Flow


JoseCarlosMarques

Recommended Posts

Foi um retorno agradável a este fórum poder ler todo este processo da tua nova montagem. Estás de parabéns!

Aproveito para te perguntar uma coisa. Vi que usaste uns sacos com, provavelmente, rocha vulcânica para elevar o posicionamento das rochas e também acabam por servir de enchimento para as partes mais altas do substrato. 

Compraste em loja de especialidade ou compraste tipo nos hortos? Foi pela zona do Porto?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Foi um retorno agradável a este fórum poder ler todo este processo da tua nova montagem. Estás de parabéns!

Aproveito para te perguntar uma coisa. Vi que usaste uns sacos com, provavelmente, rocha vulcânica para elevar o posicionamento das rochas e também acabam por servir de enchimento para as partes mais altas do substrato. 

Compraste em loja de especialidade ou compraste tipo nos hortos? Foi pela zona do Porto?
Há quem arranje nos hortos barato, mas nem todos vendem, outra alternativa é o jbl volcano mineral, mas é mais caro.
Mas é o que eu usava nos meus.

Enviado do meu Redmi 7 através do Tapatalk

  • Obrigado(a) 1

Aquadesign blog

Aquadesign by aquamaniac youtube

you can stop me...but you can't stop us all

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

4 hours ago, Loukitos said:

Aproveito para te perguntar uma coisa. Vi que usaste uns sacos com, provavelmente, rocha vulcânica para elevar o posicionamento das rochas e também acabam por servir de enchimento para as partes mais altas do substrato. 

Compraste em loja de especialidade ou compraste tipo nos hortos? Foi pela zona do Porto?

Usei Volcano Mineral. É feito para isso. Pode ser caro, mas procurando bem, encontras sacos de 10 litros por 20€. Foi o que eu paguei. Se comprares rochas de lava, tenta comprar em lojas de aquários. As dos hortos são mais baratas, mas vêm com muita sujidade e bicharada à mistura. Tens que as ferver antes de usar.

Editado por JoseCarlosMarques
  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Está a acontecer uma coisa engraçada num dos cantos do meu aquário... a Lilaeopsis Brasiliensis, que andou "escondida" desde que fiz a primeira poda (já lá vão uns meses largos), parece ter despertado e está a querer reclamar a sua presença. Durante algum tempo pensei mesmo que ela não iria vingar, porque tirando uma folha aqui e outra ali, parecia que nunca tinha sido plantada. Agora é isto que se vê na imagem. Não desgosto. Preferia que ela surgisse pelo meio da Monte Carlo, mas assim a coisa fica, literalmente, mais natural. As plantas estão lá... agora parecem andar a lutar cada uma pelo seu espaço 🙂 .

large.1.jpg

Editado por JoseCarlosMarques
  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Usei Volcano Mineral. É feito para isso. Pode ser caro, mas procurando bem, encontras sacos de 10 litros por 20€. Foi o que eu paguei. Se comprares rochas de lava, tenta comprar em lojas de aquários. As dos hortos são mais baratas, mas vêm com muita sujidade e bicharada à mistura. Tens que as ferver antes de usar.
Arranjei 15kg de Rocha vulcânica. Mas como é dessa de decorar jardins vou ter que tratar dela. Por segurança.
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 2/20/2023 at 8:29 PM, Sofia Correia said:

Essas folhas de Monte Carlo estão belas!!!

Obrigado Sofia. Desde que fiz os últimos ajustes na luz e no CO2, têm crescido realmente muito mais, e mais bonitas.

On 2/20/2023 at 9:41 PM, Loukitos said:

Arranjei 15kg de Rocha vulcânica. Mas como é dessa de decorar jardins vou ter que tratar dela. Por segurança.

Convém. O resultado será o mesmo... é só mesmo uma questão de as limpares muito bem primeiro. Tens um tacho velho onde as possas ferver 😛 ?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 43 minutos, JoseCarlosMarques disse:

Obrigado Sofia. Desde que fiz os últimos ajustes na luz e no CO2, têm crescido realmente muito mais, e mais bonitas.

