Flow


JoseCarlosMarques

Recommended Posts

11 hours ago, Alvaro Silva said:

Boas José Carlos

Olha vai aqui um video de um grande Senhor desta casa para veres e talvez aprenderes como se faz um aquário.

Está muito bem explicado, Álvaro, e o senhor parece ter uma técnica fantástica. Mas a mim interessa-me é a técnica do @Carlos André, que não deixa nenhum silicone fora dos vidros. Pena é que ele não ensine. Eheh.

 

10 hours ago, Diogo.Sousa said:

Este post do Àlvaro fez-me pensar como gostava de um dia ir a um evento do fórum....

Hão de haver muitos para ires, Diogo! Também ainda não fui a nenhum...

 

9 hours ago, Tozé Nunes said:

"Gostaste" se é para escrever bem, pá!!! Aqui nesta chafarica não fazemos bulling ao Camões!!😆

Eu acho que devias era colar as pedras todas para não perderes isto na mudança!

ILA é uma marca top!!! O meu 60p, o 45p do desafio e o 60xpto do iwagumi sairam da oficina do Sr. Francisco! E o 90p foi feito pelo enorme 😘 Rui Melo!

Eu gosto muito de usar a expressão "te gusta"... daí a confusão 😛 .

Já me sugeriram colar as pedras, e foi uma coisa que também já tinha pensado, mas eu sei que ainda vou ter que adaptar muito do que aqui tenho à presença do substrato e não quero correr o risco de ter depois surpresas desagradáveis... como querer rodar um bocadinho algum calhau e ele estar colado a outro. Para além disso, mais cedo ou mais tarde estas pedras hão de sair desta montagem para ir para outra, e não quero depois ter limitações.

Foi pela marca que fui convencido. E é por isso que estou a ter tanta paciência. Vamos ver quanto tempo mais consigo aguentar.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

opah nao digas que nao ensino qd te disse que se estivesses mais perto até te montava a coisa e é claro que podias ver ... nao é segredo vou tirar umas fotes do video posto e explico ... só nao estou com paciencia para editar o vid

aliás o meus parabens aos carolas aqui deste forum que ainda teem paciencia para fazer isto ... o principio basico de qualquer forum ao qual eu subscrevo na totalidade  é partilha de conhecimentos seja ele em que area for 😄 se relacionado com os aquas top 😉 

 

Editado por Carlos André
  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

19 minutes ago, Carlos André said:

opah nao digas que nao ensino qd te disse que se estivesses mais perto até te montava a coisa e é claro que podias ver ... nao é segredo vou tirar umas fotes do video posto e explico ... só nao estou com paciencia para editar o vid

aliás o meus parabens aos carolas aqui deste forum que ainda teem paciencia para fazer isto ... o principio basico de qualquer forum ao qual eu subscrevo na totalidade  é partilha de conhecimentos seja ele em que area for 😄 se relacionado com os aquas top 😉 

Eu não disse que não ensinavas... só estava a tentar que esse vídeo saísse. Eheh. Depois de ver o excelente resultado do trabalho no teu tanque fiquei curioso. 

E a tua montagem, como vai?

Editado por JoseCarlosMarques
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

large_001.jpg

 

Muitos, incluindo eu, acharam que este dia nunca ia chegar, mas dois meses depois de ter sido encomendado lá consegui trazer o tanque para casa. Devo dizer que estou super contente com aquilo que me entregaram, e duvido muito que o preço que paguei pudesse ter comprado mais qualidade. Não tenho nada a apontar senão coisas boas. As colagens são de uma qualidade que nunca vi... não encontrei um pingo de silicone fora da espessura do vidro (e acreditem que procurei bem!). A imagem em baixo tenta mostrar essa perfeição... espero que consigam percebê-la. O vidro extra-claro também é coisa a que não estou habituado... vai ser muito difícil a partir de agora voltar algum dia a ter um aquário de vidro "normal". Não sei muito mais o que dizer... estou muito contente com as dimensões que escolhi, também. Já é coisa para meter algum respeito, e para a qual vai ser preciso ter muita mãozinha. Ah... em cima do móvel fica perfeito! E a antiga calha da Chihiros (com os suportes) parece fazer bem o seu trabalho de iluminar uniformemente todo o tanque (estava com algum receio, nesse aspecto). Ainda em relação à calha, parece-me que potência de luz não me vai faltar.

