Primeiro Aquario


Texasrangel

Recommended Posts

Boa noite,

Coloco aqui o meu primeiro aquário pensado com pés e cabeça.

Deixo ainda uma questão, já tenho 3 Danios Zebra, gostaria de ter 8 e uma equipa de limpeza. O que aconselham?

Setup

1 - Nome do Aquário
Primeiro Scape

2 - Data da montagem
3/01/2022

3 - Dimensões do aquário
60x30x36cm

4 - Equipamentos Instalados
Filtro
Interno Sera120
 
Termostato
75 W
 
Iluminação/Foto-período
Twinstar 60B

Sistema de CO2
Não terá pelo menos por enquanto

5 - Substratos & decorações
Substrato fértil
Amazónia ADA e substrato fértil Tropica

Decorações (pedras, troncos, etc)
DragonStone e um tronco


7 - Fauna
Danios Zebra + equipa limpeza depois de ciclado

8 - Plantas
Anubias
Pogostemon
Bucephelandra
Feto Java
Bacopa Caroliniana
 
 
10 - Fotos
Aqui ficam as fotos da montagem e do produto final. Tenho uma pedra por cima do tronco, para que não flutue.
large.IMG_20220101_173007.jpg.a8d1a09300
 
large.IMG_20220103_181505.jpg.da519d22b6
  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Bom dia.

Vejo que já publicaste esta discussão há uns dias, creio que devias ter postado nos primeiros passos. Posto isto, podes sim ter os 8 zebras se é o que pretendes, desde que esperes no mínimo 30 dias após a data da montagem para que o aquário esteja ciclado e não haja assim problemas com os peixes. Quanto à equipa de limpeza optaria por otocinclos e neritinas pulligera em detrimento de ancystrus, de momento, apenas porque estes últimos são mais e mexidos e corres o risco de encontrar plantas à superfície visto não estarem ainda bem enraizadas. 
 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 17/01/2022 at 14:02, JoãogaFernandes disse:

Este tópico escapou-me completamente!

Está porreiro 🙂

Planta de fundo para o canto direito, que estás a pensar?

Boas, nesse canto tenho uma mistura de 2 bacopas. Caroliniana e monnieri. 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...
59 minutes ago, KoD said:

Tambem fiquei curioso... Estou a pensar em montar um 60x30x40 que é o máximo de comprimento que posso ter e este basicamente é igual.

Não vale copiar!!!

Olha aqui uma coisa porreira para tu fazeres: https://www.youtube.com/watch?v=1hNCB_thZWE

Editado por JoseCarlosMarques
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Parece tudo muito bonito... e é bonito, mas, gostava de continuar com o meu ciclídeos e dar-lhes mais espaço que mesmo assim é pouco.

Gostei da atenção em seguir as linhas e tal. Lembro-me disso quando tinha História d´Arte e analisávamos as grandes obras e essas linhas estão em quase todos os quadros e resumidamente em tudo.

A ideia é ir aos bocados fazendo o aquário, já pedi orçamento para o aquário e ir visualizando e amadurecendo as ideias, quem sabe ainda aparecem uns bebés e os tenha de mudar de casa.

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Com este menino vai tudo bem. Tenho conseguido fazer podas das plantas de 2 em 2 semanas e replantado. A carpete vai devagar mas vai andando e com bom aspeto sem crescer muito na vertical. Entretanto tirei algumas das pedras e quando fizer a próxima sessão de manutenção a sério devo tentar colar o tronco a uma pedra para ver se retiro a que ainda o está a segurar. Nunca pensei que passados 3 meses ainda flutuasse tanto.

A fauna consiste de 5 danios zebra e 3 guppies (eram 4 mas 1 fêmea ficou entalada numa pedra e acabou por não resistir) mas já tenho 5 bebes de 2 mães diferentes a crescer.

A flora existente vai bem tirando a bucephalandra que me parece não estar a crescer o que devia.