Eu agora começo a ter finalmente Monte Carlo também! Com o tamanho de folhas que era expectável!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

3 minutes ago, Sofia Correia said:

Eu agora começo a ter finalmente Monte Carlo também! Com o tamanho de folhas que era expectável!!!

Boa!!! Agora que vais desmontar o aquário. Eheh. Mas sendo assim, podes sempre reutiliza-la. Já agora... como ficou o problema com as Ciano?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 9 minutos, JoseCarlosMarques disse:

Já agora... como ficou o problema com as Ciano?

Sem estar totalmente resolvido...está bastante melhor. Portanto eu diria que aquele produto funcionas mas tens de o começar a usar assim que te apercebes da Ciano.

há 10 minutos, JoseCarlosMarques disse:

Boa!!! Agora que vais desmontar o aquário. Eheh. Mas sendo assim, podes sempre reutiliza-la.

Não sei se vou conseguir aproveitar muito...acho que não me livro de comprar um potinho 🙂

O que eu acho que vou conseguir mesmo aproveitar são as Anúbias...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

4 hours ago, Sofia Correia said:

Sem estar totalmente resolvido...está bastante melhor. Portanto eu diria que aquele produto funcionas mas tens de o começar a usar assim que te apercebes da Ciano.

Não serve, portanto! Nós somos aquariofilistas de topo... precisamos de soluções mais imediatas. Para ontem, se possível. Colocar o produto no aquário e ver os resultados na fotografia que tiramos há 3 dias. Eheh. 

Olha, fica a dica... próxima vez que me acontecer... lá vem a encomenda!

4 hours ago, Sofia Correia said:

Não sei se vou conseguir aproveitar muito...acho que não me livro de comprar um potinho 🙂

O que eu acho que vou conseguir mesmo aproveitar são as Anúbias...

Um potinho? 300€ no móvel, 250€ no aquário, 100€ no termostato e depois 5€ num pote de plantas!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 hora, JoseCarlosMarques disse:

Não serve, portanto! Nós somos aquariofilistas de topo... precisamos de soluções mais imediatas. Para ontem, se possível. Colocar o produto no aquário e ver os resultados na fotografia que tiramos há 3 dias. Eheh. 

Olha, fica a dica... próxima vez que me acontecer... lá vem a encomenda!

EXATO!!! Por acaso sinto que neste aspeto, a aquariofilia está pouco evoluída...até mesmo o Excel...não acho extraordinário!

há 1 hora, JoseCarlosMarques disse:

Um potinho? 300€ no móvel, 250€ no aquário, 100€ no termostato e depois 5€ num pote de plantas!

REPRODUZAM-SE!!!! ahahha atenção que o aquário não vai ser enorme xD deve chegar perfeitamente!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

14 hours ago, Sofia Correia said:

EXATO!!! Por acaso sinto que neste aspeto, a aquariofilia está pouco evoluída...até mesmo o Excel...não acho extraordinário!

É um hobby que está a ter uma evolução muito recente. Há 10 anos atrás (um pouco mais, talvez) não tinhas metade do equipamento que agora há à nossa disposição. Os aquariofilistas tinham que inventar muito. Basta espreitares o resultado dos concursos dessa altura... os aquários eram muito menos rebuscados. E a fertilização e os produtos químicos, apesar de estarem a evoluir, ainda não são tudo o que podem vir a ser. Mas já começam a aparecer coisas muito interessantes no mercado que, por ser um mercado ainda limitado a poucos, não dá o lucro necessário a que a investigação se faça de forma mais rápida. Mas julgo que pouco-a-pouco começamos a ficar muito bem servidos.

14 hours ago, Sofia Correia said:

REPRODUZAM-SE!!!! ahahha atenção que o aquário não vai ser enorme xD deve chegar perfeitamente!

