto "medo" das algas, porque agora jugo saber o que tenho que fazer de início para as evitar, e só isso faz com que todo este longo e penoso processo tenha valido a pena.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá José,

Como já tive oportunidade de te referir fiquei mesmo feliz em saber que continuaste com a tua montagem, desistir nunca deve ser opção. Com isso aprendeste e muito!

O equilíbrio que neste momento estás a conseguir chegar não se deveu a apenas à fertilização, desde muito cedo que achei que tinhas pouco CO2 dissolvido na água, depois a substituição da calha também não ajudou pois tiveste dificuldades em acertar na configuração. Mas o importante é a aprendizagem que foi feita e a forma como conseguiste ir superando as dificuldades e o mérito esse ninguém to pode tirar.

Fizeste muito bem em pedir ajuda e ir ouvindo as dicas da malta 👍

Ainda sobre a fertilização repetir o que já muitas vezes foi dito, independentemente das marcas o importante é adaptarmos as necessidades aos nossos aquários porque existem muitas formas de chegar ao mesmo resultado 👌

Continua o bom trabalho e já sabes, nada de pressas porque a natureza tem o seu próprio "relógio" 🙏

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.