Flow


JoseCarlosMarques

Recommended Posts

há 54 minutos, JoseCarlosMarques disse:

Tudo depende do que queres. Eles acabam por limpar as algas na mesma, mas um Amano faz o trabalho de meia-dúzia de Red Cherry's. O meu problema sempre foi o facto deles se multiplicarem tanto. Já os Amano tem o problema do preço. 

Esse camarão madeira, vi-o uma vez, em loja. Não gostei.

Eu acho que os Amano fazem mais sentido em aquários maiores! Quando tens um Nano tens de ter preocupação com as proporções para que fique equilibrado! Até as plantas...por exemplo, o ideal a nível de tapete para um Nano seria Cuba e vez de Monte Carlo. A questão é que Cuba ainda é mais tricky.

há 55 minutos, JoseCarlosMarques disse:

Não foi por falta de aviso 😛 . Mas a tua ideia inicial até era ter o Betta. O resto veio depois.

Aishhhh mesmo a dizer "I told'ya" ahahah mas sim, tinham razão! Eu agora ando vidrada em Rasbora Kubotai 😍

há 56 minutos, JoseCarlosMarques disse:

Depois disso vou tentar limpar as rochas e talvez faça isso nessa altura. Também dá tempo aos bichos para se adaptarem. Ontem, por exemplo, já estavam com muito mais cor, e já pareciam mais activos dentro do tanque. Mas essa ideia do vídeo talvez não seja má de todo... as imagens que colocamos aqui no fórum são comprimidas, e perde-se muito detalhe. Mesmo essa que mostrei, no meu computador tem muito mais cor que aqui. Se colocar no Youtube acho que ficam com uma ideia melhor de todo o setup.

Acho que sim! Aposta nisso! Vêem se vídeos lindissímos o youtube e eu sou uma fã de comportamento animal!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

10 hours ago, Sofia Correia said:

Eu acho que os Amano fazem mais sentido em aquários maiores! Quando tens um Nano tens de ter preocupação com as proporções para que fique equilibrado! Até as plantas...por exemplo, o ideal a nível de tapete para um Nano seria Cuba e vez de Monte Carlo. A questão é que Cuba ainda é mais tricky.

Tricky. Grande músico. Vi-o uma vez ao vivo 😛 . Mas tens razão... agora que levo o hobby mais a sério, tenho muito mais em conta a questão dos tamanhos e das proporções. Ver uma fotografia é uma coisa... ver o bicho com tamanho adulto é outra. Quando comprei os meus Amanos eram pequeníssimos, e quase nem os notava dentro do aquário. Mas à medida que vão crescendo, e quando paras um bocadinho para perceber a evolução, percebes que realmente são animais com um porte considerável para um nano. Diria o mesmo ao contrário. Colocar Red Cherrys num aquário de 90cm é quase ditar que eles não tenham "expressão". Ficam tão pequenitos que acabam por se perder.

10 hours ago, Sofia Correia said:

Aishhhh mesmo a dizer "I told'ya" ahahah mas sim, tinham razão! Eu agora ando vidrada em Rasbora Kubotai 😍

São os Green Neon. Muito semelhantes aos âmbar. Mas desejo-te boa sorte para os encontrar. E a bom preço, porque cada bichinho desses (que não passa dos 2cm) custa perto de 4€. Se quiseres um cardume de 10 ou 15 gastas uma fortuna. Eu comprei os meus 20 por 24€. Desculpa estar a repetir isto, mas estou tão contente com os meus bichos que não me canso de os elogiar 😛 . São lindos!!!

E sim, eu avisei-te!

10 hours ago, Sofia Correia said:

Acho que sim! Aposta nisso! Vêem se vídeos lindissímos o youtube e eu sou uma fã de comportamento animal!!!

Comportamento animal... ok ok 😛 .

Eu vou tentar fazer um vídeo, quando tiver mais tempo 😉 .

