Flow


JoseCarlosMarques

Recommended Posts

há 1 hora, Sofia Correia disse:

Já me tinha esquecido do quão bonito é o teu aquário! 

É verdade sim senhora, no meio de tanta coisa que lemos... depois olhamos para a foto do aquário e parece que nada se passa... continua um belo aquario.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

3 hours ago, Sofia Correia said:

É bom ver que o teu tanque parece estar neste momento no bom caminho.

Já me tinha esquecido do quão bonito é o teu aquário! 

Agradeço as tuas gentis palavras, Sofia. Vamos lá ver se ele continua nesse caminho 🙂 . Seria muito bom, e eu acho que a minha paciência merecia!

 

2 hours ago, KoD said:

É verdade sim senhora, no meio de tanta coisa que lemos... depois olhamos para a foto do aquário e parece que nada se passa... continua um belo aquario.

Muito obrigado KoD. Por vezes olho para o tanque de determinados ângulos e esqueço-me do que já se  passou com ele. Mas continuo reticente, e não sei ainda se o vou desmontar. De qualquer maneira, tenho a consciência de que consegui realmente uma bela montagem e, mesmo que o desmonte, será para criar exactamente a mesma coisa com muito mais horas de conhecimento.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Não há grandes novidades por aqui. Morreram-me dois Otocinclus (dos que comprei)... um preso na entrada do filtro (não sei porque raio vão lá parar... já é o terceiro... um fui a tempo de salvar) e outro preso na bomba de circulação (também já é o segundo). Foram 4, no total (outros 2 no passado). Não consigo evitar que isso aconteça porque eles ficam presos na sucção.

Entretanto, com o frio que tem feito, resolvi comprar um novo termostato de 200w. O que tinha era de 100w e não estava a conseguir ter uma temperatura de mais de 22º (já com o termostato no máximo). Andava a notar um decréscimo no crescimento das plantas e resolvi aumentar a temperatura... agora está nos 23.5º... 24º. Vamos ver o que acontece.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 15/01/2023 at 21:58, JoseCarlosMarques disse:

large_001.jpg

 

Um mês depois das últimas imagens, resolvi fazer uma fotografia que mostra o panorama geral do aquário. E não querendo chamar novamente a mim o azar, parece que a minha paciência, e os muitos conselhos que me foram dados por alguns membros aqui do fórum (podem ler mais atrás), estão finalmente a levar-me para o caminho certo.

Não está tudo como eu gostava... algumas zonas da carpete ainda estão num estado que me faz questionar a continuidade da montagem, mas de forma geral a coisa está a evoluir positivamente, e já vejo outros sítios onde as plantas estão como eu gostava que estivessem. Sem entrar em muitos detalhes, o que fiz foi acrescentar novos pés de Monte Carlo onde estavam em pior estado. Aumentei a agitação da água com uma bomba de circulação que comprei na Loja China, aumentei a intensidade da calha para 60% e aumentei a fertilização diária de 0,2 para 0,6 ml por dia (alterno entre Tropica Premium e Specialized). Continuo a introduzir no tanque 10 ml de Seachem Excel diários, comecei a limpar as rochas com escovas metálicas ao invés das vulgares elétricas da Colgate (já não sei onde fui buscar essa ideia, mas bendita a hora em que o fiz - dá mais trabalho, mas os resultados são muito melhores. Fico à espera que inventem escovas elétricas com dentes metálicos!), e continuei a usar plantas flutuantes para me livrarem dos nutrientes em excesso. Também reforcei a minha equipa de limpeza, com mais 12 Otocinclus, e estou a tentar manter uma rotina de 2 mudanças de água semanais (cerca de 50-60%) acompanhadas por Seachem Prime. Subi o CO2 para 3 bolhas por segundo, e entre a hora em que as luzes apagam e a hora em que o CO2 começa a ser libertado, tenho a funcionar uma bomba de oxigénio para arejar o aquário. Por último, aumentei a temperatura da água para os 24º - coisa que não está a ser fácil de manter nestes dias de frio.

O resultado tem sido um crescimento muito mais saudável das plantas, e uma notória ausência de algas alojadas nas mesmas. Já os pés mais antigos, que sofreram meses de subnutrição (julgo ter sido esse o meu problema desde o início), continuam espalhadas pelo substrato, e isso continua a assustar-me imenso. Por um lado, não sei se o novo crescimento consegue ultrapassar essa massa biológica que está ali presente. Por outro, não sei se algum dia ela pode vir a causar algum problema maior, como soltar-se do substrato ou começar a libertar elementos prejudiciais. Por enquanto vou esperar para ver o que vai acontecer, mas tenho alguns indícios que a coisa pode melhorar. Plantas como a Glossostigma e a Brasiliensis (que estavam desaparecidas desde que fiz a última poda), começaram novamente a crescer, e a Sagittaria Subulata continua rija, mesmo depois de ter estado coberta por algas filamentosas. As Cianobactérias continuam a dar um ar de sua graça aqui e ali de vez em quando (que desaparece no espaço de um ou dois dias com uma seringa e um bocadinho de Excel), mas mais importante é mesmo que a Monte Carlo antiga se lembre de ressuscitar ou se deixe "engolir" pela nova. Entre tudo isto, lá terei que esperar mais um pouco e ter alguma esperança de poder vir a participar pela primeira vez num concurso internacional de aquascaping. Se a coisa der para o torto, começo de novo 🙂 .