É verdade. E tu deves ter paciência. Mas começar com mais plantas pode ajudar-te a ter menos problemas com algas, e não te esqueças que já não estás a construir um low-tech!

12 hours ago, Rui Assunção said:

Tanta conversa, pá! E as fotos?

A conversar é que a gente vai evoluindo 😛 . E tens muitas fotografias para cima. Eheh.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Esta semana tenho passado horas a esfregar pedras. Já não o fazia há algum tempo, e as algas estavam muito entranhadas. Quando as vejo limpas, prometo sempre a mim mesmo que tenho que as manter assim durante as TPA's, mas acabo sempre por deixa-las acumular 🙂 . Aproveitei e fiz uns pequenos ajustes em algumas rochas que foram saindo do lugar com o passar do tempo.

Entretanto andei outra vez em conversa com os senhores da Solaqua, e convenceram-me a não avançar para a fertilização de macros e micros em separado. Quero muito experimentar a gama da Masterline, e aquilo que me aconselharam (com uma boa justificação por trás, claro) chegou hoje pelo correio:

 

large_001.jpg

 

- All-In-One Red, que será a partir de amanhã o meu principal fertilizante. Contém todos os elementos que as plantas precisam mas sem Nitratos, para as "obrigar" a irem buscá-los ao substrato;

- All-In-One Soil, que foi idealizado (com as diferentes quantidades de elementos) para que as plantas se alimentem também do substrato, mas que contém os tais Nitratos. Este vai servir para quando fizer podas mais drásticas, ou para quando quiser um crescimento um bocadinho mais acelerado. Quer este quer o anterior são feitos para um crescimento lento das plantas, e para aquários menos plantados, como é o meu caso;

- Carbo, que é o equivalente da marca ao Seachem Excel - um fertilizante que nunca dispenso, e que também é aconselhado pela Masterline em conjugação com os anteriores;

- Safe Water, que é um acondicionador, para quando fizer as trocas de água;

- Purity, que é o equivalente da marca ao Seachem Purigen. 

Estes três últimos não eram absolutamente necessários, mas já que estou a trocar de marca deixo os produtos da Seachem de lado e avanço para a Masterline em todas as frentes.

 

A minha estratégia vai passar por usar o Red diariamente, como referi, e substitui-lo pelo Soil uma ou duas vezes por semana. O Carbo também vai ser usado diariamente, e o Purity vai amanhã para dentro do filtro. Aproveito para fazer a limpeza de todo o equipamento e claro, tiro uma fotografia para vocês verem os avanços do aquário 🙂 . 

Vamos ver se, com estas mudanças todas, consigo que o tanque se mantenha no bom caminho e tenha oportunidade de fazer uma fotografia final até Maio 😉 .

Fingers Crossed!

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Desconhecia por completo a marca. Também tenho estado fora dos aquários nos últimos tempos. Em relação a preços, são idênticos aos da Seachem? Qualidade não vou perguntar, porque se não fosse boa não estarias a mudar

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

1 hour ago, Loukitos said:

Desconhecia por completo a marca. Também tenho estado fora dos aquários nos últimos tempos. Em relação a preços, são idênticos aos da Seachem? Qualidade não vou perguntar, porque se não fosse boa não estarias a mudar emoji57.png