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 04/02/2023 at 01:38, JoseCarlosMarques disse:

Bem... acabei por comprar os Black Neon. 20. 

large.1.jpg 

Parabéns José, excelente escolha!

São sem dúvida peixes muito bonitos e bastante subvalorizados no hobby.

Bela foto.

Agora fizeste-me lembrar de Tricky e dos Massive Attack, por onde ele tb passou. Lá vou ter de ouvir isso amanhã no Spotify 😄

Editado por indian_joe

GARDEN of STONE - O MEU AQUÁRIO

GARDEN of STONE II - O MEU AQUÁRIO V1.0

Pearl_Jam_Stamp.png

Cumprimentos,

José Graça

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

27 minutes ago, indian_joe said:

Parabéns José, excelente escolha!

São sem dúvida peixes muito bonitos e bastante subvalorizados no hobby.

Bela foto.

Obrigado. Estou muito contente com eles. A cada dia que passa parecem ganhar mais cor. O azul é bastante incandescente (mais até do que eu pensava), e aquela meia lua nos olhos acrescenta um pormenor fantástico. Engraçado também é perceber como ficam quase transparentes quando as luzes todas da casa se apagam. Apercebi-me disso ontem. São a aquisição perfeita para aquilo que queria.

30 minutes ago, indian_joe said:

Agora fizeste-me lembrar de Tricky e dos Massive Attack, por onde ele tb passou. Lá vou ter de ouvir isso amanhã no Spotify 😄

Foi exactamente com os Massive Attack que os vi. Eheh. Na altura o gajo estava em cima do palco e às tantas, quando me apercebi, estava 2 metros ao meu lado a ver os colegas em cima do palco. Ainda ficou ali um bocado, e depois lá voltou a subir.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 05/02/2023 at 22:52, JoseCarlosMarques disse:

Tricky. Grande músico. Vi-o uma vez ao vivo 😛

Bom músico, tal como Massive Attack!!! 

On 05/02/2023 at 22:52, JoseCarlosMarques disse:

Mas tens razão... agora que levo o hobby mais a sério, tenho muito mais em conta a questão dos tamanhos e das proporções. Ver uma fotografia é uma coisa... ver o bicho com tamanho adulto é outra. Quando comprei os meus Amanos eram pequeníssimos, e quase nem os notava dentro do aquário. Mas à medida que vão crescendo, e quando paras um bocadinho para perceber a evolução, percebes que realmente são animais com um porte considerável para um nano. Diria o mesmo ao contrário. Colocar Red Cherrys num aquário de 90cm é quase ditar que eles não tenham "expressão". Ficam tão pequenitos que acabam por se perder.

Sim é isso! Se bem que se forem muitos, com boa cor, num aquário grande também acabam por sobressair! E são uns camarões muito bonitinhos!

On 05/02/2023 at 22:52, JoseCarlosMarques disse:

São os Green Neon. Muito semelhantes aos âmbar. Mas desejo-te boa sorte para os encontrar. E a bom preço, porque cada bichinho desses (que não passa dos 2cm) custa perto de 4€. Se quiseres um cardume de 10 ou 15 gastas uma fortuna. Eu comprei os meus 20 por 24€. Desculpa estar a repetir isto, mas estou tão contente com os meus bichos que não me canso de os elogiar 😛 . São lindos!!!

Eu tenho a sensação que quanto mais pequenos, mais caros ahahah mas sim, na Solaqua são 3.70 € cada, mas não deixo de parte para a nova montagem! 

Os teus peixinhos são lindos e foram uma excelente escolha para o teu tanque!

On 05/02/2023 at 22:52, JoseCarlosMarques disse:

Comportamento animal... ok ok 😛 .

UPS! Lá estás tu ahahah

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

2 hours ago, Sofia Correia said:

Bom músico, tal como Massive Attack!!! 

🤘

2 hours ago, Sofia Correia said:

Sim é isso! Se bem que se forem muitos, com boa cor, num aquário grande também acabam por sobressair! E são uns camarões muito bonitinhos!