Bem estavas feito Calimero..... Isto está muito bom no que toca ao Layout.... Mas então há-de ser ou já é......? Esse titulo não está com nada..... 

Bem gostei tanto que vou copiar..... 

Brincadeira, esta semana estava a falar, vou fazer um iwagumi sem pensar em concursos, só para eu curtir, e para ver se é verdade, o que a malta diz.... Ah e tal é cansativo, olhar para aquilo tanto tempo..... 

Agora 22 páginas é que não vou ler.... Não sei, a paciência de outros tempos já não é a mesma. Peço-te desculpa. 

Não sei porque não estou a receber avisos de email, vou ver se consigo acompanhar daqui para frente. 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Deixa-me respirar fundo porque tenho "A" Vera Santos a comentar o meu tanque!

Então vamos lá...

13 hours ago, Vera Santos said:

Bem estavas feito Calimero..... Isto está muito bom no que toca ao Layout.... Mas então há-de ser ou já é......? Esse titulo não está com nada..... 

Estava e continuo, Vera. Não vejo maneira da coisa andar para a frente. Os caracóis que fizeram do meu tanque a casa deles parecem mexer-se a uma velocidade supersónica, quando comparada com o crescimento das minhas plantas. As que morreram quando fiz o tratamento (inadequado) para tratar as primeiras algas que me apareceram, continuam a ocupar grande parte do aquário, e as novas vão substituindo mas muiiiiiito lentamente. 

Ele é um Iwagumi, mas o título vem de uma altura em que ainda estava a construir o layout 🙂 .

13 hours ago, Vera Santos said:

Bem gostei tanto que vou copiar..... 

Não caibo em mim com a felicidade que tenho ao ler tais palavras. Eheh. Brincadeiras à parte... eu sei que tenho um bom layout... trabalhei bastante para ele, e ouvi muitas opiniões de muita gente aqui no fórum. Sei que cheguei a um ponto que considero quase perfeito (naquilo que procuro) e fico muito sinceramente orgulhoso por ler aquilo que escreveste. Mais uma razão para equacionar voltar a remontar o aquário se as plantas teimarem em não crescer.

13 hours ago, Vera Santos said:

Brincadeira, esta semana estava a falar, vou fazer um iwagumi sem pensar em concursos, só para eu curtir, e para ver se é verdade, o que a malta diz.... Ah e tal é cansativo, olhar para aquilo tanto tempo....

Acaba por ser um bocadinho cansativo, sim, mas depende muito da personalidade de cada um. Eu sempre fui muito perfeccionista. Sou capaz de apreciar uma linha de mar, por exemplo, com as ondas a bater durante minutos seguidos. Como fotógrafo que sou, sempre busquei a simplicidade máxima. A perfeição na imagem, retirando dela tudo o que pode ser considerado desnecessário. No fundo é quase uma depuração dos elementos. Quase nunca lá chego, mas chegar a esse ponto traz-me uma satisfação enorme. Claro que também consigo apreciar o oposto. Sei criticar. Sei dar um imenso valor às tuas criações, por exemplo. Nunca seria capaz de me lançar nesse sentido, e por isso essa valorização e esse saber apreciar cada um dos pormenores que tu trabalhas. Tenho um exemplo que ilustra perfeitamente estas palavras: há uns anos atrás fotografei uma árvore rodeada de nada. Uma árvore sozinha. Aquela imagem para mim estava perfeita, e publiquei-a num blogue com a legenda "Será que ela sabe a sorte que tem?". Todos os comentários foram no sentido contrário ao que eu vi. Toda gente disse que uma árvore sozinha, no meio de nada, não era natural... não fazia sentido... não era bonito. Mas para mim era, e foi por isso que adoptei o Iwagumi. Será para ti 🙂 ?

13 hours ago, Vera Santos said:

Agora 22 páginas é que não vou ler.... Não sei, a paciência de outros tempos já não é a mesma. Peço-te desculpa.

Se fosse eu também não lia 😛 .

13 hours ago, Vera Santos said:

Não sei porque não estou a receber avisos de email, vou ver se consigo acompanhar daqui para frente.

Também deixei de os receber há algum tempo. Não sei o que se passa. Vejo as coisas pelas notificações aqui no Fórum.

Editado por JoseCarlosMarques
  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 25/01/2023 at 20:50, JoseCarlosMarques disse:

Deixa-me respirar fundo porque tenho "A" Vera Santos a comentar o meu tanque!

Então vamos lá...

Estava e continuo, Vera. Não vejo maneira da coisa andar para a frente. Os caracóis que fizeram do meu tanque a casa deles parecem mexer-se a uma velocidade supersónica, quando comparada com o crescimento das minhas plantas. As que morreram quando fiz o tratamento (inadequado) para tratar as primeiras algas que me apareceram, continuam a ocupar grande parte do aquário, e as novas vão substituindo mas muiiiiiito lentamente. 

Ele é um Iwagumi, mas o título vem de uma altura em que ainda estava a construir o layout 🙂 .