Sim, os preços são semelhantes. Aliás... se fizeres uma fertilização de Macros e Micros, compras as duas garrafas de 500ml pelo preço de um all-in-one... não sei se nas outras marcas acontece o mesmo. Quanto à qualidade, acaba por não ser melhor nem pior... imagino que seja a mesma. Mas o que me fez mudar não foi o preço nem a qualidade. Andei a pesquisar aquilo que queria para o meu aquário (tirar mais partido dos nutrientes do substrato), e encontrei um vídeo com uma explicação muito simples sobre a marca e as diferentes utilizações de cada produto que eles vendem. Podia ter encontrado um vídeo sobre outra marca qualquer e teria ido por aí, mas depois percebi que os representantes da Masterline em Portugal são a Solaqua, e como tive um atendimento impecável por parte dos funcionários (que se esforçaram bastante para perceber o que eu pretendia), fiquei convencido a experimentar. Depois digo como correu, mas apenas em jeito de conclusão... no primeiro contacto que fiz ligaram-me de volta e nem sequer me venderam nada... deram-me apenas umas indicações sobre o modo como devia passar a utilizar a minha calha e o CO2, e no espaço de duas semanas tive um crescimento bastante considerável das plantas, que estão com um ar muito mais saudável. Uma coisa leva à outra... ganharam a minha confiança e resolvi continuar a seguir os conselhos deles.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 23/02/2023 at 11:25, JoseCarlosMarques disse:

É um hobby que está a ter uma evolução muito recente. Há 10 anos atrás (um pouco mais, talvez) não tinhas metade do equipamento que agora há à nossa disposição. Os aquariofilistas tinham que inventar muito. Basta espreitares o resultado dos concursos dessa altura... os aquários eram muito menos rebuscados. E a fertilização e os produtos químicos, apesar de estarem a evoluir, ainda não são tudo o que podem vir a ser. Mas já começam a aparecer coisas muito interessantes no mercado que, por ser um mercado ainda limitado a poucos, não dá o lucro necessário a que a investigação se faça de forma mais rápida. Mas julgo que pouco-a-pouco começamos a ficar muito bem servidos.

É verdade. E tu deves ter paciência. Mas começar com mais plantas pode ajudar-te a ter menos problemas com algas, e não te esqueças que já não estás a construir um low-tech!

Sim, tenho noção que a aquariofilia evoluiu bastante. Aliás tem aparecido imensas marcas e produtos...há imensa escolha no mercado...mas não deixo de pensar que devíamos ter produtos mais efectivos em algas e cianobactérias ahahaha

Já tinha pensado nisso, o que me leva aqui a uma questão: Será que devo adicionar algumas flutuantes durante a ciclagem???

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 22 horas, JoseCarlosMarques disse:

Esta semana tenho passado horas a esfregar pedras. Já não o fazia há algum tempo, e as algas estavam muito entranhadas. Quando as vejo limpas, prometo sempre a mim mesmo que tenho que as manter assim durante as TPA's, mas acabo sempre por deixa-las acumular 🙂 . Aproveitei e fiz uns pequenos ajustes em algumas rochas que foram saindo do lugar com o passar do tempo.

Entretanto andei outra vez em conversa com os senhores da Solaqua, e convenceram-me a não avançar para a fertilização de macros e micros em separado. Quero muito experimentar a gama da Masterline, e aquilo que me aconselharam (com uma boa justificação por trás, claro) chegou hoje pelo correio:

 

large_001.jpg

 

- All-In-One Red, que será a partir de amanhã o meu principal fertilizante. Contém todos os elementos que as plantas precisam mas sem Nitratos, para as "obrigar" a irem buscá-los ao substrato;

- All-In-One Soil, que foi idealizado (com as diferentes quantidades de elementos) para que as plantas se alimentem também do substrato, mas que contém os tais Nitratos. Este vai servir para quando fizer podas mais drásticas, ou para quando quiser um crescimento um bocadinho mais acelerado. Quer este quer o anterior são feitos para um crescimento lento das plantas, e para aquários menos plantados, como é o meu caso;

- Carbo, que é o equivalente da marca ao Seachem Excel - um fertilizante que nunca dispenso, e que também é aconselhado pela Masterline em conjugação com os anteriores;

- Safe Water, que é um acondicionador, para quando fizer as trocas de água;

- Purity, que é o equivalente da marca ao Seachem Purigen. 

Estes três últimos não eram absolutamente necessários, mas já que estou a trocar de marca deixo os produtos da Seachem de lado e avanço para a Masterline em todas as frentes.