Compreendo, mas quando começam a procriar pode sair qualquer cor, não é? E se não fores selecionando, às tantas tens apenas uma mixórdia de camarão.

2 hours ago, Sofia Correia said:

Eu tenho a sensação que quanto mais pequenos, mais caros ahahah mas sim, na Solaqua são 3.70 € cada, mas não deixo de parte para a nova montagem! 

Talvez pela dificuldade de serem criados em cativeiro. No fundo acho que deve ser isso que define o preço. Mesmo assim, são peixes lindíssimos. E quando bem tratados, só investes uma vez e ficas com aquilo que queres. 

2 hours ago, Sofia Correia said:

Os teus peixinhos são lindos e foram uma excelente escolha para o teu tanque!

Concordo!!! 😛 

2 hours ago, Sofia Correia said:

UPS! Lá estás tu ahahah

😄

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 15 minutos, JoseCarlosMarques disse:

Compreendo, mas quando começam a procriar pode sair qualquer cor, não é? E se não fores selecionando, às tantas tens apenas uma mixórdia de camarão.

Yap! E por acaso ando com Mixed Feelings em relação a isso...não sei se não comece a doar wild type a dado momento!

há 16 minutos, JoseCarlosMarques disse:

Talvez pela dificuldade de serem criados em cativeiro. No fundo acho que deve ser isso que define o preço. Mesmo assim, são peixes lindíssimos. E quando bem tratados, só investes uma vez e ficas com aquilo que queres. 

Sim, deve ser isso! Normalmente estes não são o tipo de peixes que consigas procriar em casa como Guppys por exemplo. Eu eventualmente vou acabar por juntar um pequeno grupo de Rasboras na nova montagem. Atualmente tenho 6 Ember Tetras, colocaria 6 Rasboras Kubotai e 5 Corys Pygmy. O aquário novo vai ter cerca de 42 L.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

58 minutes ago, Sofia Correia said:

Yap! E por acaso ando com Mixed Feelings em relação a isso...não sei se não comece a doar wild type a dado momento!

Só se for a alguém que não se preocupe muito com a cor dos camarões... alguém que tenha um aquário mais pelos bichos que pela estética. Ou alguém que crie camarões. Não sei... A sanita não é opção 😛 ?

1 hour ago, Sofia Correia said:

Sim, deve ser isso! Normalmente estes não são o tipo de peixes que consigas procriar em casa como Guppys por exemplo. Eu eventualmente vou acabar por juntar um pequeno grupo de Rasboras na nova montagem. Atualmente tenho 6 Ember Tetras, colocaria 6 Rasboras Kubotai e 5 Corys Pygmy. O aquário novo vai ter cerca de 42 L.

Ficas com uma bela coleção. E olha que esses peixes pequenos podem também procriar em cativeiro... nos nossos aquários. O problema é que os pequenitos, quando nascem, são geralmente abandonados pelos pais, que na maior parte das vezes até acabam por comê-los. Tinhas que ter um tanque apenas para a desova e para os criar até um tamanho razoável. Trabalho a mais, a meu ver. Deixo isso para quem vive da coisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 2 horas, JoseCarlosMarques disse:

Não sei... A sanita não é opção 😛 ?

HAHAHAH coitadinhos!!! Mas sim, eu acho que há pessoas que não se importam com isso de todo!

há 2 horas, JoseCarlosMarques disse:

Ficas com uma bela coleção. E olha que esses peixes pequenos podem também procriar em cativeiro... nos nossos aquários. O problema é que os pequenitos, quando nascem, são geralmente abandonados pelos pais, que na maior parte das vezes até acabam por comê-los. Tinhas que ter um tanque apenas para a desova e para os criar até um tamanho razoável. Trabalho a mais, a meu ver. Deixo isso para quem vive da coisa.

Sim, fazer criação não é para mim de todo! 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

11 minutes ago, Sofia Correia said:

AHAHAH coitadinhos!!! Mas sim, eu acho que há pessoas que não se importam com isso de todo!