Não caibo em mim com a felicidade que tenho ao ler tais palavras. Eheh. Brincadeiras à parte... eu sei que tenho um bom layout... trabalhei bastante para ele, e ouvi muitas opiniões de muita gente aqui no fórum. Sei que cheguei a um ponto que considero quase perfeito (naquilo que procuro) e fico muito sinceramente orgulhoso por ler aquilo que escreveste. Mais uma razão para equacionar voltar a remontar o aquário se as plantas teimarem em não crescer.

Acaba por ser um bocadinho cansativo, sim, mas depende muito da personalidade de cada um. Eu sempre fui muito perfeccionista. Sou capaz de apreciar uma linha de mar, por exemplo, com as ondas a bater durante minutos seguidos. Como fotógrafo que sou, sempre busquei a simplicidade máxima. A perfeição na imagem, retirando dela tudo o que pode ser considerado desnecessário. No fundo é quase uma depuração dos elementos. Quase nunca lá chego, mas chegar a esse ponto traz-me uma satisfação enorme. Claro que também consigo apreciar o oposto. Sei criticar. Sei dar um imenso valor às tuas criações, por exemplo. Nunca seria capaz de me lançar nesse sentido, e por isso essa valorização e esse saber apreciar cada um dos pormenores que tu trabalhas. Tenho um exemplo que ilustra perfeitamente estas palavras: há uns anos atrás fotografei uma árvore rodeada de nada. Uma árvore sozinha. Aquela imagem para mim estava perfeita, e publiquei-a num blogue com a legenda "Será que ela sabe a sorte que tem?". Todos os comentários foram no sentido contrário ao que eu vi. Toda gente disse que uma árvore sozinha, no meio de nada, não era natural... não fazia sentido... não era bonito. Mas para mim era, e foi por isso que adoptei o Iwagumi. Será para ti 🙂 ?

Se fosse eu também não lia 😛 .

Também deixei de os receber há algum tempo. Não sei o que se passa. Vejo as coisas pelas notificações aqui no Fórum.

Pois é, fica tu sabendo que não gosto mesmo de mentir, não é dar graxa, é mesmo porque gostei verdadeiramente. Até estou aqui a pensar estou com saudades de partilhar um aquário desde início, se a coisa começar a correr muito bem lá para o meio, eu paro, vou a concurso com ele e depois posto o resto.... 

Está decidido.... Epah eu disto não percebo nada, leio e não consigo entender a lógica, portanto está decidido. Vai mesmo ser assim! 

E  claro, desta vez vou mesmo precisar da tua ajuda! 

Epah,para além de querer saber que blogue é esse, quero mesmo ver essa fotografia..... 

Vou editar o teu título do tópico, e depois dizes se gostas.... Claro que já sabe que vou levar para a brincadeira.... 🙏😇😇😇😇

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Vera Santos changed the title to Já é, um Sr. Iwagumi!!!!
On 1/27/2023 at 12:14 AM, Vera Santos said:

Pois é, fica tu sabendo que não gosto mesmo de mentir, não é dar graxa, é mesmo porque gostei verdadeiramente. Até estou aqui a pensar estou com saudades de partilhar um aquário desde início, se a coisa começar a correr muito bem lá para o meio, eu paro, vou a concurso com ele e depois posto o resto.... 

Está decidido.... Epah eu disto não percebo nada, leio e não consigo entender a lógica, portanto está decidido. Vai mesmo ser assim! 

E  claro, desta vez vou mesmo precisar da tua ajuda! 

Já vi que fizeste o post. Vou acompanhar todos os detalhes. Eheh. E no que puder "ajudar", conta comigo. Nunca pensei que o meu aquário pudesse dar esse empurrãozito final para começares uma nova montagem. Ainda por cima um Iwagumi! Estou mesmo curioso para ver o que vai daí sair.

On 1/27/2023 at 12:14 AM, Vera Santos said:

Epah,para além de querer saber que blogue é esse, quero mesmo ver essa fotografia..... 

O blogue já não existe. Era coisa de há 20 anos atrás, e já foi apagado há mais de 15. Ainda andei à procura da fotografia, mas também não a encontrei. Deve estar mal catalogada no meu arquivo. Prometo que vou fazer uma pesquisa e, caso a encontre, mostro.

On 1/27/2023 at 12:14 AM, Vera Santos said:

Vou editar o teu título do tópico, e depois dizes se gostas.... Claro que já sabe que vou levar para a brincadeira.... 🙏😇😇😇😇

Como poderia eu por em causa o titulo que alguém como tu acha que o meu modesto tanque merece!? Está assim e está muito bem. Só tenho a agradecer. E já agora, como vi que adoptaste o título que eu usei anteriormente para ti, espero (mais uma vez) ansiosamente pelas novidades que daí virão. 

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 1/27/2023 at 12:14 AM, Vera Santos said:

Epah,para além de querer saber que blogue é esse, quero mesmo ver essa fotografia..... 

Afinal encontrei a fotografia que tinha feito. Eu sabia que a tinha. Guardo tudo 🙂 .

Cá vai. Não sei exactamente qual foi a que publiquei, mas acho que foi a que está ao alto. Já lá vão mesmo 20 anos 😳 !

