Flow


JoseCarlosMarques

Recommended Posts

5 minutes ago, KoD said:

Não vou dizer… Do melhor que já vi… porque vi pouca coisa… mas… tu estás lá… está do melhor… Parabéns 

Muito obrigado KoD. Muito obrigado mesmo!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

18 minutes ago, Sofia Correia said:

Está excelente!!! Parabéns!!! Por muito que queira ver isso com água sem dúvida que acho que deves esperar...ia ser desesperante ver essas plantinhas todas a sair do substrato!

Obrigado Sofia!!! Eu tenho paciência. Mau era se a perdesse agora. Eheh. 

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

57 minutes ago, JoãogaFernandes said:

Está tão bonito José! Os meus parabéns!!!

prepara já as tesouras porque vais precisar delas 😂

Muito obrigado pelo comentário João. Vou precisar das tesouras, e vou precisar delas logo desde o início, para por estas verduras todas no lugar delas. Eheh. Grande abraço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

2 hours ago, Diogo.Sousa said:

Uaaaaaauuuu! 🙂

Está com tão mas tão mas...tão bom aspeto!!!!

Para mim é agora a referencia. Sem duvida que é! Parabens! Muitos parabens mesmo!

Obrigado pelo comentário, Diogo. É muito bom começar a semana a ouvir essas palavras. Sendo referência, tens todos os passos para fazer igual (ou parecido) neste post. Força nisso 🙂 !

Editado por JoseCarlosMarques
  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

large_001.jpg

large_002.jpg

large_003.jpg

large_004.jpg

 

Devo ser dos poucos que começam uma montagem em Dry Start para evitar vir a ter algas no aquário e as algas aparecem durante o Dry Start. Irra!

Não sou o único, pelo menos. Já li testemunhos de casos semelhantes. Mas do que li, as algas costumam aparecer no substrato, onda está concentrada a maior quantidade de liquido.

O que acham que devo fazer? Li várias coisas... diminuir as horas de iluminação diária (estou actualmente nas 10H)... arejar mais o aquário (por agora abro-o duas vezes por dia, e mantenho dois buracos nos extremos, para deixar o ar circular)... colocar menos água no aquário (até agora dou-lhe umas borrifadas de manhã... não sei quantas... mas posso diminuir)... deixar de usar fertilizante na água com que borrifo as plantas (estou a usar Specialized... uma quantidade mínima... só para ajudar o crescimento das verduras)... usar Excel nos sítios onde estão a aparecer as algas... ou não faço nada e espero até encher o aquário com água para começar a tratar o problema com mudanças TPA's (isto porque, até agora, as plantas parecem todas bem.. só queria esperar mais duas semanas para ver se ganham raizes mais fortes)?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas José Carlos😷

Estas tão traumatizado com as algas, ó homem queiras ou não queiras elas vão estar sempre uni-presentes  no teu no meu e nos outros,não te esqueças em meios aquáticos elas ( Algas) estão lá,é certo que num aquário supostamente sem algas há vista,elas estão lá sempre há espera que nos lhe demos a oportunidade de elas arrancar em força,faz parte da natureza,não te devias preocupar tanto faz mal ao coração,se elas atacarem na altura então vais-te debruçar sobre o assunto com calma e cabeça fria.  

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 4 horas, JoseCarlosMarques disse:

 

Devo ser dos poucos que começam uma montagem em Dry Start para evitar vir a ter algas no aquário e as algas aparecem durante o Dry Start. Irra!

 

Tens boas mãos! Anda lá 😄

Logo-Glazed-Nature.png Segue-me no Instagram: @glazed.nature

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

9 hours ago, Alvaro Silva said:

Boas José Carlos😷

Estas tão traumatizado com as algas, ó homem queiras ou não queiras elas vão estar sempre uni-presentes  no teu no meu e nos outros,não te esqueças em meios aquáticos elas ( Algas) estão lá,é certo que num aquário supostamente sem algas há vista,elas estão lá sempre há espera que nos lhe demos a oportunidade de elas arrancar em força,faz parte da natureza,não te devias preocupar tanto faz mal ao coração,se elas atacarem na altura então vais-te debruçar sobre o assunto com calma e cabeça fria.  