Tens é que encontrar essas pessoas e começar a fazer envios semanais 😛 .

12 minutes ago, Sofia Correia said:

Sim, fazer criação não é para mim de todo! 

Não vou comentar 🙄 .

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa tarde, José,

Confesso que li apenas algumas partes do teu tópico, gostei bastante composição que criaste, bem harmonioso, este estilo é dos mais difíceis de dominar devido às plantas que por norma se usam para criar o efeito pretendido.

Do pouco que li e para não andar a esgravatar todo o tópico, usaste ADA Amazónia correto? O normal ou o V2? De qualquer das formas é precisamente o solo que te fez perder o fio a meada, é um solo extremamente rico em nutrientes, na minha opinião realmente um dos melhores que está disponível no mercado, e na falta de plantas de caule de alto consumo usar um solo destes para uma montagem destas é bastante comprometedor.

Espero não estar a repetir conselhos, mas na minha modesta opinião a fertilização que fazes não será a mais indicada, principalmente o Specialized da Tropica. Estamos a falar de um fertilizante a base de macronutrientes com um índice elevadíssimo de Nitrogénio sob a forma de NH4, nutriente amplamente disponível no solo que usaste, logo e não referindo outras marcas, podes continuar a usar Tropica Premium e arranjar um fertilizante a base de potássio apenas para complementar a falta do mesmo no Tropica.

Usando um solo como o que usas-te na minha experiência e para a escolha de plantas que fizeste terias de começar a suplementar N e P talvez uns 6 meses após o arranque do layout. 

Parabéns de qualquer forma pelo layout e pela resiliência, não desistas e aprende com os erros, dá a volta ao texto.

Abraço vou continuar a acompanhar.

 

Cumprimentos, Nuno Matos

 

Os meus projetos:

Crystal River Shore - AQUASCAPING

Rain Forest - CICLÍDEOS AMERICANOS E ASIÁTICOS

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

4 hours ago, Nuno M. said:

Boa tarde, José,

Confesso que li apenas algumas partes do teu tópico, gostei bastante composição que criaste, bem harmonioso, este estilo é dos mais difíceis de dominar devido às plantas que por norma se usam para criar o efeito pretendido.

Do pouco que li e para não andar a esgravatar todo o tópico, usaste ADA Amazónia correto? O normal ou o V2? De qualquer das formas é precisamente o solo que te fez perder o fio a meada, é um solo extremamente rico em nutrientes, na minha opinião realmente um dos melhores que está disponível no mercado, e na falta de plantas de caule de alto consumo usar um solo destes para uma montagem destas é bastante comprometedor.

Espero não estar a repetir conselhos, mas na minha modesta opinião a fertilização que fazes não será a mais indicada, principalmente o Specialized da Tropica. Estamos a falar de um fertilizante a base de macronutrientes com um índice elevadíssimo de Nitrogénio sob a forma de NH4, nutriente amplamente disponível no solo que usaste, logo e não referindo outras marcas, podes continuar a usar Tropica Premium e arranjar um fertilizante a base de potássio apenas para complementar a falta do mesmo no Tropica.

Usando um solo como o que usas-te na minha experiência e para a escolha de plantas que fizeste terias de começar a suplementar N e P talvez uns 6 meses após o arranque do layout. 

Parabéns de qualquer forma pelo layout e pela resiliência, não desistas e aprende com os erros, dá a volta ao texto.

Abraço vou continuar a acompanhar.