 

large.1.jpg

large.2.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

2 hours ago, KoD said:

Podias passar lá agora e ver passado 20 anos… se a árvore teve sorte ou não.

Ainda lá está. Passo por ela muitas vezes. Mas a sorte não é em ter crescido ou não... é a beleza (para mim) que ela tem e traz à imagem. A simplicidade de ter uma árvore apenas no meio de todo o cimento. Há quem continue a não gostar. 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não há grandes novidades por aqui. Morreram-me dois Otocinclus (dos que comprei)... um preso na entrada do filtro (não sei porque raio vão lá parar... já é o terceiro... um fui a tempo de salvar) e outro preso na bomba de circulação (também já é o segundo). Foram 4, no total (outros 2 no passado). Não consigo evitar que isso aconteça porque eles ficam presos na sucção.
Entretanto, com o frio que tem feito, resolvi comprar um novo termostato de 200w. O que tinha era de 100w e não estava a conseguir ter uma temperatura de mais de 22º (já com o termostato no máximo). Andava a notar um decréscimo no crescimento das plantas e resolvi aumentar a temperatura... agora está nos 23.5º... 24º. Vamos ver o que acontece.
Olá José,

Os ottos possivelmente estão a morrer por falta de comida. Aconteceu-me o mesmo na fase inicial do aquário. Neste momento dos 10 que tinha só tenho 2.

P.S. Está tudo a compor-se Parabéns

Enviado do meu ONEPLUS A6003 através do Tapatalk

GARDEN of STONE - O MEU AQUÁRIO

GARDEN of STONE II - O MEU AQUÁRIO V1.0

Pearl_Jam_Stamp.png

Cumprimentos,

José Graça

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

2 hours ago, indian_joe said:

Os ottos possivelmente estão a morrer por falta de comida. Aconteceu-me o mesmo na fase inicial do aquário. Neste momento dos 10 que tinha só tenho 2.

Não me parece que seja esse o caso, até porque as pedras estão cheias de algas. Eheh. Eles enfiam-se onde não deviam... na bomba de circulação e no intake do filtro. Ficam lá presos e acabam por morrer. Mas devem ter sido os novos, que ainda não sabiam como funciona a coisa dentro do aquário... acho que agora já aprenderam. Pelo menos não me tem morrido mais nenhum. Acabei por ficar com 13 ou 14.

2 hours ago, indian_joe said:

P.S. Está tudo a compor-se emoji3.png Parabéns

Parece que sim. Vejo sitios onde a carpete já está a fechar, o que é muito bom. Mas vai tudo andando muito devagarinho. Gostava de ter um crescimento mais acentuado, até para poder fazer umas podas e começar a moldar algumas coisas. Pensei em aumentar a fertilização, o CO2 e a luz, mas como as coisas agora estão bem não quero abusar da sorte. Vou ficar à espera da tua resposta no post do teu aquário para tomar mais decisões. Eheh.

Obrigado!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Parece que sim. Vejo sitios onde a carpete já está a fechar, o que é muito bom. Mas vai tudo andando muito devagarinho. Gostava de ter um crescimento mais acentuado, até para poder fazer umas podas e começar a moldar algumas coisas. Pensei em aumentar a fertilização, o CO2 e a luz, mas como as coisas agora estão bem não quero abusar da sorte. Vou ficar à espera da tua resposta no post do teu aquário para tomar mais decisões. Eheh.
Obrigado!
Olá José,

3bps de CO2 parece-me bem, tenho o mesmo que tu neste momento. Cheguei à conclusão que o CO2 não chega a todas as plantas da mesma forma dentro do aquário, creio que só utilizando um reactor externo de CO2 conseguirei diluir o CO2 em todo o volume do aquário. Desta vez coloquei o difusor de CO2 debaixo do skimmer da OASE que circula a água de cima para baixo, ajudando na mistura do CO2 na água.
Porque não utilizas um dos modos pré- definidos pela marca da tua iluminação. P odes aumentar ou diminuir em 5% os níveis do RGB, sem prejudicar os níveis standard definidos pela marca.

Enviado do meu ONEPLUS A6003 através do Tapatalk

GARDEN of STONE - O MEU AQUÁRIO

GARDEN of STONE II - O MEU AQUÁRIO V1.0

Pearl_Jam_Stamp.png

Cumprimentos,

José Graça

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

3 hours ago, indian_joe said:

Cheguei à conclusão que o CO2 não chega a todas as plantas da mesma forma dentro do aquário, creio que só utilizando um reactor externo de CO2 conseguirei diluir o CO2 em todo o volume do aquário.

Eu uso um atomizador na mangueira entre o filtro e o aquário. Parece-me funcionar bem.

 

3 hours ago, indian_joe said:

Porque não utilizas um dos modos pré- definidos pela marca da tua iluminação. P odes aumentar ou diminuir em 5% os níveis do RGB, sem prejudicar os níveis standard definidos pela marca.