 

large.IMG_20220317_130812.jpg

large.IMG_20220317_130824.jpg

large.IMG_20220317_130833.jpg

large.IMG_20220317_130837.jpg

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 58 minutos, Texasrangel disse:

Nunca pensei que passados 3 meses ainda flutuasse tanto

O meu nao tem 3 meses... mas resolvi assim. furei com o berbequim e depois meti uma Anúbia a esconder

V749NiJ.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

2 hours ago, KoD said:

Parece tudo muito bonito... e é bonito, mas, gostava de continuar com o meu ciclídeos e dar-lhes mais espaço que mesmo assim é pouco.

Gostei da atenção em seguir as linhas e tal. Lembro-me disso quando tinha História d´Arte e analisávamos as grandes obras e essas linhas estão em quase todos os quadros e resumidamente em tudo.

OK. Se é a tua cena, acho muito bem que te "especializes" no que gostas de fazer 🙂 .

A Aquariofilia não veio inventar nada. Só adaptou as regras de Estética que já são utilizadas há milhares de anos. Os japoneses são mestres nisso. Já quase nascem ensinados a criar (o que quer que seja) com base nessas regras. Ainda por cima são treinados a viver desde pequenos num determinado sentido, e raramente experimentam saltar fora dele. Não é por acaso que são eles que dominam o Iwagumi, por exemplo. Para eles, aquilo é natural. Para um ocidental, dominar a colocação das pedras no espaço leva anos e anos a ser alcançado (eu que o diga... eheh... demorei uns 3 meses a criar o meu próximo layout).

2 hours ago, KoD said:

A ideia é ir aos bocados fazendo o aquário, já pedi orçamento para o aquário e ir visualizando e amadurecendo as ideias, quem sabe ainda aparecem uns bebés e os tenha de mudar de casa.

Se fosses cá do Norte, podia dispensar-te um tanque de 80cm. Vou ter um em casa disponível em breve e não sei o que fazer com ele. Mas encontras tanques de 60cm com uma boa qualidade nas casas China, por exemplo. Eu montei um de 40cm por menos de 50€, já com filtro, iluminação e tudo o resto: https://www.aquariofilia.net/forum/topic/263368-tanque-de-transição/. Não sei exactamente o que queres fazer, mas pelo que percebo (no teu outro aquário) não és de ir atrás de grande sofisticação... e, nesse sentido, muito do que podes utilizar num aquário de ciclideos, podes encontrar na natureza. Basta que te disponhas a procurar. Experimenta... vais ver que tem outro "sabor".

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

1 hour ago, Texasrangel said:

Boas,

Com este menino vai tudo bem. Tenho conseguido fazer podas das plantas de 2 em 2 semanas e replantado. A carpete vai devagar mas vai andando e com bom aspeto sem crescer muito na vertical. Entretanto tirei algumas das pedras e quando fizer a próxima sessão de manutenção a sério devo tentar colar o tronco a uma pedra para ver se retiro a que ainda o está a segurar. Nunca pensei que passados 3 meses ainda flutuasse tanto.

A fauna consiste de 5 danios zebra e 3 guppies (eram 4 mas 1 fêmea ficou entalada numa pedra e acabou por não resistir) mas já tenho 5 bebes de 2 mães diferentes a crescer.

A flora existente vai bem tirando a bucephalandra que me parece não estar a crescer o que devia.

Está com muito bom aspecto, sim senhor! Muito verde, e sem nenhumas algas... estás a fazer as coisas de forma correcta. Um pormenor apenas... aquelas plantas da frente, à direita, não vão tapar o que está por trás?

Continuação de bom trabalho!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

As da frente não crescem muito rápido e podo curtinhas e replanto. A questão das plantas se fosse hoje plantava tudo em sítios diferentes mas por agora vai ficar assim. A única coisa que ainda estou a pensar é se coloco uns camarões ou não. Tenho o KH baixo mas como está sempre tudo estável não sei se vale a pena andar a mexer. 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

🙂 faz parte do hobby… assim que começa a ficar pronto, vêm as ideias de “como deveria ter sido”. Não tarda nada desmontas esse é crias outro. 
Quanto aos camarões… eu diria que sim… que devias comprar alguns. Quanto mais pormenores tiver um aquário, melhor. A meu ver. É mais uma “coisa” para completar o quadro.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.