Antes de mais agradeço o teu comentário, Nuno. Foi realmente arriscado ter optado pelo Amazónia (é o V2), mas quis experimentar o substrato da ADA, e achei que os nutrientes a mais (que agora percebo que ele têm) podiam ajudar-me a alimentar melhor as minhas plantas. Fui um pouco ingénuo, e quando introduzi então a calha nova, mais potente (troquei uma Chihiros A801 pela Week Aqua L900) dei cabo de tudo. Isso foi quase no início da montagem. A partir daí tenho corrido atrás do prejuízo. Talvez agora esteja a conseguir algum equilíbrio porque o substrato começa a ficar "gasto". Mas ao mesmo tempo também comecei a fertilizar com mais força, e a introduzir mais CO2 no tanque. No fundo, acho que regulei os parâmetros por cima, e a coisa começou a compor-se. De qualquer maneira, está ainda muito longe de estar apresentável, e as tuas dicas podem ser uma grande ajuda. Pelo que já entendi, percebes muito disto, portanto vou aproveitar. Eheh.

Eu estou a alternar diariamente entre Premium e Specialized. Dizes tu que eu devia ficar-me só pelo Premium e adicionar apenas algum Potássio? Mesmo nesta altura... passados 7 ou 8 meses depois da montagem?

Quando falas que deveria ter começado a fertilizar N e P 6 meses depois do arranque, isso quer dizer que deveria ter passado esses 6 meses sem fertilizar?

Desde já agradeço a tua ajuda. Um abraço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 11 horas, JoseCarlosMarques disse:

Quando falas que deveria ter começado a fertilizar N e P 6 meses depois do arranque, isso quer dizer que deveria ter passado esses 6 meses sem fertilizar?

Bom dia,

No teu caso específico acredito que seja a maneira indicada para levar o teu aquário a bom porto, passo a explicar, N e P vão estar sempre disponíveis para o sistema radicular das plantas usando um substrato vitaminado como o ADA V2, o Specialized tem a mesma fórmula do Premium na sua base com a adição de N e P num rácio que no meu ponto de vista não é o mais indicado, são ambos fertilizantes com pouco K, são fertilizantes bons, mas não para usar com o solo que escolheste.

Aprofundando, se temos muito N e P estes são maioritariamente absorvidos pelas plantas por via radicular, K, Fe e Oligoelementos são absorvidos na sua maioria pelas folhas, dai se usamos um sistema de solo como o da ADA um temos uma carga enorme de N sob a forma de NH4/3 a fertilização de N e P na coluna de água só faz sentido mesmo a longo prazo se tivermos plantas de crescimento rápido (ex. rotalas sp.), logo num estilo Iwagumi onde temos maioritariamente plantas de tapete essa adição é contraproducente.

O próprio sistema de fertilização da ADA está pensado para ser usado em simbiose com o sistema de substrato, onde o aconselhado pela própria marca é iniciar as montagens apenas com fertilização liquida de K para fomentar o transporte dos restantes nutrientes pelo sistema radicular ao restante corpo/tecido das plantas obrigando assim o metabolismo das plantas a puxar o que solo tem para dar, pouco tempo depois inicia o Mineral que é nada mais nada menos que FE e Oligoelementos que são necessários após o correcto enraizamento, para o bom desenvolvimento foliar.

Já, por outro lado, o sistema de fertilizar da tropica é formulado para usar com o sistema de solo deles (aquasoil sem nutrientes) ou para plantas em estado emerso que é o caso das green houses onde toda a absorção é feita via radicular com sistemas de renovação de água constante.

Espero não ter baralhado mais, posso continuar a desenvolver o tema :default_alberteinstein:.

Cumprimentos, Nuno Matos

 

Os meus projetos:

Crystal River Shore - AQUASCAPING

Rain Forest - CICLÍDEOS AMERICANOS E ASIÁTICOS

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

1 hour ago, Nuno M. said:

Espero não ter baralhado mais, posso continuar a desenvolver o tema :default_alberteinstein:.