A APP da Week Aqua não é grande coisa. A calha é boa, ou muito boa até, mas não permite grandes regulações. Acredita em mim... já tentei tudo e mais alguma coisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Novidades.... os meus Amano estão com um tom cor-de-rosa. Deve ser do espectro da calha calha. Já estão assim há algum tempo e não tive nenhuma perca.

large_001.jpg

 

E isto era como eu gostava que estivesse todo o meu tanque. Não está, ainda, mas esta perspectiva dá-me alguma esperança que possa vir a estar... uma mistura de Monte Carlo, Glossostigma, Eleocharis e Lilaeopsis.

large.IMG_1795.jpg

 

Aproveito para deixar aqui uma questão... a minha ideia desde o início é comprar uns 30 Tetra Âmbar, para compor o quadro, mas depois de ter olhado bem para a última fotografia que fiz do tanque, fiquei a pensar que um cardume de peixes pretos poderia trazer outro contraste. Qual é a vossa opinião? Tetra Âmbar, Neons Negros ou Tetra Black Phantom?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 01/02/2023 at 19:27, JoseCarlosMarques disse:

Novidades.... os meus Amano estão com um tom cor-de-rosa. Deve ser do espectro da calha calha. Já estão assim há algum tempo e não tive nenhuma perca.

Estão muito bonitos! Só no outro dia é que tive consciência do tamanho dos Amano. São enormes!!! 

On 01/02/2023 at 19:27, JoseCarlosMarques disse:

E isto era como eu gostava que estivesse todo o meu tanque. Não está, ainda, mas esta perspectiva dá-me alguma esperança que possa vir a estar... uma mistura de Monte Carlo, Glossostigma, Eleocharis e Lilaeopsis.

Está com uma recuperação fantástica o teu tanque!!! Vais ver que em breve estará todo dessa forma.

On 01/02/2023 at 19:27, JoseCarlosMarques disse:

Aproveito para deixar aqui uma questão... a minha ideia desde o início é comprar uns 30 Tetra Âmbar, para compor o quadro, mas depois de ter olhado bem para a última fotografia que fiz do tanque, fiquei a pensar que um cardume de peixes pretos poderia trazer outro contraste. Qual é a vossa opinião? Tetra Âmbar, Neons Negros ou Tetra Black Phantom?

Como sabes eu tenho Tetra Âmbar e são bonitos, mas também conseguem ser muito tímidos. Acredito que isto seja uma caracterista de todos os Tetras. Dessas 3 opções que deste, os Neons Negros são lindos, mas eu tentaria perceber o comportamento deles primeiro. Ja pensaste no Tetra Imperador? É muito bonito também!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 01/02/2023 at 19:27, JoseCarlosMarques disse:

Novidades.... os meus Amano estão com um tom cor-de-rosa. Deve ser do espectro da calha calha. Já estão assim há algum tempo e não tive nenhuma perca.

large_001.jpg

 

E isto era como eu gostava que estivesse todo o meu tanque. Não está, ainda, mas esta perspectiva dá-me alguma esperança que possa vir a estar... uma mistura de Monte Carlo, Glossostigma, Eleocharis e Lilaeopsis.

large.IMG_1795.jpg

 

Aproveito para deixar aqui uma questão... a minha ideia desde o início é comprar uns 30 Tetra Âmbar, para compor o quadro, mas depois de ter olhado bem para a última fotografia que fiz do tanque, fiquei a pensar que um cardume de peixes pretos poderia trazer outro contraste. Qual é a vossa opinião? Tetra Âmbar, Neons Negros ou Tetra Black Phantom?

Olá José,

Eu no meu aqua tenhos os Tetra Ember e os Neons Negros, e posso constatar que são ambos muito pacificos. Tenho ainda os Hyphessobrycon bentosi que são belissímos. Se fosse hoje secalha iria optar por Ember+Cardinais de modo a realçar um pouco mais a fauna, isto porque no meio das plantas ao longe passam um pouco despercebidos. O Tetra imperador tb é muito bonito como referido pela Sofia Correia, mas de maior dimensão, podes ter um para destoar dos cardumes. Já pensei em fazer isso com um Betta ou um imperador.

GARDEN of STONE - O MEU AQUÁRIO

GARDEN of STONE II - O MEU AQUÁRIO V1.0

Pearl_Jam_Stamp.png

Cumprimentos,

José Graça

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

27 minutes ago, Sofia Correia said:

Estão muito bonitos! Só no outro dia é que tive consciência do tamanho dos Amano. São enormes!!! 

Podem chegar a ser, sim, se forem bem tratados. Eu tenho dois ou três com quase 4cm. Quando comprei os primeiros eram minúsculos, e achava estranho como havia gente a compra-los tão grandes. Cheguei até a questionar um membro do fórum sobre isso, porque ele afirmava ter comprado "Amanos Gigantes". E tinha mesmo. Eram Amanos já adultos. Provavelmente já não iam ter a longevidade dos outros, mais pequenos, mas trabalhavam por 4. Eheh.

Também deves estar a compara-los com os Red Cherry, e os outros que tens. Esses sim, são muito pequenitos.

30 minutes ago, Sofia Correia said:

Está com uma recuperação fantástica o teu tanque!!! Vais ver que em breve estará todo dessa forma.

Que o Deus dos Aquários te ouça, Sofia. Eheh. Já agora... será que existe um Padroeiro dos Aquariofilistas 😛 ? Não deve haver... o hobby é tão transversal que teria que incluir alguma figura que existisse em todas as religiões. Trenguices minhas...