Abraço

 

8 hours ago, JoãogaFernandes said:

Tens boas mãos! Anda lá 😄

Hummm... acho que vou esperar, então, e continuar a fazer o que fiz até agora. Pode ser que consiga aquele "look" dos aquários japoneses com as rochas cobertas de algas. Eheh. Obrigado pela ajuda a decidir! Tenho mesmo que deixar de me preocupar tanto.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

49 minutes ago, Sofia Correia said:

Eu confesso que gosto no look natural que as algas dão (quando não são em demasia) 😃

O meu problema é descobrir como as posso ter em pequenas quantidades. Porque alguma coisa devo estar a fazer mal se elas começam a aparecer. Não quero elimina-las por completo... apenas saber controla-las, e não as ter se me apetecer.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

4 hours ago, Vasco Ferreira said:

Quando encheres...já estás farto do aquário e desmanchas. 😁

Não posso. A minha namorada ainda hoje me disse que não me deixa mudar tão cedo. Eheh. Ela já me conhece 😉 .

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

1 hour ago, Carlos André said:

hoje é dia de fotos 😄 vamos lá animar a malta ... eu vou por ums no meu e poe uma tuas aqui também 😉

Não tenho nada de novo para mostrar. Eheh. Agora só quando inundar o tanque. Tenho tido algum melt, mas muito pouco. Regra geral as plantas estão a crescer bastante bem. Devo esperar mais duas ou três semanas e depois avanço para a inundação. Eheh. 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Está muito bonita a montagem parabéns, as plantas também parecem estar com muito bom aspecto.

Mas reparei que as algas te perseguem mesmo sem agua elas aparecem 😂, brincadeira.

Vai colocando fotos, gostei de ver um aquário apenas só com rochas fica muito bonito.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

2 hours ago, Marco Corgas said:

Está muito bonita a montagem parabéns, as plantas também parecem estar com muito bom aspecto.

Mas reparei que as algas te perseguem mesmo sem agua elas aparecem 😂, brincadeira.

Vai colocando fotos, gostei de ver um aquário apenas só com rochas fica muito bonito.

É verdade, sim senhor. As algas não me largam. Mas estas não me parecem muito resistentes… no fim-de-semana andei a limpa-las com uma escova de dentes e percebi que aquilo sai bem. Quando inundar o aquário, e com as primeiras mudanças de água, devo conseguir livrar-me destas. Provavelmente deve ter haver com o tempo de luz… são 10 horas por dia. Também deve ser por isso que estou com problemas na Eleocharis. Estão todas a ficar amarelas. Mas o resto das plantas está a crescer bastante bem, portanto vou continuar assim mais umas semanas e depois trato dos problemas. Se tiver apenas que substituir a Eleocharis, não fico muito triste 🙂 . Obg. pelo comentário Marco. Um abraço.

Editado por JoseCarlosMarques
  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

large_001.jpg

large_002.jpg

large_003.jpg

 

large_004.jpg

large_005.jpg

large_006.jpg

large_007.jpg

 

Actualização de como as coisas vão por aqui... decidi finalmente inundar o tanque! Na próxima 5ª feira cumpriria 2 meses de Dry-Start, mas estava a ver muitas plantas definharem e durante o fim-de-semana julgo ter percebido porquê... a temperatura dentro do tanque andava perto dos 30º, com as luzes acesas, e as plantas estavam a "queimar". Principalmente a Eleocharis. Tenho algumas percas, como podem ver pelas fotografias, mas com algum tempo julgo que podem recuperar. Caso não recuperem, compro mais um ou dois potes para as substituir.

Estava com algum receio que o substrato resvalasse em alguns sítios, mas por enquanto está tudo seguro. Parece que planeei bem a montagem. Ah... também consegui limpar das rochas as algas que foram crescendo nestas últimas semanas. Ao mesmo tempo, também limpei a sujidade que estava incrustada, fruto da minha falta de paciência para as esfregar antes de as colocar no aquário 🙂 . Agora as pedras até parecem mais claras e com uma coloração azulada mais uniforme. Estou a gostar de ver.