Não baralhaste, não. Até foste bastante claro. A questão que se coloca neste momento é que o meu aquário já tem os tais 7 ou 8 meses de montagem, como tinha referido, e o substrato pode já não ter esses nutrientes todos que indicas.  Recomeçar com a mesma configuração das rochas não está fora de questão, mas queria tentar tudo antes de tomar esse passo. Achas que, neste momento, passar a usar apenas Premium e complementar essa fertilização com K poderia funcionar? Eu estou disposto a experimentar tudo... até já pensei em mudar para produtos da APT, mas não queria deixar de usar um all-in-one, porque ainda não tenho assim tanta experiência no hobby e não me sinto pronto a avançar para uma fertilização elemento a elemento. Mas para não confundir mais as coisas... se me mantiver com os produtos da Tropica, da maneira como referi em cima, achas que posso começar a ter melhores resultados?

Editado por JoseCarlosMarques
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 hora, JoseCarlosMarques disse:

Achas que, neste momento, passar a usar apenas Premium e complementar essa fertilização com K poderia funcionar? Eu estou disposto a experimentar tudo... até já pensei em mudar para produtos da APT, mas não queria deixar de usar um all-in-one, porque ainda não tenho assim tanta experiência no hobby e não me sinto pronto a avançar para uma fertilização elemento a elemento. Mas para não confundir mais as coisas... se me mantiver com os produtos da Tropica, da maneira como referi em cima, achas que posso começar a ter melhores resultados?

Tenho a certeza que em 15 dias ias começar a notar uma grande diferença, o N e P no solo vai estar sempre a acumular ao longo do tempo são sempre residuais em solos deste tipo, principalmente se não usarmos Power Sand (Living Substrate) não há capacidade desnitrificante... Principalmente num layout como o teu. Não digo que não seja preciso em absoluto fertilizar estes nutrientes, mas com os sintomas que apresenta não tenho grandes dúvidas que é a receita certa.

Já há muito tempo que sou da opinião que um fertilizante All-In-One seja de que marca for é um tremendo tiro no pé, principalmente para pessoas com menos experiencia. E acredita que já testei mesmo muita coisa e já rebentei muitos aquários também. :my_angel: 

Pelo menos ter sempre duas soluções em separado NPK de FE + Oligoelementos e se possível um K extra. 

Imagina se fizermos uma poda, faz sentido continuar a fertilizar na mesma proporção e todos os nutrientes? 

As plantas vão conseguir absorver o que debitas na coluna de água?  

Aproveito para dizer não haver uma marca melhor que outra, apenas temos de adaptar o método a nossa realidade... 

 

 

Cumprimentos, Nuno Matos

 

Os meus projetos:

Crystal River Shore - AQUASCAPING

Rain Forest - CICLÍDEOS AMERICANOS E ASIÁTICOS

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

19 minutes ago, Nuno M. said:

Tenho a certeza que em 15 dias ias começar a notar uma grande diferença, o N e P no solo vai estar sempre a acumular ao longo do tempo são sempre residuais em solos deste tipo, principalmente se não usarmos Power Sand (Living Substrate) não há capacidade desnitrificante... Principalmente num layout como o teu. Não digo que não seja preciso em absoluto fertilizar estes nutrientes, mas com os sintomas que apresenta não tenho grandes dúvidas que é a receita certa.

Vou então avançar com essa solução. Deixar o Specialized de lado e passar a fertilizar apenas com Premium e K. Entretanto apresento os resultados 🙂 . Obrigado pela dica, Nuno. Eu sabia, pela maneira que falas,  que ias ser uma mais valia para este fórum. Só é pena teres a loja aí em baixo... caso contrário ia já fazer-te uma visita.

23 minutes ago, Nuno M. said:

Já há muito tempo que sou da opinião que um fertilizante All-In-One seja de que marca for é um tremendo tiro no pé, principalmente para pessoas com menos experiencia. E acredita que já testei mesmo muita coisa e já rebentei muitos aquários também. :my_angel: 

Pelo menos ter sempre duas soluções em separado NPK de FE + Oligoelementos e se possível um K extra. 

Imagina se fizermos uma poda, faz sentido continuar a fertilizar na mesma proporção e todos os nutrientes? 

As plantas vão conseguir absorver o que debitas na coluna de água?  

Aproveito para dizer não haver uma marca melhor que outra, apenas temos de adaptar o método a nossa realidade... 