Agora é esperar que o meu tanque de transição acabe a ciclagem para depois desmontar o mais antigo, colocar este no seu lugar, e começar a montagem do layout. Espero não demorar muito tempo... ainda tenho um Dry Start pelo frente. Eheh.

Este tanque tem sido um teste à minha paciência. E há de continuar. Desejem-me sorte!

 

large_002.jpg

 

Para todos os interessados, o fabricante do tanque é a ILA. A loja que mo vendeu chama-se Mundo Animal e fica em Vilar do Pinheiro (Vila do Conde). O espaço parece-me mais virado para aquários de peixes de grandes dimensões, mas tem muito equipamento que pode servir o pessoal desta zona que não se queira deslocar ao Porto, por exemplo. Não é a loja com a maior oferta de produtos que já visitei, mas tem muito mais que o básico. O pessoal é super-simpático e esforça-se por satisfazer as necessidades do cliente. Por último, e como não tenho muito a esconder, o aquário ficou-me por 145€... digam-me vocês se é caro ou barato.

  • Gosto 4
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Parabéns pela compra. Parece-me que conseguiste um pequeno milagre. Agora cuida de montar isso rapidinho que a malta é cusca e gosta é de ver as fotos.

Editado por Rui Assunção
Corrigi um erro feito pelo autocorrect
  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

2 hours ago, Rui Assunção said:

Parabéns pela compra. Parece-me que conseguiste um pequeno milagre. Agora cuida de montar isso rapidinho que a malta é cusca e gosta é de ver as fotos.

Não me parece que o vá conseguir fazer de forma tão rápida como gostava. Como já expliquei no início, quero mesmo que este tanque reuna todo o conhecimento que fui recolhendo desde que entrei para o hobby, há dois anos atrás, e gostava que isso passasse a quem olhasse para ele. Quer isto dizer que as coisas vão ser feitas com muita calma e muita sensatez. Já viste o vídeo da Green Aqua em que o moço fala de como a Aquariofilia o ajudou a encontrar uma paz (ele chama-lhe Flow) que ele não conseguia encontrar em mais lado nenhum? Pois bem... é isso que quero que seja este tanque para mim.

E tem, já tens um tanque?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Fotos ! Fotos ! Fotos ! Fotos ! Fotos ! Fotos ! Fotos ! Fotos ! 😛


Agora a sério. O móvel e o aquário são simplesmente...LLIIIIINDOS! É verdade, depois de se ter um vidro extra-claro faz confusão tudo o resto. Já tive de olhar para as fotos umas 20 vezes. Está tudo tãoooo "clean" como eu gosto que até faz confusão!

Confessoa que estou quase tão ansioso com esse aquário como estou com o meu. Estou realmente a adorar e super super curioso de ver tudo montado!

Não sei se já disse mas....

Fotos Fotos ! Fotos ! Fotos ! Fotos ! Fotos ! Fotos ! Fotos ! Fotos ! 😛

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

21 minutes ago, Diogo.Sousa said:

Fotos ! Fotos ! Fotos ! Fotos ! Fotos ! Fotos ! Fotos ! Fotos ! 😛


Agora a sério. O móvel e o aquário são simplesmente...LLIIIIINDOS! É verdade, depois de se ter um vidro extra-claro faz confusão tudo o resto. Já tive de olhar para as fotos umas 20 vezes. Está tudo tãoooo "clean" como eu gosto que até faz confusão!

Confessoa que estou quase tão ansioso com esse aquário como estou com o meu. Estou realmente a adorar e super super curioso de ver tudo montado!

Não sei se já disse mas....