32 minutes ago, Sofia Correia said:

Como sabes eu tenho Tetra Âmbar e são bonitos, mas também conseguem ser muito tímidos. Acredito que isto seja uma caracterista de todos os Tetras. Dessas 3 opções que deste, os Neons Negros são lindos, mas eu tentaria perceber o comportamento deles primeiro. Ja pensaste no Tetra Imperador? É muito bonito também!

Eu também estou muito inclinado para os Black Neons. Andei a ler muito sobre eles, e ainda ontem passei numa loja para ver se tinham. Só tinha 1 😞 . Mas hoje chegam mais e muito provavelmente vou lá busca-los. Segundo o que li sobre essa espécie, são uns peixinhos muito sobrevalorizados, por serem mais discretos que os neon tetra, ou os cardinal tetra, que sobressaem muito mais num aquário comunitário. Mas o seu comportamento de cardume é bastante semelhante, e o facto de ter essa cor mais discreta, no meu caso, até é uma mais valia, porque procuro uma espécie que não tenha tanto destaque. Também é por isso que estou a pensar deixar de lado os Ambar... porque acho que a coloração dos peixes não se enquadra no meu tanque. Já vi outros Tetra e alguns Rasbora, incluindo o Imperador, mas os tamanhos que eles atingem são sempre superiores ao que eu procuro. O próprio Black Neon pode ter até 4cm, que é uma coisa que já não me agrade muito... mas dentro das opções (para tamanhos mais pequenos) tem a cor que eu prefiro.

Em relação ao seu comportamento (e isto serve para quase todos os Tetras) eles sentem-se mais seguros num aquário com mais vegetação, onde se possam esconder, e áreas mais abertas, por onde possam nadar, com luz relativamente baixa. Não é o caso do meu aquário... A luz está bastante forte, e não existem lugares de vegetação para eles se resguardarem, mas como não tenho outras espécies que lhes possam causar perigo, e como tenho as flutuantes, espero que ao fim de algum tempo percebam que não correm nenhum risco e comecem a nadar alegremente pelo aquário. Não é a solução perfeita para um iwagumi, tendo em conta o sitio de onde vêm, na natureza, mas também temos que ser sinceros... hoje em dia é muito difícil arranjar Tetras que não sejam criados em cativeiro, portanto o comportamento deles já deve estar muito alterado, e a verdade é que tenho encontrado imagens de muitos iwagumis com todo o tipo de tetras (que seria uma contradição, mas acaba por funcionar muito bem).

Outra coisa que me deixou inclinado para esta espécie é o preço a que eles são vendidos. Mesmo os Neon e os Cardinal atingem preços que estão perto ou ultrapassam os 2€. Os Black são vendidos por 1,20€ (pela facilidade com que os encontras) e facilmente tens um cardume respeitável por cerca de 20€. Vou começar com 20. Não sei se serão muitos ou poucos... logo vejo como ficam no tanque. Se forem muitos, na altura da fotografia tiro meia-dúzia. Se forem poucos, gasto mais 5€ para acrescentar alguns 🙂 .

Obrigado pela tua opinião, Sofia.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

56 minutes ago, indian_joe said:

Olá José,

Eu no meu aqua tenhos os Tetra Ember e os Neons Negros, e posso constatar que são ambos muito pacificos. Tenho ainda os Hyphessobrycon bentosi que são belissímos. Se fosse hoje secalha iria optar por Ember+Cardinais de modo a realçar um pouco mais a fauna, isto porque no meio das plantas ao longe passam um pouco despercebidos. O Tetra imperador tb é muito bonito como referido pela Sofia Correia, mas de maior dimensão, podes ter um para destoar dos cardumes. Já pensei em fazer isso com um Betta ou um imperador.

Tu estás à procura de uma coisa que eu não quero, que é dar destaque aos peixes. Quero que eles se notem, sim, mas não quero que o foco sejam eles. Na minha opinião, acho que tens um belo conjunto de peixes. Gosto bastante dos Hyphessobrycon bentosi, e de outros parecidos, como o Silver Tip ou o Phanthom, que tem um corpo mais parecido com o Bentosi, mas mais uma vez, ganham muito destaque dentro do aquário, e eu quero que o meu destaque sejam as rochas. Acho que, como respondi à Sofia, a escolha dos peixes acaba por ter haver com o que queres para o teu aquário, e nesse sentido julgo que os Black Neon são os que melhor me servem. Como tu mesmo afirmas, a tua ideia era realçar a fauna, e, não tendo tu feito uma má escolha, também percebo o que dizes em relação ao conjunto Ember+Cardinais. Mas o teu aquário vive dessa coloração toda, e dos contrastes entre as cores. Eu procuro uma coisa mais pacifica, ou discreta. Espero não me enganar na compra. Eheh. Já pensei bastante nisto e acho que chegou a altura de ter o cardume dentro do aquário, até porque acho que podem contribuir para o equilíbrio do mesmo.

Agradeço a tua opinião. No fundo, apesar de contrária à minha, acho que até reforçou a minha escolha. Um abraço.