 

A minha estratégia vai passar por usar o Red diariamente, como referi, e substitui-lo pelo Soil uma ou duas vezes por semana. O Carbo também vai ser usado diariamente, e o Purity vai amanhã para dentro do filtro. Aproveito para fazer a limpeza de todo o equipamento e claro, tiro uma fotografia para vocês verem os avanços do aquário 🙂 . 

Vamos ver se, com estas mudanças todas, consigo que o tanque se mantenha no bom caminho e tenha oportunidade de fazer uma fotografia final até Maio 😉 .

Fingers Crossed!

Boas José,

 

Quero feedback dos fertilizantes Masterline daqui a 3 semanas 😜

GARDEN of STONE - O MEU AQUÁRIO

GARDEN of STONE II - O MEU AQUÁRIO V1.0

Pearl_Jam_Stamp.png

Cumprimentos,

José Graça

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 hora, Sofia Correia disse:

Sim, tenho noção que a aquariofilia evoluiu bastante. Aliás tem aparecido imensas marcas e produtos...há imensa escolha no mercado...mas não deixo de pensar que devíamos ter produtos mais efectivos em algas e cianobactérias ahahaha

Já tinha pensado nisso, o que me leva aqui a uma questão: Será que devo adicionar algumas flutuantes durante a ciclagem???

 

Olá Sofia,

Flutuantes, numa fase estabilizada lei aquário servem para fazer sombra e roubar nutrientes às plantas 😜. Na ciclagem não vejo onde possam ajudar 🤔 (talvez quando se der o pico de nitratos).

 

GARDEN of STONE - O MEU AQUÁRIO

GARDEN of STONE II - O MEU AQUÁRIO V1.0

Pearl_Jam_Stamp.png

Cumprimentos,

José Graça

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 11 minutos, indian_joe disse:

Na ciclagem não vejo onde possam ajudar 🤔 (talvez quando se der o pico de nitratos).

Pensei nas flutuantes para absorver excesso de nutrientes de um solo novo na coluna de água para evitar eventualmente um boom de algas durante a ciclagem.

Sendo que o "protocolo" que vou seguir para a ciclagem do aquário é:

1a semana: TPAs todos os dias

2a semana: TPAs dia sim dia não

3a semana: TPAs duas vezes por semana

4a semana: TPA uma vez por semana

6 horas de luz para começar aumentando todas as semanas 30 minutos todas as semanas até chegar ás 8h. CO2 a ligar-se 1 hora antes da luz e a começar das 2/2.5 bps e aumentar gradualmente até ás 3/4 bps. (aqui em relação ao CO2 não estou bem certa que seja assim)

Editado por Sofia Correia
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 5 minutos, Sofia Correia disse:

Pensei nas flutuantes para absorver excesso de nutrientes de um solo novo na coluna de água para evitar eventualmente um boom de algas durante a ciclagem.

Sendo que o "protocolo" que vou seguir para a ciclagem do aquário é:

1a semana: TPAs todos os dias

2a semana: TPAs dia sim dia não

3a semana: TPAs duas vezes por semana

4a semana: TPA uma vez por semana

6 horas de luz para começar aumentando todas as semanas 30 minutos todas as semanas até chegar ás 8h. CO2 a ligar-se 1 hora antes da luz e a começar das 2/2.5 bps e aumentar gradualmente até ás 3/4 bps. (aqui em relação ao CO2 não estou bem certa que seja assim)

Quanto às flutuantes podes tentar, mas n vejo grandes vantagens. Acho que elas consomem amónia como forma de nitrogênio (mas n tenho a certeza).

Eu quando iniciei o aquário fiz o seguinte:

1 semana - 50% TPA (Todos os dias)

2 e 3 semana - 50% TPA (dias alternados)

4 semana - 50% TPA 2xsemana

CO2 - 3bps (a ligar 1 hora antes e a desligar 1 hora antes)

Luz - 8h dia desde o início (tenho o modo Buce da Chihiros) sem "ramp up"

Manutenção semanal com limpeza cerrada das algas e vidros, às vezes 2x semana.