Fotos Fotos ! Fotos ! Fotos ! Fotos ! Fotos ! Fotos ! Fotos ! Fotos ! 😛

Calma. Muita calma. Eheheh. Já expliquei atrás que não pego neste tão cedo. Ainda tenho que ciclar o pequenito, para não perder a fauna que tenho. Amanhã faz três semanas que está montado. Vou medir hoje os nitritos e fazer uma mudança de água... amanhã meço outra vez e, se os valores me agradarem, passo os animais para dentro dele. Mas depois ainda falta desmontar o que está agora montado... passar todo o layout para o novo... vai ser um mês (pelo menos) de juízo.

Mas obrigado pelo tu comentário. Fiquei muito contente ao ler as tuas palavras.

  • Haha 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

1 hour ago, Diogo.Sousa said:

Eu...quero é fotos! 😛

Estou a brincar. Mas já agora...partilhas depois os valores? 🙂

Fui agora medi-los. Nitritos a 0,5 mg/l e Nitratos a 10 mg/l. Antes da mudança de água. Em teoria, o aquário ainda não está com capacidade de transformar todos os nitritos em nitratos, certo? Caso contrário, nesta altura, os nitritos estariam a 0 e os nitratos um bocadinho mais altos. Mas 0,5 também não é um valor muito alto…

O que achas?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tu sabes que não sou a melhor pessoa do mundo para falar de parametros... 🙂

Posso estar enganado mas isso pode mudar um bocadinho com o hardscape quando o colocares.

Eu ando aqui com uma duvida se por acaso os meus 25 mg/L de nitratos estão ainda...demasiado altos. 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

21 minutes ago, Diogo.Sousa said:

u sabes que não sou a melhor pessoa do mundo para falar de parametros... 🙂

Posso estar enganado mas isso pode mudar um bocadinho com o hardscape quando o colocares.

Eu ando aqui com uma duvida se por acaso os meus 25 mg/L de nitratos estão ainda...demasiado altos. 

Acho que não estamos a falar da mesma coisa... eu estou a dar-te os valores do meu aquário pequenito, que montei há 3 semanas. É esse que tem que ter a ciclagem completa para eu colocar lá a fauna que ainda tenho no meu aquário antigo e depois poder desmonta-lo. Só depois posso começar esta nova montagem no mesmo sitio onde tenho o meu aquário antigo. É confuso. São 3 aquários que tenho em casa. O Antigo, que vai ser desmontado, o Pequenito, que vai acolher os peixes e os camarões, e este Novo, que vai para o lugar do antigo.

Em relação aos parâmetros da água, não sei mesmo o que fazer. Como não tenho teste de Amónia, é difícil perceber o que se está a passar. Devo esperar mais uma semana, e depois arriscar.

 

No teu caso eu fazia mais mudanças de água e não a deixava chegar aos 25. Se tens tudo o resto a 0, os nitratos que tens vieram de algum sitio... neste caso dos nitritos que vieram da amónia (suponho eu - estão a 0!). Com a introdução de mais peixes no aquário a Amónia tem tendencia para aumentar, como os nitritos e os nitratos dela resultantes. O medo é de ultrapassar os 20 de nitratos? Muda a água antes disso acontecer.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Aaaaah já percebi! 🙂

Confuso...confuso!

Sim, eu fiz mudança na quinta-feira e vou testar amanhã. Se os nitratos estiverem OK vou voltar a testar tudo de novo para ver se os parametros se mantêm ok. Sim. eu quero 20 ou menos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

1 minute ago, Diogo.Sousa said:

Sim, eu fiz mudança na quinta-feira e vou testar amanhã. Se os nitratos estiverem OK vou voltar a testar tudo de novo para ver se os parametros se mantêm ok. Sim. eu quero 20 ou menos.

Mas se amanhã estiver tudo OK, fazes mudança de água?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Calma... isso não faz sentido. Se nunca mudares a água, os Nitratos continuam a crescer. Eles não saem da água por milagre... e se tens peixes e camarões a produzir amónia, cada vez vais ter menos nitritos. Acho que devias encontrar o ponto em que tens que mudar a água, que depois, para a frente, podes ir tentando alargar.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ah mas eu tenho feito as mudanças de agua! 🙂

Não tenho estado parado. Tenho feito de 5 em 5 dias. A minha ideia agora é encontrar o "ponto de equilibrio" possivel para ver de quanto em quanto tempo tenho de mudar.