Já dei a primeira tesourada naquelas plantas que cresceram mais, para ver se consigo despoletar novos rebentos e as mantenho rentinhas ao substrato.

Por enquanto não estou a fertilizar... não sei se faço bem ou mal... se alguém me puder ajudar nessa questão, agradeço, mas como ainda estou nas trocas de água diárias, julgo que não faz muito sentido colocar o acondicionador, fertilizar e mudar a água no dia seguinte. Estou a pensar deixar os fertilizantes para quando passar às trocas de água semanais. Já o CO2 está a bombar mais de 6 bolhas por segundo, para as plantas não sentirem a falta do dióxido de carbono. Com o avançar da primeira semana vou tentar diminuir gradualmente, até chegar às 2 por segundo (se o Drop-Cheker se mantiver no verde com essa quantidade).

Acho que não deixei nada por dizer... ainda tive um susto, ontem, porque troquei os tubos de entrada e saída no filtro e estava a sugar água pelo outflow enquanto enfiava no mesmo tubo (para dentro do filtro, portanto) o CO2, através do atomizador. Ouvi barulhos muito estranhos que espero não voltar a ouvir 🙂 .

Por último... e agora com a água mais limpa... posso dizer que é do caraças olhar para um aquário de vidro extra-claro com uma montagem criada pelas nossas mãos. Em Setembro faço três anos de hobby, e continuo a surpreender-me positivamente sempre que completo uma nova fase. Vai ser muito difícil matar este bichinho 🙂 !

  • Gosto 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muitos parabéns!!! Mal posso esperar por ver esse tanque com peixes! Está simplesmente brilhante. Muito harmonioso 😍

A tua Monte Carlo está de fazer inveja!!!

há 22 minutos, JoseCarlosMarques disse:

Por último... e agora com a água mais limpa... posso dizer que é do caraças olhar para um aquário de vidro extra-claro com uma montagem criada pelas nossas mãos.

Sem dúvida que se houver mais algum aquário cá em casa, será certamente de vidro extra claro. Faz uma diferença abismal 🙂

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

3 hours ago, Sofia Correia said:

Muitos parabéns!!! Mal posso esperar por ver esse tanque com peixes! Está simplesmente brilhante. Muito harmonioso 😍

A tua Monte Carlo está de fazer inveja!!!

Obrigado pelo comentário Sofia! É muito bom vermos o nosso trabalho ser apreciado.
A tua carpete há de ficar parecida. Se a coisa começar a crescer demasiado, ainda te mando umas plantinhas. Eheh. Troco por camarões 😛 .

Quanto ao vidro… e ao preço que andam os extra-claros… cá em casa não deve entrar mais nenhum tanque de vidro normal. Só se for mesmo para servir de tanque de transição, ou de tanque hospital.

Editado por JoseCarlosMarques
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Continua tudo com excelente aspeto... os meus Parabéns e gabo-te essa paciência, a ti e a muitos, eu ando ansioso que ainda não acabei o móvel para o aquário, só falta fazer as portas e envernizar tudo, mas tenho tido pouco tempo e se chover ao fim de semana ainda menos.

Fico a espera de ver o teu aquário com peixes.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

5 hours ago, KoD said:

Continua tudo com excelente aspeto... os meus Parabéns e gabo-te essa paciência, a ti e a muitos, eu ando ansioso que ainda não acabei o móvel para o aquário, só falta fazer as portas e envernizar tudo, mas tenho tido pouco tempo e se chover ao fim de semana ainda menos.

Fico a espera de ver o teu aquário com peixes.

Paciência é realmente a palavra que melhor descreve este projecto. O móvel começou a ser construído há mais de um ano atrás. Passei por muitas adversidades e muitas vezes deixei as coisas paradas à espera de melhores dias, mas nunca pensei em desistir. Este aquário, para mim, foi (e continua a ser) um teste.

Tens que encarar o teu projecto da mesma forma. Não fiques ansioso. A partir do momento em que o aquário te dê mais dores de cabeça que prazer, o melhor é escolheres outra coisa para te ocupar o tempo. O segredo está em saber apreciar cada pequeno avanço. 

Editado por JoseCarlosMarques
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.