Ao final de 5 semanas o ciclo do azoto estava concluído e as algas desaparecido.

 

GARDEN of STONE - O MEU AQUÁRIO

GARDEN of STONE II - O MEU AQUÁRIO V1.0

Pearl_Jam_Stamp.png

Cumprimentos,

José Graça

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

5 hours ago, Sofia Correia said:

Sim, tenho noção que a aquariofilia evoluiu bastante. Aliás tem aparecido imensas marcas e produtos...há imensa escolha no mercado...mas não deixo de pensar que devíamos ter produtos mais efectivos em algas e cianobactérias ahahaha

Estou completamente de acordo. Já era altura de haver um produto mágico que tratasse disso de uma vez por todas, até porque, por exemplo, as ciano são uma praga muito difícil de extinguir. Ainda hoje tive a tentar limpar mais algumas do meu aquário. Ainda usei o Excel... na próxima vez vou tentar o da Masterline, para ver se é tão eficaz como este. Também não é pelas Ciano que devemos desmontar um aquário. Já me preocupei mais com elas. É uma questão de estar muito atento aos primeiros sinais...

5 hours ago, Sofia Correia said:

Já tinha pensado nisso, o que me leva aqui a uma questão: Será que devo adicionar algumas flutuantes durante a ciclagem???

Na minha opinião podes usar. O que elas fazem é retirar nutrientes em excesso do teu aquário. É mais uma ajuda. Por acaso, neste momento, resolvi tira-las todas do meu aquário. Não gosto muito de as ver, e como estavam sempre no mesmo canto, julgo que as plantas ali acabavam por ter menos luz. Mas estão guardadas. Se quiseres, posso enviar-te algumas.

4 hours ago, indian_joe said:

Boas José,

 

Quero feedback dos fertilizantes Masterline daqui a 3 semanas 😜

Prometo que coloco aqui. Eu também estou muito curioso para ver o que vai acontecer.

3 hours ago, Sofia Correia said:

Pensei nas flutuantes para absorver excesso de nutrientes de um solo novo na coluna de água para evitar eventualmente um boom de algas durante a ciclagem.

Sendo que o "protocolo" que vou seguir para a ciclagem do aquário é:

1a semana: TPAs todos os dias

2a semana: TPAs dia sim dia não

3a semana: TPAs duas vezes por semana

4a semana: TPA uma vez por semana

6 horas de luz para começar aumentando todas as semanas 30 minutos todas as semanas até chegar ás 8h. CO2 a ligar-se 1 hora antes da luz e a começar das 2/2.5 bps e aumentar gradualmente até ás 3/4 bps. (aqui em relação ao CO2 não estou bem certa que seja assim)

Se cumprires com esse plano, não deves ter grandes problemas com algas. e continuo a dizer que as flutuantes podem ajudar. São incríveis a fazer o trabalhando delas. Mas roubam luz. Vou dar-e um conselho... aprendi isso com um vídeo que vi da ADA... acho que até já te falei sobre ele. Entre o desligar e o ligar do CO2 (vai coincidir com o período em que a luz vai estar apagada), usa uma pedra difusora ligada a uma bomba de ar. Nunca tinha pensado nisso, mas faz todo o sentido... quando as plantas não estão a usar o CO2, oxigenas a água, porque é de oxigénio que elas precisam nessa altura. Ah... e o CO2 deve começar mais forte no início, e depois diminuis. Ao contrário do que disseste. Pelo menos foi o que eu fiz. O meu CO2 liga 2H30 antes das luzes... mas isso já tem haver com o teu aquário e o modo como o CO2 é introduzido. Foi por tentativa/erro que determinei esse período. Com a ajuda do Drop Checker. Quando a luz liga, o liquido do Drop Checker já está verde, portanto tenho o CO2 no nível que deve estar.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 12 horas, JoseCarlosMarques disse:

Na minha opinião podes usar. O que elas fazem é retirar nutrientes em excesso do teu aquário. É mais uma ajuda. Por acaso, neste momento, resolvi tira-las todas do meu aquário. Não gosto muito de as ver, e como estavam sempre no mesmo canto, julgo que as plantas ali acabavam por ter menos luz. Mas estão guardadas. Se quiseres, posso enviar-te algumas.