 

Quase me esquecia de te dizer isto... não coloques um Betta junto dos Tetra. Vais arrepender-te! Pode correr bem, sim, mas também pode correr muito mal. A @Sofia Correia que o diga. Os Tetra podem sentir-se ameaçados pela presença (nada pacifica) do Betta, e vão esconder-se sempre que puderem. Procura um peixe de maiores dimensões, se é mesmo isso que queres, mas que tenha um comportamento muito pacifico. E, mesmo assim, atenção ao tamanho da boca. Se cabem lá dentro (neste caso os teus tetra) são comida.

Editado por JoseCarlosMarques
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 4 horas, JoseCarlosMarques disse:

Tu estás à procura de uma coisa que eu não quero, que é dar destaque aos peixes. Quero que eles se notem, sim, mas não quero que o foco sejam eles. Na minha opinião, acho que tens um belo conjunto de peixes. Gosto bastante dos Hyphessobrycon bentosi, e de outros parecidos, como o Silver Tip ou o Phanthom, que tem um corpo mais parecido com o Bentosi, mas mais uma vez, ganham muito destaque dentro do aquário, e eu quero que o meu destaque sejam as rochas. Acho que, como respondi à Sofia, a escolha dos peixes acaba por ter haver com o que queres para o teu aquário, e nesse sentido julgo que os Black Neon são os que melhor me servem. Como tu mesmo afirmas, a tua ideia era realçar a fauna, e, não tendo tu feito uma má escolha, também percebo o que dizes em relação ao conjunto Ember+Cardinais. Mas o teu aquário vive dessa coloração toda, e dos contrastes entre as cores. Eu procuro uma coisa mais pacifica, ou discreta. Espero não me enganar na compra. Eheh. Já pensei bastante nisto e acho que chegou a altura de ter o cardume dentro do aquário, até porque acho que podem contribuir para o equilíbrio do mesmo.

Agradeço a tua opinião. No fundo, apesar de contrária à minha, acho que até reforçou a minha escolha. Um abraço.

 

Quase me esquecia de te dizer isto... não coloques um Betta junto dos Tetra. Vais arrepender-te! Pode correr bem, sim, mas também pode correr muito mal. A @Sofia Correia que o diga. Os Tetra podem sentir-se ameaçados pela presença (nada pacifica) do Betta, e vão esconder-se sempre que puderem. Procura um peixe de maiores dimensões, se é mesmo isso que queres, mas que tenha um comportamento muito pacifico. E, mesmo assim, atenção ao tamanho da boca. Se cabem lá dentro (neste caso os teus tetra) são comida.

Olá José,

 

Vou riscar o Betta da lista 🙂

 

Obrigado.

GARDEN of STONE - O MEU AQUÁRIO

GARDEN of STONE II - O MEU AQUÁRIO V1.0

Pearl_Jam_Stamp.png

Cumprimentos,

José Graça

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem... acabei por comprar os Black Neon. 20. Tirando a dúvida que ainda prevalece de serem ou não suficientes para o tamanho do meu tanque, até agora, tudo perfeito. Os peixitos são lindos, e representam muito bem aquilo que queria para o aquário. Com uma aparência relativamente discreta, ocuparam logo o espaço que eu desejava que ocupassem - aquela zona mais "árida" no canto superior direito. Apesar todos os artigos que li dizerem que são peixes neutros, no que toca à coloração, a verdade é que têm  uma risca azul incandescente por cima da negra que os destaca bastante. Não sei se será pela minha calha, mas a realidade é que os animais saltam à vista. Estou, portanto, muito contente, ainda para mais porque sei que são uma espécie subestimada no hobby, e passa a ser um orgulho para mim apresenta-la. Agora é esperar que cresçam um bocadinho mais (para ocuparem no quadro a proporção que lhes é devida) e que as cores se tornem ainda mais notórias... nomeadamente o vermelho que rodeia os seus olhos. Ainda são pequenitos... com tempo, tenho esperança que os 20 sejam suficientes para preencher a massa que pretendo. Deixo-vos ficar uma imagem É muito difícil fotografar um cardume... foi preciso muita paciência para os apanhar a todos, e sei que não ficaram, de todo, bem representados. As cores ao vivo são muito mais intensas, mas espero um dia conseguir reproduzi-las.

Quase me esquecia de referir... os peixes movimentam-se como se fossem um só. É uma sensação incrível assistir a isso. Parece que estamos a assistir a um bailado subaquático.

 

large.1.jpg 

  • Gosto 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 03/02/2023 at 13:06, JoseCarlosMarques disse:

Também deves estar a compara-los com os Red Cherry, e os outros que tens. Esses sim, são muito pequenitos.

Pois exato! E nem vou comparar com camarão madeira...esse bicho é bizarro ahaha! Eu no meu próximo aquário acho que vou querer ter Caridinas para além nas Neocaridinas 🙂 

On 03/02/2023 at 13:06, JoseCarlosMarques disse:

Que o Deus dos Aquários te ouça, Sofia. Eheh. Já agora... será que existe um Padroeiro dos Aquariofilistas 😛 ? Não deve haver... o hobby é tão transversal que teria que incluir alguma figura que existisse em todas as religiões. Trenguices minhas...

AHAH nós somos os padroeiros dos nossos aquários! Às vezes conseguimos fazer milagres!!!