As TPAs têm sido a minha melhor ajuda no combate aos nitratos. Tenho estado a tentar perceber é de quanto em quanto tempo tenho de fazer e como se porta o aquário. Agora quando puser mais fauna, provavelmente vou ter de voltar a calibrar.

Por falar nisso, lembrei-me agora de uma coisa que tava para perguntar. Tenho estado a pensar em colocar daquelas plantas aquáticas "flutuantes". São de fáceis manutenção? Que tipos existem? Será que elas também ajudam nos nitratos?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

OK. Estamos os dois a dizer o mesmo mas por palavras diferentes. A minha sugestão era fazeres o que já estás a fazer.

Em relação às plantas... não sei quais serão a melhor opção. Nunca pensei ter disso porque cortam a luz para as que estão plantadas. Sei que há umas que se reproduzem muito.. sei que há outras que os peixes adoram comer... mas não te sei dar nenhuma sugestão sobre qual deves escolher.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 7 horas, JoseCarlosMarques disse:

E tem, já tens um tanque?

Ainda não, mas já esteve mais longe. Vi um tanque pequeno mas muito interessante numa loja do chinês aqui perto de casa. Quando receber a indemnização do emprego anterior ( e dependendo do valor que receber) quero ir buscá-lo. Primeiramente vai ser para estabelecer como plantado low tech e numa segunda fase irá alojar camarões. E tal como o teu recém chegado, também o meu futuro tanque servirá para ir com muita calma e sem stress...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 hora, Diogo.Sousa disse:

Pois estávamos 🙂

Vou pesquisar um pouco sobre essas plantas para ver se vale a pena.
E por falar nisso...tou em falta contigo em relação às fotos...tenho de ver se amanhã trato disso.

Aposta em flutuantes grandes tipo alface de água. É o que tenho e dá um efeito muito porreiro com as raízes a descerem a coluna de água. São fáceis de retirar caso te fartes. Manutenção o que faço é retirar excesso e aparar as raízes quando ficam muito grandes. De resto é vê las a multiplicar. 

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

2 hours ago, Diogo.Sousa said:

E por falar nisso...tou em falta contigo em relação às fotos...tenho de ver se amanhã trato disso.

Porra... é assim tão complicado tirar uma fotografia, rapaz? Nunca na vida te daria emprego. Eheh.

2 hours ago, Rui Assunção said:

Ainda não, mas já esteve mais longe. Vi um tanque pequeno mas muito interessante numa loja do chinês aqui perto de casa. Quando receber a indemnização do emprego anterior ( e dependendo do valor que receber) quero ir buscá-lo. Primeiramente vai ser para estabelecer como plantado low tech e numa segunda fase irá alojar camarões. E tal como o teu recém chegado, também o meu futuro tanque servirá para ir com muita calma e sem stress...

Muito bem, sim senhor. Procurar alternativas baratas, e estabelecer um plano de acordo com o que queres gastar. Assim é que deve ser. E no fim, vais ver, ainda vai saber melhor olhar para ele.

1 hour ago, Texasrangel said:

Aposta em flutuantes grandes tipo alface de água. É o que tenho e dá um efeito muito porreiro com as raízes a descerem a coluna de água. São fáceis de retirar caso te fartes. Manutenção o que faço é retirar excesso e aparar as raízes quando ficam muito grandes. De resto é vê las a multiplicar. 

Tens aí a tua resposta @Diogo.Sousa 🙂 !

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas José Carlos

Os meus parabéns,foi um teste em grande para criares aquilo que neste hobby faz toda a diferença "Paciência" a pressa é a inimiga da perfeição,agora como passastes ao grande teste é a sim seguir sempre com a paciência como guia de um bom trabalho.

Mais uma vez muitos parabéns.

Abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.