Compreendo o que dizes, e concordo contigo. A Aquariofilia tem muito que se lhe diga, e em termos de fertilização as coisas não são mesmo nada fáceis de explicar nem de compreender. Com o tempo (talvez na minha próxima montagem) vou ter que aprofundar o meu conhecimento nessa matéria, e talvez encontre a solução certa para o género de aquários que quero criar. Espero que a partir desse momento possa vir a ter menos preocupações com a fertilização para me concentrar na construção de aquários cada vez mais bonitos 🙂 .

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Joseph 😄 vais te render ... all in one ... no thanks 😄 "fertilização tem muito que se lhe diga" nem é tanto assim eu nao tenho essa percepção ... conhecendo os principios básicos das plantinhas até que a coisa fica simples depois é jogar com o que adicionas lá para dentro, peixaria, solo, agua, e as plantas e os seus tipos perceber e seguir uma "receita" já estudada e estudada.

eu ainda estou no ponto de duas soluções ... NPK + umas coisitas (adiciono Mg e Ca ) e depois os Micros (estes sao bem mais que 5 mas já compro o mix feito lol só o investimento numa balança abaixo de uma grama nao compensava contra comparativamente com o da tropica que também tenho por cá o meu colora muito mais a água no final da semana chega a ficar rosada lol)

next step passar para 4 soluções independentes exactamente para poder controlar diferencialmente o que quero lá meter e em que altura, por exemplo se quero realçar os vermelhos fominha da boa em N ou depois de uma poda valente modificar o regime de fertilização para nao correr o risco de aparecimento das malditas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

1 hour ago, Carlos Carvalheira said:

Joseph 😄 vais te render ... all in one ... no thanks 😄 "fertilização tem muito que se lhe diga" nem é tanto assim eu nao tenho essa percepção ... conhecendo os principios básicos das plantinhas até que a coisa fica simples depois é jogar com o que adicionas lá para dentro, peixaria, solo, agua, e as plantas e os seus tipos perceber e seguir uma "receita" já estudada e estudada.

eu ainda estou no ponto de duas soluções ... NPK + umas coisitas (adiciono Mg e Ca ) e depois os Micros (estes sao bem mais que 5 mas já compro o mix feito lol só o investimento numa balança abaixo de uma grama nao compensava contra comparativamente com o da tropica que também tenho por cá o meu colora muito mais a água no final da semana chega a ficar rosada lol)

next step passar para 4 soluções independentes exactamente para poder controlar diferencialmente o que quero lá meter e em que altura, por exemplo se quero realçar os vermelhos fominha da boa em N ou depois de uma poda valente modificar o regime de fertilização para nao correr o risco de aparecimento das malditas

Eh pá… continuo a dizer que ainda não é para mim. Há aí muita coisa que tu dizes que a mim me soa a chinês. Eu prometo que na minha próxima montagem vou estudar esse assunto a fundo! A informação já está por aí… é só pegar num caderno e começar a juntá-la. Até lá, vou continuar a usar o all-in-one. A explicação dada pelo Nuno pareceu-me muito clara, e vou tentar segui-la. Mais para a frente penso no resto. Ainda perco a cabeça e opto mesmo pela fertilização da ADA, com o substrato deles. Lá se vão as minhas poupanças…

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pelo o que me disseram uma vez, os fertilizantes da Tropica são muito bons apenas nos primeiros tempos do aquário. E eu era um utilizador frequente desses fertilizantes. 
Agora ainda os tenho mas só uso num aquário mais pequeno low-tech com camarões. 
Entretanto, excelente escolha dos teus habitantes :default_animal_fish:, ficam bem bonitos aí! 

Editado por Emejet
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

42 minutes ago, Emejet said:

Pelo o que me disseram uma vez, os fertilizantes da Tropica são muito bons apenas nos primeiros tempos do aquário. E eu era um utilizador frequente desses fertilizantes. 
Agora ainda os tenho mas só uso num aquário mais pequeno low-tech com camarões. 
Entretanto, excelente escolha dos teus habitantes :default_animal_fish:, ficam bem bonitos aí! 