On 03/02/2023 at 13:20, JoseCarlosMarques disse:

Quase me esquecia de te dizer isto... não coloques um Betta junto dos Tetra. Vais arrepender-te! Pode correr bem, sim, mas também pode correr muito mal. A @Sofia Correia que o diga. Os Tetra podem sentir-se ameaçados pela presença (nada pacifica) do Betta, e vão esconder-se sempre que puderem. Procura um peixe de maiores dimensões, se é mesmo isso que queres, mas que tenha um comportamento muito pacifico. E, mesmo assim, atenção ao tamanho da boca. Se cabem lá dentro (neste caso os teus tetra) são comida.

Na minha opinião e hoje com mais alguma experiência, consigo perceber quando os "puristas" dizem que o Betta não é um peixe para um aquário comunitário...Hoje em dia acho mesmo que o Betta é para estar num aquário sozinho. As espécies que tenho são bastante "ofuscadas" pelo Betta...Os Ember Tetra estão sempre escondidos e só os vejo praticamente na hora de alimentar...As Corys Pygmy então...essas quase que não as vejo!!! 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 04/02/2023 at 01:38, JoseCarlosMarques disse:

Bem... acabei por comprar os Black Neon. 20. Tirando a dúvida que ainda prevalece de serem ou não suficientes para o tamanho do meu tanque, até agora, tudo perfeito. Os peixitos são lindos, e representam muito bem aquilo que queria para o aquário. Com uma aparência relativamente discreta, ocuparam logo o espaço que eu desejava que ocupassem - aquela zona mais "árida" no canto superior direito. Apesar todos os artigos que li dizerem que são peixes neutros, no que toca à coloração, a verdade é que têm  uma risca azul incandescente por cima da negra que os destaca bastante. Não sei se será pela minha calha, mas a realidade é que os animais saltam à vista. Estou, portanto, muito contente, ainda para mais porque sei que são uma espécie subestimada no hobby, e passa a ser um orgulho para mim apresenta-la. Agora é esperar que cresçam um bocadinho mais (para ocuparem no quadro a proporção que lhes é devida) e que as cores se tornem ainda mais notórias... nomeadamente o vermelho que rodeia os seus olhos. Ainda são pequenitos... com tempo, tenho esperança que os 20 sejam suficientes para preencher a massa que pretendo. Deixo-vos ficar uma imagem É muito difícil fotografar um cardume... foi preciso muita paciência para os apanhar a todos, e sei que não ficaram, de todo, bem representados. As cores ao vivo são muito mais intensas, mas espero um dia conseguir reproduzi-las.

Quase me esquecia de referir... os peixes movimentam-se como se fossem um só. É uma sensação incrível assistir a isso. Parece que estamos a assistir a um bailado subaquático.

São lindissimos!! E a foto está ótima! Acho que foi uma excelente escolha no teu aquário! Torna-o super equilibrado!

Devias filmar esse "bailado" 😄

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

48 minutes ago, Sofia Correia said:

Pois exato! E nem vou comparar com camarão madeira...esse bicho é bizarro ahaha! Eu no meu próximo aquário acho que vou querer ter Caridinas para além nas Neocaridinas 🙂

Tudo depende do que queres. Eles acabam por limpar as algas na mesma, mas um Amano faz o trabalho de meia-dúzia de Red Cherry's. O meu problema sempre foi o facto deles se multiplicarem tanto. Já os Amano tem o problema do preço. 

Esse camarão madeira, vi-o uma vez, em loja. Não gostei.

51 minutes ago, Sofia Correia said:

AHAH nós somos os padroeiros dos nossos aquários! Às vezes conseguimos fazer milagres!!!

É verdade!

51 minutes ago, Sofia Correia said:

Na minha opinião e hoje com mais alguma experiência, consigo perceber quando os "puristas" dizem que o Betta não é um peixe para um aquário comunitário...Hoje em dia acho mesmo que o Betta é para estar num aquário sozinho. As espécies que tenho são bastante "ofuscadas" pelo Betta...Os Ember Tetra estão sempre escondidos e só os vejo praticamente na hora de alimentar...As Corys Pygmy então...essas quase que não as vejo!!! 

Não foi por falta de aviso 😛 . Mas a tua ideia inicial até era ter o Betta. O resto veio depois.

50 minutes ago, Sofia Correia said:

São lindissimos!! E a foto está ótima! Acho que foi uma excelente escolha no teu aquário! Torna-o super equilibrado!

Devias filmar esse "bailado" 😄

Não tenho grande paciência para fazer aqueles vídeos todos bonitinhos dos aquários, mas ainda hei de colocar a câmara em tripé e deixa-la a filmar durante uns minutos, para mostrar aqui. Até ao dia 20, mais ou menos, devo andar bastante ocupado. Depois disso vou tentar limpar as rochas e talvez faça isso nessa altura. Também dá tempo aos bichos para se adaptarem. Ontem, por exemplo, já estavam com muito mais cor, e já pareciam mais activos dentro do tanque. Mas essa ideia do vídeo talvez não seja má de todo... as imagens que colocamos aqui no fórum são comprimidas, e perde-se muito detalhe. Mesmo essa que mostrei, no meu computador tem muito mais cor que aqui. Se colocar no Youtube acho que ficam com uma ideia melhor de todo o setup.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.