Qualquer coisa peço-te 🙂 Obrigada! Ainda tenho de pensar se fará mesmo sentido adicionar ou se as plantar que vou adicionar serão suficiente para evitar boom de algas!

há 12 horas, JoseCarlosMarques disse:

Se cumprires com esse plano, não deves ter grandes problemas com algas. e continuo a dizer que as flutuantes podem ajudar. São incríveis a fazer o trabalhando delas. Mas roubam luz. Vou dar-e um conselho... aprendi isso com um vídeo que vi da ADA... acho que até já te falei sobre ele. Entre o desligar e o ligar do CO2 (vai coincidir com o período em que a luz vai estar apagada), usa uma pedra difusora ligada a uma bomba de ar. Nunca tinha pensado nisso, mas faz todo o sentido... quando as plantas não estão a usar o CO2, oxigenas a água, porque é de oxigénio que elas precisam nessa altura. Ah... e o CO2 deve começar mais forte no início, e depois diminuis. Ao contrário do que disseste. Pelo menos foi o que eu fiz. O meu CO2 liga 2H30 antes das luzes... mas isso já tem haver com o teu aquário e o modo como o CO2 é introduzido. Foi por tentativa/erro que determinei esse período. Com a ajuda do Drop Checker. Quando a luz liga, o liquido do Drop Checker já está verde, portanto tenho o CO2 no nível que deve estar.

A ideia será cumprir este plano!

Exato, já me tinhas falado disso e eu vi o vídeo! Ahh a sério? Eu achei que era ao contrário, mas eu essa parte ainda só explorei o básico.

Ainda tenho de estudar a questão do dropchecker ahaha tem toda a gente usa! 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

1 hour ago, Sofia Correia said:

Qualquer coisa peço-te 🙂 Obrigada! Ainda tenho de pensar se fará mesmo sentido adicionar ou se as plantar que vou adicionar serão suficiente para evitar boom de algas!

Estarão aqui à disposição!

1 hour ago, Sofia Correia said:

Exato, já me tinhas falado disso e eu vi o vídeo! Ahh a sério? Eu achei que era ao contrário, mas eu essa parte ainda só explorei o básico.

Ainda tenho de estudar a questão do dropchecker ahaha tem toda a gente usa! 

Eu tenho essa ideia... mas posso estar errado. No meu caso foi isso que fiz porque fiz o Dry-start e é isso que é recomendado - para as plantas não sentirem tanto a passagem do estado emerso para submerso. Julgo que será igual em aquários recentemente montados, até porque, quando mais CO2, melhor. Só não podes exagerar porque depois a água fica muito saturada e podes matar os peixes, mas como no início não tens peixes, deves poder subir o CO2 para incentivar o crescimento das plantas. Também há um produto que incentiva o enraizamento das mesmas... os senhores da Solaqua disseram-me qual é, mas já não me recordo o nome. Tenho ideia que será o Flourish, da Seachem.

O Dropchecker é usado por quase toda gente que conheço. Podes fazer cálculos, e determinar a quantidade de CO2 no teu aquário. Também há uns kits de teste que te avaliam o CO2... por acaso comprei uma vez na ProAquarium, a pensar que era liquido para o dropchecker, mas regra geral ter o aparelho dentro do tanque é mais prático para mim... até para controlar alguma fuga que possas ver quando a botija acaba.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.