Obrigado pelo comentário! Já te respondi no outro tópico, mas vou repetir... talvez vá mesmo para o Lean, da Masterline.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 2 horas, JoseCarlosMarques disse:

Obrigado pelo comentário! Já te respondi no outro tópico, mas vou repetir... talvez vá mesmo para o Lean, da Masterline.

Força nisso. Isto acaba por ser um pouco de tentativa/erro até se encontrar a formula correcta 🙂 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem, seguindo as recomendações no @Nuno M., esta semana enviei uma mensagem para a Solaqua para encomendar o Tropica Premium e outro fertilizante à base de Potássio - queria saber qual me sugeriam, e ao mesmo tempo aproveitei para fazer umas perguntas sobre a gama da Masterline, que entretanto vi o @Emejet anunciar para o aquário dele. Do meu ponto de vista, e depois de uma rápida pesquisa, achei que ficaria melhor servido com o All-In-One Lean, que eles comercializam, do que com o Premium, e perguntei. Do outro lado fui atendido de forma impecável, e pediram até para me ligarem, de forma a perceberem melhor todo o meu setup para sugerirem o que seria melhor para mim. No final da conversa, e de uma forma que não esperava nada ouvir um vendedor falar, a pessoa do outro lado do telefone (que não sei quem foi) sugeriu apenas que eu guardasse o meu dinheiro e que experimentasse aumentar o CO2 no meu tanque em conjunto com umas configurações básicas na calha (que ele nem sequer conhecia, mas esforçou-se por tentar perceber). O homem acabou por perder uma venda, mas ganhou um cliente. A partir de agora, e pedindo desculpa a todos os outros comerciantes, principalmente ao @Nuno M., que sei que também tem uma loja e que precisa de vender, acho que vou começar a fazer todas as minhas encomendas na Solaqua. No espaço de 3 dias, as diferenças são notórias no meu tanque. Voltei a ter cores muito saudáveis nas plantas, e noto já um acentuado crescimento. Para não duvidarem da minha palavra, e acharem que estou a exagerar, fica a imagem em baixo. Já não me lembro quando vi as minhas plantas fazerem tanto "pearling".

Entretanto estudei um bocadinho mais a gama da Masterline, e tendo também em conta todos os conselhos no Nuno, mais uma vez, acho que vou perder a cabeça e comprar uma série de produtos deles que me permitam começar a fazer uma fertilização individual de Macros e Micros. Muitos sabem que lutei muito tempo contra isto... o meu objectivo sempre foi ter um all-in-one que servi-se as minhas necessidades, mas nestes últimos dias fiz um esforço por compreender o outro lado da força ( 🙂 ) e julgo ter chegado a hora. Entretanto, quando fizer a compra, coloco aqui os produtos e explico porquê.

Mais uma vez, @Nuno M. agradeço-te por todo o esforço e pela motivação que me deste em tentar perceber um bocadinho mais sobre a fertilização dos nossos aquários. A maneira como explicaste as coisas (e não quero com isto desvalorizar todos os outros que antes, aqui neste fórum, tentaram fazer o mesmo) foi muito clara. Talvez tenha vindo também na altura certa. Eheh. Um abraço.

 

large_001.jpg

Editado por JoseCarlosMarques
  • Gosto 4
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

49 minutes ago, Sofia Correia said:

O pearling dessas plantas está fantástico!

Fico contente por finalmente te terem conseguido ajudar! 👏

👍

Tenho tido é algumas baixas. Perdi 3 peixes. 2 Otos e 1 Neon. Não sei se terá haver com o aumento do CO2... muito provavelmente sim... mas os Otos já andavam a morrer à medida de 1 ou 2 por semana... poderá ter haver com falta de comida ou alguma doença. Vou ter que avaliar bem a situação.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.